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Navegando por Autor "Souza, Thatyara Freire de"

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    Dissertação
    Acústica como interseccionalidade entre a Física e a Música: proposta de sequência de ensino de Física Acústica a partir de elementos musicais à luz dos "três momentos pedagógicos"
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-28) Paula, Wenderson Venceslau Barroso de; Lima, Alexsandro Pereira; Ferreira, Pedro da Cunha; http://lattes.cnpq.br/3272676366064169; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/4394643569111516; Lisboa, Ronai Machado; Souza, Thatyara Freire de
    Como uma forma de expressão artística tão difundida e envolvente, a música tem o potencial de estimular emoções, memórias, reflexões e criar conexões. No contexto do ensino de Física no nível médio, a música e os seus elementos podem atuar como uma ferramenta didática eficaz nos processos de ensino e aprendizagem, capaz de proporcionar aos estudantes uma experiência de aprendizagem dinâmica e prazerosa, podendo exercer, portanto, uma ação facilitadora na compreensão de conceitos científicos complexos, corriqueiramente tradados como muito abstratos ou intangíveis pelos alunos. Neste trabalho, apresentamos uma proposta de sequência didática para o ensino de conceitos básicos de Física Acústica para turmas de segunda série do Ensino Médio, utilizando, como subsídio teórico-metodológico os "Três Momentos Pedagógicos" (3MP). Nesta sequência, a música não é utilizada como mero preenchimento de espaço motivacional, mas é, sobretudo, considerada como uma interface que, assim como a Física, tem a Acústica como campo interseccional. Delineamos, neste trabalho, uma sequência de ensino de Física Acústica que contempla, ao todo, nove aulas, cujo objetivo principal é fazer com que os alunos compreendam, por intermédio de uma sequência didática elaborada a partir de uma série de problematizações geradoras e aplicações, os conceitos relativos à Física Acústica por meio da música, utilizando, como exemplificações didáticas, alguns aparatos relacionados, como microfone, diapasão, violão e tubos sonoros (construídos com canos de PVC). Verificamos, no decorrer da nossa pesquisa, que os objetivos propostos foram todos atingidos com a metodologia adotada e que os estudantes se sentiram envolvidos e motivados ao longo do processo.
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    Dissertação
    Caderno inteligente: o estudo dos princípios da eletrodinâmica e a utilização de equipamentos no cálculo do consumo de energia elétrica, segundo o Novo Ensino Médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-09-18) Medeiros, Maria Auxiliadora Leite de; Lima, Alexsandro Pereira; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; http://lattes.cnpq.br/1997587096048603; Costa, Jefferson Soares da; https://orcid.org/0000-0002-9830-0495; http://lattes.cnpq.br/9175100603360900; Souza, Thatyara Freire de
    Este trabalho foi desenvolvido em acordo com a BNCC - Base Nacional Curricular Comum, e apresenta como Produto Educacional o material didático pedagógico intitulado “Caderno inteligente: O estudo dos princípios da eletrodinâmica e a utilização de equipamentos no cálculo do consumo de energia elétrica, segundo o Novo Ensino Médio”. O material tem como objetivo proporcionar ao aluno e professor mais um recurso didático para o aprofundamento no estudo dos princípios de eletrodinâmica: a definição de corrente elétrica, sua intensidade e seus efeitos, a resistência elétrica e lei de ohm, além de Potência elétrica e o cálculo do consumo de energia elétrica orientando sobre a escolha dos equipamentos elétricos que permitem a economia de energia :relacionado ao consumo de energia elétrica pelas residências, buscando entender a partir do ponto de vista científico o consumo de energia elétrica sustentável e eficiente. O Caderno inteligente apresenta conteúdos e atividades propostas através de uma sequência de ensino com um planejamento bem definido das aulas a partir das habilidades e competências exigidas pela BNCC na matriz do componente curricular de Física, buscando atender a um dos pré-requisitos fundamentais do Novo Ensino Médio que é o de tornar a prática docente mais dinâmica e interativa favorecendo a interdisciplinaridade, o protagonismo estudantil e o desenvolvimento de uma visão abrangente e crítica, apontando novas possibilidades educativas para conceitos tradicionalmente desenvolvidos de maneira isolada. A sequência de ensino apresentada no caderno é fundamentada na teoria Sociocultural de Vygotsky, apoiando-se nas metodologias ativas de ensino. Sua aplicação foi aplicada pela professora e autora do trabalho, com alunos da 3ª série do Ensino Médio, da Escola Estadual Professor Anísio Teixeira, em Natal-RN, durante 6 encontros (6h/aulas). Dessa forma, entendemos que podemos contribuir na prática docente do professor de Física durante a transição do Ensino Médio para o Novo ensino Médio, para que, com o uso do material desenvolvido através da investigação e prática em sala de aula, o professor tenha recursos e estratégias que o auxilie a promover ao aluno uma formação ética em busca de um entendimento maior pela ciência aproximando-se e despertando o interesse de todos pelo universo científico.
