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    TCC
    A inscrição corporal do conhecimento: experiência no ensino fundamental em uma instituição pública
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12) Alencar, Patrícia Gonçalves da Silva; Dias, Maria Aparecida; Sampaio, Marisa Narcizo; Souza, Danielle Medeiros de
    O estudo sobre a inscrição corporal do conhecimento: experiência no Ensino Fundamental em uma instituição pública, traz o recorte da vivência como bolsista auxiliar de sala na turma de 2° ano do Ensino Fundamental no Núcleo de Educação da Infância (NEI), Colégio de aplicação (CAp), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), durante o primeiro semestre letivo do ano de 2015. Os elementos do presente relatório discorrem sobre as questões acerca da disponibilidade dos corpos das crianças para o processo de aprendizagem na turma. As experiências de tais momentos são elementos potencializadores para buscar a reflexão sobre a temática da inscrição corporal nos anos iniciais do ensino fundamental, promovendo uma interdisciplinaridade entre a Pedagogia e outras áreas que apresentam discussões sobre o corpo na ação educativa.
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    Tese
    As contribuições do computador para a formação do leitor literário: uma chave para o ensino de literatura na escola
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Souza, Danielle Medeiros de; Amarilha, Marly; ; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; ; http://lattes.cnpq.br/3736725830057015; Pereira, Maria Teresa Gonçalves; ; http://lattes.cnpq.br/7923206208515174; Ferreira, Norma Sandra de Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/6166901900638256; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://lattes.cnpq.br/8288579916239009; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Martha, Alice Áurea Penteado; ; http://lattes.cnpq.br/6609188672656392; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863
    Este estudo investiga as contribuições do computador para o ensino de literatura na escola. Sua relevância consiste em fornecer ao professor subsídios para ampliar suas competências no ensino de literatura a partir do (re)conhecimento da função mediadora e formativa do computador, no fortalecimento do ensino literário e na abertura para novas possibilidades de apreciação da arte literária. Defende-se a tese de que o computador, por meio de suas multimídias integradas, pode trazer significativas contribuições para a formação do leitor de literatura no espaço escolar. Reafirma-se o valor da literatura para o desenvolvimento e para a aprendizagem dos sujeitos escolares, enfocando o papel do computador na mobilização do interesse e da curiosidade dos alunos, na recriação da arte literária e na democratização desse texto, no cenário escolar. O estudo alinha-se à vertente qualitativa, com base em princípios da pesquisa-ação, necessários para proceder a uma intervenção pedagógica. Como procedimentos e instrumentos metodológicos, foram adotados a análise documental, a entrevista, o diário de campo, a construção de um portfolio, a gravação em áudio e em vídeo das sessões de leitura e o registro em blog. A pesquisa realizou-se em uma escola pública do município de Natal – RN, numa turma de 5º ano do ensino fundamental, com 23 alunos, cuja faixa etária variava entre 9 e 14 anos. No curso da intervenção pedagógica, realizaram-se 8 aulas de leitura de literatura em diferentes suportes e gêneros, como o flipalbum/flipbook, a literatura eletrônica e o livro impresso. As sessões de leitura foram desenvolvidas conforme os moldes da andaimagem (scaffolding), descritos por Graves e Graves (1995). O corpus compõe-se de mensagens construídas nas etapas da pesquisa e é analisado com base em princípios da Análise de Conteúdos, especificados por Laurence Bardin (2011) e por Maria Laura Franco (2005). Tomou-se como referencial teórico os estudos de Amarilha (2011; 2010; 2009; 2007; 2006; 2003; 1994; 1993), Belloni (2010), Buckingham (2007), Coll e Monereo (2010), Eco (1972; 1994; 2003; 2008), Cazden (1991), Calvino (1990), Candido (2012), Coelho (2009), Cope e Kalantzis (2003), Culler (1999), Freire (1996; 2003), Hayles (2009), Hunt (2010), Iser (1979; 1996), Jauss (1979), Kress (2001), Lajolo (1982), Lucas (2001), Pacheco (2004), Paulino (2001), Pound (2006), Rettenmaier (2009; 2010), Santaella (2003; 2004; 2005; 2007), Sartre (2006), Smith (1999; 2003), Stierle (1979), Veen e Vrakking (2009), Vigotski (1998), Zilberman e Lajolo (2009), dentre outros. A análise 8 aponta a importância do diálogo entre literatura e mídia-educação para enriquecer o ensino literário e para situá-lo frente às necessidades e aos interesses da escola atual e de seus aprendizes. Confirma o valor do computador como objeto de ensino e de mediação para o encontro prazeroso com o texto literário, em uma transposição multimidiática, por meio do flipalbum, com a literatura eletrônica e com o livro impresso. Revela, ainda, a possibilidade de apreciação do texto literário pela via computacional, em situações de vivência das diferentes modalidades de leitura e de experiência estética, em que se registra o exercício da coautoria no ato de ler, a renovação de percepções, a exploração dos sentidos e dos sentimentos. Sinaliza, dessa forma, as contribuições do computador em uma proposição pedagógica de formação do leitor de literatura, tais como: a acessibilidade, a recriação e a democratização do literário; a formação de repertório; o convite à literatura impressa, pelo diálogo intertextual e pelo compartilhamento da condição de leitor; a formação de habilidades específicas necessárias ao leitor contemporâneo, como a articulação entre imagens e palavras; a construção da autonomia e da autoestima; o acolhimento da subjetividade leitora; o alargamento das perspectivas culturais de promoção da leitura. Ressalta, por fim, a importância do mediador de leitura na seleção de estratégias que viabilizem a formação literária e midiática por meio dessa interface, de modo que atenda às necessidades dos educandos dos novos tempos, desenvolvendo habilidades leitoras, incentivando o gosto pelo texto literário e a criticidade no ato de ler.
