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    TCC
    A formação inicial do professor de música na perspectiva da inclusão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Varela, Igor Rafael; Souza, Catarina Shin Lima de; Melo, Isaac Samir Cortez de; Gomes, Carolina Chaves
    O presente trabalho tem como objetivo central debater acerca da formação inicial do professor de música brasileiro numa perspectiva inclusiva, averiguando a atual realidade dos currículos dos cursos nacionais de Licenciatura em Música no que tange a inserção de componentes obrigatórios voltados para a diversidade do alunado, pesquisando a importância das disciplinas de Educação Especial/Inclusiva nos currículos para a formação docente das Licenciaturas em Música e investigando a relevância da atuação dos licenciandos em projetos de extensão voltados para a educação musical de pessoas com deficiência durante a graduação. Para tanto, além da pesquisa bibliográfica, foi realizada uma pesquisa documental nos sites das universidades selecionadas visando obter as estruturas curriculares publicadas. Para as instituições que não disponibilizaram esse recurso, a obtenção desses documentos deu-se por meio de contatos via e-mail. Uma vez coletados esses dados, foi feita uma análise documental norteada pela presença, ou não, desses componentes específicos. Para levantar os dados sobre a importância das disciplinas específicas para a formação de professores, foi elaborado e aplicado um questionário com discentes que ainda estão cursando o componente bem como os que já cursaram. Por fim, para investigar a relevância das ações de extensão universitária, foi elaborado outro questionário, dessa vez aplicado com os licenciandos e egressos do curso de Música envolvidos nesses p rojetos. A partir dos resultados do primeiro estudo, pudemos concluir que mais de 90% dos cursos de Licenciatura em Música brasileiros já possuem algum tipo de formação docente para a atuação em ambientes educacionais inclusivos, embora ainda haja uma parcela de cursos que ainda não possuem esses conteúdos. Quanto às disciplinas, concluímos que essas têm cumprido o papel de desenvolver nos licenciandos um crescimento acadêmico, no sentido da aquisição de uma autonomia no campo das pesquisas. Já com relação ao envolvimento dos licenciandos nos projetos de extensão universitária, pudemos concluir que houve uma contribuição no que tange a quebra de preconceitos e estereótipos bem como um crescimento acadêmico e social por parte dos envolvidos.
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    TCC
    A importância da música popular brasileira na formação do educador musical brasileiro no universo do curso de música licenciatura da UFRN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014) Galvão, Rozana Cristina Fagundes de Lima; Lima, Agostinho Jorge de; Souza, Catarina Shin Lima de; Barros, Álvaro
    O objetivo deste trabalho é apresentar, e eventualmente levar à discussão, algumas lacunas relacionadas aos conhecimentos adquiridos pelos alunos do Curso de Música Licenciatura da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, especificamente no que se refere aos insuficientes conhecimentos adquiridos e relacionados à Música Popular Brasileira (MPB), ao longo do curso, decorrentes de questões diversas, dentre as quais se destacam: a reduzida carga horária de 60 horas distribuídas entre as disciplinas denominadas Música Popular Brasileira I e II, e ainda a não obrigatoriedade de seu cumprimento, tratada que está como disciplina de categoria optativa, resultando em insatisfatório conhecimento dos pretensos educadores musicais brasileiros, os quais deveriam revestir-se de uma base sólida da cultura musical popular do país ao qual pertencem. O campo de observação sobre o tema abordado se traduziu em pesquisas voltadas as leis que regem o ensino de música, especificamente na Lei 11.769/2008, que tornou obrigatório o ensino de música na educação básica brasileira, bem como entrevistas com agentes educacionais musicais (Coordenadores, Professor e formandos), com vistas à melhor compreensão sobre o tema arguido. Ao concluir o trabalho, foi constatado, em razão das entrevistas realizadas, aliadas ao teor apresentado pelos teóricos pesquisados, que a disciplina Música Popular Brasileira, inserida na grade curricular do Curso de Música Licenciatura da UFRN, essencialmente voltado à formação de educadores musicais brasileiros, se encontra solta, desarmonizada do universo em que está inserida, merecendo uma melhor avaliação e atenção quanto ao seu aproveitamento, em complemento a outras disciplinas relacionadas ao ensino de música, com vistas a dar sentido a sua existência dentro do contexto a que se pretende, qual seja, a melhor formação do educador musical brasileiro egresso da UFRN.
