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    Dissertação
    Análise da contribuição da educação ambiental para a conservação do parque Dom Nivaldo Monte em Natal-RN
    (2019-02-21) Pereira, Deborah Coutinho; Aloufa, Magdi Ahmed Ibrahim; Sodré Neto, Luiz; ; ; ; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; Medeiros, Maria Luisa Quinino de;
    A presente pesquisa trata sobre a percepção ambiental dos técnicos do Centro de Educação Ambiental de um Parque Urbano localizado em Natal-RN e dos estudantes participantes das atividades de Educação Ambiental ministradas por este Centro. O objetivo se concentra em analisar a contribuição da Educação Ambiental para a conservação do Parque Natural Municipal Dom Nivaldo Monte, verificar quais os desafios enfrentados na conservação do parque e como essas atividades estão atingindo o público alvo. A metodologia utilizada para alcance dos resultados foi dividida em duas etapas. A primeira etapa contou com pesquisa bibliográfica e aplicação de questionários que continham perguntas subjetivas junto aos 11 técnicos do Centro de Educação Ambiental. Na segunda parte houve a aplicação de questionários contendo perguntas abertas e uma fechada junto à 3 escolas, totalizando 94 estudantes que estavam visitando a área de estudo. A partir dos dados processados, os resultados mostraram que as atividades exercidas pelo parque estão atingindo um público alvo diverso. A visão dos técnicos ainda é um pouco generalista e conservadora ao se tratar de meio ambiente e educação ambiental. Os desafios enfrentados em sua maioria perpassam pelo poder público. Foi citado por eles a falta de verba para resoluções de problemas como o do funcionamento da Estação de Esgoto. Já em relação a percepção do estudantes foi percebido que os mesmos possuem uma boa base ambiental, porém portam de uma visão naturalista e conservadora sobre meio ambiente. É necessário que o Centro de Educação Ambiental aprofunde algumas temáticas para que se atinja uma educação mais crítica.
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    Dissertação
    Análise da qualidade ambiental do Rio Potengi como instrumento de educação ambiental
    (2019-02-12) Lopes, Silenildo Rafael; Silva, Fernando Moreira da; ; ; Sodré Neto, Luiz; ; Souza, Raquel Franco de;
    O rio Potengi apresenta elevados impactos e conflitos socioambientais, em que a carência de políticas, estudos e ações mitigadoras contribui, negativamente, para esse cenário. O estudo dos rios com o envolvimento de atores locais é um importante mecanismo para integrar e expandir diferentes conhecimentos e percepções ambientais, auxiliando a compreensão dos processos antrópicos. Foi neste sentido que visou-se realizar a caracterização ambiental do rio Potengi, em trechos urbanos e rurais localizados no município de São Paulo do Potengi/RN, sob a visão de estudantes do ensino médio de uma escola pública, como instrumento didáticopedagógico de Educação Ambiental. Para isso, foram realizados mapeamentos multitemporais de uso e ocupação do solo por meio dos satélites LANDSAT 3, 5 e 8, seguido por visitas em campo, nos períodos chuvoso e seco de 2018. Nessas atividades em campo, com base no método de Branco (2004), os estudantes preencheram fichas de avaliação visual da qualidade da água e identificaram ações potencialmente degradantes. Posteriormente, de posse dos dados do mapeamento e da avaliação da água, interpretou-se essas informações juntamente com os estudantes, utilizando-se a inferência Bayesiana. O estudo constatou redução na densidade de mata ciliar, principalmente nas áreas urbanas (P2 – barragem Campo Grande e P3 – Juremal), causada pela expansão sem planejamento e provocando efeitos negativos sobre as áreas ambiental, social e econômica. Quanto a qualidade da água, verificou-se P3 com maior avaliação negativa. Foram verificados nos trechos urbanos o despejo in natura de esgotos domésticos e comerciais, uso e ocupação irregular do solo, barramentos para dessedentação animal, assoreamento, pesca e supressão da mata ciliar. Nas áreas rurais, observou-se atividades agrícolas, pecuária, assoreamento e também redução da vegetação. Diante do exposto, essas práticas possibilitaram aos estudantes a identificação de ações degradantes e ampliação de seus conhecimentos, além de fortalecer suas relações com o rio e produzir reflexões sobre as condições socioambientais atuais, atuando como processo contextualizado de educação ambiental.
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    Dissertação
    Análise de aspectos socioambientais e produtivos da carcinicultura brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-03-02) Santana, Vinícius Gabriel da Silva; Pontes, Cibele Soares; ; ; Ribeiro, Karina; ; Sodré Neto, Luiz;
    Ao longo do seu processo histórico, a carcinicultura brasileira, assim como a de outros países ocidentais, alcançou bons índices de crescimento econômico em detrimento dos impactos socioambientais negativos gerados. Pioneira nas práticas aquícolas, a Ásia tem intensificado a densidade de estocagem e diminuído o tamanho de área de seus cultivos com foco na sustentabilidade da produção. Nesse contexto, esse estudo se divide em três capítulos, sendo o primeiro uma revisão do estado da arte. O segundo capítulo possui objetivo de analisar o processo histórico da carcinicultura no Brasil buscando compreender suas adaptações e elucidando o seu desenvolvimento. Para isso, analisamos a complexidade da organização social e os avanços tecnológicos ocorridos no setor e, em seguida, adotamos a perspectiva desenvolvimentista do Amartya Sen, em dados secundários, ilustrando a atividade e seus impactos. Os resultados obtidos mostram que a medida que o camarão se tornou uma das principais commodities do nordeste brasileiro, houve aumento da complexidade da coordenação do setor. Porém, os impactos ambientais negativos gerados pelo seu cultivo e as medidas políticas que privaram o comércio do camarão brasileiro causaram uma estagnação econômica. Na terceira parte, objetivamos avaliar como está disposta no Brasil a densidade de estocagem dos cultivos e seu uso de terra. Analisamos 116 ciclos de criação de camarão, ocorridos de 2016 a 2019 em cinco fazendas. Comparamos por teste T independente a duração dos cultivos, o peso médio dos camarões despescados, o uso de ração e a Taxa de Conversão Alimentar entre cultivos com densidades de 6 e 10 camarões/m², tamanhos de área 2,6 e 4,9 hectares e número de fases. Encontramos que os cultivos mais adensados ocorrem sob áreas maiores e requer maior tempo de duração. Os cultivos bifásicos são os mais adensados, ocupam maior área de terra e utilizam mais ração. Em todas as variáveis analisadas, o peso individual dos camarões não diferiu e a Taxa de Conversão Alimentar se manteve baixa. Concluímos que o modo de criação ocidental de camarões ainda ocorre com dificuldades para intensificar os cultivos e diminuir o uso de terra. O investimento em cultivos bifásicos permite otimizar o uso de terra, porém medidas mais eficazes são necessárias para manter o crescimento da produção sem aumentar o uso de áreas de manguezais. E, por fim, todos os atores relacionados a atividade possuem reinvindicações referentes a privações vivenciadas e o desejo de expandir suas liberdades como sinônimo do desenvolvimento.
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    Tese
    Áreas costeiras: gestão, problemáticas e percepções ambientais no município de Areia Branca, Rio Grande do Norte, Brasil
    (2018-07-02) Cavalcante, Juliana da Silva Ibiapina; Aloufa, Magdi Ahmed Ibrahim; ; ; Guerra, Amilton Gurgel; ; Medeiros, Anna Jacinta Dantas de; ; Soriano, Eliane Marinho; ; Sodré Neto, Luiz;
    A zona costeira brasileira corresponde ao espaço geográfico de interação do ar, do mar e da terra, incluindo seus recursos renováveis e não-renováveis, abrangendo uma faixa marítima e uma faixa terrestre, sendo considerada patrimônio nacional de acordo com a Constituição Federal de 1988. É notória a importância da região litorânea do Brasil, tendo em vista sua extensão territorial, além de sua alta densidade populacional. Entretanto, são inúmeras as pressões socioeconômicas na zona costeira, podendo-se destacar o acelerado e desordenado processo de urbanização acarretando a intensa degradação dos recursos naturais, colocando em risco a sustentabilidade socioeconômica e a qualidade ambiental das populações. Como tentativa de equacionar tais problemas nas zonas costeiras, algumas políticas públicas voltadas à gestão dessas regiões necessitaram ser desenvolvidas. Em 1988 foi instituído o Gerenciamento Costeiro através da Lei nº 7.661 que introduziu o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC) com o intuito de orientar a utilização racional dos recursos costeiros, protegendo o patrimônio natural, histórico, étnico e cultural. Neste sentido, este estudo teve por objetivos avaliar a evolução do gerenciamento costeiro brasileiro, bem como realizar um diagnóstico da gestão costeira potiguar, em especial no município de Areia BrancaRN, identificando as principais problemáticas ambientais relacionadas ao uso costeiro no município. Além disso, objetivou-se compreender a relação da população com o ambiente local e suas percepções acerca da qualidade ambiental e da gestão do ambiente costeiro do município de Areia Branca. Para tanto, à esta pesquisa foram aplicados os seguintes procedimentos metodológicos: análise de conteúdo do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC) e o seu respectivo relatório “25 anos do Gerenciamento Costeiro no Brasil”; aplicação do Decálogo da Gestão Costeira; utilização de técnicas de geoprocessamento relacionadas à classificação do uso e ocupação do solo, bem como ao avanço de dunas; análise da percepção ambiental através da aplicação de questionários, análise estatística dos dados e análise qualitativa dos dados. Ficou constatado, que a área costeira brasileira apresenta conflitos de interesses, uma vez que as atividades nessas áreas trazem consigo inúmeros impactos no âmbito social, econômico, cultural e ambiental, apesar de sua importância econômica para o país. Devido a isso, a gestão costeira instituiu instrumentos legais, planos, programas e projetos que têm trazido resultados positivos em direção ao gerenciamento dos usos das zonas litorâneas. Entretanto, há ainda carências que deverão ser sanadas para a promoção do ordenamento do uso dos recursos naturais e da ocupação dos espaços costeiros. Verificou-se também, que o gerenciamento costeiro no estado do Rio Grande do Norte se encontra num estágio inicial de desenvolvimento, implantação e estruturação, necessitando de ações urgentes com vistas ao fortalecimento do gerenciamento costeiro na esfera estadual. Em domínio municipal, Areia Branca encontra-se em fase de discussão para o desenvolvimento de sua gestão costeira, apresentando, portanto, insuficiências em relação a políticas públicas e instrumentos normativos relacionados ao tema. Identificou-se ainda, mudanças na paisagem do município de Areia Branca ao longo dos últimos 20 anos devido à intensificação da urbanização, da produção de sal marinho, da atividade petrolífera e, ultimamente, devido à instalação de parques eólicos no município. Essas atividades colaboraram, também, para a diminuição da cobertura vegetal e redução dos campos de dunas no município. A análise da movimentação de um campo de dunas no município levou à conclusão de que as dunas da região em estudo apresentaram movimentos de avanço e retração durante o período em questão, sendo os principais fatores influenciadores deste processo a dinâmica dos ventos, a baixa precipitação no município, bem como a interferência antrópica. Sobre a percepção ambiental, a população de Areia Branca mostrou-se ciente dos problemas que atingem o ambiente costeiro do município e de sua parcela de contribuição na geração de tais problemáticas, bem como reconhecem a importância do seu envolvimento e participação na construção de um ambiente mais saudável e equilibrado. A percepção ambiental dos grupos sociais envolvidos na pesquisa mostrou-se variável e os entrevistados mostram tanto satisfações quanto descontentamentos relacionados ao uso e gestão do ambiente costeiro municipal. A beleza cênica e tranquilidade foram aspectos bem avaliados quanto à qualidade da zona costeira do município, no entanto, aspectos relacionados à infraestrutura local não foram tão bem avaliados. Além disso, os grupos entrevistados não percebem o potencial degradador das atividades econômicas realizadas no município. Sendo assim, esta pesquisa mostrou a necessidade urgente de estratégias e políticas públicas contínuas, especialmente, na área de gestão ambiental e costeira, planejamento urbano e planejamento regional para o estado do Rio Grande do Norte e, em especial, para o município de Areia Branca em consonância com as normas e instrumentos previstos na esfera federal.
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    Dissertação
    Avaliação da qualidade de água em um trecho da bacia hidrográfica do rio Maxaranguape (RN): contribuições para a educação em ciências e ambiental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-02-19) Morais, Layana Alves de; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; ; Sodré Neto, Luiz; ; Severo, Thiago Emmanuel Araújo;
    Os ecossistemas aquáticos têm sofrido alterações significativas, devido aos processos degradadores observados em função das atividades humanas, comprometendo a sua qualidade. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade da água em um trecho da bacia hidrográfica do rio Maxaranguape, a partir da nascente de Pureza (RN), que é utilizada para abastecimento de água da população e, ainda, como atração turística. As amostras de água e sedimento foram coletadas em seis pontos do rio, de setembro de 2016 a abril de 2017, mensalmente, para análise de nutrientes, metais e microrganismos. As ações socioambientais compreenderam atividades com base em ensino investigativo visando a alfabetização científica e foram realizadas na Escola Municipal Henrique de Oliveira Fagundes, em Pureza-RN. A análise das amostras de água demonstrou que as concentrações de nutrientes, clorofila e metais pesados encontravam-se dentro dos limites previstos por legislação ambiental, representando boas condições para o corpo hídrico. O teste estatístico não paramétrico Kruskal Wallis, demonstrou diferença significativa nos pontos de coleta, quando comparados par a par, para as variáveis de Nitrogênio (os pontos P1, P2 e P3 tiveram maiores médias que os demais), Fósforo (P3 e P4 com maiores médias), Temperatura (P5 com maior média), Turbidez (P1 com menor média que todos os outros pontos e P3 com maior média) e Condutividade (P6 com a maior média de concentração que os demais pontos), refletindo o uso e a ocupação do seu solo. Na análise microbiológica, verificou-se a presença de coliformes no trecho do rio estudado e, considerando a utilização de suas águas para o consumo humano, deveria estar ausente. As análises de metais pesados no sedimento revelaram a presença de Cádmio com valores acima do permitido por legislação específica, podendo representar um potencial risco para intoxicações, porque, apesar de estar no sedimento, eles são liberados na coluna da água, em condições de baixo pH. A partir da análise dos dados coletados antes e depois da realização das atividades socioambientais percebeu-se maior percepção expressada pelos alunos, em seus desenhos, discursos, entrevistas e cartazes. Após a trilha interpretativa na Fonte de Pureza, detectou-se que os alunos produziram desenhos com mais elementos paisagísticos e maior relação homem e natureza, assim como nas entrevistas, utilizaram um discurso mais coerente e com mais sensibilidade ao meio ambiente. Com a realização da oficina de alfabetização científica, foi possível comparar as concepções iniciais e finais dos alunos, que demonstraram, nos questionamentos após a oficina, maior percepção em seus discursos sobre a relação da ciência com o nosso cotidiano, desmistificando a ideia de que a ciência é algo distante e que apenas o cientista é quem a pode praticar e demonstraram o conhecimento sobre a ciência estar em casa, na escola, no trabalho de seus pais, em tudo ao nosso redor. Diante do exposto, é imprescindível a participação da universidade no acesso da comunidade à informação de pesquisas realizadas, principalmente no ambiente escolar, pelo seu papel na formação cidadã, assim como o aprofundamento em monitorar um importante manancial como o estudado, para manter a qualidade das suas águas, contribuindo com a qualidade de vida na região.