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    Livro
    Educação das infâncias em tempos de esperança: entre telas, desafios e invencionices.
    (2022) Bezerra, Ana Karla Ana Karla Pessoa Peixoto; Souza, Danielle Medeiros de; Carrico, Janaína Speglich de Amorim; Melo, Murilo Oliveira
    Este ebook possui diferentes temáticas que refletem os avanços e as dificuldades do trabalho docente. Diferentes vozes, ideias e perspectivas são articuladas e refletem a competência dos professores e das professoras que compartilham um mesmo desejo: esperançar por uma educação das infâncias de qualidade.
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    TCC
    Leitura, livro ilustrado e crianças com TDAH: uma janela a partir de Ernesto
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-09) Silva, Gisely do Amaral; Freitas, Alessandra Cardozo de; Freitas, Alessandra Cardozo de; Souza, Danielle Medeiros de; Cenci, Adriane
    Este trabalho de conclusão de curso aborda a relação leitura e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). O interesse em desenvolvê-lo parte de experiências pessoais e profissionais com crianças que possuem transtornos globais do desenvolvimento. Tem como objetivo principal analisar o livro ilustrado Ernesto (Blandina e Lollo, 2016), de modo a evidenciar as possibilidades de identificação da criança com TDAH com a sua leitura. De modo específico, pretende-se: a) estudar o personagem principal do livro Ernesto (Franco e Lollo, 2016), considerando a narrativa verbal e visual e b) refletir sobre a qualidade temática, textual e gráfica do livro . Adota uma abordagem qualitativa, de natureza bibliográfica e analítica. Para embasar a análise, o estudo recorre às reflexões teóricas e metodológicas de autores renomados, como Amarilha (2000), Cândido (1995), Colomer (2007), Zilberman (2005), Bajard (2007), Coelho (2000), Souza (2011) e Cavalcante (2018) dentre outros. A análise do livro Ernesto evidenciou como a leitura de narrativas ficcionais e ilustradas pode suscitar a identificação estética por meio do texto verbal e das ilustrações, permitindo que a criança com TDAH reconheça o livro como janelas, portas de correr e espelho. Sua temática e o modo como o enredo se desenvolve são cuidadosamente construídos para estimular a reflexão sobre as diferenças.