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    TCC
    A monitoria de assistência ao aluno com deficiência visual no Curso de Licenciatura em Música
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Ferreira Junior, Moisés Carneiro; Souza, Catarina Shin Lima de; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de; Bezerra, Edibergon Varela
    Neste trabalho apresenta-se um relato da experiência de monitoria no suporte a um aluno com deficiência visual no curso de licenciatura em música. Serão apresentadas as dificuldades encontradas no processo, tanto gerais do contexto de ensino quanto as que podem ser consideradas específicas do caso, e as soluções que foram adotadas com o interesse de propiciar uma experiência acadêmica equiparada com a que é oferecida aos demais discentes. Será discutido também o patamar da educação inclusiva no Brasil, desde a educação básica até o acesso ao nível superior. Em seguida serão apresentadas informações sobre o contexto e o sujeito do caso, assim como as ferramentas que foram utilizadas no processo. A utilização da Musicografia Braille no processo será um dos focos do relato, já que é onde se encontrou parte das dificuldades, pois todas as disciplinas de teoria musical são regidas por livros em tinta. O processo de aquisição de independência no ato da pesquisa também será tratado, pois levantou questões sobre a proporção ideal de assistência que se deve oferecer visando a autossuficiência do aluno cego. Por fim, serão expostas as conclusões obtidas sobre cada uma destas questões no exercício da monitoria.
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    TCC
    A musicalização dos surdos: um relato de experiência de musicalização de alunos do Centro de Atendimento aos Surdos (CAS/Natal-RN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Paiva, Brígida Bessa; Souza, Catarina Shin Lima de; Gonzaga, Maria Clara de Almeida; Mosca, Maristela de Oliveira
    Este trabalho apresenta o relato de experiência de musicalização de crianças surdas do Centro de Atendimento ao Surdo (CAS – Natal/RN). Considera-se a musicalização como fundamental no processo de aprendizagem e inclusão de crianças surdas, e como parte integrante da Educação Especial e da Educação Inclusiva. Especificamente o relato da experiência expõe como o aluno surdo compreende o que seja ritmo, pulso utilizando recursos percussivos, e elementos da música. Para isto a experiência de musicalização foi realizada com aulas expositivas e práticas nas dependências da Escola de Música da UFRN e do CAS. Parte da fundamentação teórica deste trabalho encontra se no conceito de surdez, Educação Especial e Educação Inclusão, e em autores como Haguiara (2003), Louro (2004) e outros. Constata-se que o processo de musicalização das crianças do CAS foi possível, e mesmo havendo algumas dificuldades na execução de algumas atividades, percebeu-se que as crianças surdas executam o ritmo e o pulso na música, adquiridas com a combinação de métodos visuais, percussivos, jogos lúdicos e musicais.