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    Dissertação
    Crescimento de filmes nanométricos monocristalinos de Fe/MgO(100) por "SPUTTERING" DC
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-07-16) Souza, Thatyara Freire de; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780822J1; ; http://lattes.cnpq.br/8483112335128610; Costa, Antonio Azevedo da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781104J7; Bezerra, Claudionor Gomes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780822H8
    Os trabalhos desta dissertação tiveram início com a instalação de um sistema de sputtering DC, desde a sua etapa inicial, a adaptação de um sistema de refrigeração, passando pela implantação de um sistema de aquecimento da câmara através de uma cinta térmica envolvendo a mesma, até a deposição de uma série de amostras de filmes nanométricos monocristalinos de Fe/MgO(100). Foram investigadas as taxas de deposição para alguns materiais como Fe, Py e Cu, através de um microscópio de força atômica (AFM). Dentre as amostras monocristalinas, cinco possuem praticamente todos os parâmetros de crescimento iguais e espessura de 250Å, exceto pela temperatura de deposição que varia de cinquenta graus de uma pra outra, desde 100ºC a 300ºC. Outras três amostras possuem os mesmos parâmetros de deposição e temperatura de 300°C, mas espessuras de 62,5Å, 150Å e 250Å. Foram realizadas medidas das curvas de magnetização por efeito kerr (MOKE) e espectros de ressonância ferromagnénica (FMR) para análise da influência da temperatura de crescimento e da espessura nas propriedades magnéticas das amostras. É feita uma abordagem sobre tais técnicas durante a dissertação e os resultados experimentais são interpretados de acordo com modelos fenomenológicos via simulação. E discutidos do ponto de vista físico, levando em conta os termos da energia livre magnética do sistema. Os resultados demonstraram o crescimento do campo de anisotropia cúbica Hac em relação ao aumento da temperatura de deposição das amostras, apresentando um comportamento assintótico, semelhante à curva característica de carga para um capacitor em um circuito RC. Um comportamento semelhante foi observado para o valor de Hac em função do aumento de espessura das amostras. A amostra de 250Å, crescida a 300°C apresentou campo Hac próximo ao do valor para o Fe bulk
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    Dissertação
    Globo negro: uma proposta de sequência de ensino para processos de propagação de calor e radiação térmica
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-04-01) Oliveira, Ricardo Alexandre de Melo; Mendes, Tarciro Nortarson Chaves; http://lattes.cnpq.br/7214561044135757; Lisboa, Ronai Machado; http://lattes.cnpq.br/2221005703477932; Souza, Thatyara Freire de
    Este produto trata-se de uma proposta de sequência didática como material potencialmente significativo para processos de propagação de calor e radiação térmica, aplicado ao segundo ano do ensino médio, utilizando um experimento técnico, conhecido como globo de Vernon, globo negro, termômetro de globo ou globotermômetro, que indica a Carga Térmica Radiante (CTR - Lei de Stefan-Boltzman) e a Temperatura Radiante Média (TRM). O processo de análise dos dados em conjunto com os alunos está fundamentado na teoria de aprendizagem Significativa de Ausubel e no Ensino de Ciências por Investigação por Ana Maria Pessoa Carvalho. Incialmente, a execução do produto seria no formato presencial, porém, frente à pandemia da Covid19, foram realizadas adaptações para o modelo remoto, procurando-se preservar a interação entre o aluno e o experimento e as características de Investigação e Aprendizagem Significativa. Dessa forma, espera-se que os resultados dessa atividade facilitem o entendimento dos alunos com relação aos conceitos de Temperatura e Corpo Negro, contribuindo para o aprendizado da Termologia, com a perspectiva de ser considerada uma inovação substancial no processo de ensino.