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    Dissertação
    Literatura e educação: um caso/uma casa de inclusão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-03-31) Souza, Danielle Medeiros de; Amarilha, Marly; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787000J8; ; http://lattes.cnpq.br/3736725830057015; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; http://lattes.cnpq.br/4424220937257634; Turchi, Maria Zaira;
    O estudo investiga as contribuições da literatura para a inclusão social na escola, explorando o potencial inclusivo do texto literário. Sua relevância consiste em fornecer ao professor subsídios para ampliar suas competências no ensino de literatura a partir do (re)conhecimento da função inclusiva do texto literário e da construção de uma comunidade de leitores que atenda à diversidade de interesses, necessidades e sentimentos dos aprendizes. Entende-se que a literatura é inclusiva em sua natureza pois, inclui o leitor no texto e permite práticas socializadoras de leitura. O estudo alinha-se à vertente qualitativa caracterizando-se como pesquisa-ação participante. Adotaram-se como procedimentos metodológicos a observação participante e a intervenção pedagógica. O estudo realizou-se em uma turma de 4º ano do ensino fundamental com 43 alunos, de faixa etária entre 8 e 13 anos, matriculados na Casa do Menor Trabalhador CMT, escola pública do município de Natal-RN (Brasil). Os instrumentos utilizados foram: gravação em áudio; diário de campo; entrevistas. Na intervenção pedagógica, realizaram-se 20 aulas de leitura de literatura de contos, fábulas, poemas e adivinhas com diferentes estratégias didáticas. As sessões de leitura foram desenvolvidas conforme os moldes da andaimagem (scaffolding) descritos por Graves e Graves (1995). Tomou-se como referencial teórico os estudos de Aiscow, Porter e Wang (1997), Amarilha (1997; 2006), Aquino (1998), Eco (2003), Caldin (2004; 2003), Cazden (1991), Chartier (1994), Culler (1999), Iser (1996), Manguel (1997), Paulino (2001), Perrenoud (2001), Petit (2008), Sartre (2006), Stainback e Stainback (1999), Stierle (1979) e Zilberman (2005). A análise aponta a relevância do diálogo entre literatura e inclusão social para democratizar a leitura literária e tornar o ambiente escolar mais inclusivo. Confirma a natureza inclusiva do texto literário, no modo como promove a entrada cooperativa do leitor no texto literário em prática socializadora de aprendizado, de compartilhamento de sentimentos, sensações, subjetividades e de acolhimento das diferenças. O estudo revela e consolida a leitura de literatura como uma atividade intelectual significativa, prazerosa e democrática, na qual o leitor, ao colaborar com a construção de sentidos e ao estabelecer relações interativas, passa por transformações que favorecem a inclusão. Ressalta-se a importância do mediador de leitura na seleção de estratégias que viabilizem a democratização da literatura e pela literatura, no pequeno universo da sala de aula, que atendam às necessidades dos educandos, desenvolvendo habilidades leitoras, incentivando o gosto pelo texto literário que educa e convida à inclusão
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    TCC
    Literatura infantil negra: o olhar do pedagogo em formação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-14) Sitio, Thalia Mirelle Miranda do; Amarilha, Marly; http://lattes.cnpq.br/7415412765980423; http://lattes.cnpq.br/4503610042937723; Amarilha, Marly; Saldanha, Diana Maria Leite Lopes; Souza, Danielle Medeiros de
    Este estudo se articula ao projeto de pesquisa Literatura Infantil Negra: debatendo a cor do silêncio na sala de aula (CNPq/UFRN, 2018-2022). Objetiva investigar as concepções de graduandos do Curso de Pedagogia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Brasil) sobre questões étnico-raciais em articulação com o ensino de Literatura como componente formativo do referido curso. De maneira específica, busca conhecer os graduandos, delineando seu perfil, seu contato com a leitura de literatura, a relação da Literatura Infantil Negra com a formação que recebem e situações presenciadas de racismo, preconceito e discriminação. A abordagem do estudo é qualitativa. Adotou-se como instrumento de coleta de dados um questionário com 53 questões fechadas e abertas que foi disponibilizado pelo Google forms. Compõe o corpus da pesquisa 39 graduandos de uma turma de 50 alunos do componente optativo Teoria e Prática da Literatura II, que responderam à demanda de informações da pesquisa. O referencial teórico e contextualização da análise de dados estão fundamentados em estudos sobre a literatura de Amarilha (2012, 2013, 2021), Zilbermam (2008). A respeito da Literatura Infantil Negra, em Campos (2016). Imbernón (2011), Queiros (2019) e Saldanha (2018) acerca da formação de professores e Almeida (2019), Gomes (2005, 2008, 2013) e Ribeiro (2019) em relação às questões étnico-raciais. A partir das análises, constatou-se lacuna na formação dos graduandos sobre questões étnico-raciais, assim como em relação à Literatura Infantil Negra. Os dados revelam que os graduandos já testemunharam situações de racismo e de preconceito, reconheceram a relevância da literatura e das temáticas étnico-raciais para uma educação antirracista. Dessa forma, considerou-se imprescindível que haja o trabalho com as temáticas étnico-raciais na formação dos pedagogos, utilizando-se da Literatura Infantil Negra como instrumento formativo.
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    TCC
    A Literatura Infantil no desenvolvimento da criatividade da criança
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019-12-05) Almeida, Lucicleide Souza de; Rezende, Marianne da Cruz Moura Dantas de; Rezende, Marianne da Cruz Moura Dantas de; Souza, Danielle Medeiros de; Faria, Kívia Pereira de Medeiros
    O presente artigo tem como objetivo investigar a literatura como meio de possibilitar/contribuir no desenvolvimento da habilidade criativa da criança, afim de desenvolver nela uma formação crítica de um sujeito completo e atuante na sociedade. Compreendemos que a Literatura Infantil foi e é essencial na vida/constituição da crianças, pois, entendemos que a palavra escrita e a oral são importantes para a aquisição de cultura, educação, saberes e para um melhor entendimento do mundo. Como metodologia usamos a pesquisa qualitativa, com análise em artigos, livros, periódicos, revistas e outros aportes teóricos, como Cunha (1974), Ostrower (1977), Coelho (2000), De Masi (2000), Zilberman (2003). Observamos que para despertar a criatividade na criança é preciso criar um clima de liberdade mental, por isso, a literatura precisa ser tratada enquanto arte, assim ela é recheada de critica social, significado, identificação pessoal, conhecimento de mundo e uma gama de abertura as diversidade que norteiam a sociedade a nossa volta.