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    TCC
    A prática coral no Curso de Iniciação Artística da Escola de Música da UFRN: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Silva, Kaique Paulo da; Santa Rosa, Amélia Martins Dias; Alves, Cleide Alves da; Souza, Catarina Shin Lima de; Mendes, Jean Joubert Freitas
    Este trabalho teve como objetivo relatar as metodologias de ensino da Prática Coral do Curso de Iniciação Artística – CIART – da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que no segundo semestre de 2011 desenvolveu um trabalho de musicalização, com crianças entre oito e nove anos aproximadamente, através da preparação de uma apresentação realizada no final do ano. O tema central do semestre foi “Brincando Como Antigamente”. Visando ampliar conhecimentos sobre Prática Coral, realizei uma pesquisa dentro da área, sobre aspectos históricos da Educação Musical, Canto Coral e fiz observações e anotações sobre a construção e procedimentos das aulas de Prática Coral do CIART. Foram consultadas metodologias de educadores e músicos como Willems, Fonterrada e Zander, refletindo aspectos deste trabalho. Os resultados mostraram que o desenvolvimento social entre os alunos, a organização em sala de aula, uma postura vocal adequada e o trabalho da equipe de professores cooperou para o desenvolvimento das atividades. Além disso, o recital do CIART trouxe grandes elogios e aplausos. Por fim, avaliei a Prática Coral do CIART e o que aprendi com esta monografia.
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    TCC
    A prática musical a partir da inclusão do cancioneiro folclórico infantil brasileiro: um relato de experiência na Escola Galileu Júnior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Nascimento, Natã Alves do; Gomes, Carolina Chaves; Souza, Catarina Shin Lima de; Oliveira, Danilo Cesar Guanais de
    A música folclórica infantil Brasileira abrange aspectos indispensáveis para o desenvolvimento educacional infantil, tendo em vista a grande riqueza cultural, social e musical que o repertório folclórico compreende. Todavia, faz-se necessário que o planejamento das aulas de música atue em concordância com a realidade escolar dos alunos em seu contexto. O presente trabalho monográfico é um relato de experiência das aulas de musicalização, ministradas por mim na Escola Galileu Junior – Berçário e Educação Infantil. Aulas essas que propõem, através do aprofundamento teórico, direcionar e gerar reflexões em estudantes e educadores musicais sobre a importância da música folclórica infantil no desenvolvimento educacional da criança. Nesse sentido, a pesquisa tem como objetivo geral a análise e a aplicação pedagógica do cancioneiro de músicas folclóricas no ensino de música na educação infantil. Especificamente, busca considerar metodologias e abordagens de ensino da música para a educação infantil, almeja refletir sobre os processos de aprendizagem de conceitos musicais através das músicas folclóricas. Além disso, pretende vivenciar danças e brincadeiras, valorizando as manifestações da cultura popular; como também valorizar a diversidade cultural e conscientizar o aluno a ter consideração pela cultura, fazendo-o apreciar a música folclórica.
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    TCC
    Um cego aprendendo a ser professor inclusivo
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Araújo, Gessé José de; Souza, Catarina Shin Lima de; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; http://lattes.cnpq.br/2348323916173967; D’amore, Ticiano Maciel; Lima, Erickinson Bezerra de
    O presente trabalho trata de um relato de experiência do autor enquanto aluno cego numa instituição de ensino superior apontando as contribuições de propostas metodológicas inclusivas de dois professores bem como a sua prática de ensino de Música ainda em seu processo de formação inicial. O texto discorre sobre a formação acadêmica de pessoas com deficiência visual através de um recorte sobre o percurso trilhado e desafios enfrentados e superados enquanto aluno de um curso de Licenciatura em Música. É possível um professor cego dar aulas de Música para pessoas que enxergam? Essa questão estará relacionada à prática pedagógica do autor em seu processo de formação acadêmica, que passou a ter experiência de ensino de Música não só com videntes, mas com pessoas cegas, autistas e com crianças da Educação Infantil. Não existem muitos livros que tratam sobre o assunto e, para tanto, serão apontados alguns casos encontrados de profissionais cegos atuantes na Educação que, apesar de não tratarem exclusivamente de ensino de Música, serviram de base para a construção da presente pesquisa.
