Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Silva, Teresa Cristina Ferreira da"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    TCC
    Gestão de Documentos em Arquivo Hospitalar
    (Curso de Graduação em Biblioteconomia, 2008) Silva, Teresa Cristina Ferreira da; Carvalho, Renata Passos Filgueira de
  • Carregando...
    Imagem de Miniatura
    Dissertação
    O uso da representação cartográfica e a cartofobia: analisando a prática e a formação inicial docente na Geografia do ensino público em Teresina-PI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-05-21) Silva, Teresa Cristina Ferreira da; Carvalho, Edilson Alves de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761201P6; ; Silva, Valdenildo Pedro da; ; http://lattes.cnpq.br/7841947038984958; Sousa, Margarete Ferreira do Vale de; ; http://lattes.cnpq.br/0753451522915252
    Este trabalho tem por objetivo analisar a relevância do uso das representações cartográficas, na construção dos conhecimentos geográficos, durante o processo de ensino-aprendizagem nas aulas de Geografia do Ensino Médio, traçando liames com a formação inicial docente nos cursos regulares de Licenciatura Plena em Geografia. Delimitou-se a área da pesquisa empírica ao Colégio Estadual Zacarias de Góis (CEZG) - Liceu Piauiense, e aos cursos regulares de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI), instituições educacionais da rede pública, localizadas na cidade de Teresina-Piauí. A expressão da problemática pesquisada está em lacunas a serem desmistificadas sobre a visão cartofóbica, quando faz referência ao uso das representações cartográficas, na prática, e formação inicial docente na Geografia. Ao analisar as dinâmicas do uso dos recursos cartográficos, tentou-se desmistificar a Cartografia enquanto representação do espaço durante o ensino da disciplina Geografia. Assim, o liame com a formação inicial na licenciatura busca compreender os impasses da construção do saber acadêmico e as possibilidades da transposição didática para a reestruturação do saber escolar pelo docente que atua na Geografia, procurando tornar o ensino dessa disciplina mais interessante e valorativo
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM