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Navegando por Autor "Souza, Francisco das Chagas Silva"

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    Tese
    Dispositivos de mediação biográfica: a formação de jovens na educação profissional
    (2019-12-17) Cunha, Luciana Medeiros da; Passeggi, Maria da Conceição Ferrer Botelho Sgadari; ; ; Machado, Alexsandro dos Santos; ; Furlanetto, Ecleide Cunico; ; Souza, Francisco das Chagas Silva; ; Silva, Rosália de Fátima e; ; Barbosa, Tatyana Mabel Nobre; ; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro;
    A pesquisa (auto)biográfica é um campo de estudos que apresenta especificidades epistemológicas inerentes à utilização e à valorização de materiais biográficos. Nesse contexto, o quadro de escuta desenvolvido por Cunha (2014) se caracteriza como um dispositivo de mediação biográfica, possibilitando tanto a escuta orientada quanto a observação das operações mentais desencadeadas pela história do outro. A aplicação do quadro de escuta evidenciou a necessidade de uma análise mais aprofundada sobre as potencialidades metodológicas e pedagógicas desse dispositivo. Nessa perspectiva, o objetivo geral da pesquisa foi investigar o potencial pedagógico e metodológico do quadro de escuta em grupos reflexivos de mediação biográfica. A fundamentação teórica se baseou, especialmente, nos estudos de Delory-Momberger (2008; 2012; 2014), Josso (2010a; 2010b) e Passeggi (2008; 2010; 2011) sobre ateliês biográficos, projetos de vida, pesquisa-formação e grupos reflexivos. O processo metodológico foi materializado por meio do Laboratório de Aprendizagem e Qualidade de Vida – LAQVi, que consistiu em um curso de formação para 06 (seis) estudantes concluintes do Curso Técnico Integrado em Informática no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Ipanguaçu. No LAQVi, os dados qualitativos foram gerados por meio da construção de quadros de escuta, projetos de vida, quadros hermenêuticos e sínteses reflexivas compostos e/ou elaborados pelos participantes. As análises foram realizadas a partir da reconstituição do percurso de um dos participantes, cujos quadros de escuta são apresentados integralmente e problematizados com os projetos de vida, com os quadros hermenêuticos e com as sínteses reflexivas em comparação com as produções dos outros cinco participantes, subsidiando a tese de que o quadro de escuta é um dispositivo de mediação biográfica que contribui para a compreensão de si e para a constituição de projetos de vir-a-ser. Os resultados demonstram que o quadro de escuta oportuniza a elaboração e a ampliação de referenciais, a unificação e a integração de construções provisórias de si e dos próprios interesses de conhecimento e, por conseguinte, dos projetos de vida, possibilitando a reflexão e a evolução do pensamento sobre si, o outro e o mundo. Por fim, o quadro de escuta demonstra ser promissor em diferentes contextos da educação formal e da pesquisa científica em campos diversos.
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    Tese
    Em nome(s) da Educação: imaginários toponímicos dos Grupos Escolares do Rio Grande do Norte (1907-1947)
    (2019-02-27) Brito, Anderson Dantas da Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de; ; ; Souza, Francisco das Chagas Silva; ; Macedo, Helder Alexandre Medeiros de; ; Oliveira, Iranilson Buriti de; ; Lima, Jailma Maria de; ; Aquino, Luciene Chaves de; ; Paiva, Marlucia Menezes de;
    Neste trabalho, que tem como temática culturas políticas e toponímias dos grupos escolares e como objeto imaginários toponímicos dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no período de 1907 a 1947, objetivamos analisar como a cultura política que prevaleceu em cada momento histórico pode determinar a definição dos imaginários relativos às denominações daquelas instituições escolares. Desse modo, nos foi possível a defesa da tese de que a cultura política enredada no sistema de educação pública foi determinante para a definição do(s) imaginário(s) relativo(s) à toponímia dos grupos escolares do Rio Grande do Norte no período de 1907 a 1947. O corpus documental para o estudo dos imaginários toponímicos é composto por Constituições Brasileiras, mensagens de presidentes, mensagens de governadores, relatórios de interventores federais, legislação educacional federal, estadual e municipal, Anais da Primeira Conferência Nacional de Educação, convênios nacionais, estaduais e municipais, relatórios de diretores da instrução pública, estatísticas escolares, artigos de jornais e fotografias. Para o escrutínio das fontes, o estudo assenta-se prioritariamente nas análises e interpretações teóricometodológicas fundamentadas em René Rémond e Serge Berstein para a compreensão das culturas políticas, em Carlos Roberto Jamil Cury quanto ao entendimento de federalismo, em Cornelius Castoriadis para problematizar os imaginários e o magma toponímico dos grupos escolares, em Júlio Aróstegui e Jörn Rüsen para o emprego do método da pesquisa histórica e em Maria Dick no que concerne à aplicação do modelo taxeonômico utilizado para qualificar os topônimos. Assim, localizamos os imaginários toponímicos dos grupos escolares com base na organização familiar, na política local, na história nacional e na história da educação do Rio Grande do Norte, determinados pelas culturas políticas que prevaleceram em cada tempo histórico inscrito no período de 1907 a 1947.
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    Tese
    Escafandristas do tempo: narrativas de vida e regeneração da memória em São Rafael-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-01) Souza, Francisco das Chagas Silva; Almeida, Maria da Conceição Xavier de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787342H4; ; http://lattes.cnpq.br/7340894360051987; Carvalho, Edgard de Assis; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780806E2; Oliveira, Josineide Silveira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796363D5; Dantas, Alexsandro Galeno Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703941Y0; Pereira, Wani Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/7582203887381400; Assunção, Luiz Carvalho de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780134H6
    Em fins da década de 70 do século XX, o semiárido do Rio Grande do Norte foi o cenário do Projeto Baixo-Açu, cujo ponto alto seria a construção da barragem Engº Armando Ribeiro Gonçalves, projetada para acumular 2,4 bilhões de m³ de água. Considerava-se que tal iniciativa traria desenvolvimento econômico e social para milhares de potiguares que sofriam as agruras da seca. Entretanto, a barragem atingiria várias cidades da região, chegando a cobrir totalmente uma delas: São Rafael. Em função disso, nos primeiros anos da década de 1980, próximo dali, uma nova cidade foi edificada pelo DNOCS. A presente tese visa discutir como, após três décadas, a população de São Rafael rememora esse fato e reconstrói a sua história por meio da oralidade, da escrita e da informática. Tendo por base a perspectiva moriniana de método como estratégia, foram realizadas visitas à cidade de São Rafael e entrevistas abertas (individuais e coletivas) com dois grupos de sujeitos: um composto por aqueles que viveram na sua antiga terra natal, e outro, por jovens que já nasceram na nova cidade. Além dos relatos desses sujeitos, foram observadas as narrativas visuais apresentadas pelas imagens, sobretudo fotográficas, disponibilizadas num perfil criado para a cidade na rede social Orkut. Também foram considerados como fontes para esse estudo os diálogos entre os rafaelenses que acessam o referido perfil. Tendo como centralidade a observação de Edgar Morin de que o que não se regenera, degenera , essa tese tem como argumento central a ideia de que o orkut de São Rafael cumpre hoje um duplo e interdependente papel: ser uma ferramenta que potencializa uma inteligência coletiva, por meio da cooperação, da troca de ideias e de reconstituição de narrativas visuais e escritas. Distante de uma concepção congelada do que seja a perspectiva histórica, defendemos a tese de que o orkut regenera, repara, reproduz, restaura, reorganiza e renova a memória e a história de uma cidade que sucumbiu à imensidão das águas de uma barragem há quase trinta anos
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    Artigo
    A escola para o jovem: representações de alunos em situação de distorção idade-série no município de Areia Branca-RN
    (2015) Souza, Francisco das Chagas Silva; Medeiros Neta, Olivia Morais de; Silva, Alexsandra Moura da
    Este estudo visa analisar como jovens em situação de distorção idade-série e de vulnerabilidade social, alunos de uma escola pública, situada no município de Areia Branca-RN, percebem a instituição escolar em que estão inseridos. Foi adotada a abordagem da Teoria das Representações Sociais (TRS) para a fundamentação teórica. Foram selecionados oito alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, com a idade entre 11 e 13 anos. A metodologia constou de entrevistas, da aplicação da Técnica de Associação Livre de Palavras (TALP) e da elaboração de desenhos pelos alunos. Foi notado que, apesar de todas as dificuldades, os alunos pesquisados têm a escola como um elemento de transformação e a representam como um elemento fundamental para se desenvolver como pessoa. Também foi observado que diante de tantos desencontros esses jovens ainda projetam um futuro cheio de sonhos e desejos
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    Dissertação
    Escola Técnica de Comércio União Caixeiral: gênese e dualidades de um processo de criação (1911 a 1937), no município de Mossoró, RN
    (2017-02-24) Bandeira, Tainá da Silva; Menezes, Antonio Basilio Novaes Thomaz de; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; http://lattes.cnpq.br/8976113179152057; Paiva, Marlucia Menezes de; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; Medeiros Neta, Olivia Morais de; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Souza, Francisco das Chagas Silva; http://lattes.cnpq.br/7340894360051987; Nascimento, José Mateus do; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967
    Este trabalho tem por objeto o processo de criação da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, no período de 1911 a 1937, no município de Mossoró/RN, e está inserido no campo da História das Instituições Escolares. Essa escola foi criada pela entidade trabalhista Sociedade União Caixeiral, grupo que reunia comerciantes locais em prol de desejos em comum. Objetivando analisar o pensar e criar essa Instituição Escolar, indagamos em que medida as determinações dos contextos - socioeconômico e educacional – definiram o processo de institucionalização da Escola Técnica de Comércio União Caixeiral pela Sociedade União Caixeiral. Tendo como hipótese que a escola foi determinada por esses contextos e que no ato da sua implantação, reafirmou as características dicotômicas oriundas do contexto socioeconômico e constituídas no cenário educacional. Na busca por respostas, utilizamos como fonte os documentos da Sociedade União Caixeiral, jornais digitalizados e impressos, documentos legais, Relatórios dos Presidentes do Estado, literatura pertinente e textos memorialísticos. Como abordagem mais viável, foi utilizada a dialética na abordagem marxista, assim, foi possível compreender a conexão íntima entre o que a sociedade produz e a forma que se é produzida. Por pensarmos na sistematização de práticas informais até sua implantação e, nesse percurso, analisarmos as dicotomias que caracterizaram essa institucionalização temos por conceitos base Instituição – com base nos estudos de Magalhães (2004) – e Dualidade – embasado em Cunha (2005). O ensino comercial começou a ser pensado logo após a fundação da Sociedade União Caixeiral, em 1911, que exercia práticas informais lecionadas pelos próprios sócios. Na busca por destaque social, essa entidade fortaleceu o processo de institucionalização e, em 1936, implantou a Escola Técnica de Comércio União Caixeiral, um espaço de ensino profissional organizado pela elite com pretensão de atender aos seus funcionários. Essa ação seguia a própria dinâmica do município de Mossoró, elite pensando modificações do município com base em suas próprias necessidades e interesses. Desse modo, o processo, aqui analisado, foi delineado pelas dualidades hierárquicas, nas quais a camada social dos dirigentes foi privilegiada em detrimento do grupo de trabalhadores e, cunhou a escola que, por ser direcionada aos funcionários do comércio, iniciou oferecendo ensino instrumental e estruturas deficientes reafirmando a precariedade presente nos outros espaços sociais direcionados ao grupo social oposta a elite. A Escola Técnica de Comércio União Caixeiral foi criada como forma de reafirmar, em Mossoró, o poder da Sociedade União Caixeiral, que expandia sua influência além do espaço econômico, adentrando no educacional.
