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Navegando por Autor "Sousa, Heloisa Karmelina Carvalho de"

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    Tese
    Avaliação dos processos psicossociais concorrentes a adesão ao tratamento para HIV/AIDS
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-08) Silva, Carla Glenda Souza da; Alchieri, João Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; ; Oliveira, Ana Katherine da Silveira Gonçalves de; ; http://lattes.cnpq.br/3436756337251449; Sousa, Heloisa Karmelina Carvalho de; ; http://lattes.cnpq.br/2958217039103202; Freitas, Marise Reis de; ; http://lattes.cnpq.br/9028554205811163; Melo, Mônica Cristina Batista de; ; http://lattes.cnpq.br/2761250860310612
    O Ministério da Saúde conceitua adesão enquanto processo dinâmico e multifatorial que inclui aspectos físicos, psicológicos, sociais, culturais e comportamentais, que requer decisões compartilhadas e co-responsabilizadas entre a pessoa que vive com HIV, a equipe e a rede social que a assiste. A adesão ao TARV está ligada a frequência e realização de exames laboratoriais, consultas, acesso a retiradas de medicamentos, em um processo interativo, dinâmico e contínuo. O objetivo do estudo foi avaliar a adesão e definir os processos psicossociais interferentes e facilitadores da adesão ao tratamento para PVHA. Trata-se de um estudo observacional exploratório. Foram utilizados instrumentos semiestruturados – Cuestionario para la Evaluación de la Adhesión al Tratamiento Antiretroviral- CEAT-VIH e Escala de Expectativa de Autoeficácia para seguir Prescrição Antirretroviral – e dados secundários – monitoramento laboratorial de células LTCD4+ e Carga Viral – para comparar com os resultados obtidos nos instrumentos. A amostra compreendeu 53 pacientes, 28 homens (53%) e 25 mulheres (47%), com média de: faixa etária – 44,7 anos; peso corporal – 66,4kg; e renda – 1,2 salários mínimos. O grupo pesquisado alcançou média de adesão entre 74,57% (CEAT-VIH) e 78,45% (Expectativa de Autoeficácia), considerados pelo Ministério da Saúde como aceitáveis, mas não ideais enquanto aderidos. Já análise do monitoramento laboratorial de células LTCD4+ e Carga Viral definiu que 45 (84,9%) participantes foram promissores no tratamento. Os fatores psicossociais facilitadores foram: nível de informação sobre doença e tratamento, adaptação da prescrição, rede familiar e social de apoio, garantia de acesso aos serviços, procedimentos e vinculação a equipe multidisciplinar. Os dificultadores: fatores sociais e estilo de vida, rede social e familiar frágil, crenças negativas sobre o uso de ARV, fatores relacionados diretamente ao uso de medicações e tempo de uso da medicação. O diferencial do estudo em tela foi discutir a possibilidade de instrumentalizar profissionais para que garantam que os pacientes sejam “agentes” do seu tratamento de forma mais independente e responsável, desenvolvendo estratégias personalizadas e utilizando-se das tecnologias disponíveis.
