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Navegando por Autor "Souza Neto, Pio Marinheiro de"

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    TCC
    A contribuição do setor de transporte no processo de educação superior: o caso das normas e procedimentos operacionais na UFRN / FACISA
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Lopes, Rayane Priscila da Silva; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    Este artigo apresenta um estudo sobre a logística dos procedimentos operacionais do setor de transporte da FACISA/UFRN, e tem como objetivo geral avaliar o grau de eficiência e eficácia desses processos. O trabalho expõe, inicialmente, a importância da logística, ao mesmo tempo o seu conceito, sua relevância para obtenção da efetividade desse serviço. Além disso, Identifica os mecanismos e também como o setor de transporte contribui para os processos operacionais chaves de funcionamento da instituição. Será que o uso dessa logística tem sido satisfatória no contexto geral? Para responder ao problema e chegar aos objetivos, aplicou-se como metodologia uma pesquisa exploratória, descritiva, assim como uma pesquisa de campo através da aplicação de um questionário com o intuito de enriquecer esse conteúdo. A escolha do tema justifica-se, pois analisa com base na vivência e no entendimento do funcionamento do setor, onde a participação desses é de fundamental importância para o decorrer das atividades. Além de que, este estudo oferece bastante relevância em razão da melhoria na eficiência e eficácia da instituição, tendo em vista a execução das atividades referentes a essa esfera. Constatou-se que existem alguns pontos a serem aprimorados, sendo o setor classificado de forma geral como satisfatória. A maneira como o planejamento e a execução é realizado, se apresenta como um fator de grande impacto no funcionamento das atividades do setor. O estudo auxiliou a identificar os pontos de maior vulnerabilidade, assim como percebeu também os pontos de confiança, considerando as perspectivas de todos os envolvidos no processo, alcançando assim seus objetivos em analisar o nível de eficiência e eficácia.
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    TCC
    A geração de energia eólica como fator de desenvolvimento regional: o caso do município de Lagoa Nova-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Martins, Ellen Beatriz Medeiros; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    Diante do esgotamento das matrizes energéticas convencionais e do grave desequilíbrio ambiental amplia-se a necessidade de se produzir uma energia com recursos naturalmente reabastecidos e que garanta uma produção compatível com as necessidades de crescimento econômico. Nesse sentido cresce a procura por novas fontes de energia denominadas de energias renováveis. Dentre as tais fontes de energia limpa, vem crescendo a utilização da energia eólica. Na presente pesquisa, buscou-se avaliar se a instalação dos parques eólicos melhorou os níveis de crescimento do desenvolvimento econômico do município de Lagoa Nova/RN, bem como avaliar e analisar os indicadores socioeconômicos com relação ao desenvolvimento econômico no período de instalação dos parques de geração de energia eólica. Os indicadores utilizados foram o Produto Interno Bruto, o Índice de Desenvolvimento Municipal da FIRJAN, a arrecadação de ICMS e ISS durante os anos 2008 a 2014. Foram utilizadas as seguintes estratégias de pesquisa: pesquisas bibliográficas, documental e de campo, com a coletada dos dados na Prefeitura Municipal de Lagoa Nova e nos portais eletrônicos. As analises realizadas apontam que os indicadores apresentaram um crescimento acima de 100% entre os anos de 2008 a 2014, mas os dados não permitem afirmar com exatidão que a instalação dos parques eólicos é o principal responsável por este crescimento econômico do município.
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    TCC
    A importância da logística para a construção civil: o estudo de caso no Grupo Construnovos Empreendimentos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-08) Silva, Antônio Carlos; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    A construção civil sempre conviveu com o desperdício, improvisação e mau planejamento dos seus processos produtivos, contribuindo com um baixo índice de produtividade e aumento dos custos de produção. Hoje, as empresas utilizam a logística para administrar seus processos produtivos obtendo bons resultados, tanto nos processos relacionados ao canteiro de obras, suprimentos, desperdícios, foco no cliente e competitividade sendo este último de grande importância, uma vez que as empresas alertaram para a necessidade da adoção de técnicas de produção, ao menor custo e com maior qualidade, aumentando assim sua vantagem competitiva. Além disso, existe uma grande preocupação com o descarte correto dos resíduos e lixo decorrentes das construções e com relação a segurança e o uso dos EPIs por parte dos colaboradores. O objetivo desse trabalho é avaliar o nível de qualidade dos processos logísticos de suprimento dos canteiros de obras na percepção dos colaboradores do Grupo Construnovos Empreendimentos. Analisar a percepção dos colaboradores quanto à logística aplicada no processo logístico de suprimento dos canteiros de obras, identificar possíveis deficiências nos processos, bem como propor ações de melhorias da qualidade dos processos com deficiências, que por sua vez foram comprovados por meio da análise dos formulários aplicados aos colaboradores do Grupo. Conclui-se que o Grupo Construnovos Empreendimentos tem procurado melhorar seus processos produtivos, através da adequação das atividades logísticas necessárias à execução de uma obra, mas precisa ouvir mais os colaboradores e se atentar para as constantes mudanças.
