Navegando por Autor "Souza, Marize Barros de"
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Dissertação Adesão dos serviços de atenção básica ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis(2019-04-29) Araújo, Túlio César Vieira de; Souza, Marize Barros de; ; ; Tavares, Cláudia Mara de Melo; ; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira;Introdução: Sabe-se que hoje em dia a maior parte das infecções sexualmente transmissíveis é curável ou tratável; no entanto, o quadro sanitário mundial ainda é preocupante. Os testes rápidos usados na detecção do HIV, da sífilis e das hepatites B e C constituem imunoensaios cromatográficos de execução simples, que podem ser realizados em até 30 minutos e não necessitam de estrutura laboratorial. Objetivo: Descrever características da adesão dos serviços de atenção básica da região do Seridó, do Rio Grande do Norte, ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis. Metodologia: Estudo exploratório, descritivo, de abordagem quantitativa. Utilizou-se um questionário, com roteiro semiestruturado, que abordou o contexto e a inserção do teste rápido no processo de trabalho das equipes da Estratégia de Saúde da Família. Os dados foram tabulados em um banco de dados eletrônico com apoio do aplicativo Microsoft Excel 2010, e as informações processadas e analisadas no programa Statistical Package for Social Sciences versão 20.0. Resultados: As publicações mundiais que abordam assuntos relacionados ao teste rápido para as infecções sexualmente transmissíveis, têm como principal temática as dificuldades para a realização da testagem com ênfase no HIV. Quanto a oferta do teste, das 100 equipes entrevistadas, 93 oferecia o teste rápido na rotina do serviço, a realização de todos os testes rápidos durante o pré-natal foi apontada em 83 equipes, 45 não ofereciam nenhum teste no início do terceiro trimestre de gestação, 40 equipes não ofereciam nenhum teste rápido aos(às) parceiros(as) sexuais das gestantes. A penicilina benzantina estava disponível em 81 equipes, todavia 46 não administravam a medicação na atenção primária. Identificou-se o enfermeiro como o principal profissional envolvido em todas as etapas do processo de testagem. No intuito de auxiliar os profissionais no aconselhamento que é realizado antes do teste, construiu-se um material educativo em forma áudio visual de aconselhamento pré-teste. Conclusão: Em relação ao teste rápido, a discussão mundial está centrada nas problemáticas associadas ao processo de testagem, com prevalência no teste de HIV. As equipes do Seridó norte-rio-grandese realizam o teste rápido como uma prática rotineira nos serviços de atenção básica, contudo o processo de trabalho apresenta uma série de fragilidades, como a realização da testagem durante o prénatal, pois, mesmo havendo disponibilidade do teste no acompanhamento, as demais atividades interligadas ao processo de trabalho não ocorrem adequadamente.TCC Atenção primária à saúde para a população LGBTQIAPN+ no Brasil: uma revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-16) Carreiro, Wanderson da Silva; Araujo, Isabelle Maria Mendes De; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; http://lattes.cnpq.br/4841870379922169; http://lattes.cnpq.br/1528461476652779; Souza, Marize Barros de; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841O presente trabalho analisou aspectos da assistência à saúde fornecida à ampla população de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais (LGBTQIAPN+) no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS) no cenário brasileiro. Sugestão: Trata-se de uma revisão integrativa com objetivo de analisar a literatura científica, produzida no período de 2017 a 2024, sobre a assistência a Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais, Queer/Questionando, Intersexo, Assexuais/Arromânticas/Agênero, Pan/Poli, Não-binárias e mais (LGBTQIAPN+) no contexto da Atenção Primária à Saúde brasileira. A coleta de dados ocorreu de agosto de 2024 a dezembro de 2024, nas bases de dados eletrônica Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) utilizando os seguintes descritores: Minorias Sexuais e de Gênero OR LGBTQIAPN+ AND Atenção Primária à Saúde AND Assistência Integral à Saúde OR Prática Integral de Cuidado de Saúde OR Atenção à Saúde OR Atenção Básica AND LGBT OR PNAB AND Atenção Básica. Os achados apontam diversas barreiras pertinentes que dificultam o acesso à saúde da população LGBTQIAPN+. Dentre essas barreiras estão barreiras simbólicas, sistemas de informações engessados que fazem critérios de uso binário atribuídos ao sexo e profissionais sem qualificação para atender as pessoas LGBTQIAPN+. Em contrapartida, existem as políticas facilitadoras do acesso à saúde para essa parcela da população, mas que ainda não se demonstram totalmente eficazes devido a padrões heteronormativos enraizados em diversas lacunas dos serviços de saúde, o que acaba prejudicando a comunidade, em destaque a população transsexual e travesti, cuja estimativa de vida no Brasil é de apenas 35 anos. Conclui-se que não apenas é necessário criar normas e políticas que melhorem o acesso à saúde, mas também é de suma importância capacitar os profissionais para atender a população LGBTQIAPN+ e suas especificidades.Dissertação Cuidador informal da pessoa idosa: construção de ferramenta assistencial para avaliação de literacia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-02-26) Félix, Larissa Emmanuele de Santana; Rocha, Bianca Nunes Guedes do Amaral; Souza, Marize Barros de; https://orcid.org/0000-0002-7539-9226; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; https://orcid.org/0000-0003-3312-9962; http://lattes.cnpq.br/8237833219950099; https://orcid.org/0000-0002-1153-4572; http://lattes.cnpq.br/4435734395303858; Cavalcante, Elisangela Franco de