Navegando por Autor "Sousa, Rutilene Santos de"
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Dissertação A biblioteca como contexto de formação da criança leitora: ações e significações de crianças e professoras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-10-02) Sousa, Rutilene Santos de; Lopes, Denise Maria de Carvalho; https://orcid.org/0000-0002-1791-0735; http://lattes.cnpq.br/1935167361851222; http://lattes.cnpq.br/5815821435786227; Freitas, Alessandra Cardozo de; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Ferreira, Carla Mercês da Rocha JatobáO presente estudo apresentou como objetivo geral: analisar significações de crianças e professores sobre as práticas desenvolvidas na biblioteca, relativas à constituição de práticas leitoras. Tomar o lugar da biblioteca pública escolar como espaço de reflexão e análise é reconhecer a sua importância enquanto espaço de múltiplas aprendizagens acerca do ato de ler, reconhecendo a leitura enquanto prática social que, para ser apreendida e desenvolvida, implica mediações intencionais e sistemáticas que propiciem às crianças aprendizes a interação e a experimentação com escritos diversos e significativos. A biblioteca escolar, antes considerada espaço alternativo ou opcional no contexto da escola, hoje é tido como espaço obrigatório em todas as instituições escolares de ensino público ou privado, de acordo com a lei nº. 12.244/24, de maio de 2010. Concebemos a ideia de que esse espaço precisa ser garantido e fortalecido nas instituições de educação, como lugar legítimo de formação do sujeito leitor. A investigação assumiu os princípios da abordagem qualitativa, bem como das premissas da pesquisa-ação críticocolaborativa. Além dos objetivos relativos à análise das significações de crianças e professoras sobre as práticas vivenciadas na biblioteca, uma ação colaborativa, solicitada e negociada junto à equipe da escola, para a implementação de sua biblioteca. O estudo desenvolveu-se em uma escola pública do município de Parnamirim/RN. Os sujeitos envolvidos, além de todos os que se engajaram na construção da biblioteca como espaço de práticas leitoras, foram, especificamente, quatro professoras (três regentes das salas de aula e uma responsável pela biblioteca) e dez crianças com idades entre seis e oito anos, matriculadas em três turmas de primeiro e segundo anos do Ensino Fundamental. A pesquisa envolveu observações participativas, entrevistas semiestruturadas, análise de documentos e diário de campo. As significações das professoras e das crianças apontam que as práticas vivenciadas na biblioteca sob a mediação da professora responsável podem propiciar a apropriação de conhecimentos, procedimentos e atitudes pertinentes à constituição da criança leitora, corroborando a compreensão de que a biblioteca escolar é/pode/precisa ser espaço fundamental experimentação de práticas de leitura e da formação de sujeitos leitores. E isso, evidentemente requer políticas públicas que viabilizem estruturas físicas, acervos e formação/disponibilização de profissionais qualificados para as tarefas específicas da biblioteca.