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Navegando por Autor "Silva, Lília Paula varela da"

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    TCC
    Gamificação em sala de aula de EFL/ESL: uma revisão teórica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-14) Silva, Lília Paula varela da; Faria, Marília Varella Bezerra de; https://orcid.org/0000-0002-5832-891X; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; http://lattes.cnpq.br/8605791382835186; Weissheimer, Janaina; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Canan, Ana Graça; https://orcid.org/0000-0003-3419-1944; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679
    Enquanto docente, é necessário que haja uma reflexão constante da própria prática em sala de aula a fim de vencer os desafios que se lançam cotidianamente. Nesse contexto, o(a) professor(a) deve buscar estratégias que o(a) auxiliem e a gamificação surge como um recurso atraente para esses profissionais que buscam uma aula engajadora e inovadora. Assim, para além dos meios corporativos e de comércio, notamos que a gamificação tem crescido avassaladoramente no meio educacional e preenchido, cada vez mais, as salas de aula. Tendo isso em vista, esse trabalho busca identificar e analisar os efeitos que a gamificação tem no desempenho de alunos de EFL/ESL, para que se possa, enquanto docentes, melhorar a prática de ensino com o uso dessa metodologia inovadora, com a finalidade de ajudar tais aprendizes no processo de aprendizado da língua inglesa, na medida em que se encontram frente ao desconhecido de uma língua adicional. Para isso, foi conduzida uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, a partir de quatro artigos que apresentam a aplicação da gamificação em sala de aula de EFL/ESL. Como resultados preliminares das análises, observou-se efeitos positivos no desempenho de alunos de EFL/ESL com a aplicação da gamificação, ainda que não tenha se provado eficaz no ganho lexical da língua inglesa.
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