Navegando por Autor "Simões, Acácio Leandro Maciel"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Ensino de história e a sociedade da informação: aprendizagem histórica por meio da análise de fontes em ambientes digitais(2019-02-07) Simões, Acácio Leandro Maciel; Oliveira, Margarida Maria Dias de; ; ; Souza, Juliana Teixeira; ; Rocha, Raimundo Nonato Araújo da; ; Oliveira, Itamar Freitas de;Inserido no campo de pesquisa sobre Ensino de História, este trabalho tem como objetivo principal contribuir para a aprendizagem histórica por meio da análise de fontes históricas textuais disponíveis em ambientes digitais. Tal demanda foi identificada através da investigação dos usos que os estudantes da Escola Estadual e Ensino Médio Dr. César Cals, em Fortaleza – CE, fazem da internet em seu cotidiano, especialmente por meio de smartphones. Com a constatação de que os estudantes usam as informações acessadas on-line inclusive para seus estudos, admite-se que a qualificação desse uso deve ser uma das tarefas da educação escolar. Para tanto, no âmbito do Ensino de História, defende-se que o exercício de procedimentos do fazer do historiador em situações de ensino pode contribuir para o desenvolvimento de uma consciência histórica mais ativa (crítico-genética) que passiva (tradicional e exemplar). Nesse sentido, esta dissertação propõe um conjunto de atividades de análise de fontes históricas escritas disponíveis on-line e que estão sistematizadas em um “Fontímetro” – uma ferramenta didática concentrada no exercício e melhoria de habilidades dos estudantes e que pode ser usado combinado aos mais diversos conteúdos históricos.