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    Dissertação
    Avaliação do potencial de toxicidade de florações de cianobactérias como subsídio para ações de gestão ambiental em açudes do semiárido potiguar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Fonseca, Jessica Roberts; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703426P0; ; http://lattes.cnpq.br/3259678569678166; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; Sodré Neto, Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
    As florações de cianobactérias comprometem negativamente o meio ambiente aquático, plantas, animais e podem gerar problemas de saúde pública. Algumas espécies são produtoras de toxinas, como a neurotoxina saxitoxinas e a hepatotoxina microcistina, as quais podem contaminar reservatórios de água, como os açudes do semiárido do Rio Grande do Norte, os quais são utilizados para abastecimento da população, pesca, atividades aquicultoras e de lazer, propiciando assim o risco de exposição humana pelas vias oral, dérmica e respiratória. Assim, é recomendado o monitoramento permanente da densidade de cianobactérias juntamente com a quantificação de cianotoxinas. Um dos objetivos com esse trabalho foi realizar o monitoramento da água de quatro açudes do semiárido norteriograndense através da identificação e contagem de cianobactérias e através da identificação e quantificação das cianotoxinas pelo do método ELISA. Além disso, pretendeuse avaliar a percepção ambiental de aquicultores e pescadores em açudes do semiárido do RN através de entrevistas semiestruturadas com questões majoritariamente relacionadas à água e eutrofização. Através desses objetivos visou-se o desenvolvimento de estratégias de manejo para aquicultura e prevenção de riscos à saúde pública. Os resultados demonstraram que os maiores valores de microcistinas foram encontrados no período chuvoso. Os padrões de potabilidade da água, de acordo com a portaria do Ministério da Saúde 2914/2011 e CONAMA 357/05, estabelecem os valores máximos para água bruta de densidade de cianobactérias: 50 mil cel.mL-1; microcistina: 1 μg.L-1 e saxitoxina: 3 μg.L-1. Os valores encontrados de microcistinas variaram entre 0,00227 μg.L-1 e 24,1954 μg.L-1. Das 128 amostras analisadas, 27% estavam acima do permitido. Não foi encontrado um padrão sazonal para saxitoxinas e seus valores variaram entre 0,003 μg.L-1 e 0,766 μg.L-1 com nenhum dos valores acima do permitido. Além disso, 76% dos valores de densidade de cianobactérias estavam acima do permitido. Em relação à percepção ambiental, foram realizadas 52 entrevistas e os resultados mostram que os entrevistados reconhecem os principais usos da água dos açudes, reconhecem a importância e enxergam os mesmos de forma positiva. Eles também percebem que a água está com a qualidade ruim e que pode trazer problemas de saúde. Os resultados fornecem dados que demonstram a permanência de cianobactérias e cianotoxinas, muitas vezes acima do limite, reforçando a importância do monitoramento constante. A avaliação da percepção ambiental dá embasamento a uma posterior proposta de educação ambiental ligada à gestão pública da saúde inserida no contexto dessa determinada população, tornando-a mais efetiva
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    Dissertação
    Caracterização do mercado de aquariofilia no Rio Grande do Norte e a aquicultura ornamental de baixo custo de implantação
    (2018-05-21) Faria, Camila Fernanda Almeida de; Pontes, Cibele Soares; Faria, Paulo Mario Carvalho de; ; ; ; Teixeira, Dárlio Inácio Alves; ; Sodré Neto, Luiz;
    A aquicultura ornamental é uma atividade em crescimento em todo mundo, pois agrega valor econômico, ambiental e social através daqueles que a praticam. Ainda são escassos os dados desse mercado, mas algumas pesquisas já vêm contribuindo para isso. No Rio Grande do Norte foi realizado um levantamento de todos os envolvidos no mercado da aquariofilia, entre produtores, lojistas e revendedores. Através de um formulário foi possível descrever o perfil desses envolvidos e a demanda em busca de apoio técnico e para a legalização de suas atividades. Mas para que haja fomento na área é preciso que ela seja reconhecida e para isso levantamentos em todo o Brasil são também necessários. A atividade de aquicultura ornamental em grande parte é caracterizada por produções de pequeno porte. Mesmo em pequenos espaços a atividade vem atraindo novos produtores e se mostrando viável economicamente. Pensando no desenvolvimento local de comunidades, de famílias de baixa renda e de estudantes recém-formados, neste trabalho foi proposta a implantação de seis módulos de produção, em áreas semelhantes às encontradas em diversas residências. A produção do peixe Betta, espécie que melhor se adapta a esse tipo de sistema foi apresentada como uma alternativa a este público alvo, para melhoria de renda sem, contudo, apresentar necessidade de manejo intenso ou até gasto em aquisição de estruturas. Ao final das montagens das estruturas, pode-se concluir que materiais reaproveitáveis ou de baixo custo podem ser aproveitados na produção do peixe Betta, mostrando que é possível obter retorno econômico, a baixo custo de implementação e ainda reutilizando materiais que estariam poluindo o meio ambiente; contribuindo para o a inclusão social, a autonomia, o desenvolvimento sustentável e a transformação social.
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    TCC
    Comunidades virais em reservatórios de água doce no semiárido brasileiro: importância e relações com o bacterioplâncton
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12-08) Peixe, Paula Dorti; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; Sodré Neto, Luiz; Medeiros, Maria Luisa Quinino de
    Neste estudo, foram identificadas as espécies de vírus presentes em dois reservatórios de água doce do semiárido nordestino e analisadas as possíveis interações ecológicas entre o virioplâncton e os demais grupos microbianos. Observou-se que os Vírus foram bastante representativos com destaque para as famílias Podoviridae, Myoviridae e Siphoviridae, pertencentes a ordem Caudovirales, os quais constituem bacteriófagos com cauda que infectam bactérias e cianobactérias. Verificou-se a predominância da espécie Microcystis aeruginosa phage que é um fago responsável pela infecção da Microcystis aeruginosa, cianobactéria que desenvolve florações tóxicas nas superfícies de lagos de água doce, ratificando, em acordo com a literatura, que esses reservatórios apresentam elevado índices de eutrofização.
