Navegando por Autor "Silva, Tércia Maria de Souza"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Compassos formativos em regência coral: uma autobiografia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Silva, Tércia Maria de Souza; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de; Cunha, Cláudia Roberta de Oliveira; Almeida, Maria Nazaré Rocha deO presente trabalho tem como objetivo geral descrever e analisar o percurso educativo das construções autobiográficas a partir das experiências vividas com a regência coral. Apresenta a relação implicada no percurso formativo e profissional com a música, reconstruindo uma trajetória determinante à identidade artística. Nesse empenho, entrelaçam-se as investigações sobre a experiência com a música e regência coral, no trabalho desenvolvido em parceria com o Madrigal da Escola de Música, grupo de extensão permanente da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), novas criações em música e a reflexão acerca de si mesma no processo de aprendizag em. Procura reconhecer as situações e os acontecimentos vivenciais desse tempo, as relações estabelecidas com a qualidade estética da música, bem como as afinidades desse trabalho com outras vivências. A imersão no campo musical, o exercício prático da música e regência coral constituíram, desse modo, uma estratégia metodológica autobiográfica para a compreensão sensível de um percurso formativo. Do referencial teórico prevalecem textos biográficos, autobiográficos e depoimentos vivenciais. O trabalho insere-se no âmbito dos estudos de educação musical, mais especificamente no campo da música e regência coral.Dissertação Ensino de música e a interdisciplinaridade: a interface das artes no cotidiano escolar, um diálogo possível(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-21) Silva, Tércia Maria de Souza; Thomé, Renata Viana de Barros; https://orcid.org/0009-0008-1503-2853; http://lattes.cnpq.br/1230598383268415; http://lattes.cnpq.br/0362145637586927; Queiroz, Luis Ricardo Silva; Lima, Tânia Maria de Araújo; http://lattes.cnpq.br/8280794437858524O presente trabalho propõe demonstrar a importância da arte e suas interfaces, no cotidiano escolar, proporcionando um diálogo por intermédio do ensino e da aprendizagem da música. Tal proposta pode promover a interdisciplinaridade por meio das produções durante o processo de criação, do improviso e das descobertas artísticas, favorecendo assim, o desenvolvimento em âmbito individual e coletivo. Inspirada no pensamento de John Paynter, com ênfases à criatividade, a experiência docente se insere em um universo complexo, vislumbrado por Carl Rogers e Edgar Morin, à constante reconstrução e articulação do conhecimento. É nesse contexto que temos promovido atividades que buscam envolver e tornar o processo de criação artística mais dinâmico e inovador por meio de construção de paródias e poemas musicados em forma de rap.