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    Tese
    Multicamadas Ferromagnéticas Nanométricas Periódicas e Quasiperiódicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-10-21) Souza, Thatyara Freire de; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780822J1; ; http://lattes.cnpq.br/8483112335128610; Bezerra, Claudionor Gomes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780822H8; Corrêa, Marcio Assolin; ; http://lattes.cnpq.br/2531075321550052; Costa, Antonio Azevedo da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781104J7; Soares, Edmar Avellar; ; http://lattes.cnpq.br/8885496748170584
    Nesta tese apresentamos um estudo desenvolvido em sistemas magnéticos de multica-madas nanoestruturadas, com o objetivo principal voltado a síntese e análise das propriedades de estruturas periódicas e quasiperiódicas. Este trabalho evolui desde a implantação e o domínio da técnica de sputtering em nossos laboratórios, passando pelo desenvolvimento de uma metodologia para a síntese de filmes nanométricos monocristalinos de Fe (100), até o objetivo final de crescer multicamadas do tipo Fe/Cr periódicas e quasiperiódicas e analisar o comportamento do acoplamento entre as camadas ferromagnéticas de acordo com a geração da amostra. Primeiramente estudamos de maneira sistematica os efeitos relacionados entre os parâmetros de deposição e as propriedades magnéticas de filmes nanométricos de Fe, crescidos por DC sputtering em substrato de MgO (100). Variamos parâmetros como a temperatura de deposição e a espessura dos filmes, com o propósito de dominar o processo de produção e reprodução de filmes nanoestruturados monocristalinos de Fe. Nesta série de amostras foram realizadas medidas de MOKE, FMR, AFM e XPS, a fim de investigar suas propriedades magnetocristalinas e estruturais. Do ponto de vista magnético, os resultados de MOKE e FMR revelaram um crescimento da anisotropia magnetocristalina decorrente do aumento da temperatura. As medidas de AFM forneceram informações a respeito da espessura e rugosidade da superfície, enquanto que os resultados de XPS foram utilizados na análise da pureza da composição dos filmes. O melhor conjunto de parâmetros foi utilizado na etapa seguinte, a investigação do efeito estrutural nas propriedades magnéticas das multicamadas. Nesta etapa foram depositadas multicamadas compostas por filmes de Fe e Cr intercalados, seguindo seqüência de crescimento periódica e quasiperiódica de Fibonacci, em substrato de MgO (100). O comportamento das curvas obtidas por MOKE e FMR e- videnciaram a presença do acoplamento de troca entre as camadas ferromagnéticas. Através do ajuste computacional realizado para as curvas de magnetização, foi possível determinar a natureza e a intensidade da interação entre as camadas adjacentes de Fe. Após minimizar numericamente a energia magnética total que descreve o comportamento do sistema, utiliza-se os ângulos de equilíbrio para obter curvas de magnetização e magnetoresistência. O conjunto de resultados obtidos ao longo do desenvolvimento deste trabalho demonstram a eficiência e versatilidade da técnica de sputtering na síntese de filmes ultrafinos e multicamadas de alta qualidade. Permitindo inclusive a deposição de nanoestruturas magnéticas que apresentaram patamares bem definidos de magnetização e magnetoresistência com possibilidade de aplicação tecnológica