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    Dissertação
    Diversidade de enterobacteriaceae e doenças de veiculação hídrica: percepção ambiental e ações de divulgação científica em região semiárida do RN - Brasil
    (2017-02-17) Pinheiro, Lidiane Gomes; Araújo, Magnolia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/9950968451430335; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Sodré Neto, Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
    O semiárido brasileiro, situado em sua maior parte na região Nordeste, representa um território vulnerável e em decorrência das características morfoclimáticas, a população enfrenta problemas relacionados à qualidade e disponibilidade hídricas por vários meses ao longo do ano. A construção de reservatórios representa uma infraestrutura que surgiu como alternativa para suprir a carência hídrica. Porém, são relatados graves problemas de qualidade, os quais interferem diretamente na vida da população. O presente estudo tem como objetivo identificar a diversidade de Enterobacteriaceae em reservatório utilizado para abastecimento público no semiárido do Rio Grande do Norte; identificar a percepção de professores e agentes de saúde sobre a qualidade da água dos açudes e doenças de veiculação hídrica; caracterizar a ocorrência de doenças diarreicas de veiculação hídrica na região; além de desenvolver ações de educação em saúde. A coleta de amostras de água foi realizada no reservatório Armando Ribeiro Gonçalves. Em escolas e postos de saúde da região foram aplicados questionários com professores e agentes de saúde para investigar suas concepções a respeito da qualidade da água, doenças de veiculação hídrica e analisar também as atividades desenvolvidas pelos mesmos. O levantamento de dados a respeito das doenças diarreicas de veiculação hídrica na região entre os anos de 2005 e 2015 foi feito por meio do banco de dados DATASUS. Ações educativas foram realizadas com agentes de saúde e professores da região. Foram identificados 14 gêneros e 27 espécies de Enterobacteriaceae, dentre os quais, importantes representantes patogênicos responsáveis por provocar doenças infecciosas. O estudo de percepção revelou que os profissionais reconhecem a importância dos reservatórios, porém muitos não têm conhecimento sobre os organismos presentes em suas águas; parte dos profissionais não possui conhecimento a respeito das doenças de veiculação hídrica, enterobactérias e patogenicidade das bactérias; quanto às atividades desempenhadas, a maioria afirma desenvolver ações para minimizar os problemas relacionados à contaminação das águas, bem como atividades de vigilância das doenças de veiculação hídrica. Números consideráveis de casos de doenças diarreicas foram verificados nos municípios estudados, o que representa um fator preocupante. As ações de educação em saúde desenvolvidas permitiram a discussão a respeito da problemática hídrica do semiárido, promovendo a sensibilização dos envolvidos. Destaca-se a importância do monitoramento de microrganismos presentes nas águas de reservatórios utilizados para abastecimento público, bem como sua relação com a ocorrência de enfermidades e a troca de experiências entre a universidade e a comunidade, de forma sensibilizar a população local.
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    Dissertação
    Diversidade microbiana em açude de uma região semiárida do Nordeste brasileiro: uma perspectiva de integração entre a ciência do laboratório e a ciência da sala de aula
    (2017-02-08) Peixe, Paula Dorti; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/8164117242408075; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; Sodré Neto, Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/8809866931227584
    O uso sustentável de recursos naturais tem sido uma preocupação do século XXI. Dentre eles a água se destaca uma vez que garante a permanência da vida no planeta, com destaque para as comunidades de microrganismos, responsáveis por exercerem importante papel ecológico, o que é motivo para seu estudo. É importante destacar que o conhecimento acumulado sobre esse tema precisa se refletir como um desdobramento na área de ensino de ciências. Assim, este estudo pretendeu identificar a biodiversidade microbiana, especialmente a bacterioplanctônica, de um reservatório do semiárido nordestino, colaborando assim para o entendimento da composição e dinâmica ecológica desempenhada pela microbiota. Além disso, foram analisados livros didáticos de biologia sobre os temas DNA e Biotecnologia, a fim de identificar se abordam esses conteúdos numa perspectiva que relacione a teoria conceitual ao contexto social e ambiental, ou seja, se há uma perspectiva de ensino baseada nas relações entre Ciências, Tecnologia e Sociedade (CTS), bem como identificar as estratégias didáticas de professores de Biologia para o ensino desses temas em escolas públicas do semiárido do Rio Grande do Norte. Com o intuito de promover a facilitação do conhecimento e do ensino da genética (DNA e Biotecnologia) foi oferecido um curso de capacitação de professores sobre a tecnologia do DNA recombinante utilizando, para isso, diversificadas estratégias de ensino. Os resultados obtidos demonstraram, por meio de técnicas moleculares, que o açude teve a predominância do Domínio Bacteria - Filos Cyanobacteria, Proteobacteria, Actinobacteria. Virus e Archaea também foram constatados. Apesar da importância da abordagem CTS para o Ensino de Biologia, boa parte dos livros didáticos não demonstraram relação do conhecimento científico e tecnológico com uma implicação direta para a sociedade e o ambiente. Constatou-se que também que 73% dos professores apresentam dificuldades em lecionar temas relacionados ao DNA e à Biotecnologia e 100% deles afirmaram que os alunos também apresentam dificuldade de compreensão desse conteúdo. Além disso, 58% dos integrantes do curso de formação para professores entendem sua importância, uma vez que perceberam diversas possibilidades para o enriquecimento das aulas de ciências e biologia, evidenciando a sua importância para a contribuição da prática docente e aproximadamente 33% dos docentes relatou que o tema desenvolvido apresenta constante inovação, o que implica a necessidade de eles terem um maior contato com o desenvolvimento científico para manterem-se informados e, consequentemente, aptos para lecioná-lo em sala de aula. Conclui-se que da microbiota analisada, a predominância do filo Cyanobacteria, pode ser indicativo de ambiente eutrofizado, como mencionado por trabalhos anteriores realizados na mesma área de estudo. Além disso, somente com o advento das técnicas moleculares é que foi possível a identificação de alguns filos bacterianos, como Actinobacteria, comum em habitats de água doce. Concluiu-se que à abordagem CTS no livro didático ainda é frágil nos livros didáticos avaliados neste estudo, o pode gerar consequente desestímulo, por não estar vinculados do contexto social do aluno. Com relação aos cursos de formação, conclui-se que são de extrema importância porque possibilitam aos docentes a oportunidade de manterem-se atualizados, tanto no que diz respeito ao conteúdo específico quanto às estratégias pedagógicas para facilitação do ensino e aprendizagem. De forma geral, esta pesquisa integrou o conhecimento empírico da utilização de técnicas moleculares para identificação de microbiota com o desdobramento na área de ensino de ciências, partindo do pressuposto de que uma educação científica robusta contribui para a preservação ambiental, neste caso em particular, de ambientes aquáticos. Uma vez que se constata que o modelo dominante de ensino ainda continua sendo o tradicional, destaca-se, neste estudo, a importância de cursos de formação continuada.