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    Livro
    Quando o NEI esteve em casa: relatos de experiências de ensino remoto
    (RN EDITORA,, 2022) Rezende, Marianne da Cruz Moura; Souza, Danielle Medeiros de; Fernandes, Gildene Lima de Souza; Carrico, Janaina Speglich de Amorim
    Apresenta recortes de práticas pedagógicas desenvolvidas no Núcleo de Educação da Infância, em um tempo pandêmico e circunscrito, no qual a instituição adotou o ensino remoto. Os registros são resultados da Pesquisa “Ser e estar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do NEI: o que nos dizem as crianças”, coordenada pela professora Marianne da Cruz Moura Rezende e colaboradores, com o objetivo de compreender os sentidos e modos de ser e de estar na Educação Infantil e no Ensino Fundamental do NEI, Colégio de Aplicação da UFRN, mediante as falas e percepções das crianças que constituem o corpus da investigação.
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    TCC
    Seis e meia: os desafios do processo criativo e o fluxo da experiência
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021) Silva, Eduardo Lima da; Haderchpek, Robson Carlos; Barbosa, Makarios Maia; Souza, Danielle Medeiros de
    Este trabalho compreende uma reflexão acerca de processo criativo e um fluxo de experiência conduzidos por um diretor-pedagogo em formação. Nesse sentido, o processo criativo aqui empreendido visa trazer um relato de vivências alinhado à uma abordagem feita por seu autor a partir de três eixos específicos: os desafios iniciais do processo, as etapas e os diálogos levantados a partir dele e os dispositivos pedagógicos apontados. Para tanto, foi levado em consideração todo o processo de montagem da encenação Seis e Meia (2019), desenvolvido nas disciplinas de Encenação I e II (Deart/UFRN). Assim sendo, propõe-se questões de um processo colaborativo autoral, apto a ser compartilhado com outros encenadores em formação, bem como os demais estudantes das artes cênicas em geral.
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    TCC
    Vamos fazer um blog na escola? O blog como mediador de aprendizagens no ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-12-18) Cunha, Nathália Saatman Matos da; Souza, Danielle Medeiros de; Cordeiro, Sandro da Silva; Fernandes, Gildene Lima de Souza
    O estudo investiga as contribuições do blog para o trabalho pedagógico desenvolvido no 3º ano do Ensino Fundamental, no Núcleo de Educação da Infância. Sua relevância consiste em fornecer ao professor subsídios para ampliar suas competências no ensino das mídias a partir do (re)conhecimento da função educativa do blog, atendendo à diversidade de interesses, necessidades e sentimentos dos aprendizes. Entende-se que o blog é um gênero midiático que permite práticas educativas significativas e socializadoras. O estudo alinha-se à vertente qualitativa caracterizando-se como uma intervenção pedagógica. Adotaram-se, ainda, como procedimentos metodológicos a observação participante e a construção mediada de um blog em contexto escolar. O estudo realizou-se em uma turma de 3º ano do ensino fundamental com 23 alunos, de faixa etária entre 8 e 9 anos, matriculados no Núcleo de Educação da Infância, Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal-RN (Brasil). Os instrumentos utilizados foram: diário de campo; registro fotográfico; o computador; o blog. Na intervenção pedagógica, realizaram-se 10 (dez) aulas de construção e utilização de um blog, com diferentes estratégias didáticas. Tomou-se como referencial teórico os estudos Rettenmaier (2009), Belloni (1991), Buckingham (2007), Caldas (2006), Simmel (1908), dentre outros. A análise aponta a relevância do diálogo a mídia-educação e o ensino fundamental, confirma o potencial educativo do blog, no modo como ele desperta o interesse dos aprendizes e como democratiza o conhecimento global, tornando os alunos mais críticos. O estudo revela e consolida a construção e exploração do blog como uma atividade intelectual significativa, prazerosa e democrática, na qual o leitor, ao colaborar com a construção de sentidos e com o registro das aprendizagens e ao estabelecer relações interativas, passa por transformações que favorecem as aprendizagens no Ensino Fundamental. Ressalta-se a importância do mediador na exploração das mídias educacionais, no pequeno universo da sala de aula.
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