Oliveira; Araújo, Verbena SantosDurante o processo de envelhecimento, cada vez mais frequente, nem todos conseguem desenvolver e manter suas habilidades funcionais. As debilidades geram dependência e a necessidade de um cuidador, na maioria das vezes, informal. É necessário que o cuidador assuma os seus deveres sabendo do impacto dos seus cuidados para com a vida da pessoa idosa. Exercer sua função de forma adequada proporciona prognóstico favorável à pessoa idosa e ameniza a sua sobrecarga. A Estratégia Saúde da Família (ESF) tem no domicílio o seu território mais próximo de atuação. É através da visita domiciliar que se desenvolvem relações de sentido com a pessoa idosa e seu cuidador através do apoio e corresponsabilização do cuidado. Para que este suporte seja realizado de forma adequada, é necessário avaliar e estimular a Literacia em Saúde (LS) dos cuidadores informais. A LS é o conjunto de habilidades e competências utilizadas pelos indivíduos para obter, processar e compreender informações e serviços básicos de saúde necessários para tomar decisões de saúde apropriadas para si e para terceiros. O aumento da Literacia leva ao empoderamento e protagonismo do cuidador na realização dos cuidados em saúde, na efetivação da sua segurança e da segurança da pessoa idosa. Esta pesquisa tem como objetivo contribuir com a equipe da Atenção Primária à Saúde (APS) para o cuidado domiciliar através da literacia em saúde dos cuidadores informais de pessoas idosas. É um estudo de abordagem qualitativa desenvolvida por meio de uma Pesquisa Convergente Assistencial (PCA). O cenário da pesquisa foi um município da grande Natal e teve como participantes pessoas idosas dependentes, cuidadores informais e profissionais de saúde da ESF. Com o objetivo de caracterizar e conhecer as percepções sobre o cuidado domiciliar, as pessoas idosas e os cuidadores informais foram submetidos à entrevista semiestruturada e foram realizados Grupos de Convergência, denominados GC1, com quatro equipes da ESF. As informações coletadas foram analisadas através da Análise de Conteúdo de Bardin e com auxílio do Software Atlas.ti®. Em seguida, os profissionais presentes nos GC1 participaram da construção de um instrumento de acompanhamento do cuidador informal para apoio no cuidado domiciliar à pessoa idosa através de um novo Grupo de Convergência, denominado GC2, mediado pelo Método do Arco de Charles Maguerez durante quatro reuniões. O GC2 foi cadastrado como Projeto de Extensão na Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O cuidado domiciliar enfrenta muitos obstáculos para ser realizado de forma ideal. As pessoas idosas dependentes dependem de cuidadores sobrecarregados em um cenário desfavorável à saúde de ambos. Os profissionais de saúde, não distantes desses impasses, reconhecem a importância do cuidador, porém ainda realizam as visitas centradas na pessoa idosa. O desconhecimento do termo literacia em saúde pela equipe expõe a sua não utilização como critério de decisões, limitando a realização do cuidado. Como forma de ampliar o olhar profissional para o cuidador e para a literacia em saúde, construiu-se de forma coletiva um instrumento de acompanhamento do cuidador informal pela APS para apoio no cuidado domiciliar à pessoa idosa.TCC Gestão do cuidado aos povos originários na Atenção Primária à Saúde no Brasil: revisão integrativa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-11-29) Barros, Luiz Henrique Teixeira de; Souza, Marize Barros de; https://orcid.org/0000-0002-7539-9226; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; Araújo, Isabelle Maria Mendes de; http://lattes.cnpq.br/1528461476652779; Leite, Maria Jalila Vieira de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960626240467102Objetivos: Analisar à luz da literatura como ocorre a gestão do cuidado em saúde aos povos originários na Atenção Primária à Saúde (APS) no Brasil; identificar avanços e desafios na prestação do cuidado em saúde a esses povos e descrever a assistência em saúde a eles direcionada na Atenção Primária no Brasil. Método: esta pesquisa é uma revisão integrativa da literatura por meio de uma abordagem qualitativa a partir de fontes secundárias, utilizando as seguintes bases de dados: Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciELO), Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) e Periódicos CAPES. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo de Bardin. Resultados: analisaram-se 16 artigos que atenderam aos critérios previamente estabelecidos. Após a análise dos artigos, foi possível classificá-los em duas categorias: 1) Dificuldades e barreiras no âmbito da Atenção Primária envolvendo o cuidado à saúde para os indígenas; 2) A organização do processo de trabalho na Atenção Primária para o cuidado em saúde à população indígena. Considerações finais: a pesquisa permitiu identificar que mesmo com a existência de marcos regulatórios e políticas públicas que amparam a saúde e assistência aos povos indígenas, através dos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI), as dificuldades persistem e são muitas.Dissertação A interação ensino-serviço no processo de formação dos graduandos em fisioterapia da UFPB: a percepção dos docentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-02-04) Madruga, Luciana Margarida de Santana; Morais, Cláudia Helena Soares de; ; http://lattes.cnpq.br/8905654343063318; ; http://lattes.cnpq.br/3729810471923833; Forte, Franklin Delano Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1213257434295598; Souza, Marize Barros de; ; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841O paradigma de saúde, consolidado no século passado, direcionou a formação dos profissionais de saúde, educados sob a égide do modelo de formação flexneriano, fragmentário e hospitalocêntrico. Contudo, este provou ser insuficiente para atender as demandas do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população. Nesse sentido, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para os Cursos de Graduação em Saúde despontam como marco normativo na proposição de um novo perfil profissional, como também na recomendação de estratégias para a reestruturação dos currículos e das práticas pedagógicas, e uma delas é a integração ensino-serviço. Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar o processo de formação dos acadêmicos do Curso de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), tendo como eixo orientador a integração ensino-serviço, considerando as DCN. Para tanto, o método escolhido foi o estudo de caso, com abordagem qualitativa. A amostra foi do tipo intencional, incluindo todos os docentes do quadro permanente do Departamento de Fisioterapia da UFPB, vinculados a componentes curriculares cujos cenários de prática ocorrem na rede de serviços do SUS e com tempo de atividade superior a um ano naquele componente. A técnica de coleta de dados foi a entrevista semi-estruturada. A análise dos dados foi realizada por meio da técnica de análise de conteúdo. Foram consideradas as seguintes categorias: Formação Profissional para o SUS, A integração dos estudantes aos serviços Rede SUS, A relação teoria e prática na formação do fisioterapeuta, Parceria docente-profissional de saúde no processo de ensino-aprendizagem e Os Programas de Reorientação da Formação e sua integração com o Curso. Os resultados permitiram identificar como potencialidades no processo de integração ensino-serviço: reconhecimento da importância das atividades de integração entre a universidade e os serviços de saúde a partir da valorização da inserção do estudante na rede, da atuação conjunta com os profissionais de saúde do serviço e da oportunidade de trabalhar em equipe interprofissional; existência da Rede Escola estruturada e organizada; participação de estudantes e docentes em programas governamentais que oferecem a experiência de inserção no universo do trabalho. Como fragilidades da integração se sobressaíram: dificuldades nos processos de pactuação, planejamento e avaliação das atividades junto ao serviço; descompasso entre atividades teóricas e práticas; indefinição dos papeis do docente e do profissional de saúde do serviço no processo de formação e frágil relação dos programas de reorientação da formação profissional com as atividades curriculares do Curso. A integração ensino-serviço, como eixo orientador da análise da formação do profissional fisioterapeuta revela limites e possibilidades para uma formação que atenda as necessidades de saúde da população. Assim, o posicionamento e as escolhas das instituições de ensino frente ao modelo assistencial exercem influência nas práticas em saúde, bem como o compromisso firmado pela gestão e serviços e a permeabilidade às instâncias de controle social contribuem decisivamente para a orientação da formação dos futuros profissionais de saúde. Logo, é indispensável o comprometimento de todos os atores envolvidos para a efetiva mudança do processo de formação e do paradigma de saúde.TCC O teatro do oprimido como ferramenta de educação popular em saúde : um reflexão crítica.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-06-27) Maria, Pollyana Karollyne Santos de; Souza, Marize Barros de; https://orcid.org/0009-0000-8946-0473; http://lattes.cnpq.br/0085598939129660; Oliveira, Lannuzya Veríssimo e; Guimarães, JacileideA Educação em Saúde (ES), historicamente pautada em modelos biomédicos e sanitarista, demonstrou insuficiência na promoção de mudanças comportamentais. Essa limitação impulsionou a necessidade da Educação Popular em Saúde (EPS), que prioriza métodos participativos, reconhecendo o saber popular e o protagonismo do indivíduo no cuidado à saúde. Nesse cenário, o Teatro do Oprimido (TO), desenvolvido por Augusto Boal e inspirado em Paulo Freire, surge como uma poderosa ferramenta pedagógica e política. O Teatro do Oprimido oferece uma prática artística transformadora que, partindo da realidade vivida, estimula o pensamento crítico, a consciência social e a ação coletiva. No contexto da saúde, permite que as comunidades expressem suas experiências, identifiquem opressões e construam coletivamente alternativas de enfrentamento. Este estudo discute a efetividade do Teatro do Oprimido como ferramenta transformadora na Educação Popular em Saúde, visando demonstrar sua capacidade de atender às demandas sociais e consolidar a Educação Popular em Saúde junto à população. Trata-se de um estudo reflexivo que busca contribuir com o debate acerca do teatro do oprimido como ferramenta na Educação Popular em Saúde. O Teatro do Oprimido, desenvolvido por Augusto Boal e inspirado em Paulo Freire, surge, nos anos 1960, como uma poderosa ferramenta pedagógica e política, em consonância com os métodos participativos, reconhecendo o saber popular e o protagonismo do indivíduo no cuidado à saúde apregoados pela Educação Popular em Saúde. Neste contexto, permite que as comunidades expressem suas experiências, identifiquem opressões e construam coletivamente alternativas de enfrentamento. Realça-se que em suas diversas técnicas, a saber: Teatro-Fórum, Teatro-Imagem, Teatro Invisível, Teatro-Jornal, Arco-Íris do Desejo e Teatro Legislativo, buscam-se transformar o espectador em “Expect-ator”, incentivando a reflexão crítica e a experimentação de soluções para conflitos cotidianos. Deste modo, pode contribuir com a conscientização e a mudança social na área da saúde. A convergência entre Teatro do Oprimido e Educação Popular em Saúde promove não apenas desenvolve o ensino, mas promove a real transformação dos indivíduos, capacitando-os a reconhecer e enfrentar situações de opressão. Para sua aplicação eficaz, é crucial que os educadores compreendam profundamente seus princípios, garantindo que a metodologia seja um instrumento de emancipação e diálogo. Conclui-se que o Teatro do Oprimido, quando bem aplicado, é uma ferramenta eficaz para promover a conscientização e a mudança social na área da saúde.TCC Ouvidoria como ferramenta para fortalecer a participação social do sistema único de saúde: revisão integrativa da literatura(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-06-22) Macêdo, Louise Gabriella Lima Lopes da Silva; Souza, Marize Barros de; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; 0000-0003-4306-6205; http://lattes.cnpq.br/3347384429245860; Leite, Maria Jalila Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3960626240467102; Lima, Roberval Edson Pinheiro de; http://lattes.cnpq.br/2688374474462562Objetivo: Este artigo tem o objetivo de analisar, à luz da literatura a importância da ouvidoria e suas contribuiçõespara gestão dos serviços de saúde, as potencialidades e desafios para o controle da promoção e garantia dos direitos dos serviços públicos e descrever a atuação do ouvidor na gestão e no processo de trabalho. Método: Trata-se de um estudo de abordagem qualitativa, com coleta de dados realizadas a partir de fontes secundárias, por meio de uma revisão integrativa.Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo de Bardin. Resultados: analisaram-se 20 artigos que atenderam aos critérios previamente estabelecidos. Os artigos selecionados estão descritos segundo a procedência, título, autores, periódico, idioma e temática, foi possível separar o estudo em três categorias: a) a ouvidoria como instrumento de gestão para os serviços de saúde; b) a ouvidoria como espaço de participação social, e c) o processo de trabalho da ouvidoria do (SUS). Considerações finais: Observou-se como potencialidades, a contribuição para a qualidade do Sistema Único de Saúde (SUS), para a gestão dos serviços de saúde e como canal de intermediação das demandas dos cidadãos. A ouvidoria descrita neste estudo apresenta-se como um mecanismo de participação dos usuários e um forte instrumento para a gestão dos serviços em saúde. Ressalta a eficácia da Ouvidoria Ativa para o SUS, ao se relacionar de forma mais próxima à comunidade. Os desafios, a divulgação do serviço aos cidadãos e suas principais funções, a interação entre os gestores e as demandas sinalizadas pela ouvidoria e a qualificação das ouvidorias e dos seus processos de trabalho.Dissertação Procedimento operacional padrão para o tratamento da sífilis na Atenção Primária à Saúde: rompendo o paradigma da aplicação da benzilpenicilina benzatina(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Moura, Chyrly Elidiane de; Souza, Marize Barros de; https://orcid.org/0000-0002-7539-9226; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; https://orcid.org/0000-0001-5493-6398; http://lattes.cnpq.br/7923540949219893; Sousa, Cláudia Santos Martiniano; Carvalho, Jovanka Bittencourt Leite de; https://orcid.org/0000-0002-0785-3423; http://lattes.cnpq.br/6954933298962832A sífilis é uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST) de caráter sistêmico, curável e exclusiva do ser humano. Causada pela bactéria Treponema pallidum, sua transmissão se dá por contato sexual sem proteção e da mãe para o bebê durante a gestação nos casos em que a gestante não fez tratamento ou foi tratada inadequadamente. A Atenção Primária à Saúde (APS) tem um papel fundamental no cuidado integral às pessoas com sífilis e promove ações de prevenção, diagnóstico, tratamento, seguimento e vigilância dos casos. Desde 2016 vivemos uma epidemia de sífilis no Brasil atribuída, em parte, pelo aumento da cobertura de testagem, redução do uso de preservativo e pela resistência dos profissionais de saúde à administração da benzilpenicilina benzatina na APS. Diante dessa situação, o objetivo deste estudo foi elaborar e apresentar um Procedimento Operacional Padrão (POP) para contribuir na adesão e segurança das equipes na administração da benzilpenicilina benzatina na APS a partir das fragilidades apontadas pelos profissionais. O presente estudo foi do tipo pesquisa-ação, com abordagem qualitativa, e realizado em um município da 7ª Região de Saúde do Rio Grande do Norte (RN). O universo estudado foram as equipes técnicas da Atenção Primária à Saúde e Vigilância, além das equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS) que não administram a benzilpenicilina benzatina. A coleta das informações se deu mediante a realização de grupos focais. Para organização e categorização dos dados, foi utilizado o Atlas ti. cloud e, como método de interpretação, a análise de conteúdo desenvolvida por Laurence Bardin. Foi possível a organização e agrupamento das dificuldades enfrentadas pelos profissionais para o tratamento da sífilis na APS, relacionando-as com as dimensões da gestão do cuidado em saúde. Na dimensão profissional, ressaltam-se a inaptidão dos profissionais para o preparo e administração desse fármaco, além de tabus relacionados à reação anafilática, tais como o medo de administrar em pessoas que nunca receberam o medicamento e nas situações em que o médico não está presente na UBS. Na dimensão organizacional, destacam-se a fragilidade na logística de medicamentos e insumos como também a ausência de protocolos para orientar as práticas e padronizar as condutas das equipes. Já na dimensão sistêmica, observam-se fragilidades na estrutura das UBS evidenciadas pela falta de sala de procedimentos e espaço para a observação dos usuários como também pela ausência de itens básicos para o atendimento às urgências e emergências. Destacam-se, ainda, fragilidades na gestão em saúde no apoio às UBS e na compreensão do papel da APS no contexto das Redes de Atenção à Saúde (RAS). A identificação dessas fragilidades colabora com a produção de novas táticas que