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    Tese
    Produção e estudo de multicamadas magnéticas em substrato flexível
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-08-28) Silva, Ubiratan Correia; Oliveira, Alexandre Barbosa de; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/1150673024968512; ; http://lattes.cnpq.br/0832037849525983; ; http://lattes.cnpq.br/3525217951460486; Gonçalves, Charlie Salvador; ; http://lattes.cnpq.br/9064755417050889; Torres, Marco Antonio Morales; ; http://lattes.cnpq.br/0091292234916055; Souza, Thatyara Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8483112335128610
    Multicamadas magnéticas são a base para a produção de dispositivos spintrônicos e possuir o domínio na produção de tais multicamadas é fundamental para obter avanços nesta área, e nos últimos anos está em destaque a produção de dispositivos spintrônicos flexíveis. Devido a essa tendência, o objetivo do presente trabalho é produzir multicamadas magnéticas depositadas em substrato flexível utilizando a técnica de Magnetron sputtering dc. Três conjuntos de amostras foram confeccionados. O primeiro conjunto, constituído de tricamadas do tipo CoFe=Cu(t)=CoFe com diferentes espessuras do espaçador metálico. O Segundo conjunto, composto por dois subgrupos de multicamadas CoFe=Cu com a presença do IrMn como buffer layer ou cap layer. O terceiro conjunto, constituído por multicamadas de Permalloy (Py=Ta e Py=Ag) em substrato da Kapton e substrato de vidro. Para a investigação das propriedades magnéticas, foram realizadas medidas de magnetometria de amostra vibrante, ressonância ferromagnética e magnetoimpedância (MI). Todas executadas em temperatura ambiente e com campo magnético aplicado sempre no plano da amostra. Para a análise estrutural, a técnica de difração de raios-X foi usada. Os resultados das tricamadas mostraram a apresença de uma anisotropia uniaxial, para a amostra com espaçador de 4;2 nm. Para a multicamada com a presença do IrMn entre a camada buffer e FM, os resultados das propriedades magnéticas estáticas e dinâmicas apresentaram comportamento isotrópico. Para a multicamada com a presença do IrMn entre a camada FM e a cap layer, os resultados das propriedades magnéticas estáticas apresentaram o comportamento magnético de uma estrutura tipo válvula de spin. Entretanto houve uma divergência com resultados das medidas de ressonância ferromagnética, a qual foi justificada devido à contribuição dos grãos instáveis e estáveis para a anisotropia rodável e anisotropia de polarização (Exchange bias) na interface ferromagnética-antiferromagnética. Para a terceira série de amostras, os resultados apresentaram comportamentos semelhantes da MI cujo espaçador foi a prata (Ag), para ambos os substratos e variação significativa nas amostras com o espaçador por Ta onde foi possível associar a variação da magnetoimpedância entre os substratos de vidro e flexível, ao estresse compressivo na amostra de substrato flexível.
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    Artigo
    Properties of Fe/MgO (100) nanometric films grown by dc sputtering
    (IOP SCIENCE, 2008-09-26) Gonçalves, Charlie Salvador; Souza, Thatyara Freire de; Bezerra, Claudionor Gomes; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; Soares, E. A.; Paniago, R.; Silva-Pinto, E.; Neves, B. R. A.
