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Navegando por Autor "Silva, Marcos Leonardo Martins"

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    Tese
    Análise do planejamento de práticas argumentativas à luz de Christian Plantin: um estudo com futuras professoras de Biologia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-10-31) Silva, Marcos Leonardo Martins; https://orcid.org/0000-0002-8114-0704; http://lattes.cnpq.br/6965522706601294; http://lattes.cnpq.br/8506415921264694; Ferreira, Dayana do Nascimento; Dantas, Josivania Marisa; Rosa, Marcelo Prado Amaral; https://orcid.org/0000-0002-3294-8141; http://lattes.cnpq.br/0707052794691427; Nogueira, Mayara Larrys Gomes de Assis
    No contexto da pesquisa na área da Didática das Ciências, nas últimas duas décadas, diferentes trabalhos têm buscado demonstrar o papel central que a argumentação tem desempenhado nos processos de ensino-aprendizagem, acompanhando a compreensão de que a prática argumentativa é um elemento constitutivo essencial da Ciência. Em tempo, foram propostas atualizações de políticas educacionais voltadas para sua efetiva incorporação aos currículos de Ciências da Educação Básica, figurando como competência essencial para a avaliação de conhecimentos com foco no compromisso com dados e evidências para sustentar alegações científicas. Nesse sentido, preocupa-nos de maneira particular o estado corrente dos currículos de formação de professores e como (e se) esses fornecem subsídios para a apropriação de conhecimentos necessários para a implementação de práticas argumentativas em salas de aula. Especialmente no âmbito do IFRN - Campus Macau, contexto da presente pesquisa, buscamos compreender de que maneira professores de Biologia em formação inicial planejam práticas argumentativas a partir do contexto instrucional do Estágio Curricular Supervisionado, e, para tanto, revestimo-nos de uma fundamentação centrada na perspectiva dialógico-discursiva de Christian Plantin. Dessa maneira, compomos um modelo instrucional com a finalidade de “ensinar a ensinar a argumentar” a partir de um recorte teórico fundamentado na centralidade do planejamento docente como prática e saber essenciais à implementação da argumentação em sala de aula. Assim, após uma fase exploratória, estabelecemos como ponto central o planejamento e realização de um processo formativo organizado em três fases: (I) curso de formação, (II) orientação ao planejamento, e (III) apoio à implementação. Para cada uma dessas, além do relato da experiência por nós vivenciada, procedemos com um processo de ações sistematizadas para coleta de dados, compostos essencialmente pela gravação em vídeo da apresentação de um projeto de aula e das entrevistas realizadas visando apreender o processo de planejamento e implementação de uma sequência de ensino argumentativa. Uma vez reunidos, os dados foram submetidos à uma análise de discurso crítica visando apresentar um panorama completo sobre a progressão da compreensão das professoras em formação inicial durante o processo formativo. Dessa maneira, foi possível evidenciar a mobilização de conhecimentos relacionados ao planejamento de sequências de ensino argumentativas, fundamentadas em elementos do modelo dialogal de Plantin, alcançando uma experiência efetiva de implementação em um contexto paralelo às etapas finais do Estágio Curricular Supervisionado em turmas do Ensino Médio.
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    Dissertação
    "Diálogos sobre genética": uma análise sobre o processo argumentativo em aulas de Biologia
    (2017-12-15) Silva, Marcos Leonardo Martins; Silva, Márcia Gorette Lima da; ; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Sessa, Patricia da Silva;
    No campo da Didática das Ciências, diferentes estudos têm sinalizado propostas que abordem atividades para além das dificuldades de aprendizagem de conceitos por parte dos estudantes. Particularmente, no que se refere ao conteúdo de genética e biotecnologia, há estudos que apresentam atividades para promover o desenvolvimento de habilidades argumentativas nas aulas da educação básica. Dessa maneira, partindo da argumentação como nosso objeto de estudo e buscando explorar esse contexto de pesquisa, elaboramos e aplicamos uma unidade didática denominada “DNA: Diálogo, geNética e Argumentação”, produto educacional da presente dissertação, destinada tanto a professores da educação básica quanto a alunos do ensino médio. O material foi concebido por meio de uma proposta lúdica baseada na Jornada do Herói e planejado como uma sequência de atividades que objetivam promover momentos de diálogo e argumentação em sala de aula, intermediada por modelos estruturados e orientações básicas sobre as ações relacionadas à argumentação, individual e em grupo, de modo que os alunos possam comunicar suas opiniões e se expressar de maneira adequada à linguagem científica. Utilizamos, para sua construção, o conteúdo disciplinar de genética e biotecnologia, por reconhecermos a importância de tal conteúdo tanto no contexto científico quanto social, sendo de extrema relevância para o aluno, pois constitui uma temática rica para trabalhar não somente os conceitos científicos, mas também estabelecer uma relação mais próxima com valores sociais, culturais e éticos, favorecendo a formação crítica do indivíduo. A pesquisa realizada seguiu um enfoque qualitativo considerando elementos de um estudo de caso, organizando as atividades desenvolvidas em três fases: uma fase exploratória, uma fase de delimitação do estudo e coleta de dados e uma fase para análise e discussão dos dados de acordo com sua relevância, atendendo ao recorte proposto nesta dissertação. Partindo dos resultados obtidos durante a intervenção proposta, avaliamos o processo argumentativo de alunos em práticas argumentativas e identificamos que alunos de ensino médio tendem a ter mais facilidade em elaborar e tornar mais complexos seus próprios argumentos do que criticar ou avaliar os argumentos de seus pares e que os mais altos níveis de um argumento só podem ser alcançados através de diálogos em que existam posicionamentos contrários que se sustentem com evidências válidas e suficientes. Os resultados também revelam que o desenvolvimento de habilidades argumentativas dos alunos pode ser propiciado através do ensino explícito da argumentação intermediado por atividades relacionadas ao conteúdo de genética e biotecnologia, tendo favorecido o desenvolvimento da argumentação falada e escrita dos alunos.
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