podem impactar positivamente nas ações de intervenção realizadas pelas equipes da APS. Nesse contexto, atendendo as exigências do Mestrado Profissional, optou-se pela elaboração de um POP cuja finalidade consiste em servir como estratégia de gestão e de atenção, visto que quando bem elaborado e implementado com as equipes de saúde devidamente capacitadas, auxilia na tomada de decisão, promove ampliação do acesso e fortalece a linha de cuidado às pessoas com sífilis.Dissertação O processo de trabalho do cirurgião-dentista na estratégia de saúde da família do município de São José de Mipibu-RN: desafios para um cuidado integral(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-31) Farias, Lívia Freire Vasconcelos; Melo, Lygia Maria de Figueiredo; http://lattes.cnpq.br/3580862965931971; http://lattes.cnpq.br/6697854112047222; Lucena, Edson Hilan Gomes de; Souza, Marize Barros de; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841A Saúde Bucal Coletiva trouxe uma nova perspectiva para as práticas odontológicas no serviço público. Entretanto, não tem sido fácil romper com o projeto hegemônico no campo da odontologia que remete as práticas fundamentadas ao paradigma flexneriano, com concepções voltadas exclusivamente para a dimensão biológica do indivíduo e orientada para a doença e sua cura. Qualificar ações que estimulem mudanças nesse cenário significa assumir novas estratégias que favoreçam o redirecionamento do modelo de atenção à saúde bucal na Atenção Básica, de forma que o usuário passe a ocupar o centro das ações de saúde. Para tanto, é preciso que haja uma forte integração e interação entre os diferentes profissionais, bem como a junção de habilidades e conhecimentos distintos, que envolve primordialmente o trabalho em equipe. O desenvolvimento desta competência incide na Educação Permanente em Saúde, entendida como fundamental no processo formativo dos trabalhadores do Sistema Único de Saúde. O objetivo do estudo foi analisar o processo de trabalho dos cirurgiões dentistas (CD) na Estratégia de Saúde da Família do município de São José de Mipibu – Rio Grande do Norte. Trata-se de uma pesquisa social de abordagem qualitativa, de natureza exploratória e descritiva desenvolvida na Atenção básica do município compreendendo os profissionais cirurgiões dentistas da Estratégia de Saúde da Família. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevista individual através de roteiro semiestruturado e os dados oriundos das entrevistas foram organizados, explorados e analisados com base no método de análise de conteúdo temático apresentado por Bardin e codificados e sistematizados por meio do software ATLAS.ti versão cloud. Elencou-se as seguintes categorias temáticas: Categoria 1: O processo de trabalho do cirurgião-dentista: atividades desenvolvidas, planejamento e organização do trabalho; Categoria 2: O trabalho em equipe e o cuidado integral: aproximações e distanciamentos com as diretrizes da Política Nacional de Atenção Básica (PNAB); Categoria 3: Avanços e limites para a construção do trabalho em equipe e do cuidado integral. Os resultados apontam para um fazer do CD isolado e centrado em procedimentos clínicos e educativos prioritariamente no consultório, com atividades coletivas e no território secundarizadas, bem como para a fragilidade no planejamento e organização do trabalho, com ações que se distanciam das necessidades da população assistida. O discurso dos profissionais sinalizou um desconhecimento e distanciamento das diretrizes da PNAB o que apontou para incipientes características de um trabalho em equipe e de um cuidado integral. Destacou-se a falta de insumos e equipamentos, a falha na comunicação entre equipes e profissionais de outros níveis de complexidade como os principais desafios para um cuidado integral. Os avanços indicados dizem respeito a ampliação do acesso e de serviços na rede de saúde bucal. Houve o reconhecimento da necessidade de uma estratégia de educação permanente voltada para os profissionais em que os gestores estejam igualmente incluídos. Como produto resultante da pesquisa procedeu-se a elaboração de uma proposta de educação permanente que envolve a construção de um Objeto Virtual de Aprendizagem para fortalecimento do trabalho em equipe de saúde bucal a partir das necessidades identificadas no estudo.Dissertação Regionalização, educação e saúde no território potiguar: atuação dos núcleos regionais de educação permanente em saúde(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-02-24) Gomes, George Sillas Silva; Cavalcante, Elisângela Franco de Oliveira; Gondim, Grácia Maria de Miranda; https://orcid.org/0000-0002-3578-0153; http://lattes.cnpq.br/9020549482920149; https://orcid.org/0000-0002-4868-438X; http://lattes.cnpq.br/5278943461076549; Souza, Marize Barros de; https://orcid.org/0000-0002-7539-9226; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; Ceccim, Ricardo BurgA Educação Permanente em Saúde se define como um processo de ensino e aprendizagem integrado ao trabalho, tendo como fundamento a aprendizagem expressiva e a probabilidade de transformar as práticas profissionais. No Rio Grande do Norte, a implantação da Educação Permanente em Saúde foi orientada por diretrizes nacionais, estabelecidas primeiramente pelo documento do Ministério da Saúde que apresentava diretrizes às políticas de formação e desenvolvimento para o Sistema Único de Saúde e, em seguida, pela Portaria GM/MS n.