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Navegando por Autor "Souza, Camila Naya Lucena"

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    TCC
    A experiência da iniciação à docência na Escola Estadual Berilo Wanderley: PIBID Educação Física
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-12) Souza, Camila Naya Lucena; Dias, Maria Aparecida; Dias, Maria Aparecida; Santos, Antônio de Pádua dos; Santos, Regina Helena Rigaud Lucas
    O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) é um programa do Ministério da Educação em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) que tem como objetivo o aperfeiçoamento e a valorização da formação de professores para a Educação Básica. Para isso, promove a atuação de alunos de licenciatura das Instituições de Ensino Superior (IES) em escolas da rede pública de ensino, sob a orientação e supervisão de um docente da licenciatura e de um professor da escola. O subprojeto Educação Física, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), atende a cinco escolas na cidade do Natal, possui três coordenadores de área e conta com seis professores supervisores. O objetivo geral desta pesquisa é analisar as contribuições da atuação do PIBID Educação Física na Escola Estadual Berilo Wanderley, no ano de 2015, para a formação dos bolsistas de iniciação à docência que atuaram na instituição. Como objetivos específicos deste estudo, temos: (i) identificar as possibilidades e os desafios apresentados pelos bolsistas de iniciação à docência (ID) durante a atuação do PIBID Educação Física na Escola Estadual Berilo Wanderley; (ii) apresentar a construção pedagógica vivenciada pelo PIBID Educação Física no ano de 2015 na referida escola; (iii) apontar os produtos obtidos nas avaliações realizadas, considerando as possibilidades identificadas na prática pedagógica. No que concerne à metodologia, esta pesquisa tem caráter qualitativo-descritivo. Com cada participante da pesquisa (bolsistas de iniciação à docência do PIBID Educação Física da Escola Estadual Berilo Wanderley no ano de 2015) foi realizado um questionário composto por duas (2) questões abertas, as quais focaram na atuação de cada um na referida escola e na importância do PIBID para a formação deles. Pôde-se perceber, a partir das respostas obtidas, que o PIBID Educação Física contribuiu de forma significativa para a formação dos bolsistas - especialmente quando destacam a importância da inserção no contexto escolar – e que a ação pedagógica na Escola Estadual Berilo Wanderley proporcionou experiências relevantes para o desenvolvimento deles enquanto professores de Educação Física.
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    Dissertação
    O aluno com deficiência nas aulas de educação física escolar: um estudo de caso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-03) Souza, Camila Naya Lucena; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/2916401350313585; Machado, Roseli Belmonte; Santos, Antônio de Pádua dos; https://orcid.org/0000-0002-6998-9940; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; Dantas, Paulo Moreira Silva
    Esta pesquisa tem como objetivo geral analisar se o aluno com deficiência se sente incluído nas aulas de Educação Física escolar, considerando a riqueza de possibilidades que esse componente curricular proporciona ao corpo e, portanto, sua importância para a educação inclusiva. Para alcançarmos o objetivo geral, temos os como objetivos específicos, identificar, através da análise do discurso do aluno, se ele se sente ou não incluído nas aulas de Educação Física e conhecer e compreender quais os motivos que o fazem se sentir incluído ou não nessas aulas. Sendo assim, esta pesquisa, de abordagem qualitativa, caracteriza-se como um estudo de caso. Este estudo foi realizado em um Centro Estadual de Educação Profissional com um aluno surdo, matriculado no Ensino Médio. A coleta de dados foi feita através de uma entrevista semiestruturada que ocorreu através de uma plataforma virtual, respeitando as medidas de distanciamento social necessárias ao momento. Os dados obtidos foram analisados sob o método da Análise de Conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que os esportes ainda se caracterizam como o conteúdo predominante nas aulas de Educação Física escolar e que a integração é confundida com inclusão. Sendo assim, este estudo mostra que é fundamental compreender a importância de superar uma visão esportivista da Educação Física e entender que a educação inclusiva vai além de inserir todos os alunos no mesmo ambiente, pois, caracteriza uma mudança de perspectiva educacional e de proporcionar a todos experiências significativas de aprendizagem respeitando suas limitações e explorando suas potencialidades. É uma construção baseada na escuta, na troca e no respeito à autonomia dos educandos. Apesar de ter sido construída sob um pequeno recorte da realidade, esta pesquisa aponta a necessidade de reflexão em conjunto a partir dos responsáveis pelo ensino da Educação Física na escola, sobre o fazer pedagógico, para que se possa avançar na concretização de uma educação inclusiva e de uma Educação Física para além dos esportes.