    Structural and magneto-crystalline properties of Fe nanometric films, grown on MgO (1 0 0) using dc magnetron sputtering, were studied by different experimental techniques. Thickness and surface roughness of the films were investigated by atomic force microscopy, while magneto-crystalline properties were investigated by the magneto-optical Kerr effect and ferromagnetic resonance. Furthermore, the purity degree of the films was investigated by x-ray photoelectron spectroscopy. Our results show that as we increase the deposition temperature, the magneto-crystalline anisotropy of the films also increases, as an indication of a better crystallinity of the samples. The saturation value of the magneto-crystalline anisotropy (550 Oe corresponding to bulk Fe) is reached at deposition temperature of 300 ◦C
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    Dissertação
    Uma proposta de uma unidade de ensino potencialmente significativa sobre gravitação universal para o Ensino Médio
    (2019-10-17) Sousa, Luis Carlos Noronha e; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; Lima, Alexsandro Pereira; ; ; ; Costa, Jefferson Soares da; ; Souza, Thatyara Freire de;
    Nessa dissertação nós desenvolvemos um produto educacional que foi elaborado para ser aplicado no Ensino Médio, servindo como alternativa de material acadêmico sobre o ensino do tema de gravitação universal ao professor, em sala de aula. Tendo como objetivo facilitar a aquisição de conceitos sobre esse tema bastante corriqueiro entre os alunos, para alcançarmos esse objetivo, elaboramos uma Unidade de Ensino Potencialmente Significativa (UEPS), constando de uma sequência didática (S.D), sobre o tema gravitação universal. A presente UEPS adota como marco teórico a teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel, com a filosofia da construção de uma UEPS, em que o ensino só ocorre quando há aprendizagem e esta deve ser significativa; ensino é meio, aprendizagem significativa é o fim; materiais de ensino devem ser potencialmente significativos. Portanto, não existem Sequências do Ensino e Aprendizagem Significativas, nem Unidades de Ensino Significativas, são sempre Potencialmente Significativas, no sentido que podem facilitar a captação e internalização (mental) de significados compartilhados externamente, Marcos A. Moreira e Neusa T. Massoni. A estrutura dessa UEPS sobre gravitação universal encontra-se detalhada no capítulo 1 dessa dissertação, com seus princípios e estrutura. Já as etapas associadas a S.D que utilizamos, foram desenvolvidas com a nossa experiência em sala de aula ao longo dos anos como educador. Quanto a S.D, as etapas estão detalhada no capítulo 3 e um visão mais completa no produto educacional em anexo, composta de 08 etapas, cada uma com um encontro, totalizando 08 encontros ou aulas, cada encontro sugerido, com duração de 50 minutos, sendo iniciada por um questionário inicial; seguido de uma discussão em grupo; depois uma encenação teatral com utilização da sala de aula invertida; aulas expositivas do tema pelo professor; leitura e interpretação de alguns textos; e no último encontro, uma reaplicação do questionário inicial , adaptado com duas novas questões de avaliação da UEPS. Finalmente, verificamos que a UESP, apresentou resultados positivos, melhorando a qualidade do ensino-aprendizagem, como pode ser observado com os resultados obtidos e analisados, com os dados, inseridos no capítulo 4 desta dissertação. No capítulo 5, temos a nossa conclusão e perspectivas, no anexo temos um produto educacional para o professor de Física utilizar no ensino médio, se desejar, em suas aulas sobre esse tema de bastante curiosidade e interesse dos alunos. Além de produzir capítulos que compõem um livro paradidático, de minha autoria, sobre o tema e assuntos correlacionados, que pode ser útil como uma fonte de pesquisa, e também como forma de divulgação deste produto educacional, inclusive os capítulos relacionados ao tema desta UEPS estão nos anexos.