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    TCC
    Coral Vivendo o Canto: prática coral para pessoas com deficiência visual do projeto Esperança Viva da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-08-19) Queiroz, Isaac do Nascimento; Cunha, Cláudia Roberta de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/8528318948447274; Souza, Catarina Shin Lima de; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Matias, Thaise Cristina Marcelino; http://lattes.cnpq.br/4414068801289069
    O presente trabalho é um relato de experiência que reflete a vivência do autor no coral Vivendo o Canto, grupo que integra o projeto de extensão Esperança Viva da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). Pretendo descrever a metodologia desenvolvida no processo de ensino e aprendizagem do canto coral. As aulas para este grupo são ministradas desde o ano de 2016 nas dependências da EMUFRN, com a finalidade de promover o ensino do canto para pessoas com deficiência
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    TCC
    Desafios e estratégias na educação musical de crianças com Autismo: uma revisão de literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Lima, Ana Júlia Alves de; Souza, Catarina Shin Lima de; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; http://lattes.cnpq.br/6151671497590661; Mendes, Jean Joubert Freitas; http://lattes.cnpq.br/9224599605968743; Araújo, Liana Monteiro de
    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma revisão de literatura sobre a Educação Musical de crianças autista através da perspectiva de Educação Musical Inclusiva, levando em consideração os trabalhos escritos entre os anos de 2019 e até Julho de 2024. Para tanto, apresenta dados obtidos através de uma metodologia qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica, utilizando de coleta e análise de trabalhos envolvendo a presente no Google Acadêmico, Revista da Abem e BDTD. Apresenta aspectos históricos e importantes sobre o Transtorno do Espectro Autista, Educação Inclusiva e Educação Musical Inclusiva. E buscou levantar, reunir e analisar estudos que tratam sobre a Educação Musical Inclusiva de crianças com TEA, tendo como foco os desafios apresentados por docentes e as estratégias por eles utilizadas para sua superação. Como resultado obteve 5 trabalhos a serem analisados diante as práticas musicais inclusivas. A partir disso refletindo sobre percepção da individualidade de cada aluno, mantendo um diálogo constante com pedagogos e família, além de materiais que auxiliam na aprendizagem da música de forma que foquem em uma exploração ativa da música, como outras estratégias abordadas por Educadores Musicais.
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    TCC
    Desafios no percurso da aprendizagem musical para a pessoa com deficiência visual: uma autobiografia
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Souza, José Silva de; Souza, Eugênio Lima de; Souza, Catarina Shin Lima de; Oliveira, Mario André Wanderley; Fonseca, Maurício Eslabão da
    A inclusão de pessoas com deficiência na educação superior é uma realidade crescente, em grande parte como resultado do forte arcabouço legal que tem sido construído ao longo dos anos. No entanto, ainda são poucos os estudos que abordam como essa inclusão vem acontecendo na prática, especialmente a partir das percepções dos próprios estudantes durante seu processo formativo. É nesse sentido que o presente trabalho foi construído, tendo como objetivo geral, refletir sobre os desafios da pessoa com deficiência visual em sua caminhada no estudo da música, tanto no aspecto pessoal ou acadêmico. Aliado a esse objetivo, teve como objetivos específicos: 1) Descrever e analisar as barreiras e ajudas vivenciadas por uma pessoa com deficiência visual de modo a compreender como elas afetaram sua trajetória de educação musical; 2) Auxiliar professores de música a fornecer melhores oportunidades para a inclusão de estudantes cegos nos contextos de educação e práticas musicais; 3) Refletir sobre a aprendizagem musical de pessoas cegas, em suas necessidades específicas, procurando conscientizar gestores de escolas, professores e estudantes. Para a consecução dos objetivos, será utilizado o método autobiográfico, uma pesquisa narrativa de história de vida contada a partir do próprio pesquisador, fundamentado nos estudos de Santos e Garms (2014). Josso (1991), Marques e Satriano (2017), Costa e De Holanda (2021), Oliveira (2023). Como resultados, são apresentadas as contribuições do estudo tanto para o desenvolvimento do autor quanto da própria pesquisa educacional.