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    TCC
    A logística da justiça itinerante na 68º Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-14) Bezerra, Yanne Glaucia Praxedes; Souza Neto, Pio Marinheiro de; http://lattes.cnpq.br/8131295162406721; Neves, Marcelo Henrique Pereira; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; Nascimento ,Marcos Adller de Almeida; https://orcid.org/0000-0003-0454-8324; http://lattes.cnpq.br/0390182192463372
    O artigo analisa a logística operacional da Justiça Itinerante na 68ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, com foco na efetividade da ação como política pública de acesso à justiça. Adota-se abordagem quali-quantitativa, com natureza exploratória e descritiva, utilizando estudo de caso, aplicação de questionários, entrevistas semiestruturadas, análise documental e análise SWOT participativa. Os dados obtidos revelam que, embora o programa disponha de estrutura mínima funcional — como kits biométricos, parcerias institucionais e equipe capacitada —, ainda enfrenta desafios relevantes quanto à conectividade, à sobrecarga de servidores, à infraestrutura inadequada e à fragilidade no planejamento logístico. A análise estatística dos atendimentos aponta elevada demanda por serviços como alistamento eleitoral e regularização de títulos, especialmente em localidades remotas. Conclui-se que o fortalecimento institucional do programa, com investimentos em infraestrutura, tecnologia e pessoal especializado, é essencial para ampliar sua eficácia, assegurar a inclusão democrática e garantir o exercício pleno da cidadania.
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    TCC
    A qualidade do serviço prestado pela Escola Municipal Justino Dantas/Currais Novos/RN, na percepção dos alunos do 6º ao 9º ano
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Dantas, Ana Cristina Costa da Silva; Souza Neto, Pio Marinheiro de; Souza Neto , Pio Marinheiro de
    Estudar a qualidade de serviços é um tema que ganha notoriedade em razão do crescimento, heterogeneidade e dinamicidade presente no segmento de serviços. A partir desse cenário, falar sobre a satisfação do usuário do serviço público torna-se indispensável, buscando verificar quais as dimensões da qualidade que influenciam diretamente o nível de satisfação dele. Desta forma, este trabalho avalia os níveis de qualidade dos serviços prestados pela Escola Municipal Justino Dantas, na percepção dos alunos do 6º ao 9º ano, utilizando o modelo de qualidade em serviços denominado Service Quality Gap Analysis (SERVQUAL), com a perspectiva de conhecer quais as expectativas de qualidade, o nível de qualidade desejada e a qualidade percebida pelos alunos e a partir dos resultados apurados propor sugestões de melhorias. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa descritiva que avalia a qualidade percebida e esperada pelos alunos e de campo/bibliográfica por realizar-se na Escola Municipal Justino Dantas e comparar os procedimentos atuais com a teoria publicada nas obras referenciadas no estudo. Para a coleta dos dados foram aplicados questionários com os discentes e seus resultados foram analisados estatisticamente de forma a identificar os níveis de qualidade de cada uma das dimensões da qualidade em serviços. O estudo aponta que os alunos consideram o serviço oferecido pela escola como inadequado, embora tenha faltado muito pouco para ficar dentro da zona de tolerância, não apresentando também uma qualidade superior em seu serviço. Este resultado demonstra que basicamente todas as dimensões precisam de um enfoque maior por parte da gestão escolar e sua equipe, para que a qualidade percebida pelos alunos possa estar o mais próximo possível de suas expectativas e até mesmo superá-las.
