Navegando por Autor "Sousa, Eneida Laís de Oliveira"
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Artigo Jamie oliver e a revolução dos alimentos: as contribuições de um cozinheiro para pensar educação alimentar e nutricional(DEMETRA: Alimentação, Nutrição & Saúde, 2016-12) Morais, Célia Márcia Medeiros de; Sousa, Eneida Laís de Oliveira; Silva, Michelle Cristine Medeiros da; Pinto, Vera Lúcia XavierA culinária pode ser utilizada como ferramenta para promoção de hábitos alimentares saudáveis. Desse modo, o trabalho objetivou conhecer os eixos que integram a prática profissional de Jamie Oliver enquanto cozinheiro que empreende educação alimentar. Foi realizada uma pesquisa qualitativa considerando imagens e vídeos divulgados, respectivamente, no Instagram® e em seu canal no Youtube®, o Foodtube®, durante o mês de abril de 2013. As imagens paradas foram avaliadas pela Análise Semiológica, com elaboração de dois tipos de comentários. Os vídeos foram traduzidos e posteriormente submetidos à metodologia de Análise por Imagem em Movimento. Elaborou-se comentários em três níveis. Foram extraídas palavras-chave tanto das imagens quanto dos vídeos, as quais passaram por reagrupação para elucidar as categorias, que são: “cozinhar é um ato político”, “cozinhar é um ato contemporâneo”, “cozinhar expressa processos de singularização”. O teor político se deve à busca do bem comum por meio da alimentação. A contemporaneidade se traduz na aproximação e, ao mesmo tempo, no afastamento do ato de comer e do sistema que o permeia no tempo presente. Já a singularização é observada essencialmente nos novos conceitos divulgados pelo cozinheiro ao fazer educação alimentar. Conclui-se que para Oliver a comida é um patrimônio. A alimentação contemporânea acompanha as mudanças na sociedade, dialogando com as mesmas. Reitera-se a importância de a educação alimentar e nutricional convidar outros profissionais a seu campo de abrangênciaArtigo Práticas de complementação ao leite materno: concepções de puérperas sobre aleitamento materno e uso de fórmula infantil(Editora Verde, 2019) Melo, Larissa Grace Nogueira Serafim de; Sousa, Eneida Laís de Oliveira; Medeiros, Dilian Maise FerreiraObjetivo: compreender os significados atribuídos porpuérperas àoferta de leite maternoassociado ao uso de fórmula infantil sem indicação clínico-nutricional. Métodos: Trata-se de uma pesquisa do tipo transversal, descritiva, com abordagem qualitativa. Foram realizadas 16 entrevistas. A coleta de dados ocorreu por meio de um questionário com perguntas objetivas relacionadas a dados socioeconômicos, bem como, perguntas abertas a respeito do aleitamento materno e alimentação artificial. As respostas foram registradas em gravadordigital, transcritas na íntegra e submetidas à análise categorial de conteúdo. Resultados: As categorias finais encontradas foram: influência externa e da própria experiência no ato de amamentar; valorização do ato de amamentar e a fórmula infantil como adjuvante. Depreendeu-se das falas que a postura proativa ou de insegurança no puerpério atual é influenciada pela experiência de outra gestação. Em relação aos benefícios fez-se menção tanto à saúde da criança quanto materna. A baixa ou ausente produção deleite materno emergiu como alegação para a oferta de leite artificial. Conclusões: Foi verificada a valorização do ato de amamentar refletindo na disposição ao mesmo, bem como o reconhecimento de seus benefícios, apesar de ainda persistir no imaginário de algumas mulheres a ideia de leite insuficiente. O aparecimento de possíveis dificuldades, havendo indicação clinico-nutricional ou não, leva a recorrer à fórmula