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Navegando por Autor "Silva, Silcia Soares Farias"

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    Tese
    A aprendizagem da língua inglesa, um saber estratégico para a inclusão do jovem aluno do século XXI: a visão de professores e de alunos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022) Silva, Silcia Soares Farias; Ramalho, Betânia Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; Torné, Francisca Sanvicen; Tavares, Andrezza Maria Batista; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos; Silva, Rosalia de Fátima e; Bormann, Aliete; Paiva, Maria Cristina Leandro de
    O ensino e a aprendizagem da língua inglesa na educação pública no Brasil estão inseridos no contexto de um projeto global proposto pela UNESCO para uma educação integral, plurilíngue, multicultural e inclusiva. Esse estudo defende que a aprendizagem da língua inglesa é um saber estratégico para inserir o aluno da rede pública no contexto da escola e da sociedade do século atual. O referencial teórico para sustentar o argumento desta tese considerou a educação como um direito (Constituição Federal de 1988, LDB/1996, entre outros marcos regulatórios), a teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel e seguidores, o aprendizado autônomo (autonomous learning), a teoria da relação com o saber (Charlot), as Tecnologias da Informação e Comunicação (TDICs) como ferramentas para subsidiar a relação didática-pedagógica. Para tanto, buscou-se autores como Leffa (2009); Moita Lopes (2009); Freire (1965); Pretto (2011, 2019); Bates (2017); Novak (1984, 2000); Harmer (2001); Holec (1981); Nunan (1988), entre outros e foram consultados documentos internacionais e nacionais. O estudo contemplou 20 professores e 137 alunos do Ensino Médio, da rede estadual do município de Natal/RN. Aplicou-se questionários semiestruturados pelo GoogleForms. O estudo revelou que os alunos têm uma boa perspectiva sobre o seu futuro pessoal e profissional; afirmam gostar da língua inglesa, têm contato e se interessam por esse idioma fora da sala de aula, mas afirmaram que não aprenderem suficiente no contexto escolar. O estudo mostrou, ainda, que a maioria dos alunos participantes da pesquisa possuem smartphones e tem contato com a língua inglesa fora da sala de aula, por meio de recursos tecnológicos digitais. Os dados do estudo revelaram que a maioria dos professores compartilham com a opinião dos alunos sobre a afirmativa do contato com inglês fora da sala de aula. Consideram que o SIGEduc (Sistema Integrado da Gestão da Educação da Secretaria de Educação) poderia contribuir para o ensino e a aprendizagem do inglês, caso fosse feito o uso adequado dessa plataforma como um ambiente virtual de aprendizagem. O professor do século XXI deve buscar inserir as novas metodologias e recursos disponíveis no seu processo de ensino, despertar no aluno o gosto pela língua inglesa e um espírito protagonista para que alcance um aprendizado autônomo deste idioma para além da sala de aula.
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    TCC
    Coordenação Pedagógica e as relações com a educação inclusiva: implicações da formação docente para o atendimento ao aluno com síndrome de Down
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Lobato, Maria Louize de Almeida; Ramalho, Betânia Leite; Guilherme Mendes Tomaz dos Santos; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos; Silva, Silcia Soares Farias; Maria, Isabella Cecília Reis Soares de
    Este artigo foi decorrente de um estudo de caso, e teve por objetivo analisar a relação da coordenação pedagógica junto ao professor da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM), enfatizando o atendimento do aluno com Síndrome de Down. Buscou avaliar o papel do pedagogo, enquanto coordenador, para a realização dessa tarefa na prática. Os objetivos determinam tratar de um estudo exploratório com abordagem na pesquisa qualitativa. Como instrumentos de coleta de dados foram realizados entrevistas com o coordenador pedagógico e o professor da SRM e também a observação do atendimento de um aluno com SD. Como técnica de análise de dados, utilizou-se a técnica de análise de conteúdo. O estudo revela, como principais achados, que o coordenador por assumir diversas funções, perde o foco em suas reais atribuições. Como resultados, constatou-se que diante das diversas demandas que chegam ao coordenador durante sua jornada de trabalho, há um distanciamento dos assuntos voltados para as pessoas com deficiência, mesmo reconhecendo a importância deste profissional nos documentos legais, mundiais como a Declaração dos Diretos Humanos aos marcos nacionais como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394/96, assim como reflete diversos autores citados no presente trabalho, como SILVA (1996, 2011), MARTINS (2008), MAGALHÃES (2011), entre outros. Portanto, destaca-se que parece ser fundamental pensar o real papel do coordenador pedagógico nas instituições de ensino com foco em uma formação (inicial e continuada) voltada para atender aos alunos com demandas diferenciadas por serem especiais.