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    TCC
    Educação de pessoas com autismo: A música como ferramenta pedagógica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-08) Pinheiro, Maria Luiza Santos; Souza, Catarina Shin Lima de; Cenci, Adriane; Carlos, Josilene
    Inúmeros estudos sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), foram e estão sendo desenvolvidos em nossa sociedade, buscando compreender as causas e efeitos deste transtorno e de como trabalhar a inclusão dessas pessoas nos mais diferentes meios sociais. Diante desse contexto desenvolvi esse trabalho com o objetivo de relatar minha experiência de observação de aulas de música do Projeto Som Azul, desenvolvido por alunos e professores da Escola de Música da UFRN que é voltado para a educação musical de pessoas com autismo. Cumprindo esse objetivo busco ajudar professores pedagogos em relação a utilização da música como ferramenta metodológica no processo escolar de crianças autistas. No decorrer deste relato de experiência, ficará nítido todo o caminho vivido através da minha observação e participação nas aulas de música, estabelecendo com detalhes como esse conhecimento foi alcançado e como pode ser aplicado em sala de aula.
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    TCC
    Educação especial e inclusiva: um estudo reflexivo sobre as concepções de licenciandos em Música do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-18) Fonseca, Maurício Eslabão da; Souza, Catarina Shin Lima de; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; Zattera, Vilson
    Este trabalho consiste em refletir, fundamentar e expressar opiniões acerca da Educação Especial e Inclusiva que, atualmente, se desenvolve nos Cursos de Licenciatura em Música do Estado do Rio Grande do Norte (RN), buscando compreender como as políticas públicas, leis, planos de desenvolvimento institucionais, projetos de extensão e disciplinas influenciam no processo de conhecimento e apropriação dos conceitos de Educação Inclusiva e conhecer o que tem promovido o desenvolvimento da inclusão e ampliação dos conhecimentos sobre Educação Especial, Educação Inclusiva e os direitos das pessoas com deficiência nos Cursos de Licenciatura em Música do RN. Para analisar o atual conhecimento dos alunos dos Cursos de Licenciatura sobre Educação Especial e Inclusiva, foram consultadas a legislação, bibliografia da área de Educação Especial e Inclusiva, currículos dos Cursos de Licenciatura em Música do Estado do RN e a aplicação de questionários com os alunos dos Cursos de Licenciatura em Música presenciais do Estado do RN visando refletir de forma coerente a atual compreensão dos conhecimentos de Educação Inclusiva e Educação Especial no âmbito universitário, especificamente, dentro desses Cursos de Licenciatura em Música.
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    Tese
    Educação musical de pessoas cegas na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2011-2019)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-05-29) Souza, Catarina Shin Lima de; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira De; https://orcid.org/0000-0001-6695-3347; http://lattes.cnpq.br/6848746516562543; 52275914404; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Alves, Jefferson Fernandes; https://orcid.org/0000-0003-0808-7115; http://lattes.cnpq.br/1834832958808690; Gomes, Carolina Chaves; https://orcid.org/0009-0009-7070-0452; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; Tomé, Dolores; https://orcid.org/0000-0003-1821-6822; http://lattes.cnpq.br/8615230630634432; Pederiva, Patricia Lima Martins; https://orcid.org/0000-0003-4434-6671; http://lattes.cnpq.br/6354485124876296
