Navegando por Autor "Soares, Girliany Santiago"
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TCC Desafios e barreira enfrentados pelos homens na pedagogia: foco na educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-15) Santana, Yago Lucas Ribeiro de Santana; Guedes, Gilmar Barbosa; Soares, Girliany Santiago; Oliveira, Adryelle Ferreira DeEste artigo investiga os desafios e barreiras enfrentados pelos homens na pedagogia, com foco na educação infantil, uma área historicamente dominada por mulheres. A pesquisa adotou uma abordagem mista, combinando métodos quantitativos e qualitativos. Os dados quantitativos foram obtidos junto à coordenação do curso de Pedagogia da UFRN, revelando uma representatividade masculina baixa, mas com tendências de aumento ao longo dos anos. As entrevistas qualitativas com pedagogos homens e questionários aplicados a professores forneceram insights valiosos sobre os preconceitos e estigmas enfrentados, além dos impactos positivos da presença masculina no desenvolvimento infantil. A análise evidencia que, apesar dos avanços, estereótipos de gênero ainda são obstáculos significativos. Conclui-se que a desconstrução desses estereótipos e a promoção de um ambiente educacional inclusivo são cruciais para valorizar a competência dos profissionais, independentemente do gênero. Futuros estudos devem explorar estratégias para incentivar a participação masculina e analisar as percepções das famílias e das crianças sobre os pedagogos homens.TCC O conselho de escola como promotor de democratização da gestão escolar pública: experiências em escolas de alto e baixo IDEB no município de Natal.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Soares, Girliany Santiago; Guedes, Gilmar Barbosa; França, Magna; Barbosa, Janaina LopesO presente trabalho discute os paradigmas de descentralização e democratização da gestão escolar pública propostos pelos movimentos populares, pelos partidos políticos de oposição e pela sociedade civil organizada por meio das entidades de classe, a partir dos anos 1980, durante o processo de redemocratização ocorrido com o fim do regime civil-militar de 1964, em que a descentralização seria uma forma de transferência de poder para a sociedade civil (fóruns populares atuantes na redemocratização). Apresenta o viés de reforma gerencial do estado nacional proposto, em meados dos anos 1990, pelos economistas conservadores e governos neoliberais, que passam a propugnar mudanças na dimensão administrativo-financeira e política, de forma a descentralizar a gerência do aparato estatal e transferir responsabilidades para os entes federados situados na ponta do sistema e para os componentes da sociedade civil, no intuito de pretensamente melhorar a governabilidade do Estado e a qualidade dos “serviços” oferecidos (intelectuais e burocratas da reforma gerencial). Analisa as repercussões do processo de descentralização administrativa e política das escolas públicas estaduais da cidade do Natal, promovido por meio da atuação dos conselhos de escola. Teórica e metodologicamente, baseia-se em autores que discutem a gestão educacional e escolar nas perspectivas gerencial e crítico-dialética. Enquanto procedimento metodológico, investiga dados de uma pesquisa qualitativa fundada na análise de um questionário semiestruturado, contendo questões fechadas e abertas, aplicado junto à equipe diretiva – diretor, vice-diretor e coordenadores administrativo-financeiro e pedagógicos das escolas públicas estaduais de Natal. Na definição da amostra, utilizou como parâmetro analógico os resultados diagnosticados no IDEB. Os resultados revelam não haver uma relação linear entre o IDEB e a conformação e atuação dos conselhos. Contudo, devem subsidiar a avaliação institucional, endógena, das escolas pesquisadas e outras correlatas das redes públicas.TCC A percepção dos professores pedagogos sobre a educação ambiental na educação infantil: uma reflexão propositiva no jardim e pré-escolar pinguinho de gente(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-02) Azevedo, Mariana Almeida Gurgel de; Dantas Filho, Manoel Lucas; Soares, Girliany Santiago; http://lattes.cnpq.br/7145979772185066; Cunha, Rúbia Carlas Macedo da; Santiago, Luan Presley MendonçaTrata de um estudo de campo que visa compreender e analisar a formação ambiental e a prática pedagógica dos professores do Jardim e Pré-escolar