º 198/2004, que instituiu a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Nesse contexto, esse estudo objetiva analisar a atuação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde no estado do Rio Grande do Norte e desenvolver um plano de ação para o fortalecimento dos processos de trabalho dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, do tipo pesquisa-ação, que foi realizada com os profissionais responsáveis pelo Núcleo de Educação Permanente em Saúde de sete Unidades Regionais de Saúde Pública do Rio Grande do Norte. A coleta e produção de dados ocorreu em três etapas. A primeira consistiu em um encontro de trabalho com os profissionais participantes do estudo para apresentação da pesquisa e levantamento das necessidades de investigação acerca das perspectivas de intervenção colaborativa para a melhoria dos processos de trabalho. A partir disso, foram realizadas entrevistas individuais para a compreensão dos desafios e potencialidades das unidades regionais para a implantação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde. Com base no reconhecimento e análise do diagnóstico de atuação dos Núcleos, foi construído, de forma colaborativa em grupos operativos, com profissionais gestores estaduais e profissionais atuantes das unidades regionais, um plano de ação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde para promoção da regionalização da implementação da Política Potiguar de Educação Permanente em Saúde. Para tratamento e organização dos dados foi utilizado o programa Atlas.ti, versão 22. A análise de dados seguiu os princípios da análise de conteúdo proposta por Minayo (2001), o que permitiu a elucidação de três categorias: Conhecendo os processos de trabalho dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde, seus desafios e potencialidades; Discutindo as ações necessárias para qualificar a implantação dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde e Construindo um plano de ação para melhoria dos processos de trabalho dos Núcleos Regionais de Educação Permanente em Saúde no estado do Rio Grande do Norte. Evidenciou-se a necessidade de capacitações para os profissionais das unidades regionais, articulação com as Comissões Intergestores Regionais de cada região de saúde, articulação com as Comissões de Integração Ensino-Serviço para apoiar a construção de Planos Regionais de Educação Permanente e outras ações de gestão que promovam a estruturação física e dos processos de trabalho dos Núcleos, permitindo a articulação com os municípios. O conteúdo desta última categoria possibilitou a materialização do plano de ação como intervenção no cenário estudado.O produto desse estudo contribuirá para o fortalecimento da gestão da educação na saúde do Rio Grande do Norte por meio da implantação da Política Potiguar de Educação Permanente em Saúde de forma horizontal e regionalizada.Dissertação Saúde da criança no Estado do Rio Grande do Norte: acesso e qualidade do cuidado na atenção primária à saúde(2016-08-01) Bezerra, Anna Cristina da Cruz; Rocha, Nadja de Sá Pinto Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/4965692474460426; ; http://lattes.cnpq.br/5138678088309949; Rocha, Paulo de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/3633596483807678; Souza, Marize Barros de; ; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; Sousa, Cláudia Santos Martiniano; ; http://lattes.cnpq.br/6402590026361880O acesso e a qualidade do cuidado na primeira infância, no contexto brasileiro da Atenção Primária em Saúde (APS) são influenciados pelos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e principais políticas de saúde da criança, representadas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Política Nacional de Saúde da Criança e o marco legal da primeira infância. A Estratégia de Saúde da Família (ESF) tem um papel central na reorientação do modelo de atenção voltado para a integralidade e melhor desempenho do cuidado infantil. O presente estudo tem como objetivo avaliar o cuidado à saúde da criança na APS, na perspectiva do acesso e da qualidade da atenção, em oito regiões de saúde do Estado do Rio Grande do Norte. Foram analisados 13 aspectos essenciais do cuidado infantil, nos componentes da oferta, da busca ativa e do registro, em dois momentos históricos, a partir do banco de dados da pesquisa multicêntrica do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica/PMAQ/AB. O PMAQ, lançado no ano de 2011, configura uma nova estratégia para melhoria assistencial através de avaliação, coordenação de ações e certificação enfocando o trabalho de equipes de Atenção Básica. Trata-se de um estudo avaliativo, descritivo transversal, com abordagem quantitativa, realizada com dados secundários do PMAQ/AB, do primeiro e segundo ciclos do programa, realizados em 2011 a 2014. O universo desta pesquisa compreende 407 equipes de saúde da família de 112 municípios do Rio Grande do Norte que fizeram parte dos dois momentos da pesquisa. A análise dos dados foi desenvolvida quantitativamente, através do Statistical Package for Social Sciences (SPSS®) na versão 22.0, com posterior linkage dos dois bancos de dados criados, um para o 1º ciclo e outro para o 2º ciclo. Realizado o linkage dos bancos, os dados foram analisados por meio do teste Mcnemar, por tratar-se de dados pareados, cujas variáveis estudadas são de natureza dicotômica (sim/não). Em todas as comparações, o nível de significância de 5% fora utilizado (p<0,05). Os principais resultados demonstram heterogeneidades regionais, com similaridades e especificidades, com tendências de ampliação do acesso e qualidade do cuidado na primeira infância no âmbito da APS das 8 regiões de saúde. Porém, com desafios na busca ativa e na atenção aos grupos mais vulneráveis, como crianças prematuras, que podem ser determinantes para o crescente aumento da mortalidade neonatal. O aumento das violências e acidentes na primeira infância demonstra uma qualificação da APS neste registro, porém revela a necessidade de qualificação da oferta e da atuação dos profissionais de saúde para intervenções preventivas e de promoção da saúde voltadas para a primeira infância no contexto familiar e comunitário, frente a suas realidades locais. O desempenho quanto ao