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    Tese
    A formação profissionalizante no Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana sob as diretrizes da Lei Nº 5.692/1971, Mossoró/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-30) Bandeira, Tainá da Silva; Menezes, Antônio Basílio Novaes Thomaz de; Paiva, Marlucia Menezes de; http://lattes.cnpq.br/2624591870785039; http://lattes.cnpq.br/5195640047312319; http://lattes.cnpq.br/8976113179152057; Moura, Dante Henrique; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; http://lattes.cnpq.br/1720357515433453; Souza, Francisco das Chagas Silva; http://lattes.cnpq.br/7340894360051987; Nascimento, José Mateus do; http://lattes.cnpq.br/9176401714554967; Silva, Lenina Lopes Soares; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Medeiros Neta, Olivia Morais de; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815
    Este trabalho tem por objetivo analisar a formação profissionalizante oferecida pelo Centro de Educação Integrada Professor Eliseu Viana (CEIPEV) sob as diretrizes da Lei nº 5.692/1971. Essa legislação foi implantada no período em que o Brasil vivia o auge da ditadura civil-militar (1964-1985) e foi uma das maiores reformas educacionais desse momento histórico. A lei mudou a estrutura educacional existente para o primeiro e segundo grau, unida a esse último grau, uma formação profissionalizante compulsória. O CEIPEV foi uma das três primeiras experiências da reforma no Rio Grande do Norte, sendo a instituição modelo em Mossoró e região. Iniciou o segundo grau no ano letivo de 1973 ofertando os cursos de Técnico em Contabilidade, em Enfermagem e em Agropecuária. Partimos da reflexão sobre a macroestrutura do ensino analisado, os contextos políticos, econômicos e educacionais, e entramos na escola com as análises sobre a formação ofertada, determinando assim, o encadeamento dos capítulos: iniciando a discussão sobre os contextos, refletindo a legislação e culminando na análise da formação profissionalizante ofertada pela escola. Quanto ao aporte teórico, temos três conceitos-chaves que permeiam toda análise: trabalho, formação e dualidade. As categorias de análise são: cultura escolar - com base no estudo de Julia (2001) - e memória - Halbwachs (2015) -, que permitiram investigar as seguintes fontes: jornais impressos e digitalizados, documentos de arquivos particulares, entrevistas com agentes educacionais e alunos egressos e documentos produzidos pela instituição. Concluímos que o CEIPEV ofertou ensino para o trabalho aos moldes da legislação e, suas primeiras turmas, conseguiram efetivar as diretrizes postas, mas, não de forma integral e, assim, gradativamente, passou a sofrer com a falta de investimentos ficando aquém do que era esperado e discursado. Além disso, os interesses de ascender para o Ensino Superior causou o desinteresse dos alunos que evadiram para outras instituições mudando a configuração dos estudantes atendidos pela instituição. Por fim, a chegada de outra escola de ensino profissionalizante, melhor equipada, deixou sensível a situação do CEIPEV. Contudo, mesmo não atendendo de forma integral, a formação profissionalizante do CEIPEV contemplou a base ideológica da lei, o capital humano, atendendo apenas aos interesses do mercado econômico e distanciando esse ensino de uma formação emancipatória, omnilateral.
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    Dissertação
    Leitura e ensino de História: concepções e práticas docentes e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem
    (2017-03-30) Freitas, Andrielly Karolina Duarte Braz de; Azevedo, Crislane Barbosa de; ; ; Freitas, Alessandra Cardozo de; ; Souza, Francisco das Chagas Silva; ; Ferreira, Maria Salonilde; ; Silva, Rosalia de Fátima e;
    Esta dissertação, intitulada Leitura e ensino de História: concepções e práticas docentes e suas implicações no processo de ensino-aprendizagem, tem como objetivo analisar concepções e práticas de leitura, coordenadas pelo professor de História, em uma sala de aula de Ensino Médio, na Escola Estadual General Dióscoro Vale, localizada em Natal-RN. Para desencadear o processo investigativo, assumimos os princípios metodológicos da abordagem qualitativa, com ênfase na pesquisa colaborativa, à luz de Ibiapina (2008), Ferreira e Ibiapina (2005), Garrido (2005), Desgagnè (2007). A opção pela colaboração decorre da nossa intenção em desenvolver uma pesquisa com os professores e não sobre eles. Assim, algumas técnicas foram consideradas adequadas para que pudéssemos alcançar os resultados desejados, tais como: Reunião, Entrevista individual, Grupos Focais Reflexivos e sessões de Videoformação. As referidas técnicas foram executadas com o objetivo de fomentar práticas reflexivas e colaborativas em espaço escolar, como forma de desenvolver a co-produção de conhecimentos, constituindo interações dialógicas como espaço de formação e desenvolvimento profissional, tendo em vista a mudança das práticas educativas referentes às práticas de leitura desenvolvidas nas aulas de História. Para pensar a leitura como atividade de linguagem e suas relações com o processo de ensino-aprendizagem em História, apoiamo-nos nos pressupostos de Vygotsky (1993; 2007) e de Bakhtin (2003) e seus conceitos de mediação e dialogismo, respectivamente. Os discursos do professor colaborador apresentaram o desejo de formar leitores críticos e capazes de ler o mundo historicamente. Contudo, suas ações e reflexões estiveram voltadas para o distanciamento entre o desejado e o concretizado em sala de aula, revelado em posicionamentos e pensamentos contraditórios. Atribuímos esses distanciamentos às suas indefinições teórico-metodológicas; representações e crenças sobre os alunos e sua relação com o saber; e a dificuldade para estabelecer o diálogo entre teoria e prática. Muito embora o professor colaborador não tenha concretizado o processo críticoreflexivo para efetivamente agir e modificar suas práticas, consideramos a presente pesquisa como uma conquista significativa para todos os envolvidos, haja vista que raramente há espaço para o desenvolvimento da reflexão e de ações colaborativas na escola.