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    TCC
    A natação terapêutica para crianças autistas: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Silva, Daniele Lima da; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Souza, Camila Naya Lucena; Andrade, Ricardo Dias de
    O presente trabalho buscou analisar a importância que a natação terapêutica possui para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir do Projeto FluTEAr na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e trata-se de uma pesquisa descritiva exploratória, com uma abordagem qualitativa. As ações que reverberaram nesse relato foram realizadas com um partícipe do sexo masculino de 3 anos de idade, diagnosticado com Transtorno do Espectro Autista nível 2 de suporte, e que participou do projeto. A coleta de dados foi feita por meio da observação e de um questionário. Na observação foi analisado o comportamento da criança com o ambiente, com os professores e com as outras crianças, o nível de adaptação à água, se ocorreram momentos de desregulação das emoções e sentidos, se apresentou estereotipias, se conseguiu entender o que foi proposto ou solicitado. No questionário realizado por meio do Google Forms, foi avaliado em relação a percepção dos pais ou responsáveis do aluno a motivação para a participação no projeto, se houve indicação médica, se foram se foram observadas melhoras em alguns aspectos, se já houve dificuldade em encontrar profissionais especializados para acompanhar a criança e se os pais ou responsáveis indicariam o projeto para outras crianças com TEA. Tanto a professora quanto os pais notaram diferenças significativas no desenvolvimento da criança com a natação terapêutica. Sendo assim, pode-se concluir que a natação terapêutica atua como uma modalidade facilitadora no processo de desenvolvimento psicológico, cognitivo, motivacional e social da criança autista.
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    TCC
    PIBID e identidade docente: a perspectiva dos estudantes de Educação Física da UFRN sobre permanência e formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-20) Gomes, Mayara Laís Bezerra; Lopes, Bruna Priscila Leonizio; Souza, Camila Naya Lucena; Maia, Mayara Cristina Mendes
    O presente trabalho buscou analisar como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) contribuiu para a formação dos licenciandos e egressos bolsistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), no que tange a formação docente e a permanência acadêmica. O estudo contou com uma abordagem qualitativa e, através de um questionário semi estruturado disponibilizado para os participantes do Programa, foi possível observar a relevância do Programa na formação inicial. A pesquisa contou com 16 participantes, sendo 5 egressos e 11 licenciandos. A análise realizada através das respostas obtidas, constataram a influência do PIBID no desenvolvimento profissional e pessoal dos participantes por oportunizar o contato com a realidade escolar. O Programa mostrou-se como um aporte na permanência dos estudantes tanto na Universidade como na carreira docente, reafirmando o fortalecimento da identidade profissional
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    TCC
    O Projeto Pessoa com Deficiência Intelectual e seu impacto na formação dos licenciados em educação física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-15) Souza, Emili Iasmin de; Dias, Maria Aparecida; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; http://lattes.cnpq.br/3870834007407065; Fonseca, Michele Pereira de Souza da; http://lattes.cnpq.br/3628782671116228; Souza, Camila Naya Lucena; http://lattes.cnpq.br/2916401350313585
    Este trabalho analisa o impacto do Projeto Pessoa com Deficiência Intelectual (PCDI) na formação dos licenciados em Educação Física pela UFRN. A pesquisa qualitativa descritiva revelou que o PCDI foi essencial para o desenvolvimento de competências pedagógicas inclusivas, combinando teoria e prática. Os resultados indicam que o projeto complementou a formação acadêmica tradicional, preparando melhor os licenciados para atender às demandas da diversidade educacional. Além disso, o PCDI contribuiu significativamente para a inclusão social das pessoas com deficiência intelectual, promovendo autonomia e visibilidade.
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    TCC
    Turmas mistas: uma análise do papel do professor na problematização das questões de gênero
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Alves, Ana Beatriz Santana; Oliveira, Márcio Romeu Ribas de; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Souza, Camila Naya Lucena
    Esta pesquisa teve como objetivo analisar e relatar, sob o viés do gênero, as informações coletadas durante uma observação participante de duas turmas mistas de Educação Física. Foram observadas durante todo um semestre, aulas de de Educação Física do oitavo e do nono anos de uma escola particular e católica da cidade de Natal (RN). A interpretação e análise das informações sugere que o tratamento igual de alunos e alunas durante aulas mistas por si só não supriu as necessidades de aprendizagem de ambos os sexos, no entanto as aulas mistas proporcionaram um ambiente o qual apresentou diversas oportunidades de reflexão acerca das questões de gênero que, no entanto, não foram aproveitadas.
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