acesso e qualidade do cuidado na APS, na perspectiva do PMAQ, mostra um quadro diferenciado que revela a necessidade de serem adotadas intervenções precoces e oportunas para a primeira infância, apresentadas neste estudo.Dissertação Segurança do paciente no cenário do hospital psiquiátrico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-28) Pinheiro, Larisse Katarine; Souza, Marize Barros de; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; http://lattes.cnpq.br/1938666400801633; Sousa, Claudia Santos Martiniano; Guimarães, Jacileide; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376A implementação da Cultura de Segurança do Paciente nos serviços de saúde e, mais especificamente, no âmbito do hospital psiquiátrico, pode se tornar um forte aliado na luta por uma assistência mais humanizada e segura. Nessa perspectiva, a segurança do paciente é apontada como um importante dispositivo no tocante a uma assistência psiquiátrica mais qualificada. Trata-se de um estudo qualitativo realizado por meio da Pesquisa Convergente Assistencial, cujo objetivo geral foi a construção dos protocolos de segurança do paciente para um hospital psiquiátrico. Para tanto, buscou-se: identificar os temas considerados prioritários à equipe para a construção dos protocolos; verificar os suportes teóricos que subsidiam os temas trabalhados; a definir as inovações necessárias à aplicabilidade dos protocolos; e conhecer qual a percepção dos participantes da pesquisa sobre a cultura de segurança do paciente. A investigação ocorreu em um hospital psiquiátrico no município de Natal/RN. Fizeram parte da amostra 17 profissionais, que foi composta pela equipe assistencial e membros da gestão. A coleta de dados ocorreu por meio de oficinas presenciais, através da técnica de discussão em Grupo de Convergência utilizando-se a metodologia do Arco de Maguerez. Para análise dos dados referentes à percepção da cultura de segurança do paciente, foi utilizado o método do Discurso do Sujeito Coletivo. Os resultados desse estudo foram organizados em três tópicos, são eles: a caracterização do grupo de convergência; A construção e apresentação dos três protocolos assistenciais de segurança do paciente; A concepção do grupo de convergência acerca da cultura de segurança do paciente, onde identificou-se cinco discursos do sujeito coletivo. O presente estudo resultou em desdobramentos importantes para a implementação dos protocolos e início da implantação da cultura de gestão de riscos, quais sejam: a construção da Ficha de Notificação de Eventos Adversos e da ficha de registro de Avaliação Diária do Risco de Queda; capacitação dos profissionais quanto à aplicação dos protocolos; capacitação da equipe de enfermagem quanto à utilização da Escala de Queda de Morse; e capacitação dos profissionais sobre suicídio e quanto ao manejo do paciente com ideações suicidas. A utilização de uma metodologia problematizadora e o processo de construção coletivo foram essenciais para a adesão da equipe na construção e implantação dos produtos e para a visualização e condução dos desdobramentos resultantes desta pesquisa.Tese O trabalho em equipe na atenção primária à saúde: situação de Portugal e do Brasil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-03-10) Souza, Marize Barros de; ; http://lattes.cnpq.br/8892792689697679; ; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376; Rocha, Nadja de Sá Pinto Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/4965692474460426; Viana, Ana Luiza D'Ávila; ; http://lattes.cnpq.br/4521814670870285; Santana, Paulo Roberto de; ; http://lattes.cnpq.br/9577878006224412Introdução: Na Atenção Primária à Saúde, nos contextos internacional e nacional, o trabalho em equipe tem sido reconhecido como estratégia decisiva para a organização de processos que visam à integralidade do cuidado, além de possibilitar melhorias na satisfação dos usuários com os serviços de saúde. Neste sentido, o objetivo, deste estudo, é analisar o trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde. Método: Trata-se de uma pesquisa em banco de dados secundários. Realizou-se três estudos: a) O trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde, em Portugal, pesquisa avaliativa, de natureza qualitativa, tipo estudo de caso descritivo, que representou um recorte dos resultados derivados da pesquisa integrada ao projeto “Implantação das Unidades de Saúde Familiar em Portugal”, que teve como procedimentos entrevistas semiestruturadas, roteiro de coleta de informações (check list) e análise documental. Foi realizada a estratégia de triangulação dos dados com análise de conteúdo; b) trabalho em equipe, acesso e qualidade na Atenção Primária à Saúde, no Brasil, estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado a partir dos dados obtidos da “Pesquisa de Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”, no Brasil, em 2013. Amostra composta de 17202 profissionais e 65391 usuários. Utilizou-se entrevista estruturada, com análise estatística realizada pelas frequências absolutas e relativas das variáveis através do programa Statistical Package for Social Sciences. c) satisfação dos usuários com o trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde, no Brasil, estudo transversal, de abordagem quantitativa, realizado a partir dos dados obtidos da “Pesquisa de Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica”, no Brasil, em 2013. Amostra composta de 65391 usuários. Realizou-se análise estatística das frequências absolutas e relativas das variáveis através do programa Statistical Package for Social Sciences. Utilizou-se, ainda, o Teste X2 , com nível de significância de 5%; análise de regressão logística múltipla. O modelo final foi ajustado pelo teste de Hosmer/Lemeshow, o qual indicou um ajuste de 66%. Resultados: Sobre o trabalho em equipe na Atenção