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    TCC
    Análise da satisfação dos clientes: um estudo de caso na perspectiva da qualidade no atendimento em uma empresa varejista de confecções do município de Acari - RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Silva, Janaina Luana de Morais; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    Diante a alta competitividade no âmbito dos negócios e a incessante busca pela diferenciação no mercado, as organizações partem do propósito de criar estratégias capazes de fidelizar e reter clientes. Partindo dessa premissa, o presente trabalho acadêmico foi elaborado com o objetivo de analisar o nível de satisfação dos clientes na perspectiva da qualidade do atendimento em uma empresa varejista de confecções no município de Acari – RN. Para embasamento teórico, o estudo se constituiu com conceitos sobre o varejo, suas características, e a compreensão acerca da temática da qualidade em serviços. Como procedimentos metodológicos, a pesquisa classifica-se quanto a sua natureza, como aplicada. Do ponto de vista dos procedimentos técnicos, quanto aos meios, classifica-se com uma pesquisa bibliográfica e de campo, e quanto aos fins, classifica-se como descritiva. O estudo trata-se de uma abordagem quantitativa, já que através da elaboração de um questionário buscou mensurar a satisfação dos clientes inerentes a qualidade no atendimento da empresa em questão. Os resultados indicaram que os clientes estão satisfeitos com o atendimento prestado pela loja, e que esse requisito deve ser usado pela organização como estratégia para fidelizar esses clientes e potencializar as suas vendas em meio ao mercado competitivo. A empresa deve concentrar suas ações no aperfeiçoamento dos pontos identificados no estudo que causam algum tipo de insatisfação aos seus clientes. Percebendo que a busca pela melhoria contínua dos seus processos é o caminho para superar as expectativas dos clientes e causa-lhes satisfação.
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    TCC
    Análise do clima organizacional a luz da escala ECO (Escala de Clima Organizacional): um estudo de caso na cerâmica São José
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020) Medeiros, Simone Dantas Rosendo de; Pereira, Marcelo Henrique Neves; Pereira, Marcelo Henrique Neves; Silva, Marcio Vieira da; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    Esta pesquisa teve por objetivo analisar o clima organizacional da Cerâmica São José à luz da Escala de Clima Organizacional - ECO, a qual possibilita verificar o grau de percepção dos colaboradores acerca do apoio da chefia e da organização; recompensa; conforto físico; controle/pressão; e coesão entre colegas. No que tange a metodologia, esta pesquisa é do tipo exploratória e descritiva, caracterizada também como estudo de caso. Como instrumento de coleta utilizou-se a escala ECO, que foi aplicada de forma coletiva dentro do ambiente organizacional da referida empresa. Os resultados apontaram que o clima organizacional da empresa está dentro de um padrão de equilíbrio, o que possibilitou a sugestão de práticas administrativas que o otimizasse. No que se refere ao apoio da chefia e da organização o clima organizacional se mostra regular, apresentando uma média fatorial de 3,5. Quanto ao fator recompensa a média encontrada foi de 3,4, o que indica que este aspecto também revela um clima organizacional equilibrado. Com relação ao aspecto conforto físico os resultados mantiveram a razoabilidade, com uma média de 3,5. Um ponto de destaque diz respeito aos resultados do fator de controle/pressão (média fatorial: 2,5), os quais indicaram que a pouca pressão e o baixo controle traz tons mais humanos para a organização. Em relação ao aspecto coesão entre colegas a média fatorial também indicou a um ponto positivo da avaliação.
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    TCC
    A aplicação da inteligência artificial no recrutamento e seleção: uma revisão na literatura
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-21) Silva, Maria Dayslane Dantas; Sousa, Maria de Fátima Oliveira de; http://lattes.cnpq.br/4626717282522716; Pereira, Marcelo Henrique Neves; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; Souza Neto, Pio Marinheiro de; http://lattes.cnpq.br/8131295162406721
    O recrutamento e seleção são etapas fundamentais para a eficiência organizacional, especialmente em um contexto de transformação digital. A aplicação da Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado essa área, permitindo maior agilidade, precisão e redução de vieses nos processos seletivos. Este estudo, uma revisão sistemática da literatura baseada no protocolo PRISMA, analisou como a IA está sendo integrada ao recrutamento e seleção. Os resultados mostram que algoritmos de aprendizado de máquina têm otimizado tarefas como triagem de currículos e análise comportamental, proporcionando benefícios como redução de custos e aumento na objetividade das contratações. Apesar disso, desafios éticos e técnicos, como a necessidade de calibragem dos algoritmos e a proteção de dados, destacam a importância de balancear automação e humanização nos processos seletivos. A IA, quando aplicada de forma estratégica e ética, tem o poder de moldar o futuro da gestão de talentos, promovendo inovações que agregam valor para empresas e candidatos.