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    Dissertação
    Ensino de ecologia sob a perspectiva CTS e investigativa: um caminho para o letramento científico
    (2017-08-14) Hora, Bruna Lorena Valentim da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; ; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; ; Sodré Neto, Luiz;
    A formação para cidadania e a tomada de decisão responsável no meio social são objetivos importantes para o processo educacional. A abordagem CTS e o ensino investigativo mostram-se essenciais para o desenvolvimento de habilidades e valores necessários para o alcance de objetivos tão nobres e, por isso, se destacam como um caminho para o letramento científico. A partir das hipóteses: (i) Os docentes apresentam dificuldades em elaborar propostas de ensino dentro da abordagem CTS por não compreenderem os pressupostos teóricos, dificultando a incorporação dessa abordagem na prática pedagógica; (ii) O modelo de curso de formação oferecido aos professores não promove, significativamente, a apropriação e autonomia necessária para incorporação da prática da abordagem CTS no planejamento curricular; e (iii) O uso associado de abordagem CTS e investigativa é eficaz para promover o letramento científico dos alunos. Objetivou-se avaliar como um grupo de professores de Biologia em Natal-RN compreende e aplica a abordagem CTS e investigativa no sentido de favorecer o letramento científico dos estudantes do ensino médio. E propor como produto educacional, uma sequência investigativa com enfoque CTS para o ensino de ecologia com o intuito de averiguar a potencialidade do ensino CTS e investigativo para o letramento científico e contribuir com a formação de professores para potencializar essa prática. Os dados foram construídos a partir de instrumentos: questionário exploratório e entrevista e sequência de ensino investigativa na perspectiva CTS sobre conteúdos de ecologia. Este último foi elaborado e aplicado para alunos da primeira série de ensino médio. Na análise dos dados há indícios de que muitos professores apresentam uma visão limitada, pra não dizer, errônea acerca do letramento científico. Percebeu-se, que os docentes não compreendem, totalmente, o sentido desta terminologia, embora, apontem conhecer elementos intrínsecos à mesma. Complementando a resposta, foi evidenciado que o enfoque CTS é entendido pela maior parte dos docentes, por uma visão estreitada na aplicabilidade do conhecimento científico e, na interação entre C-T-S. Ademais, evidenciou-se que os cursos de formação continuada ofertados pouco têm contribuindo para superação das ideias supracitadas, tornando-as obstáculos que dificultam a efetiva implementação da abordagem CTS e o desenvolvimento do letramento científico dos discentes. Os dados obtidos a partir da aplicação da sequência de ensino revelaram a importante contribuição das abordagens CTS e investigativa no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o letramento científico. Observou-se nas respostas dos alunos, a aquisição de vocábulos científicos para uso social, atitudes que envolvem a tomada de decisão responsável abrangente às problemáticas ambientais, e desenvolvimento de pensamento crítico pelos alunos.
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    Dissertação
    Ensino investigativo no modelo 5E para o estudo da célula na educação básica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-30) Nascimento, Tairone Samuel Almeida do; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; http://lattes.cnpq.br/3272675940524297; Almeida, Elinei Araújo de; https://orcid.org/0000-0003-1617-5641; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade; Sodré Neto, Luiz
    O amplo acesso à informação, demanda de interatividade proporcionada por tecnologias e tomada de decisão frente a diversas questões são aspectos que circundam o cotidiano dos estudantes. Nesse cenário é necessário prepará-los para que compreendam e intervenham com responsabilidade na sua realidade, e assim, o ensino por investigação se concretiza como uma abordagem didática adequada e eficaz. Este trabalho objetiva avaliar as contribuições dessa metodologia com base no modelo instrucional 5Es aliada a recursos tecnológicos, na direção de uma aprendizagem de conteúdos sobre célula contribuindo para alfabetização científica. Para isto foi elaborada e aplicada uma sequência didática sobre o estudo da célula, gerando, como produto educacional, um guia instrucional de apoio didático ao professor. A investigação foi realizada com 33 estudantes do 6º ano do ensino fundamental de uma escola privada de Natal (RN) e os dados foram coletados a partir das atividades da sequência didática durante o estudo. Os resultados evidenciam que os estudantes tinham uma base consistente de informações sobre as células, propondo hipóteses factíveis. Na contextualização social do estudo das células foi possível identificar que os estudantes são capazes de compreender os impactos dos avanços científicos para a sociedade, porém, ainda é um desafio realizar maior engajamento argumentativo. Foi observado bom desempenho dos alunos para a construção de hipóteses, reformulação, organização e síntese de informações, argumentação e legitimação de ideias. O uso de ferramentas tecnológicas utilizadas possibilitou a realização de um trabalho mais colaborativo e criativo na elaboração de produtos das investigações. Dessa forma, a sequência didática investigativa com estas perspectivas contribuiu positivamente para o aprendizado dos estudantes sobre as células e se apresenta como um consistente material de apoio ao professor para aperfeiçoar sua prática.
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    Tese
    Extrativismo de anomalocardia flexuosa (linnaeus, 1767) em uma área de proteção ambiental, Rio Grande do Norte, Brasil: aspectos sociais, econômicos e ambientais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-11) Gonçalves Júnior, Tarcísio Augusto; Pontes, Cibele Soares; https://orcid.org/0000-0003-1993-0032; http://lattes.cnpq.br/3943018673158703; https://orcid.org/0000-0003-0776-7848; http://lattes.cnpq.br/2569216883829122; Costa, Diógenes Felix da Silva; https://orcid.org/0000-0002-4210-7805; http://lattes.cnpq.br/4149669138364420; Costa, Jailton de Jesus; Silva, Gustavo Henrique Gonzaga da; Sodré Neto, Luiz
    A coleta de moluscos bivalves é considerada uma das principais atividades em diversas comunidades pesqueiras que vivem em zonas costeiras, desde a ocupação humana destas áreas, é uma prática transmitida de geração para geração que serve de fonte ou alternativa de renda e alimento. O objetivo deste trabalho é de analisar aspectos sociais, econômicos e ambientais relacionados à exploração do molusco bivalve Anomalocardia flexuosa em uma área de proteção ambiental, Rio Grande do Norte, Brasil. O enfoque da pesquisa foi qualiquantitativo, de cunho exploratório e descritivo, combinando as diferentes perspectivas metodológicas, com base na bibliografia e na pesquisa de campo o estudo buscou o reconhecimento primário, o levantamento e a organização de dados, para a interpretação, análise, compreensão da atividade e aspectos ambientais, econômicos e sociais relacionados. Entre os 43 marisqueiros participantes 67,4% são homens, 33,6% mulheres. A coleta ocorre dentro da laguna de Guaraíras, 79,1% procuram alternar os locais de extração, 16,3% possuem motor para mover canoa. 83,7% dos participantes mudaram a forma como coletam e processam A. flexuosa para obtenção da carne nos últimos dez anos. São utilizadas três técnicas de extração: 11,7% manualmente, 20,9% com uso do arrasto e 67,4% com puçá com gadanho. 