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    Dissertação
    Estudos de validade da escala de dependência alcoólica do millon clinical multiaxial inventory iii para o Brasil
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-05-20) Sousa, Heloisa Karmelina Carvalho de; Alchieri, João Carlos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790051D1&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/2958217039103202; Tróccoli, Bartholomeu Tôrres; ; TRÓCCOLI, Bartholomeu Tôrres; Dresch, Virginia; ; http://lattes.cnpq.br/0862322262206467
    Esse estudo tem como principais objetivos traduzir e adaptar o MCMI-III para o português brasileiro, bem como investigar e analisar as modificações envolvidas na escala de Dependência de Álcool do instrumento original em relação aos resultados obtidos na validade e no processo de adaptação para o Brasil. O inventário foi traduzido e posteriormente administrado em pessoas com níveis variados de leitura para certificar-se de que os itens pudessem ser compreendidos pelo público em geral, de diversos locais do país, divididos em grupo clínico e grupo não clínico. Foram avaliados 2855 sujeitos com idades de 18 a 85 anos, dos sexos feminino e masculino, residentes e domiciliados em cidades brasileiras. As formas de administração foram modo presencial e modo informatizado. Os resultados demonstraram que o grupo clínico apresentou diferenças significativas entre as médias com relação ao grupo não clínico. Por meio da administração do Questionário Geral de Saúde desenvolveram-se estudos quanto à obtenção de validade convergente cujos resultados apontaram a relação entre os escores desse instrumento e o MCMI-III. A análise da escala de Dependência do Álcool apontou que pessoas que relataram ter feito uso abusivo de álcool pontuaram mais alto, indicando a adequação do instrumento em identificar manifestações de transtornos e síndromes. Contudo, ainda são necessários estudos posteriores para estabelecimento de padrões normativos para a amostra brasileira
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    Tese
    Indicadores e fatores preditivos de uso abusivo de álcool em adultos jovens
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-11-13) Sousa, Heloisa Karmelina Carvalho de; Alchieri, João Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/1325459110950508; ; http://lattes.cnpq.br/2958217039103202; Nunes, Ana Ignez Belém; ; Torres, Gilson de Vasconcelos; ; http://lattes.cnpq.br/1944547152815226; Coutinho, Márcio de Lima; ; http://lattes.cnpq.br/6539867237175036; Melo, Mônica Cristina Batista de; ; http://lattes.cnpq.br/2761250860310612
    O uso abusivo de álcool está intimamente relacionado à dependência e a prejuízos sociais ou do trabalho. Esta tese tem como objetivo geral elaborar um instrumento sobre o abuso do álcool, com a finalidade de diferenciar o grau de comprometimento do quadro sintomatológico, considerando seus fatores psicossociais de predição. Como objetivos específicos: I) caracterizar o estado da arte sobre avaliação relacionada ao abuso e dependência de álcool; II) investigar e sistematizar aspectos referentes aos fatores psicossociais preditivos para a dependência de álcool; III) construir um instrumento para avaliação de abuso de álcool e fatores de proteção e risco para desenvolvimento de dependência alcoólica; e IV) verificar evidências de validade do instrumento construído para a população brasileira. No Estudo I, observou-se que a prevalência de artigos referentes ao uso de álcool de forma problemática, sem classificação de dependência, é menor que a de artigos que investigam a doença já manifestada, além de escassos estudos sistemáticos sobre o tema de abuso de álcool no meio científico. No Estudo II, foram realizados grupos focais (GFs), as análises acerca dos discursos dos GFs foram feitas através do Software ALCESTE e pôde-se observar um padrão de respostas existente entre os participantes em diferentes grupos, com a geração de cinco classes. No Estudo III, foi desenvolvido um instrumento contemplando aspectos da Síndrome de Dependência de Álcool do Millon Clinical Multiaxial Inventory-III, além das características definidas no Estudo I e no Estudo II. A versão final do instrumento contou com 59 itens avaliados através de escala likert de cinco pontos. No estudo IV, a administração do mesmo foi realizada no formato on line em estudantes universitários entre 18 e 24 anos, residentes em cidades metropolitanas brasileiras. Os resultados evidenciaram que a consistência interna do instrumento é considerada como satisfatória e no que se referem as classes, os dados mais significativos foram os com relação a Perda Financeira e Critérios para diagnóstico de uso abusivo de álcool. É importante considerar o potencial avaliador de fatores protetivos e de risco para o desenvolvimento de dependência de álcool do instrumento como um todo. Uma vez que os indicadores de abuso e o perfil dos abusadores tenha sido identificado, o paciente pode a ter seu tratamento/intervenção voltado para o transtorno e/ou síndrome específica, tendo assim uma melhora rápida e aparente.
