Navegando por Autor "Souza, Natalya Cristina de Lima"
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Dissertação A criatividade no projeto arquitetônico: um estudo exploratório em trabalhos finais de graduação do CAU-UFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-07-02) Souza, Natalya Cristina de Lima; Elali, Gleice Virginia Medeiros de Azambuja; ; ; Veloso, Maisa Fernandes Dutra; ; Kowaltowski, Doris Catharine Cornelie Knatz;A compreensão contemporânea de criatividade como uma habilidade que pode ser aprendida, treinada e aperfeiçoada através da prática, contribuiu para o crescente interesse pelo tema entre pesquisadores de diversas áreas e para a disseminação de sua discussão a partir de contextos variados. No campo da Arquitetura e Urbanismo (AU), embora a literatura sobre a criatividade também siga essa tendência, os estudos ainda exploram pouco a integração entre as percepções dos estudantes e professores sobre o processo criativo inerente ao projeto arquitetônico. Isto é especialmente evidente entre aqueles que estão realizando o Trabalho Final de Graduação (TFG), atividade individual e com regulamentação específica nos Cursos de AU (CAUs) brasileiros. Assim sendo, o objeto dessa pesquisa relaciona o processo criativo e os TFGs de projeto arquitetônico na percepção de formandos e orientadores, a partir das seguintes questões: de que maneira a criatividade se relaciona com o processo de projeto arquitetônico durante a elaboração do TFG? Como as regulamentações do TFG influenciam na atividade criativa e discussão de ideias? Que aspectos do macro e microambiente afetam a criatividade dos estudantes? Entendendo-se, com base na literatura, que os aspectossocial, físico, temporal e cultural do ambiente atuam sobre o processo criativo (em suas diversas modalidades), a dissertação tem como objetivo principal compreender como a criatividade se insere no processo de elaboração dos TFGs de projeto arquitetônico, tendo como base a percepção de formandos/as e orientadores/as da graduação do CAUUFRN. Considerando a complexidade e a flexibilidade da atividade propositiva no campo do projeto arquitetônico, a investigação assumiu caráter exploratório, correspondendo a um estudo de caso que adotou abordagem multimétodos, integrando instrumentos que capturam o ponto de vista dos participantes (questionário e entrevistas) e averiguam o contexto ambiental (observação, registro fotográfico e mapa mental). Participaram da pesquisa 20 estudantes e 15 professores. Os resultados retratam:suas compreensões sobre a criatividade (com respostas comuns aos dois grupos e em conformidade com a bibliografia recente do processo em arquitetura); suas opiniões sobre as avaliações do TFG (revelando principalmente a importância da avaliação parcial diante da discussão das ideias, aspectos gráficos do trabalho e motivacionais ou de bloqueio criativos) e suas percepções sobre aspectos sócio físicos do macro e microambiente criativo (quanto a adaptação à cultura da época e vantagens/desvantagens observadas nos espaços de produção coletiva e individual). A pesquisa prezou a convergência entre o entendimento dos participantes e a literatura atual, o que valida o percurso metodológico adotado e oferece bases para novos estudos na área.TCC Escola infantil focada na inclusão do aluno com Transtorno do Espectro Autista para Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-07-10) Medeiros, Maria Eduarda Carvalho; Medeiros, Luciana de; https://orcid.org/0000-0003-1464-4096; http://lattes.cnpq.br/2492167066600535; Albuquerque, Glauce Lilian Alves de; https://orcid.org/0000-0002-6162-5536; http://lattes.cnpq.br/7993654034144843; Souza, Natalya Cristina de LimaApós o decreto da Constituição Federal de 1988, que exige a igualdade de condições para o acesso e permanência na escola, a inclusão de todos os grupos tornou-se uma demanda fundamental para as instituições de ensino. Atualmente, percebe-se uma grande evolução com relação à acessibilidade na arquitetura escolar; entretanto, a maioria dessas estratégias são voltadas para alunos com algum tipo de limitação física, enquanto outras necessidades são menos associadas a soluções arquitetônicas. Quando se trata de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA), os