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    Tese
    Tecendo os fios da educação profissional: a Diretoria do Ensino Industrial entre sujeitos e redes de sociabilidades (1931-1959)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-25) Lucas, Marcelly Kathleen Pereira; Medeiros Neta, Olívia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; https://orcid.org/0000-0001-9221-6690; http://lattes.cnpq.br/4962963264721380; Azevedo, Crislane Barbosa de; https://orcid.org/0000-0003-3456-0025; http://lattes.cnpq.br/6943286950201331; Viveiros , Kilza Fernanda Moreira de; Pedrosa, José Gerardo; Souza, Francisco das Chagas Silva
    Esta tese tem como objeto de estudo a Diretoria do Ensino Industrial e sua relevância para a organização do ensino industrial. Temos como argumento de tese que a Diretoria do Ensino Industrial pela articulação entre as redes de sociabilidades, ideias e a cultura política organizou o Ensino Industrial no Brasil no período de 1931 a 1959. Para comprovarmos essa hipótese, temos como problemática central: Quais as ações da Diretoria do Ensino Industrial no período de 1931 a 1959 para a organização do Ensino Industrial? E como problemáticas secundárias: como foi criada e quais as fases da Diretoria do Ensino Industrial? Qual a rede de sociabilidades estabelecida entre os engenheiros educadores e outros agentes políticos em torno da Diretoria do Ensino Profissional? Como são as ações da Diretoria do Ensino Industrial para a organização e construção de políticas para o ensino industrial? No que concerne à metodologia de pesquisa, utilizamos o método indiciário de Ginzburg (1989) e o entendimento de Ragazzini (2001) a respeito das “fontes para a história da escola e da educação”. O levantamento de dados foi realizado por meio de pesquisa bibliográfica e análises de documentos coletados em arquivos virtuais. As fontes principais são os textos legislativos, disponíveis em meios digitais, através do acervo da Câmara dos deputados. Mas também incluem Relatórios Ministeriais, Mensagens Presidenciais e periódicos dispostos nos acervos da Hemeroteca Digital (BNDigital) e do Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC), como o acervo Gustavo Capanema. Este trabalho tem como referenciais teóricos: Ciavatta (2015, 2019) sobre a História da Educação Profissional; Medeiros Neta e Ciavatta (2020) sobre a constituição do campo da História da Educação Profissional, Bourdieu (1989) na noção de campo jurídico, autoridade jurídica e violência simbólica, Berstein (1998) sobre a cultura política e Rémond (2003) sobre a História Política. Através da análise das fontes podemos perceber que a criação das Escolas de Aprendizes Artífices e o Serviço de Remodelação foram importantes para a criação do órgão que viria a ser a Diretoria do Ensino Industrial. Desde a criação, esse órgão teve diferentes fases e passou por reestruturações; a rede de sociabilidades de intelectuais foi de alta relevância, para as ações da Diretoria do Ensino Industrial, as quais determinam a organização do ensino industrial a partir de ideias de organização e formação que se materializam na construção de planos e leis.
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