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    Dissertação
    Inserção de práticas integrativas em atenção à saúde mental na atenção primária
    (2019-10-23) Farias, Izabel Myckilane Alves de; Medeiros Júnior, Antonio; ; ; Sampaio, Ana Tânia Lopes; ; Sousa, Heloisa Karmelina Carvalho de;
    O aumento em larga escala do número de pessoas acometidas por desordens de ansiedade, com sintomas afetando a qualidade de vida, chama a atenção para a necessidade de cuidados em saúde mental na atenção primária e as Práticas Integrativas e Complementares podem contribuir neste processo. Dessa forma, esta pesquisa tem por objetivo analisar a contribuição de práticas integrativas para um grupo terapêutico de sujeitos que se autodeclaram ansiosos. O estudo realizado é de natureza qualitativa, com abordagem de caráter descritivo-exploratório. Contou com a participação de 14 integrantes de um grupo terapêutico de pessoas com sintomas de ansiedade na faixa etária de 20 a 70 anos. Para coleta de dados foi utilizado um formulário de entrevista individual com intuito de construir o perfil dos participantes; o Inventário de Ansiedade de Beck, para avaliação dos sintomas dos usuários e; grupos focais antes e após a introdução das práticas integrativas para efeito comparativo das falas e verificação dos benefícios trazidos pela inserção das técnicas. Os dados foram analisados pela epidemiologia descritiva e pela análise de conteúdo de Minayo. Os resultados encontrados mostram que, apesar da tentativa de atenção integral oferecida pelos meios convencionais de atenção, ainda existia uma lacuna no grupo, a qual foi preenchida pela introdução das práticas integrativas. Outro fator importante é que, além de demonstrar os benefícios emocionais individuais e coletivos resultantes das práticas, a pesquisa chama a atenção para a possibilidade de redução do uso de medicamentos, por esse público, com a introdução de tecnologia leve e de baixo custo. Conclui-se, portanto, que a associação das práticas convencionais de grupos com as práticas integrativas e complementares, na atenção primária, favorecem novas possibilidades de integralidade e de aproveitamento dos privilégios para o cuidado em saúde mental nesse nível de atenção.
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    Tese
    PedsQLTM Asthma Module - Short Form 22: tradução, adaptação transcultural e avaliação de indicadores psicométricos da versão brasileira
    (2018-07-26) Alves, Raquel Emanuele de França Mendes; Mendonça, Karla Morganna Pereira Pinto de; ; ; Guerra, Ricardo Oliveira; ; Alchieri, João Carlos; ; Andriolo, Brenda Nazaré Gomes; ; Sousa, Heloisa Karmelina Carvalho de;
    Objetivo: Traduzir, adaptar transculturalmente e avaliar os indicadores psicométricos da versão brasileira do PedsQLTM Asthma Module – Short Form 22. Materiais e métodos: Estudo exploratório realizado em 2 etapas: validação linguística e avaliação dos indicadores psicométricos do instrumento. Foram avaliados: o controle clínico (Childhood Asthma Control Test (c-ACT) e Asthma Control Test (ACT)); qualidade de vida (Pediatric Asthma Quality of Life Questionnaire (PAQLQ)) e espirometria. A viabilidade, confiabilidade e reprodutibilidade das medidas obtidas com a versão brasileira do instrumento foram avaliadas através do efeito piso e teto, coeficiente Alfa de Cronbach e teste-reteste, respectivamente. A validade de construto foi avaliada pela análise fatorial exploratória (AFE) e a concorrente pela correlação entre a versão brasileira adaptada e o PedsQLTM Asthma Module, PAQLQ, c-ACT/ACT e VEF1 e VEF1/CVF. Resultados: A etapa 1, incluiu 57 participantes (26 pacientes com idade entre 5 e 18 anos e 31 pais/responsáveis). Todos os itens do questionário se apresentaram claros e compressíveis (concordância variando entre 0,78 e 1,00). No desdobramento cognitivo (n=57), nenhum participante apresentou dificuldade de compreensão. Na etapa 2, participaram 234 indivíduos (117 pacientes entre 2-18 anos e 117 pais/responsáveis). A versão brasileira do instrumento apresentou consistência interna de 0,83 e 0.77 para a versão das crianças/adolescentes e pais/responsáveis, respectivamente. Na sua estrutura foram pré-determinados 03 fatores seguidos de rotação ortogonal (Varimax) para cada domínio (sintomas da asma e problemas de tratamento) nas versões crianças/adolescentes e pais/responsáveis às quais explicaram variância total acumulada adequadas. Os principais indicadores de QVRS de crianças/adolescentes com asma foram os relacionados à falta de ar, função emocional e dificuldades de adesão ao tratamento. Conclusão: A versão brasileira do questionário PedsQLTM Asthma Module SF22 fornece medidas válidas e confiáveis na avaliação da QVRS de crianças/ adolescentes com asma.
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