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    Dissertação
    Sala de aula invertida na cinemática do movimento circular uniforme com aplicação de experimento
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-03-24) Prazeres, Handerson José dos; Sesion Júnior, Paulo Dantas; ; http://lattes.cnpq.br/4503674965225428; ; Lima, Alexsandro Pereira; ; http://lattes.cnpq.br/2452557056611320; Souza, Thatyara Freire de; ; http://lattes.cnpq.br/8483112335128610
    A sala de aula invertida (flipped classroom) baseia-se na recolocação do professor fora do ambiente escolar, tornando os estudantes mais ativos no processo de ensinoaprendizagem. Nessa metodologia, os alunos desenvolvem funções psicológicas superiores, como a linguagem, a formação dos conceitos, a atenção voluntária, a percepção, a partir do que seria uma Zona de Desenvolvimento Potencial (ZDP), destacada pela Teoria de aprendizagem de Vygotsky. A proposta deste trabalho é uma sequência didática sobre Movimento Circular Uniforme, a luz da metodologia flipped classroom. Nessa forma de organização, o professor terá uma melhor otimização do tempo em sala de aula, maior engajamento dos discentes e uma melhor interação aluno-aluno e professor-aluno. A prática experimental também é explorada, com recursos educacionais simples, de fácil aplicação e acessíveis, como: um smartphone e uma bicicleta. Na aplicação do experimento, é possível explorar os conceitos intrínsecos do movimento angular, tais como: velocidade angular, velocidade linear, a relação de dependência radial, assim como outras análises gráficas do MCU, de uma forma lúdica, proporcionando o desenvolvimento de conteúdos conceitos, atitudes e procedimentais nos discentes.
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    Dissertação
    Sala de aula invertida: uma proposta de sequência didática no ensino de ondulatória
    (2019-06-26) Medeiros, Leandro Arrilton de; Sesion Júnior, Paulo Dantas; ; ; Oliveira, Paulo Henrique Sousa de; ; Souza, Thatyara Freire de;
    Ensinar Física tem sido uma tarefa árdua e pensando nessa dificuldade o presente trabalho busca expor o desenvolvimento de metodologias alternativas para resolver este problema. Trata-se de uma pesquisa aplicada no Ensino de Ondas onde foi aplicada a metodologia da sala de aula invertida, que objetiva trabalhar o ensino na perspectiva colaborativa, tornando assim, o aprendizado mais significativo. A elaboração desse projeto teve como base a teoria de Vigotsky com os níveis de desenvolvimento no processo de ensino e aprendizagem e o método PeerInstructioncom, base na teoria de Eric Mazur. O projeto foi implantado em duas turmas da 2ª Série do Ensino Médio. Na turma A, foi aplicada a metodologia de sala de aula invertida utilizando algumas ferramentas tecnológicas tais como: Videoaulas no Youtube, aplicativo do Plickers, o Google forms e o Google classroom – as mesmas foram utilizadas como forma de subsídio para três sequências didáticas utilizadas no ensino de Ondas. Já na turma B, foi aplicada a metodologia tradicional. Esse processo distinto entre as duas turmas teve como objetivo investigar a eficiência da metodologia da sala de aula invertida. Após as aulas, foi observado através do feedback dos alunos e avaliação escrita que a turma A obteve maior desempenho em relação a turma B. O projeto foi válido uma vez que pôde contribuir com uma nova visão do ensino de Ondas.