Pinguinho de Gente localizada no município de São Paulo do Potengi/RN. Este estudo possui características quali-quantitativas, compreendendo as seguintes etapas: levantamento bibliográfico de produções acadêmicas envolvendo, coleta de dados com os professores, por meio de um questionário, e análise dos dados coletados. A pesquisa se objetiva a ajudar, analisar e compreender a formação e a percepção ambiental dos professores do Jardim e Pré-escolar Pinguinho de Gente, considerando as orientações estabelecidas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental, determinada pela Resolução nº 2, de 15 de junho de 2012, e a Lei nº 9.795, de 27 de abril de 1999. Com a realização deste estudo se espera contribuir com os estudos envolvendo a temática, além disso, reforçar a importância da Educação Ambiental nas práticas pedagógicas dos profissionais da educação. Como resultados foram percebidos que a maioria dos professores possuíam familiarização com a educação ambiental, entretanto apresentaram pouco conhecimento em relação às legislações que abarcam a temática. Entretanto, os entrevistados, demonstraram entender a importância deste tipo de conteúdo dentro das suas práticas pedagógicas. Ainda se pode perceber que outro impasse que afeta diretamente a execução de atividades, os profissionais não sabem o Projeto Político Pedagógico da instituição o que os impossibilita planejar atividades.Dissertação O plano de ações articuladas (PAR/2007-2011): a implementação dos conselhos escolares na rede municipal de ensino de Mossoró/RN(2018-02-28) Soares, Girliany Santiago; Guedes, Gilmar Barbosa; ; ; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; Sousa, Andreia da Silva Quintanilha; ; Nascimento, José Mateus do; ; Queiroz, Maria Aparecida de;Este trabalho analisa as repercussões das ações desenvolvidas pelo Plano de Ações Articuladas (PAR/2007-2011) no município de Mossoró/RN, em relação à dimensão da gestão educacional. A discussão diz respeito aos elementos da área 1 – Gestão Democrática: articulação e desenvolvimento dos sistemas de ensino –, notadamente, quanto ao indicador de acompanhamento dos Conselhos Escolares (CE). O PAR foi introduzido na organização institucional da política educacional brasileira na primeira década dos anos 2000 e incorpora, de forma concomitante e heterogênea, as concepções neoliberais de cunho gerencial consumadas por meio do planejamento estratégico e, contraditoriamente, outras diretivas que advogam a necessidade de implantar a gestão democrática nas escolas públicas nacionais das redes municipais de educação, diretriz propugnada, principalmente, pela Constituição Federal de 1988 (CF-88) e pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB/1996). Esta produção científica vincula-se à pesquisa do Observatório da Educação/CAPES, intitulada “Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios do RN, PA e MG (2007 a 2012)”. O estudo objetiva investigar a implantação do PAR (2007/2011) em municípios norte-rio-grandenses, discutindo as formas de planejamento educacional assumidas pela gestão democrática por intermédio da atuação dos CE. A fundamentação teórico-metodológica adota a perspectiva crítico-dialética, pois busca compreender uma particularidade do planejamento das políticas educacionais brasileiras em mediação com as múltiplas dimensões da totalidade histórica, econômica, social e política da sociedade capitalista. No referente aos aspectos metodológicos, utiliza a lente da pesquisa qualitativa para analisar dados quantitativos relativos à área da gestão democrática, informações coletadas junto aos gestores envolvidos com o processo de implantação e implementação do PAR (2007-2011) da Rede Municipal de Educação de Mossoró, município potiguar que tem uma característica peculiar de apresentar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) elevado. Foram contempladas as seguintes etapas de pesquisa: levantamento bibliográfico-documental e análise dos dados coletados por meio das entrevistas organizadas via o programa Word Smith Tools. A discussão dos dados foi norteada pelas categorias teóricas de gestão democrática e Conselhos Escolares, com as quais aquilatamos as repercussões das ações do PAR para a regulamentação e a consubstanciação dos colegiados inexistentes, bem como o modo como essas ações incentivaram o desenvolvimento dos Conselhos Escolares em exercício. Na