Navegando por Autor "Silva, Larisse Hellen Soares da"
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TCC Casa do Saber: proposta arquitetônica de uma escola pública integral de educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Wanderley, Ana Heloísa Melo; Medeiros, Luciana de; https://orcid.org/0000-0003-1464-4096; http://lattes.cnpq.br/2492167066600535; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Silva, Larisse Hellen Soares da; http://lattes.cnpq.br/4799541241038339Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral a concepção de um anteprojeto arquitetônico para uma escola pública de tempo integral voltada à educação infantil, localizada no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal/RN. A relevância do tema está associada ao atual cenário da educação pública brasileira, caracterizado pela insuficiência de infraestrutura adequada e pela carência de vagas em creches e pré-escolas. Reconhece-se que a educação infantil é uma fase crucial para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças, e que o ensino público integral desempenha um papel essencial na redução das desigualdades sociais. Nesse contexto, o trabalho explora como o ambiente físico das escolas pode ser projetado para atuar como uma ferramenta pedagógica, promovendo um aprendizado de qualidade e alinhado às necessidades da primeira infância. Fundamentada no método de ensino construtivista, a proposta arquitetônica valoriza o espaço físico como um agente ativo no processo educativo, contribuindo para a formação integral do aluno e ampliando as possibilidades de interação, criatividade e desenvolvimento pleno. Desse modo, a proposta busca propor espaços diversos de lazer, descanso e ensino diante das diretrizes e recomendações arquitetônicas estudadas resultando em um projeto de 1696,01m², alinhado com a realidade local e atendendo às exigências em torno da concepção de uma escola integral de educação infantil.TCC Casa Juá: uma habitação social modelo para a região do alto-oeste potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Larisse Hellen Soares da; Carvalho, José Augusto de Oliveira; Clara Ovídio de Medeiros Rodrigues; Filho, José Aureliano de Souza; Dias, Alice Ruck DrummondNo Nordeste muitas das técnicas construtivas tradicionais utilizadas desde o período colonial foram gradativamente suplantadas por processos mais industriais, importados de outras culturas e de outros climas. Os programas de promoção de habitação social, além de desconsiderarem as técnicas construtivas locais, também vêm sendo indiferentes à cultura e ao clima de cada região. Dentro deste contexto, e observando-se as tendências mundiais de produção de arquitetura bioclimática, este trabalho tem por objetivo propor um estudo de um modelo de habitação social de baixo custo adaptado aos condicionantes culturais e bioclimáticos da região do alto-oeste potiguar, localizada à Zona Bioclimática 7, cujo clima é predominantemente tropical quente e seco. Este estudo se mostra de grande relevância para uma região ainda pouco estudada ao longo da graduação de arquitetura e urbanismo da UFRN, é também uma região que recebe muitos projetos de habitação social advindos de programas governamentais que não são adaptados às condições extremas de calor e nem às especificidades culturais locais. Além disso, um projeto sensível ao seu entorno e aos seus usuários ajuda a criar ideia de pertencimento, inspira outras construções populares de boa qualidade e ajuda a diminuir de forma considerável os gastos com energia elétrica. Para atender aos resultados foram feitos estudo de caso, análise de pós-ocupação, levantamentos em campo e simulações, além de grande consulta às mais diversas fontes de referências.