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    TCC
    Avaliando os processos da administração de materiais: o caso da Maternidade Dr. Graciliano Lordão na cidade de Parelhas – RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Santos, Ângelo Rafael Silva; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    A administração de materiais é uma das áreas mais importantes da organização pelo fato de que essa influi bastante nos custos de funcionamento da mesma. Dessa forma, em organização de atendimento ao público, uma boa administração de materiais pode reduzir custos e melhorar os resultados dos serviços oferecidos a população. Este trabalho é o resultado de um estudo de caso realizado na Maternidade Dr. Graciliano Lordão, é uma instituição de saúde que realiza procedimentos médicos referentes as clínicas cirúrgica e obstétrica na cidade de Parelhas – RN. O trabalho abordou o nível de qualidade referente ao processo de administração de materiais, assim como a solicitação, manutenção, armazenagem e controle de estoque da instituição. Foram realizadas entrevistas com os colaboradores a partir de dez perguntas no tocante da administração de materiais e por meio da análise dos relatos foi possível identificar as falhas recorrentes nos processos internos que se mostraram com graves problemas na execução, assim como a baixa quantidade ou até inexistência de materiais no estoque. Devido a constante crise financeira da Maternidade o planejamento e requisição de materiais são comprometidos e as ações tomadas pela administração e colaboradores da instituição funcionam apenas como mero efeito paliativo. Desta forma a administração de materiais da Maternidade é caracterizada pela ineficiência e constante precariedade.
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    TCC
    Bem-vindo ao admirável e irreversível mundo novo: análise da satisfação dos clientes do autoatendimento bancário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06) Cardoso, Jainyde Jainyde Vanessa Gomes; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    O presente trabalho foi desenvolvido para avaliação da satisfação dos clientes, pessoa física, na utilização da tecnologia do autoatendimento bancário. O atendimento é essencial para conquista e fidelização de clientes, e a tecnologia tem cada vez mais avançado e predominado no setor bancário. No estudo foram considerados os fatores: perfil do cliente, ambiente, imagem e autoatendimento. A escolha do tema foi de caráter pessoal, pelo interesse em estudar o setor bancário, por verificar poucas pesquisas nesse segmento e inexistência de estudos direcionados a satisfação dos clientes por parte da instituição bancária estudada. Utilizou-se a metodologia de estudo de caso em campo, com pesquisa do tipo exploratória e descritiva. Os indicadores para medir o grau de satisfação com a automação do atendimento foram levantados através de pesquisas secundarias e a coleta de dados por meio de questionários estruturados. Conclui-se que a agência apresenta um posicionamento positivo em relação a satisfação dos clientes com o autosserviço bancário, entretanto o nível de satisfação ainda não está próximo do máximo. Assim, os índices mostraram necessidade de realização de estratégias para incentivar a adesão da tecnologia pelos clientes e melhorar na utilização do autoatendimento.
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    TCC
    Clima organizacional à luz da Escala ECO: um estudo de caso na empresa “Armazém Agrocampo”
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-15) Medeiros, Ricardo Santos; Pereira, Marcelo Henrique Neves; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396; Marilene Bizerra da Costa; https://orcid.org/0009-0008-4837-9757; http://lattes.cnpq.br/9504130585334161; Souza Neto, Pio Marinheiro de; http://lattes.cnpq.br/8131295162406721
    O artigo tem como principal objetivo caracterizar o Clima Organizacional da empresa Armazém Agrocampo à luz da Escala ECO. Para isso buscou-se Identificar o perfil dos colaboradores da empresa Armazém Agrocampo; Analisar a concordância dos colaboradores com os fatores específicos da Escala ECO aplicada ao Clima Organizacional; Propor práticas de melhorias para o Clima Organizacional da empresa Armazém Agrocampo; A Escala ECO analisa o ambiente organizacional por meio de cinco principais elementos: suporte da liderança e da instituição, reconhecimento, bem-estar físico, supervisão e exigências, além da integração entre os colegas. O método investigativo foi o estudo de caso, sendo a pesquisa do tipo exploratória e descritiva. A aplicação do questionário ocorreu por meio de um formulário digital junto aos 4 colaboradores da empresa. Foi possível destacar a relevância do clima organizacional para o adequado funcionamento da empresa. e, após a análise dos dados, constatou-se que o clima organizacional na empresa é considerado regular, com o ambiente físico e as relações entre os colaboradores recebendo as melhores avaliações. Por outro lado, a empresa precisa prestar atenção ao suporte da liderança e à questão do controle e pressão no local de trabalho.