86% processam A. flexuosa nos ranchos que ficam na beira da laguna, descartando as cascas no mesmo local, 44,2% afirmaram arrecadar mais de R$ 1.000,00 (USD 208,33) por mês na atividade, 86% vende a carne para intermediários. A média e desvio padrão (DP) de desembarque diário por marisqueiro é de 100 kg ± 40,55. A pesquisa também avaliou o padrão microbiológico da carne de A. flexuosa na Área de Proteção Ambiental Bonfim Guaraíras, Rio Grande do Norte, Brasil. A contagem de mesófilos, psicotróficos e Escherichia coli estavam dentro dos limites utilizados como parâmetro, a prova bioquímica de coagulase foi negativa, foi detectada a presença de colifiormes a 45°C, ausência de salmonella sp e presença de doze espécies de bactérias Gram negativas com o uso da espectrometria de massa com fonte de ionização e dessorção a laser assistida por matriz – MALDI (matrix assisted laser desorption/ ionization) e do analisador de massas do tipo tempo-de-voo - TOF (time-offlight). Metais essenciais e não essenciais também foram analisados utilizando espectrômetria de emissão ótica com plasma indutivamente acoplado - ICP-OES (Inductively Coupled Plasma Optical Emission Spectrometry) em amostras da carne de A. flexuosa e do sedimento coletados no local estudado. Foi verificada a presença dos metais Cádmio, Chumbo, Cromo e Zinco no sedimento dentro dos limites estabelecidos na legislação vigente. Os elementos Ferro, Cobre, Manganês e Zinco foram encontrados na carne do molusco dentro dos limites estabelecidos na legislação e observou-se que a concentração aferida indica que a carne de A. flexuosa pode colaborar para uma alimentação adequada e saudável. A atividade de mariscagem no local pesquisado é representativa, porém é permeada por desafios como a falta de informações para a regulamentação, regulação, de condições dignas para praticar a atividade, de organização social, de estrutura para o beneficiamento com garantia de qualidade e atendimento da legislação, de logística de escoamento, comercialização a preços justos por meio de canais diversos e que atenda aos requisitos legais, além da coexistência da pesca com outras atividades econômicas e ações antrópicas que podem gerar implicações sociais e ambientais relacionadas a este sistema de produção. É indispensável mencionar que são múltiplas as inter-relações na atividade de mariscagem, com pluralidade de situações envolvendo elementos de natureza política, social, econômica e ambiental. Este contexto indica a necessidade de pesquisas que busquem a compreensão dos vários aspectos que envolvem a atividade para a melhoria das condições a ela relacionadas. A expectativa é de que os novos dados levantados durante a pesquisa colaborem para alertar sobre a necessidade da elaboração de instrumentos de regulação e fiscalização da atividade local. Estudos sobre a atividade de mariscagem no litoral potiguar são comumente derivados de projetos pontuais e/ou de periodicidade curta. A realidade constatada durante o trabalho indica a necessidade de monitoramento da atividade de mariscagem de forma planejada, coordenada e continuada.
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    TCC
    Metagenômica de microrganismos aquáticos como ferramenta para a análise da saúde coletiva no semiárido
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Pinheiro, Lidiane Gomes; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio; Sodré Neto, Luiz; Petrovich, Ana Carla Iorio; Sousa, Rute Alves de
    A água é um recurso natural indispensável, porém aspectos referentes à sua qualidade e quantidade são motivos de preocupação, uma vez que pode provocar diversos efeitos sobre a saúde humana. O presente estudo tem como objetivo relacionar a diversidade metagenômica de enterobactérias patogênicas com a ocorrência de doenças diarreicas de veiculação hídrica em região semiárida. O estudo foi desenvolvido por meio de coletas de água e análise metagenômica de amostras provenientes dos reservatórios Boqueirão de Parelhas e Passagem das Traíras, e do levantamento da ocorrência de doenças de veiculação hídrica nos municípios que fizeram uso de suas águas, entre os anos de 2015 e 2016. O reservatório Boqueirão de Parelhas apresentou um total de 32 gêneros e 109 espécies de enterobactérias enquanto o reservatório Passagem das Traíras apresentou 29 gêneros incluindo 97 espécies, dentre os quais encontram-se importantes representantes patogênicos. Foram detectados, em ambas as amostras, genes de virulência e genes que atuam no processo de doença e defesa, muitos dos quais são responsáveis por resistência a antimicrobianos e a compostos tóxicos. Quanto às doenças de veiculação hídrica, observa-se que Caicó foi o único município que apresentou mortes em decorrência de doenças diarreicas no período estudado e também registros do maior número de internações, ultrapassando os 600 casos, seguido de Parelhas, Jardim do Seridó e Carnaúba dos Dantas. Sendo assim, destaca-se a importância do monitoramento de microrganismos patogênicos em águas de reservatórios utilizados para abastecimento público, tendo em vista sua relação com doenças de veiculação hídrica, que podem afetar a população.
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    Tese
    A perspectiva sobre a sustentabilidade em documentos do Ministério da Educação e do Ministério do Meio Ambiente e as possíveis aplicações no contexto escolar do semiárido nordestino
    (2018-10-26) Medeiros, Maria Luisa Quinino de; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; ; Petrovich, Ana Carla Iorio; ; Costa, Ivaneide Alves Soares da; ; Montenegro, Luciana Araújo; ; Sodré Neto, Luiz;
    A Educação para o Desenvolvimento Sustentável (EDS) é uma temática que vem se disseminando cada vez mais devido às demandas planetárias atuais. Faz-se necessário, então, acompanhar como este processo está se dando no Brasil, de maneira geral e em locais específicos. Também é fundamental verificar como os professores estão envolvidos, ou não, nesta tendência. Dito isto, este trabalho teve como objetivo traçar o cenário da EDS na educação básica, a partir de pesquisas em documentos/materiais oficiais e com professores, voltando o olhar para a região semiárida brasileira. Em um primeiro momento analisou-se nove documentos do Ministério da Educação (MEC) do Brasil, no que diz respeito a abordagem dada ao termo desenvolvimento sustentável (DS), fazendo um recorte em documentos relacionados ao ensino de ciências. Dando continuidade na pesquisa, foi a vez de avaliar doze publicações, que remetiam à sustentabilidade, do MEC e/ou do Ministério do Meio Ambiente (MMA), à luz dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), e classificar sua possível utilização em escolas do semiárido. Afunilando-se o trabalho, foi necessário movimentar a pesquisa para o campo docente e mensurar o conhecimento e concepção de professores sobre EDS, a relação desta com o seu contexto, avaliando como estes profissionais subsidiam suas ações docentes dentro desse campo. Por fim, tendo em vista os resultados da investigação, anterior, com os professores, desenvolveu-se uma ação de formação continuada com o intuito de propor a construção participativa de uma agenda de desenvolvimento sustentável à luz dos ODS. Com o desenrolar de todos esses objetivos postos, obteve-se que é urgente a discussão de uma reestruturação nos documentos do MEC, de acordo com as demandas internacionais, impedindo que as diretrizes nacionais se tornem obsoletas. Em relação as publicações do MEC e/ou MMA estas podem servir de base, em partes, para se traçar estratégias de convivência com a região semiárida, sendo assim, sugere-se que haja a construção de publicações oficiais regionalizadas. Revelou-se que os professores trabalham DS de forma fragmentada e até desconhecem o próprio termo EDS e que também não são estimulados a se articularem para buscar materiais públicos que foram produzidos alinhados à política do DS. Sobre o processo formativo, avaliou-se que que os ODS têm a capacidade de nortear de forma completa os requisitos para a sustentabilidade e aponta-se para a urgência de haver, não apenas, somente, formação complementar com os docentes, mas o conhecimento sobre esses objetivos programados na educação regular, de forma mais propositiva e estruturante, por meio de políticas educacionais.