análise dos resultados, percebemos que os indicadores são parcialmente positivos, pois, em contraposição ao princípio da gestão democrática, os gestores indicam uma autonomia restrita na atuação administrativa e política do CE. A consecução dessa autonomia limitada é explicada pelo fato de a administração pública municipal optar, prioritariamente, pela implantação de programas desenvolvidos por organizações sociais que atuam em uma diretriz gerencial, desvirtuando o sentido da gestão escolar pública democrática como sinônimo de transferência de poder para a comunidade escolar e levando a assunção da lógica da performatividade gerencial, consubstanciada via implementação dos programas da Fundação Ayrton Senna. Os resultados demonstram que Mossoró, apesar de ser uma unidade federativa de perfil administrativo de grande porte, nos campos econômico e geográfico-populacional, apresenta um ethos patrimonialista nas ações desenvolvidas pelos gestores da rede municipal de educação. Essa condição atesta que o planejamento educacional desenvolvido pela Rede e urgido por circunstância da implantação do PAR não existe em estado puro, assumindo uma conotação híbrida que entrelaça matizes das concepções de gestão patrimonialista, gerencial e democrática.Tese Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) e a realidade da Universidade Federal do Semiárido (2020-2021): um estudo crítico das materialidades da ação pública(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-29) Soares, Girliany Santiago; Sousa, Andréia da Silva Quintanilha; http://lattes.cnpq.br/9086814725183565; http://lattes.cnpq.br/9355875325095877; Guedes, Gilmar Barbosa; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; Queiroz, Maria Aparecida de; Santos, Kildo Adevair dos; Maciel, Carina Elisabeth; Cunha, João Paulo LimaEste estudo visa aprofundar a compreensão sobre o impacto das ações do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) nos estudantes em situação de pobreza da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), durante o período de 2020-2021. O objetivo principal é analisar até que ponto essas iniciativas contribuem para garantir o acesso à educação como um direito fundamental. A Abordagem Cognitiva de Políticas Públicas (ACPP) dá a direção para entendermos as coalizões de força entre os atores envolvidos no processo para assimilar os meandros dessa política (Muller, 2018; Muller; Surel, 2002). Para tanto, trazemos a pergunta de partida, a saber: quais são as ideias presentes nos discursos dos gestores e discentes da UFERSA acerca do papel do PNAES para a garantia da permanência no ensino superior? É relevante dar voz a esses atores sociais e mapear seus discursos, pois compreendemos que as políticas públicas, no geral, e as educacionais, em particular, são promovidas com o objetivo de implementar um determinado modelo social, bem como saber se esse modelo social defende a educação como direito ou como um benefício para poucos. No campo empírico, pretendemos focar no PNAES como política pública de educação direcionada a estudantes das Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras em situação de vulnerabilidade social e econômica. Para entendermos as facetas dessa política, adentramos a fundamentação teórica e metodológica da assistência estudantil como política pública social. Utilizamos como procedimentos de pesquisa entrevistas direcionadas a quatro gestores que executam a política de assistência estudantil na UFERSA e questionários aplicados a sete estudantes engajados no Diretório Central dos Estudantes (DCE), além de análises dos documentos oficiais, legislações, resoluções, relatórios de gestão que tratam da materialização do Programa Nacional de Assistência Estudantil (PNAES) na UFERSA, no período de 2020 a 2021. Nesse sentido, a pesquisa examinou documentos oficiais, analisando as ações da Universidade. Logo, foi possível concluir a importância de fortalecer as políticas de assistência estudantil com base em princípios de equidade e justiça social, visando à promoção da igualdade de oportunidades e à superação das desigualdades sociais. Esta tese contribui para o entendimento da política de assistência estudantil na UFERSA, proporcionando insights para aprimorar suas práticas e diretrizes, com o objetivo de inspirar ações e discussões que promovam uma assistência estudantil mais efetiva e inclusiva.