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    TCC
    O direito à educação domiciliar (Homeschooling): desafio e relevância no contexto brasileiro
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-11) Barros, Mayara Ferreira; Ramalho, Betânia Leite; Silcia Soares Farias Silva; Ramalho, Betânia Leite; Silva, Silcia Soares Farias
    O presente trabalho abordou o tema Homeschooling, ou Educação Domiciliar. Este termo é usado para designar o estilo de educação praticado em casa. A palavra inglesa é composta pela palavra home e school, onde uma significa lar e a outra escola, respectivamente. Refere-se a uma modalidade de ensino que apresenta seu marco da legalização em diversos países como África do Sul, Canadá, Colômbia, México, Peru, Índia, Indonésia, Israel, Áustria, Espanha e Itália, oportunizando famílias a praticarem a educação escolar de seus filhos no ambiente doméstico, sem a necessidade de apresentar uma frequência obrigatória emitida por uma instituição escolar. Compreende-se que diante do que dispõe a Constituição Federal, não existe fundamento jurídico que justifique a proibição da modalidade de ensino domiciliar pelo Estado. A família é o pilar de toda a sustentação social, o alicerce da sociedade, ou seja, não dependendo de agentes externos como o Estado. No presente estudo utilizou-se como procedimentos metodológicos de natureza exploratória, já que é um assunto pouco conhecido e explorado na academia, apoiado na revisão bibliográfica, de caráter teórico. Caracteriza-se pela abordagem qualitativa, sobre os desafios dos pais Natalenses a escolha. No que concerne aos procedimentos técnicos fizemos uso de um questionário para a consecução de dados e considerações sobre as famílias brasileiras adeptas do Homeschooling no estado do Rio Grande do Norte. Além de um estudo documental a fim de consultar os documentos legais para implementar a pesquisa.
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    TCC
    A educação em direitos humanos no documento curricular da SEEC/RN: as contribuições do ensino religioso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-03) Medeiros, Natália Pereira de; Ramalho, Betânia Leite; Silcia Soares Farias Silva; Ramalho, Betânia Leite; Silva, Silcia Soares Farias
    Este artigo propôs analisar a importância da Educação em Direitos Humanos (EDH) no Documento Curricular, na etapa do Ensino Fundamental, da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura, do Esporte e do Lazer (SEEC/RN), especificamente nas linhas da orientação para o Ensino Religioso. Além disso, buscou destacar no Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH) seus fundamentos, princípios, objetivos e metas a serem implementadas no eixo da Educação Básica; identificar e analisar como a EDH se faz presente no Documento Curricular da SEEC/RN (Ensino Fundamental) nas linhas de orientação para o Ensino Religioso; e revelar as potencialidades da EDH como eixo fundamental para o Ensino Religioso. Esse estudo, feito no ano de 2019, caracteriza-se por uma abordagem qualitativa, e para alcançar os objetivos foi realizada uma pesquisa bibliográfica, e, a partir da análise exploratória realizada, constatamos que princípios da educação em direitos humanos perpassam não só a introdução geral do Documento Curricular como também o componente curricular Ensino Religioso, de modo a reforçar a importância deste campo educacional transversal e multidimensional.
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    TCC
    Início da docência: o que revelam os professores recém-formados em pedagogia da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12) Lima Sobrinho, Hayane; Ramalho, Betania Leite; Guilherme Mendes Tomaz dos Santos; Santos, Guilherme Mendes Tomaz dos; Silva, Silcia Soares Farias; Mira, Ane Patrícia José Viana de
    O início da docência é compreendido como os três primeiros anos de inserção do docente na profissão, em que acontece a transição entre deixar de ser alunos e passar a ser a professor. É uma fase de descobertas e novas experiências, que podem influenciar na decisão de continuar ou não na profissão, visto que é um período marcado por desafios e tensões. Tendo em vista a importância que a fase da iniciação profissional dos professores possui diante da construção da carreira docente, o presente estudo tem como objetivo revelar o que pensam os professores recém-formados em Pedagogia da UFRN, concluintes do primeiro e segundo semestre dos anos de 2016, 2017 e 2018, sobre seu início na carreira docente. Para tanto, buscamos caracterizar quem são os egressos do curso de Pedagogia participantes desta pesquisa; conhecer como se dá a relação entre a teoria vista na formação inicial e a prática vivenciada pelos recém-professores; identificar situações críticas, positivas, entre outras, reveladas pelos professores iniciantes no primeiro ano de iniciação da docência; descrever as situações que ganharam evidência no início da carreira dos professores participantes e propor alternativas de melhor inserção na docência. Desse modo, tratando-se de uma pesquisa qualitativa, tivemos como percurso metodológico a realização do estado da arte do nosso objeto de estudo; o mapeamento dos sujeitos da pesquisa; aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas; e a análise dos dados obtidos. Teoricamente, este estudo tem como principal embasamento teórico Marcelo Garcia (2008), Huberman (2000), Nóvoa (2000), Ramalho; Nuñez; Gauthier (2004); Romanowski (2012); Tardif (2000). A análise dos dados evidencia que o momento de inserção à docência é considerado pelos professores iniciantes como um desafio, permeado pelo sentimento de insegurança e medo de atuar. Nesse momento, as escolas não desenvolvem ações/programas no sentido de recepcionar os professores e a díade entre teoria e prática é vivenciada de forma distante, pois segundo os egressos, a formação inicial não os prepara para as situações práticas do cotidiano da sala de aula. Além disso, revelam as dificuldades e situações relevantes que marcaram a inserção na carreira docente.
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