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    Dissertação
    Potencial fitorremediador da algaroba (Prosopis juliflora (Sw.) DC) e percepção quanto aos riscos toxicológicos associados a rejeitos de mineração no semiárido brasileiro
    (2019-02-22) Dutra, Albany Salustino Fernandes; Amaral, Viviane Souza do; Navoni, Julio Alejandro; ; ; ; Voigt, Eduardo Luiz; ; Sodré Neto, Luiz;
    Em decorrência do grave impacto ocasionado pela ação antrópica por meio da atividade extrativista mineral ao nível mundial e seus efeitos sobre os ecossistemas e a saúde humana, estudos científicos tem sido realizados no intuito de procurar soluções ou meios para a mitigação desses impactos. O presente estudo visou primeiramente retratar a percepção de uma população localizada no Semiárido do Nordeste Brasileiro do Estado do Rio Grande do Norte (RN), potencialmente impactada pela atividade extrativista mineral como fator de vulnerabilidade social e sanitária. Em seguida, como forma de minimizar esses impactos foi testada a fitorremediação de metais pesados oriundos da mineração utilizando algaroba (Prosopis juliflora (SW.) DC) como planta passível de remediar esses elementos presentes nas áreas objeto do estudo, principalmente na mina Brejuí/RN. O estudo foi consolidado em dois capítulos, o primeiro; Percepção do risco ambiental por população exposta à atividade de mineração no semiárido nordestino, realizado na área da comunidade da mina, e o segundo; Algaroba (Prosopis juliflora) como potencial agente fitorremediador de metais pesados no semiárido do nordeste brasileiro, realizado in situ em duas áreas distintas, mina (área 1) e fazenda (área 2). A metodologia utilizada foi a aplicação de formulários semiestruturados e análises descritivas dos resultados observados (capítulo 1), e o uso da coleta de amostras e análises dos teores de metais pesados nas matrizes ambientais (solo, água e planta) na mina e na fazenda, com aplicação de análises descritivas dos resultados e o coeficiente de correlação de Spearmam, verificando assim a associação do grau de contaminação dos metais em solo, água e raízes da algaroba. Após, foi aplicado o fator de bioacumulação sobre cada metal para confirmar o potencial fitorremediador da algaroba (capítulo 2). Como resultados, ficou evidenciado que o desenvolvimento intelectual é um fator decisivo no comportamento e no entendimento das problemáticas ambientais e dos riscos atribuíveis ao potencial poluidor gerado pela atividade antrópica local, com influência na qualidade de vida dos indivíduos e no meio ambiente. Houve altas concentrações de determinados metais (Al, Cd, Ni, Co, Cr, Fe, Mn, Zn e Cu) nos diferentes compartimentos ambientais, portanto, de acordo com o fator de bioacumulação aplicado para cada elemento, a algaroba apresentou concentrações importantes de metais em suas raízes Co > Ni > Cu > Zn >Al > Cr > Mn > Fe. A algaroba possivelmente remediou metais em suas raízes, indicando ser uma planta com potencial para fitorremediação, sugerindo pelo parâmetro analisado (raiz da planta), a fitoestabilização como abordagem mais adequada para este estudo. No entanto, as observações aqui alcançadas servem de subsídio para que futuros trabalhos venham a ser aprofundados quantos aos mecanismos biogeoquímicos de absorção da planta e, direcionados, a ratificar ou retificar esse estudo tão importante ao nível social e econômico para as atividades de mineração da região, bem como para melhor sustentabilidade do Semiárido do Nordeste Brasileiro.
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    Dissertação
    Potencialidades dos mapas conceituais no processo ensino-aprendizagem em Zoologia
    (2018-07-30) Silva, Clécio Danilo Dias da; Almeida, Elinei Araújo de; ; ; Souza, Maria de Fátima de; ; Sodré Neto, Luiz;
    Na contemporaneidade, os conhecimentos da Zoologia são explorados dentro da matriz curricular de diversos cursos de graduação das áreas das ciências da vida. São incluídos em componentes curriculares de caráter básico voltados para entender sobre os animais dentro do contexto da biodiversidade. Por ser uma área que engloba uma grande quantidade de táxons e, apresentar numerosas terminologias científicas peculiares a serem exploradas dentro de uma sequência evolutiva, torna-se um desafio promover-se uma aprendizagem adequada quando direcionada a estudantes recém-ingressos no ensino superior. Visando minimizar estas problemáticas, numeráveis estratégias didáticas têm sido utilizadas por docentes na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), ao incluir visitas a campo, aulas de laboratório, atividades lúdicas, exposições de material didático, bem como a aplicação de Mapas Conceituais (MCs) no percurso de ensino-aprendizagem sobre a diversidade animal. Nesse contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o potencial e implicações do uso de MCs no processo de ensino e aprendizagem de Zoologia em cursos de Ciências Biológicas envolvendo o estudo de táxons invertebrados. Trata-se de uma pesquisa quali-qualitativa com procedimentos à observação participante e análise de conteúdo. Visando alcançar tais objetivos, realizou-se o acompanhamento de duas turmas de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado), envolvendo o componente Curricular Zoologia I. Foram obtidos diversos documentos produzidos na disciplina, como: questionários (diagnósticos, execução de atividades, expectativas e avaliação qualitativa); avaliação somativa; atividades didáticas (estudos dirigidos, resenhas, relatórios, projetos e exercícios explorando MCs), entre outros. A análise dos documentos evidenciaram os MCs como um recurso eficiente para diagnosticar conhecimentos, mobilizar e motivar os estudantes para aquisição e retenção de conteúdos incluídos em Zoologia. Os resultados encontrados na investigação juntamente com a experiência vivenciada e construída no percurso da pesquisa, também fundamentaram a elaboração de um produto educacional designado de “Sugestões didáticas para exploração de Mapas Conceituais na formação pedagógica: evidenciando conteúdos biológicos”.