    O presente trabalho tem como objetivo analisar a trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, no contexto de sua política de inclusão, no período de 2011 a 2019, com destaque para a discussão das ações relativas ao desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão, voltadas para esse público. E, como objetivos específicos, discutir o contexto da Escola de Música no cenário da Política de Inclusão de pessoas com deficiência na UFRN e levantar e discutir as ações desenvolvidas na Escola de Música para a inclusão de pessoas cegas no processo de construção, fortalecimento e consolidação da política de inclusão para esse público na UFRN. Teve, como ponto de partida, as seguintes questões: Como se deu a trajetória da Educação Musical de pessoas cegas na Escola de Música, no contexto da política de inclusão da UFRN, no período de 2011 a 2019? Quais os desdobramentos das ações realizadas, no âmbito da Escola de Música da UFRN, para a educação musical dessas pessoas? Defendeu-se a tese de que a educação musical de pessoas cegas na UFRN, no âmbito de sua Política de Inclusão, ocorreu numa perspectiva integral, a partir dos eixos de ensino, pesquisa e extensão. A pesquisa se enquadra no âmbito da abordagem qualitativa e, como faz uso de documentos como únicas fontes de dados, tem a análise documental como método de pesquisa (SÁ-SILVA; ALMEIDA; GUINDANI, 2009; CELLARD, 2012; PENNA, 2017). Após a análise da trajetória da educação musical de pessoas cegas na UFRN, confirmou-se a tese de que a mesma foi marcada pela integração de ações de ensino, pesquisa e extensão, tendo como principais marcos, a oferta de cursos ao público externo com deficiência; a criação de espaços para atuação prática de ensino de música para pessoas com deficiência, por parte dos alunos em formação inicial; a sistematização de saberes em educação musical inclusiva, através da inclusão de componentes curriculares dos cursos de graduação em música; a formação e capacitação docente e discente, por meio de cursos e eventos; a criação de setores de serviços de apoio aos estudantes com deficiência voltados à produção de materiais didáticos e informacionais acessíveis (livros, artigos, partituras braille); a criação de repositórios institucionais de materiais digitais acessíveis; a realização de eventos, contribuindo para a produção, partilha e disseminação de saberes e experiências.
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    TCC
    Educação musical e trissomia 21: práticas musicais do projeto de extensão Musicalização Up
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-13) Silva, Alison dos Santos; Souza, Catarina Shin Lima de; Morais, Pâmela Araujo de Moura; http://lattes.cnpq.br/0276876129505990; Gomes, Carolina Chaves; Colabardini, Júlio César de Melo
    Este trabalho tem como objetivo apresentar uma análise do processo de educação musical no projeto de extensão Musicalização UP da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (EMUFRN). E, como objetivos específicos: realizar um levantamento das práticas musicais desenvolvidas com pessoas com Trissomia 21 (T21) no projeto Musicalização UP (UP) no período de 2019 a 2022; refletir sobre as experiências vivenciadas no projeto UP; e levantar aspectos a serem considerados na educação musical de pessoas com Trissomia 21. Utilizou-se como metodologia o relato de experiência. A partir desse estudo foi possível identificar os principais aspectos que contribuíram para o desenvolvimento musical dos alunos com Trissomia 21, sendo eles: o conhecimento pormenorizado do aluno; a criação de uma rotina para a aplicação das práticas educativo-musicais; a análise das atividades desenvolvidas e participações dos alunos; a adaptação dos conteúdos e o uso de recursos; e a escrita de relatórios. Por meio da aplicação e análise dos aspectos supracitados constatou-se que os alunos do projeto Musicalização UP conseguiram alcançar resultados musicais satisfatórios e que é possível contribuir para o desenvolvimento musical das pessoas que apresentam essa condição genética, para além de resultados extras musicais.