primeiros desafios são encontrados no início da vida escolar. Entre tais dificuldades, destaca-se a sobrecarga sensorial, condição experienciada por pessoas autistas que está associada ao desconforto gerado pelos estímulos do ambiente, devido à hipersensibilidade. Ao saber que a arquitetura possui uma influência direta no comportamento e bem-estar do indivíduo, acredita-se que o projeto de ambientes voltados para alunos com TEA e suas necessidades, em sintonia com métodos pedagógicos adequados, pode garantir a inclusão e aprendizado necessários a esses usuários. Assim, o presente trabalho tem como objetivo geral desenvolver o projeto arquitetônico de uma escola pública de ensino infantil adaptada para alunos com Transtorno do Espectro Autista, com enfoque em estratégias relacionadas à arquitetura multissensorial. Para alcançar tal objetivo, buscou-se entender a relação entre o autismo e a percepção de espaços construídos, adotar estratégias relacionadas à arquitetura multissensorial em soluções construtivas para ambientes escolares e, por fim, aplicar no projeto soluções arquitetônicas que contribuam para uma melhor vivência dos estudantes com autismo nos espaços das escolas. Para o embasamento da proposta, foi realizado um levantamento teórico relacionado ao tema discutido, bem como o estudo de referências e das condicionantes legais e ambientais do terreno escolhido. Assim, serão abordadas as etapas projetuais que concretizaram o desenvolvimento da Escola Infantil, que busca garantir a inclusão e o aprendizado de todos os alunos, o bem-estar e conforto dos usuários por meio da setorização dos espaços e a exploração da multissensorialidade dos ambientes, conectando-os às áreas comuns e externas.TCC Uma quadra além do seu quadrado: anteprojeto de ginásio multiuso escolar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Souza, Natalya Cristina de Lima; Elali, Gleice AzambujaA prática da atividade física em todas as idades garante benefícios gradativos à saúde, sendo essencial que o indivíduo construa esse hábito a fim de investir na sua qualidade de vida. Para que crianças e adolescentes se identifiquem com essa atitude, as escolas devem dispor de espaços e instalações seguras e estimulantes para a prática de Educação Física (EF). No entanto, a realidade das instituições públicas brasileiras retrata um quadro negativo frente a disponibilização e manutenção desses equipamentos. Com base nessa discussão, esse TFG parte do questionamento sobre o que é necessário para que os ambientes destinados a EF em terreno escolar cumpram sua função educacional e social. Como trata-se de um trabalho no campo da Arquitetura e Urbanismo, as questões de adaptabilidade espacial e aspectos ambientais como iluminação, sombreamento e acústica, são essenciais ao estudo do tipo de relação estabelecida entre os espaços lúdico-esportivos no ambiente escolar. Além disso, é inerente que tal equipamento esportivo se integre às estruturas preexistentes e às atividades de lazer dos estudantes. Com base nessa compreensão, o objetivo geral do TFG é elaborar o anteprojeto arquitetônico de um Ginásio Multiuso que possa ser adaptado a diferentes tipos de demandas funcionais de implantação e orientação solar em escolas estaduais do ensino fundamental da cidade de Natal. Para atingir esse desígnio, seguiram-se as metodologias indicadas: (i) compreensão do contexto da EF exercidas pelos jovens no ambiente escolar através de pesquisa bibliográfica; (ii) avaliação da infraestrutura oferecida por escolas da rede pública de Natal, através de visita técnica e entrevista aplicado com o corpo docente e professores de EF; e, por fim, (iii) identificação de possibilidades de adaptação da proposta quanto à locação em diferentes tipos de lote, através de simulações a nível de estudo preliminar. O resultado geral compilou as indicações de locação por meio de ficha sintética de implantação do anteprojeto arquitetônico e apresentação gráfica do lote padrão de 982,80 m². A edificação em si, é modular, tem área de 651,11 m² (24,50m x 26,85m), superestrutura em pórticos metálicos, cobertura com telhas zipadas de alumínio e pode ser arranjada de diferentes maneiras, de acordo com as exigências dos diferentes locais onde for implantada.