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    Dissertação
    Qualidade de água como tema para a socialização do conhecimento científico em região semi-árida brasileira
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-02-19) Sodré Neto, Luiz; Araújo, Magnólia Fernandes Florêncio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/8809866931227584; Barbosa, José Etham de Lucena; ; http://lattes.cnpq.br/0287280830465959; Martim, Maria do Socorro Costa; ; http://lattes.cnpq.br/0277222811330194
    Variações no bacterioplâncton e nos índices de estado trófico em ambientes lótico e lêntico de trechos da bacia hidrográfica do rio Piranhas-Assu foram estudadas nos períodos seco e chuvoso. As médias das densidades bacterianas totais oscilaram na ordem de 107 organismos por mL de amostra, sendo mais elevadas no período de chuva. As células em forma de cocos foram numericamente predominantes em todos os locais, influenciando consideravelmente a abundância total do bacterioplâncton. A biomassa bacteriana total variou de 659 a 1997,3 µgC.L-1 em função dos altos valores de biovolume dos filamentos. O fósforo total atingiu 108 µg.L-1 e teve uma correlação positiva com a clorofila a (r = 0,94; p < 0,05) no período de estiagem, quando estas duas variáveis apresentaram concentrações mais elevadas. Não houve variação espacial marcante. A baixa transparência da água e as concentrações de fósforo e clorofila indicaram níveis eutrófico ou hipereutrófico nos pontos estudados no reservatório. Estes fatores, associados aos altos valores de densidade e biomassa encontrados, alertam para a necessidade de um freqüente monitoramento dos ecossistemas aquáticos de região semi-árida onde a qualidade da água é afetada pela ocorrência de seca
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    Dissertação
    Questões sociocientíficas (QSC) sobre agrotóxicos no ensino de ciências: contribuições para alfabetização científica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-31) Silva, Brunna Mayara Torres da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; https://orcid.org/0000-0002-1606-5015; http://lattes.cnpq.br/2971840301895348; http://lattes.cnpq.br/1033377782678082; Almeida, Elinei Araújo de; https://orcid.org/0000-0003-1617-5641; http://lattes.cnpq.br/3865714707038562; Guimarães, Ivanise Cortez de Sousa; Sodré Neto, Luiz
    Nos últimos anos, o Brasil assiste a uma crescente liberação de agrotóxicos em seu território. Algumas dessas substâncias são totalmente inéditas no portfólio do país, o que dificulta ainda mais o entendimento de possíveis efeitos a curto, médio e longo prazo. Tal realidade traz à tona inúmeras reflexões e considerações importantes, principalmente voltadas para o ensino de Ciências nas escolas. Formar um estudante alfabetizado cientificamente e que consiga atuar e transformar as diversas dimensões de sua sociedade não é, de longe, uma tarefa simples, mas pode ser facilitada com o uso de Questões Sociocientíficas (QSC). Esta pesquisa apresenta como objetivos: 1) Planejar, aplicar e validar uma Sequência Didática Investigativa (SDI) envolvendo QSCs sobre agrotóxicos; 2) Analisar e avaliar como a utilização de QSCs sobre agrotóxicos pode colaborar para alfabetizar cientificamente os estudantes, auxiliando na reflexão crítica e na tomada de decisão. Seguindo a abordagem metodológica dos Três Momentos Pedagógicos (3 MP’s), a sequência didática foi aplicada em uma turma de 33 estudantes do ensino fundamental II (6º ano) de uma escola estadual em João Pessoa/PB. Os resultados inicialmente analisados por questionário de conhecimentos prévios, revelam o pouco (ou nenhum) conhecimento dos estudantes com os principais malefícios a curto e a longo prazo do uso desenfreado dos agrotóxicos, bem como da falta de argumentação e pensamento crítico sobre a temática. Após a aplicação da sequência didática, observa-se uma clara melhora no desempenho dos estudantes, principalmente na argumentação, oralidade e utilização de uma linguagem mais científica. Entende-se que o uso de QSC sobre agrotóxicos, neste caso, permitiu uma melhora significativa para a promoção da alfabetização científica destes estudantes, contribuindo para seu crescimento como cidadão crítico e atuante na sociedade atual.
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    Tese
    Resistência bacteriana em reservatório do semiárido brasileiro: caracterização, ação para vigilância ambiental, prevenção e educação em saúde
    (2016-04-29) Nascimento, Ermeton Duarte do; Araújo, Magnolia Fernandes Florencio de; ; http://lattes.cnpq.br/4511989641459455; ; http://lattes.cnpq.br/5059231323892121; Sodré Neto, Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/8809866931227584; Melo, Maria Celeste Nunes de; ; http://lattes.cnpq.br/0580551464788795; Ximenes, Maria de Fátima Freire de Melo; ; http://lattes.cnpq.br/4231925509338101; Marques, Regina Célia Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/6162494492272280
    A resistência aos antimicrobianos se transformou num sério problema de saúde pública mundial e vários ambientes aquáticos se apresentam contaminados por esses microrganismos. Entretanto, não há dados sobre esse fenômeno para o semiárido brasileiro. Sendo assim, este estudo teve como objetivo o isolamento e a identificação das bactérias de importância médica contaminantes de ambientes quáticos no semiárido potiguar, a caracterização da resistência antimicrobiana, e a formulação de propostas para educação em saúde e ações para vigilância ambiental em saúde. Com este propósito foram coletadas amostras de água de quatro reservatórios do semiárido potiguar durante os períodos seco e chuvoso. As amostras foram processadas e os microrganismos foram isolados e identificados seguindo orientações de bibliografias especializadas. Em seguida foram realizados os testes de sensibilidade antimicrobiana em disco difusão, calculado o índice de múltipla resistência antibiótica (MAR) e classificados os organismos com multipla resistência às drogas (MDR). Também foram propostas ações para prevenção e educação em saúde, bem como para vigilância ambiental em saúde. Adicionalmente, foi avaliada, na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, a influência da concentração do fósforo em meio líquido (caldo nutriente, C:P 100:1, 1000:1 e 100.000:1) sobre a expresão fenotípica da resistência à tetraciclina, ao cloranfenicol e a eritromicina, de 41 cepas bacterianas dos Estados Unidos utilizando a técnica da Concentração Inibitória Mínima (CIM) e da Concentração Bactericida Mínima (CBM). Ao todo foram isoladas 168 bactérias, 56% no período chuvoso, com 97,6% pertecentes ao grupo das Gram-negativas, com a Família Enterobacteriaceae apresentando a maior prevalência entre esse grupo (73,2%). 95,3% das bactérias resistentes aos antimicrobianos foram isoladas durante o período seco e o índice MAR foi maior no reservatório Passagem das Traíras, com 56% de chance para que as bactérias encontradas na água desse reservatório procedam de uma fonte de contaminação com maior risco para a saúde humana. Não houve diferença estatística da ocorrência de gêneros e espécies bacterianos entre os períodos seco e chuvoso e nem entre os reservatórios, com p=0,255. Também não houve diferença estatística do índice MAR entre os períodos e os reservatórios, com p=0,224. Quando avaliada a CIM, o meio com C:P de 100.000:1, considerado com a menor concentração de fósforo, parece aumentar a sensibilidade das bactérias ao cloranfenicol e a eritromicina quando comparado aos resultados do caldo nutriente para os mesmos antimicrobianos, com um p=0,023. Nas escolas que atendem as comunidades ribeirinhas usuárias da água dos reservatórios, são propostas ações de educação em saúde que visem o levantamento de concepções sobre o conhecimento do uso dos antimicrobianos e do surgimento da resistência bacteriana a essas drogas, bem como o desenvolvimento de material para educação em saúde. E no núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde da SESAP, são propostas a inclusão das bactérias resistentes aos antimicrobianos isoladas de ambientes aquáticos como indicadores de risco para a saúde pública, a formulação de políticas públicas visando o controle das atividades que contaminam esses recursos com esses organismos e também o monitoramento periódico da água dos diversos ambientes aquáticos.
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