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    TCC
    Educação Musical Infantil: recorte da realidade em um Centro de Educação Infantil da rede pública de Parnamirim/ RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-08-09) Leite, Janaína Braga; Souza, Catarina Shin Lima de; http://lattes.cnpq.br/1742178466489564; Gomes, Carolina Chaves; http://lattes.cnpq.br/1716956463155805; Mosca, Maristela de Oliveira; http://lattes.cnpq.br/9283862894499360
    O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a relevância da Música, enquanto área do conhecimento fundamental para a promoção de vivências que favoreçam a construção do sujeito e de experiências com a linguagem musical, no contexto de um Centro Infantil da rede pública de ensino do município de Parnamirim. Para esse fim, contempla o que os textos legais versam a respeito da implementação da Música na Educação Infantil e como ela é pensada e organizada nos principais documentos que regem esse nível de ensino. Ademais, discute, com base em autores que escreveram acerca do modo como a criança se relaciona e aprende música e traz argumentos que comprovam a relevância da Educação Musical no que tange ao desenvolvimento integral do indivíduo. Como procedimentos metodológicos, foi realizada uma pesquisa bibliográfica e documental e, para a coleta de dados, um questionário com parte da equipe pedagógica (professoras, gestora e coordenadoras) de um Centro Infantil no município de Parnamirim/Rio Grande do Norte. Com o intuito de encerrar as discussões, foi possível analisar e discutir, com base na legislação e documentos oficiais que regem a Educação Infantil e também nos autores, as respostas cedidas pelas participantes. Essa análise aponta para a maneira como a música vem sendo utilizada em sala de aula na Educação Infantil em contraponto com o que se espera da musicalização para crianças na primeira infância. Além disso, a pesquisa trata da necessidade do professor licenciado em Música ocupar espaços destinados ao ensino sistematizado da Música na rede pública de ensino nos Centros Infantis de Parnamirim.
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    TCC
    Educação musical no primeiro estágio da educação infantil: um relato de experiência do ensino de música na escola regular
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Batista, Mayra Elisa Araújo de Souza; Souza, Catarina Shin Lima de; D'amore, Ticiano Maciel; Gomes, Carolina Chaves
    Este trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência do ensino de música na educação infantil, especificamente com alunos da turma do Estágio I correspondente a faixa etária de um a três anos de idade, do colégio Centro de Educação Integrada Zona Sul - Parnamirim/RN. Sabendo que a educação infantil passou a ser a primeira etapa da educação básica oferecida em creches e pré escolas (Lei 9394/96), e que, através da aprovação da lei 11.769/08 o ensino de música nas escolas de formação básica passou a ser obrigatório, estudos e pesquisas a respeito dessa área e acervo de materiais para educação musical na educação infantil, vem aumentando consideravelmente. Para isso, este estudo terá como caráter fundamental a descrição e a observação, explanando as características gerais do desenvolvimento da criança de zero a três anos de idade, seu desenvolvimento musical e por fim a experiência em sala de aula, enfatizand o a rotina da aula de música, e, finalizando com as conclusões dessa experiência.
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    TCC
    Educação musical para pessoas com autismo: leitura musical por meio de notação não convencional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Mata, Joyce Dayane dos Santos da; Souza, Catarina Shin Lima de; Leão, Eliane; Araújo, Liana Monteiro de
    Este trabalho é resultado da minha pesquisa sobre ensino de leitura musical por meio de notação não convencional aplicada aos participantes do curso de musicalização e autismo – Grupo Som Azul - da Escola de Música da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Como objetivo desta pesquisa buscou-se investigar possibilidades de estratégias para o desenvolvimento da musicalidade e leitura musical de pessoas com autismo a fim de estimular sua criatividade e expressividade musical. Adotou-se uma abordagem qualitativa e adotou como metodologia a Experênci-Ação e teve, como instrumentos de coleta de dados: observação participante, protocolos, gravação em vídeo para o registro das observações de aulas e apresentações do grupo em eventos, júri para gerar dados que fortaleceram as análises de dados e entrevista semiestruturada. Como resultado da pesquisa foi possível verificar o desenvolvimento musical dos alunos, principalmente no que diz respeito à compreensão do processo de escrita/leitura musical. Os alunos passaram a expressar sua musicalidade de modo mais espontâneo e confiante. Desse modo, ressalta-se a importância do educador musical para a criação de recursos e adaptações de metodologias e materiais didáticos para a aquisição eficaz da compreensão dos conteúdos musicais e vivência mais intensa da música por parte dos alunos, especificamente, dos alunos com autismo.