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    TCC
    Controle social: limites e possibilidades do Conselho Municipal do Programa Bolsa Família em Currais Novos-RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Dantas, Wendell de Oliveira; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    O Programa Bolsa Família criado em 2003 é considerado atualmente como o mais importante programa de transferência de renda já realizado no Brasil e de grande destaque internacional, como forma de combate à miséria e exclusão social, unificando outros programas sociais já existentes. Esses programas de transferências de renda acrescentam-se no novo contexto social, político, econômico e teórico, que perpassam a visão de modelo assistencialista para uma forma mais abrangente de comprometimento político, principalmente visando ações incorporadas e de próprio orçamento voltando para os programas sociais. O objetivo desse trabalho é analisar a concepção de forma eficiente os limites e possibilidades de atuação controle do Programa Bolsa Família na cidade de Currais Novos/RN, a caracterização do Programa, atuação do Conselho, como também os limites e possibilidades que o mesmo oferece no que tange o cumprimento e na gestão dos resultados. Foi possível observar algumas falhas na fiscalização, atuação e principalmente por não existir o Conselho do Bolsa Família, sendo incorporado pelo Conselho de Assistência Social. O estudo de caso foi feito através da forma de pesquisa bibliográfica e documental, cujos resultados demonstram gaps no que se diz respeito ao controle.
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    TCC
    Critérios para tomada de decisão na escolha de uma empresa turística pelo público da terceira idade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018-06) Medeiros, Daniel Céfas de; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    Este estudo objetivou trazer a luz do conhecimento como identificar quais os critérios de avaliação que levam o público da terceira idade a optar por uma empresa de turismo específica. Nesse aspecto, foram levantados os dados mais relevantes e importantes para os associados do grupo de terceira idade Nova Vida, da cidade de Currais Novos/ RN. Conforme os dados coletados e analisados, é possível traçar um perfil desse grupo e a partir dele, adaptar produtos e roteiros para satisfazer suas necessidades de lazer e turismo. Assim como analisar o comportamento do consumidor, conhecer seus fatores de influência e avaliar as alternativas a serem deliberadas. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa descritiva quantitativa, aplicada mediante um questionário. A pesquisa foi exploratória e descritiva. Quanto aos meios, a pesquisa foi de campo e bibliográfica. O universo da pesquisa de campo foi constituído pelos associados do grupo Nova Vida, que incluiu diretora, vice diretora, tesoureira, secretária, segunda secretária e demais associados, contabilizando 41 indivíduos. Devido a incapacidade de acesso a todos, a amostra foi do tipo não-probabilística por acessibilidade, resultando em apenas 16 associados. Consoante a análise de dados foi possível perceber que o gênero feminino é predominante, onde possuem na maioria, idades entre 60 a 65 anos, renda entre 1 a 3 salários mínimos, e normalmente viajam uma vez no ano. A importância desse estudo é identificar os pontos mais relevantes na escolha de uma empresa de turismo, segundo o universo de um grupo de terceira idade, conhecendo suas limitações e necessidades e a partir delas, transformar os desafios em oportunidades. Enfim, por meio de todo o estudo realizado, é possível evidenciar que os fatores de maiores relevâncias para o público da terceira idade é centrado em serviços de atendimento em geral, desde o bom atendimento no balcão, execução do serviço adquirido, bem como a preocupação com o seu bem estar. Com isso, podemos concluir que é um público maduro e exigente procurando lazer e diversão, buscando uma empresa de turismo séria e com uma marca consolidada no mercado.