Primária à Saúde, em Portugal, destacou-se a formação das equipes de forma voluntária, por meio de afinidades pessoais, a existência de “carteira básica de serviços”, juntamente com x intervenções de vigilância, promoção da saúde e prevenção de doença, cuidados em situação de doença aguda, acompanhamento clínico de doença crônica e de patologia múltipla, cuidados domiciliares, interligação e colaboração em rede com outros serviços (cuidados hospitalares), sistemas informatizados nas unidades de saúde. Os dados revelaram dificuldades quanto ao atendimento domiciliar. No Brasil, foi destaque o processo de trabalho, com avanços relacionados a realização de planejamento e programação das ações e o apoio da gestão. Existência de território definido e de prontuários familiares. É destaque a agenda compartilhada e pactuada entre os profissionais. As equipes realizam acolhimento e reuniões, cujos temas, discutidos, giram em torno do processo de trabalho e planejamento. Os desafios, enfrentados, estão relacionados ao agendamento dos usuários; ao número de pessoas sob a responsabilidade das equipes; à existência de população descoberta nas áreas adscritas à Unidade de Saúde; à incipiência na ação intersetorial e ao pouco envolvimento da comunidade pelas equipes. Quanto aos fatores associados à satisfação do usuário foi marcante: a faixa etária; a escolaridade; a raça; se a falta de material prejudica o atendimento e se a equipe consegue marcar consulta para outros profissionais. Conclusões: Constatou-se o trabalho em equipe como elemento central no processo de mudança na Atenção Primária à Saúde, tanto no contexto de Portugal quanto no do Brasil, o qual ampliou o acesso e a qualidade na oferta de serviços de saúde e obteve, ainda, o reconhecimento social, mesmo que, em ambas as realidades, não tenha avançado na coordenação do cuidado e no estímulo à participação social. Os fatores, associados com a satisfação do usuário, estão relacionados diretamente ao cuidado prestado e refletem a expectativa, por parte do usuário, de resolução concreta de suas necessidades.Dissertação Trabalho interprofissional e colaborativo como instrumento para o fortalecimento da rede de atenção psicossocial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-11-25) Silva, Flávia Maraísa de Paiva; Souza, Marize Barros de; ; http://lattes.cnpq.br/2773303979810841; ; http://lattes.cnpq.br/9850490914488481; Gondim, Grácia Maria de Miranda; ; http://lattes.cnpq.br/8361045312016183; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376Atualmente a complexidade das necessidades de saúde e as especificidades dos serviços, sob a perspectiva da atenção integral, enfatizam a relevância do trabalho em equipe, na perspectiva interprofissional, bem como a prática colaborativa. A atenção psicossocial se configura como espaço potente para o fortalecimento da interprofissionalidade na dinâmica do trabalho em saúde, motivo pelo qual foi escolhido como objeto de análise deste estudo. O objetivo geral da presente pesquisa foi analisar o processo de trabalho em saúde na Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) no município de Pombal - PB, a partir dos pressupostos teóricos do trabalho em equipe, interprofissional e colaborativo. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo, tipo estudo de caso, descritiva e exploratória com profissionais e gestores de serviços de saúde da RAPS. Foram investigados 03 coordenadoras e 32 profissionais. Para a coleta de dados fez-se uso de entrevistas, realização de grupos focais e aplicação de entrevista on-line com roteiro semiestrururado enviado via e-mail. Os dados foram analisados com base na técnica de análise de conteúdo de Bardin (2010). O estudo obedeceu aos aspectos éticos pautados na Resolução nº 466/12 do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Os resultados apontam que a concepção de trabalho em equipe apresentada pelos profissionais aparece associada a relação interpessoal, de modo que, entre as equipes do mesmo serviço, existe uma melhor articulação. Os serviços Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) relataram fragilidades para articulação mesmo dentro de suas equipes. Com relação ao cenário da RAPS, observou-se que existe uma fragmentação, com ausência ou frágil comunicação e cooperação entre os serviços. Observou-se, portanto, que mesmo inseridos em uma conformação de rede, onde a articulação deveria ser fator preponderante, na maioria das realidades, a prática profissional permanece sendo orientada pelo trabalho individual e fragmentado, tornando-a frágil e pouco resolutiva.Artigo Tuberculose no Brasil: relação entre porte populacional, estrutura e processo(Revista Enfermagem Uerj, 2017) Piuvezam, Grasiela; Coêlho, Ardigleusa Alves; Souza, Marize Barros de; Costa, Nilma Dias Costa Leão; Arcêncio, Ricardo Alexandre; Uchôa, Severina Alice da Costa; https://orcid.org/0000-0002-2343-7251Objetivo: avaliar a relação entre porte populacional dos municípios e as características de estrutura e processo de cuidado da atenção primária em tuberculose no Brasil. Método: estudo transversal. Participaram 12.656 profissionais de equipes da Estratégia de Saúde da Família, , submetidas à Avaliação Externa do Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica, onde houve atendimento de casos de tuberculose. Utilizou-se a análise do Qui-quadrado e teste de Kruskal Wallis para verificar a associação entre as variáveis e o porte dos municípios. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa sob número 21904. Resultados: observa-se diferença significativa (p<0,001) entre o acesso, a coordenação do cuidado, a qualidade técnica da atenção à tuberculose e o porte do município. Conclusão: as características de estrutura e processo do cuidado no controle da tuberculose estão relacionadas ao porte populacional do município