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    Dissertação
    Sequência didática significativa para o ensino de eletromagnetismo: uma proposta utilizando a Sala de Aula Invertida e Inteligência Artificial
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-21) Rosa, Nathália Caroline dos Santos; Sesion Júnior, Paulo Dantas; http://lattes.cnpq.br/4503674965225428; http://lattes.cnpq.br/0675809445116646; Costa, Jefferson Soares da; Souza, Thatyara Freire de
    A tecnologia está presente no cotidiano das pessoas desde a infância, tornando-se um elemento essencial na vida moderna. No entanto, sua inserção no ambiente escolar ainda enfrenta certa resistência por parte de alguns educadores. Este trabalho propõe uma sequência didática baseada na metodologia da Sala de Aula Invertida, utilizando a Inteligência Artificial como ferramenta de ensino-aprendizagem. O objetivo é auxiliar os professores de Física na adoção de novas tecnologias, despertar o interesse dos estudantes pela disciplina e promover uma aprendizagem mais eficaz. A sequência didática foi aplicada ao ensino de eletromagnetismo e fundamenta-se na Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, que destaca a importância da ancoragem de novos conhecimentos em estruturas cognitivas prévias. Nesse contexto, os alunos acessaram previamente o conteúdo em casa por meio da plataforma do ChatGPT, formulando perguntas e compartilhando as respostas na sala de aula. O professor, mediador do processo, orientando a análise crítica das informações e promovendo atividades como exercícios, práticas de laboratório, discussões em grupo e construção de mapas conceituais, favorecendo os processos de diferenciação progressiva e reconciliação integradora. A pesquisa foi conduzida em uma turma da terceira série do ensino médio de uma escola estadual da Paraíba, enquanto outras quatro turmas, que seguiram a metodologia tradicional, serviram como grupo de comparação. Para avaliar a eficácia da proposta, foram aplicadas avaliações diagnósticas em três momentos distintos: logo após a abordagem do conteúdo, dois meses depois e um ano após a primeira aplicação. A turma que utilizou o produto educacional manteve uma média superior a seis pontos em todas as avaliações, demonstrando retenção e consolidação do conhecimento. Além disso obteve um desempenho médio bimestral também superior a seis pontos, enquanto as demais turmas, que seguiram o ensino tradicional, obtiveram médias significativamente menores. Os resultados evidenciam que a tecnologia, quando utilizada de forma planejada e mediada pelo professor, pode potencializar a aprendizagem significativa, tornando o ensino mais dinâmico, contextualizado e eficaz. O produto educacional desenvolvido neste estudo demonstra potencial para apoiar professores na implementação de metodologias inovadoras, contribuindo para um ensino de Física mais atrativo e eficiente.
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    Artigo
    Theoretical and experimental study of Fe/Cr nanometric quasiperiodic multilayers
    (Solid State Communications, 2010-11-21) Souza, Thatyara Freire de; Gonçalves, Charlie Salvador; Corrêa, Marcio Assolin; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; Oliveira, Alexandre Barbosa de; Bohn, Felipe; Bezerra, Claudionor Gomes
    An experimental and theoretical study of magnetization curves of Fe/Cr nanometric magnetic films grown with the structure of the quasiperiodic Fibonacci sequence is presented. Fe ferromagnetic films with interfilm exchange coupling provided by intervening Cr non-ferromagnetic layers were grown on MgO (100) by dc magnetron sputtering at 300 ◦C. The magnetization curves were investigated using the magneto-optical Kerr effect with the external field applied along the easy axis. The theoretical approach for this system is based on a realistic phenomenological model that includes the following contributions to free magnetic energy: Zeeman, cubic magneto-crystalline anisotropy, as well as bilinear and biquadratic exchange energies. Our numerical results are in very good agreement with the experimental data
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    Artigo
    Theoretical and experimental study of Fe/Cr nanometric quasiperiodic multilayers
    (Elsevier, 2010-11-21) Souza, Thatyara Freire de; Gonçalves, Charlie Salvador; Corrêa, Marcio Assolin; Bezerra, Claudionor Gomes; Feitosa, Carlos Chesman de Araújo; Oliveira, Alexandre Barbosa de; Bohn, Felipe
    An experimental and theoretical study of magnetization curves of Fe/Cr nanometric magnetic films grown with the structure of the quasiperiodic Fibonacci sequence is presented. Fe ferromagnetic films with interfilm exchange coupling provided by intervening Cr non-ferromagnetic layers were grown on MgO (100) by dc magnetron sputtering at 300 ◦C. The magnetization curves were investigated using the magneto-optical Kerr effect with the external field applied along the easy axis. The theoretical approach for this system is based on a realistic phenomenological model that includes the following contributions to free magnetic energy: Zeeman, cubic magneto-crystalline anisotropy, as well as bilinear and biquadratic exchange energies. Our numerical results are in very good agreement with the experimental data
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