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    Tese
    Ensino baseado em competências nos programas de formação técnico-profissional em turismo no município de Inhambane (Moçambique)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-06-06) Massango, Fernando Firmino; Araújo, Maria Valéria Pereira de; https://orcid.org/0000-0001-6302-1173; http://lattes.cnpq.br/9227834040889428; http://lattes.cnpq.br/0884647660605080; Brito, Max Leandro de Araújo; Souza Neto, Pio Marinheiro de; Bezerra, Daniel Almeida; Matias, Esdras Matheus Silva
    A educação em turismo e hotelaria (T&H) constitui um fator crítico na qualificação dos profissionais do setor. O ensino técnico-profissional (ETP) aliado ao modelo de ensino baseado em competências desempenham um papel relevante na formação em turismo e hotelaria. Juntos contribuem na redução versus mitigação da discrepância entre as competências desenvolvidas na formação e as exigidas pelo mercado. O estudo visou analisar a adequação e eficácia da formação técnico-profissional em turismo no município de Inhambane (MI), com vistas a alinhar as competências dos profissionais formados às exigências do mercado local, propondo melhorias no modelo de formação. Quanto à metodologia, o estudo é qualitativo e exploratório. É também orientado no paradigma interpretativista. As entrevistas e questionários constituíram os instrumentos de coleta de dados definidos para a condução do estudo. As entrevistas foram dirigidas aos gestores das instituições de ensino técnico-profissional (IETP) em turismo e hotelaria no MI; e representantes de entidades públicas e privadas ligadas ao turismo e hotelaria e, igualmente, à empregabilidade no setor. Quanto aos questionários, estes tiveram como público-alvo os egressos das IETP e empregadores do setor do turismo e hotelaria no MI. Igualmente, o estudo foi conduzido através da análise de instrumentos (documentos) norteadores da educação em Moçambique e, particularmente, do ensino técnicoprofissional em T&H. A análise dos dados fornecidos pelos diferentes intervenientes do estudo e igualmente pelos instrumentos norteadores do ETP em turismo e hotelaria no MI permitiu, de forma global, trazer os seguintes resultados: o ETP em turismo e hotelaria no município de Inhambane é conduzido em obediência ao Quadro Nacional das Qualificações Profissionais (QNQP); as habilidades operacionais (hard skills) e funcionais (soft skills) constituem as competências definidas nos programas de formação; o processo de desenvolvimento de competências é feito tendo em conta o definido nos programas dos diferentes cursos e as condições e recursos efetivamente existentes, como é o caso de instalações e equipamentos, professores e recursos financeiros. Porém, vários constrangimentos são encontrados no decurso do processo de ensino-aprendizagem (PEA). Esta situação compromete, em certa medida, o desenvolvimento de competências previstas nos programas dos cursos das IETP. Desse modo, conclui-se que o PEA nos cursos técnico-profissionais em turismo e hotelaria no MI apenas contribui para o desenvolvimento de competências básicas para a realização de atividades no setor do turismo e hotelaria. As competências desenvolvidas não se encontram ajustadas à atual dinâmica e exigências do setor do T&H, tanto no contexto mundial como local. Assim, o estudo propõe novos parâmetros de formação que contemplem as competências do mercado e o perfil educacional das formações técnico-profissionais em turismo e hotelaria no MI. Nessa perspectiva, os parâmetros propostos visam tornar o ETP mais responsivo às atuais dinâmicas e demandas globais e locais do setor do turismo e hotelaria. Propõe-se um ETP baseado na relação harmoniosa e articulada entre as tendências globais setor do turismo e hotelaria, tendências globais da educação em turismo e hotelaria, Estado, instituições de ensino técnico-profissional e empresas do setor do T&H no município de Inhambane.
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    TCC
    Facções de costura no interior do RN: desafios e possibilidades.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-06) Cunha, Francisco André Medeiros da.; Pimenta, Iris Linhares; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    O campo de estudo deste trabalho é o segmento de facções industriais de costura no interior do Rio Grande do Norte. O objetivo é conhecer os desafios enfrentados pelos empreendedores faccionistas do polo Seridó de confecções na busca de se manterem no mercado e suas perspectivas para o futuro do setor. Para tanto, foi utilizado pesquisas bibliográficas, digitais e impressas, e também pesquisa de campo, sendo aplicado um questionário de caráter qualitativo elaborado pelo próprio pesquisador e usado como base nas entrevistas com os faccionistas, sujeitos da pesquisa. A fundamentação teórica abordou fatores intrínsecos ao segmento pesquisado, com destaque a terceirização, empreendedorismo e o setor confeccionista como um todo. Por fim, o resultado obtido através da análise revelou que o maior desafio enfrentado pelos empreendedores consultados é o irregular abastecimento de matéria prima, entendamos essa como as peças que são montadas pelas facções, que coloca em risco a sobrevivência das facções. Descobriu-se também que para contornar esse problema de abastecimento alguns faccionistas entrevistados estão abrindo sua própria marca, enquanto que outros, como alternativa, faccionam para clientes variados, estratégia denominada mix de clientes.
