Navegando por Autor "Sobreira, Fernando Wellysson de Alencar"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Artigo Uso do aplicativo Tinkercad para enriquecer a prática pedagógica em disciplinas de eletricidade no Ensino Médio(Revista do Professor de Física, 2022-12-07) Miguez, Maria Luiza; Sousa, Jefferson Maia de; Sobreira, Fernando Wellysson de Alencar; Almeida, Carlos Alberto SantosCursos de ensino médio integrados apresentam em seus componentes curriculares disciplinas aplicadas de Física, que objetivam introduzir conceitos fundamentais devendo trabalhar tanto a teoria como a prática correspondente. A conjugação dessas abordagens distintas muitas vezes implica em uma delas ser parcialmente negligenciada. A parte prática é a que sofre com a falta de tempo, somada à falta de estrutura laboratorial recorrente nas instituições de ensino no Brasil. Ferramentas virtuais que simulam laboratórios têm potencial para conjugadas às práticas presenciais enriquecer e fortalecer os conhecimentos teóricos que já são protagonistas. Apresentaremos uma atividade desenvolvida para utilizar o TinkerCAD no estudo de circuitos, especificamente para o estudo de associação de resistoresArtigo O uso pedagógico do filme “Radioactive” no estudo da física moderna(Jornal Mato-Grossense de Física, 2023-09-29) Oliveira, Willer Frank de Sousa; Sobreira, Fernando Wellysson de Alencar; Miguez, Maria LuizaNeste trabalho, pretendemos investigar os diversos conceitos apresentados no filme “Radioactive” de 2019, lançado em plataformas de streaming. No filme é apresentado o contexto histórico vivido pela famosa cientista polonesa Marie Curie, a primeira mulher a receber prêmios Nobel de Física e de Química e se tornar professora na Universidade de Paris. Dentre os diversos conceitos presentes no filme são apresentados o decaimento radioativo da matéria, que contribui para o entendimento da estrutura atômica, a relação do uso de radiação em processos terapêuticos, o uso de raio-X em campos de batalha etc. A investigação desses conceitos foi realizada através de uma abordagem qualitativa utilizando-se de revisão bibliográfica e teve como resultado a produção de material que poderá ser utilizado em sala de aula por professores e estudantes para tratar de Física e Química moderna, permitindo ainda a integração destes conceitos com o nosso cotidiano, possibilitando sua utilização como ponto de partida para discussões interdisciplinares