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    TCC
    Ensino coletivo de violão em cinco instituições no município de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011) Santana, Thiago Moura; Souza, Catarina Shin Lima de
    O presente trabalho aborda as principais características do ensino coletivo de instrumento destacando o ensino de violão e seus principais divulgadores. Como base para o desenvolvimento deste trabalho de conclusão de curso, utilizou-se propostas de Cristina Tourinho, Flávia Cruvinel e outros profissionais que foram referenciados nesta monografia. Sendo aplicado um questionário com perguntas subjetivas e objetivas entre professores de violão de cinco instituições no município de Natal/RN. Com esse questionário procurou-se conhecer a opinião dos professores em relação à proposta de Ensino Coletivo de Instrumento e, consequentemente, como eles desenvolvem suas aulas coletivas.Para análise dos dados foi feita uma comparação entre as respostas obtidas e as fontes bibliográficas sobre o assunto. Os resultados obtidos geraram o conhecimento de professores e instituições que utilizam a metodologia e a opinião dos demais acerca do assunto.
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    TCC
    Ensino da clarineta na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira: um relato de experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Santos, Fernanda Cristina dos; Souza, Catarina Shin Lima de; Araújo, João Paulo de; Lima, Ronaldo Ferreira de
    O trabalho tem por objetivo apresentar um relato de experiência do ensino da clarineta especificamente vivenciada na Escola de Música Epitácio Leopoldino de Oliveira, localizada no município de Parnamirim-RN. A metodologia utilizada foi desenvolvida em formato de aulas coletivas e apresentam fragmentos de experiências anteriores e posteriores tecidas durante minha atuação como professora de clarineta na Escola em questão entre os anos de 2012 e 2013. Para enriquecer a reflexão trar-se-á comentários de profissionais da área como Joel Barbosa, Rosa Barros e Jacob Furtado fazendo uso de artigos, entrevistas, métodos e monografias. Para obter um panorama que se apresente mais amplo, exponho as falas de alguns alunos para identificar, nas suas visões, a eficácia das aulas coletivas de clarineta. De uma forma mais ampla, também é abordado o ensino como uma ferramenta que proporciona e capacita o individuo fazendo-o dialogar saberes na sua forma mais aberta, ou seja, transdisciplinar. Porém, sem se afastar do seu objetivo central: o ensino da clarineta. Por meio deste registro pretendo colaborar para que outras pesquisas se desenvolvam sobre os assuntos aqui abordados.
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    TCC
    O ensino da percussão através da relação corpo/movimento em indivíduo pós-AVC
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-24) Bezerra, Kerginaldo Fonseca; Melo, Luciana Protásio; Cunha, Germana França da; 0000-0002-3686-8923; Souza, Catarina Shin Lima de
    Neste trabalho busquei relatar as atividades que desenvolvi como professor de educação musical de um aluno acometido por um AVC isquêmico. Não somente relatando a prática, mas fornecendo embasamento teórico de outras pesquisas que fundamentaram todo esse projeto, no texto propus uma reflexão sobre dois aspectos: quis mostrar a possibilidade de novos campos de atuação da Educação Musical traçando um paralelo entre a sua inclusão e os benefícios obtidos na promoção da saúde e da reabilitação; e procurei ressaltar a importância da presença da música nos processos de ensino e de aprendizagem para o desenvolvimento motor e cognitivo considerando o progresso do aluno em questão. Abordei também as formas encontradas para realizar a musicalização, neste caso, através da percussão, instrumento que julguei mais adequado para que o aluno pudesse desenvolver e utilizar dessa aprendizagem para se expressar e adquirir novas habilidades. Desejando que este estudo sirva de impulso para que mais pessoas procurem se aproximar dessa grandiosa arte, na parte final do trabalho apresentei uma reflexão sobre a temática abordada, focando na importância de se investir em estudos e pesquisas que possibilitem a todos os interessados em ensinar ou aprender música a apreensão de novas visões e novos conhecimentos.
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