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Navegando por Autor "Silva, Silene Cerdeira Silvino da"

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    Tese
    Letramento matemático e a atividade de ensino-aprendizagem de professoras: um olhar a partir da teoria da objetivação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-09-30) Silva, Silene Cerdeira Silvino da; Noronha, Claudianny Amorim; https://orcid.org/0000-0002-4238-065X; http://lattes.cnpq.br/3258090174478169; http://lattes.cnpq.br/4834117736093095; Gomes, Luanna Priscila da Silva; Ignácio, Patricia; Lima, Marteana Ferreira de; Sousa, Ana Cláudia Gouveia de
    Este estudo teve como objetivo analisar como os processos de objetivação e subjetivação de professoras do 4º ano do Ensino Fundamental em Atividade de Ensino-Aprendizagem que envolvem letramento, conhecimentos matemáticos e leitura, possibilitam o repensar da sua prática pedagógica no ensino da matemática. A pesquisa foi fundamentada na Teoria da Objetivação e na perspectiva dos Letramentos Sociais. Trata-se de uma pesquisa cuja base metodológica é o materialismo dialético, na modalidade pesquisa-ação-formação, que compreende a aproximação entre a pesquisa e a formação, na qual a pesquisa regula a formação e a formação oferece suporte à pesquisa, numa complementaridade dos encaminhamentos postos em prática simultaneamente. Foram cinco professoras participantes do 4º ano do Ensino Fundamental do município de Brejo Santo-CE. A pesquisa-ação-formação foi realizada em três etapas denominadas: exploratória, de labor conjunto e de descrição e análise dos resultados. As três etapas foram desenvolvidas por meio de um curso de formação, com cinco encontros totalizando 20h/a, por meio das Atividades de Ensino Aprendizagem (AEA), estruturadas pelos componentes didáticos do objeto, objetivo e tarefa, como orienta a Teoria da Objetivação. Os dados foram produzidos por meio da análise multimodal que consiste no reconhecimento de diferentes sistemas semióticos - gestos, expressões, linguagem, entonação etc. - que se tornam elementos fundamentais na observação e análise dos significados escolhidos nos processos de objetivação e subjetivação, quando expressam suas ideias, sejam elas matemáticas ou não. Para tal, foram necessárias gravações dos encontros formativos presenciais, do questionário e diário de campo da pesquisadora. As três etapas resultaram na identificação de três categorias de análise. O estudo aponta alguns resultados em resposta aos objetivos específicos: que o labor conjunto entre as professoras evidenciou novas subjetividades como elemento constitutivo do ensino-aprendizagem, ao valorizar-se sua natureza humana, suas interações cotidianas, suas práticas pedagógicas, suas histórias individuais; outro resultado, destaca-se que a atualização dos saberes das professoras acerca do ensino de resolução de problemas, podem ser conduzidos por meio de práticas de Letramentos, nas quais surgem novas subjetividades quando elas repensam sua prática pedagógica, na condução de suas aulas de matemática; Como terceiro resultado, a pesquisa aponta que os processos de objetivação e subjetivação não ocorreram da mesma forma para as professoras, porque são seres únicos e independentes em suas reflexões e pensamentos e porque não consiste na imposição de uma forma de olhar a situação e sim, um encontro com o saber, no qual novas subjetividades são criadas, de forma crítica, dialógica e coletiva. Por fim, os resultados obtidos são indicativos de que uma proposta de formação de professores pautada nesses referenciais teóricos, torna-se um espaço de formação transformador e potente, que nos leva a um posicionamento crítico diante das formações docentes que são ofertadas pelos programas, secretarias e estado, onde a grande maioria são hierarquicamente organizadas sem considerar as reais necessidades formativas dos professores.
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