Navegando por Autor "Silva, Teresa Cristina Ferreira da"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Gestão de Documentos em Arquivo Hospitalar(Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2008) Silva, Teresa Cristina Ferreira da; Carvalho, Renata Passos Filgueira deDissertação O uso da representação cartográfica e a cartofobia: analisando a prática e a formação inicial docente na Geografia do ensino público em Teresina-PI(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-05-21) Silva, Teresa Cristina Ferreira da; Carvalho, Edilson Alves de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761201P6; ; Silva, Valdenildo Pedro da; ; http://lattes.cnpq.br/7841947038984958; Sousa, Margarete Ferreira do Vale de; ; http://lattes.cnpq.br/0753451522915252Este trabalho tem por objetivo analisar a relevância do uso das representações cartográficas, na construção dos conhecimentos geográficos, durante o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia do Ensino Médio, traçando liames com a formação inicial docente nos cursos regulares de Licenciatura Plena em Geografia. Delimitou-se a área da pesquisa empírica ao Colégio Estadual Zacarias de Góis (CEZG) - Liceu Piauiense, e aos cursos regulares de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), instituições educacionais da rede pública, localizadas na cidade de Teresina-Piauí. A expressão da problemática pesquisada está em lacunas a serem desmistificadas sobre a visão cartofóbica, quando faz referência ao uso das representações cartográficas, na prática, e formação inicial docente na Geografia. Ao analisar as dinâmicas do uso dos recursos cartográficos, tentou-se desmistificar a Cartografia enquanto representação do espaço durante o ensino da disciplina Geografia. Assim, o liame com a formação inicial na licenciatura busca compreender os impasses da construção do saber acadêmico e as possibilidades da transposição didática para a reestruturação do saber escolar pelo docente que atua na Geografia, procurando tornar o ensino dessa disciplina mais interessante e valorativo