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    TCC
    Formação da estratégia de produção: percepções das perspectivas em indústria de vestuário
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04) Guedes, Maria Loize de Oliveira; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    Em função da oscilação e amplas tendências de produtos/serviços no mercado, o cenário torna-se mais competitivo fazendo com que as empresas busquem estratégias que tragam resultados satisfatórios. No que diz respeito a estratégia de produção, ela se compõe de planos e ações que possibilitam o direcionamento da organização com decisões mais assertivas. Tais decisões estão atreladas as quatros perspectivas: top-down, buttom-up, exigências do mercado e recursos de produção e, a partir delas, é possível prever o futuro da empresa. Desse modo, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar se a formação da estratégia de produção se apresenta eficiente para atingir os propósitos de desempenho. Dessa maneira, foi necessário identificar os objetivos de desempenho eleitos pela empresa; identificar o grau de influência de cada uma das perspectivas na formação da estratégia de produção e o seu índice de eficiência na percepção dos gestores e dos colaboradores a fim de responder o grau de influência de cada uma das perspectivas na formação da estratégia de produção da empresa. No que tange a metodologia, esta pesquisa trata-se de um estudo de caso do tipo descritivo, aplicado e utilizando abordagem quantitativa, pois expõe características da população estudado através de uma investigação de informações onde ocorre o fenômeno e propõe resolver um problema. A coleta de dados se deu através da aplicação de um questionário para dois grupos: área administrativa e gerente e os colaboradores da área de produção. Diante dos resultados foi possível perceber que apesar da empresa possuir diretrizes de gerenciamento dos objetivos e estratégias, tais informações não estão chegando como deveriam para os colaboradores. Fica evidente na maioria dos casos que os dois grupos não possuem a mesma sincronia e, por isso, a estratégia de produção não é eficiente. Portanto, fica claro que a estratégia de produção deve passar por mudanças para solucionar problemas com relação a técnicas de relacionamento entre líderes e liderados, treinamentos, capacidade operacional, definição de novas estratégias e ações que visem melhorias no ambiente organizacional e operacional que estão diretamente ligados a produtividade e eficiência produtiva.
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    TCC
    Gerenciamento de resíduos na indústria de mineração: um estudo de caso no município de Parelhas/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Vieira, Gabriela de Andrade; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    No Brasil a indústria mineraria possui grande importância econômica e como sua atividade fim é a exploração de recursos naturais que ocasiona impactos ambientais, assim tem-se buscado formas alternativas de reaproveitamento desses resíduos. A racionalização dos recursos naturais, a preservação do meio ambiente e a visão da população a questões ambientais, vem fazendo com que as indústrias busquem desempenhar melhor sua obrigação perante o Meio Ambiente, no quesito de gerenciamento adequado dos resíduos provenientes da atividade. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo a análise do gerenciamento de resíduos sólidos da atividade mineradora, na qual realiza a extração e beneficiamento de Turmalina Paraíba, empresa localizada no município de Parelhas- RN, sendo considerado a quantidade de resíduo gerado, sua classificação, acondicionamento e destinação final. A metodologia utilizada inclui pesquisa bibliográfica, entrevista e questionário aplicado. Verifica-se ainda que a quantidade de resíduos gerados é exponencialmente grande em comparação com o produto objeto da extração, e que destes nenhuma porcentagem significativa está sendo reciclada ou reutilizada está tendo apenas a destinação final de armazenamento em pátio ao seu aberto.
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    TCC
    Gestão da qualidade: o caso da Metalúrgica Bruno estruturas Metálicas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017) Azevedo, Franceilma Lima; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    As organizações estão cada vez mais buscando formas de aperfeiçoarem os seus serviços com o intuito de atender as expectativas dos seus clientes, pois, o conhecimento das expectativas e das percepções dos clientes sobre a qualidade do serviço de uma empresa coloca em conflito uma organização idealizada pelas pessoas diante da sua própria realidade. Dessa forma, a partir dessas diferenças, as empresas podem conhecer as necessidades dos seus consumidores e assim adequarem seu desempenho às expectativas de consumo, garantindo a satisfação daqueles que usufruem dos seus serviços. Nesse sentido, este estudo procura analisar as percepções e expectativas dos clientes com relação ao serviço prestado pela Metalúrgica Bruno Estruturas Metálicas, localizada em Carnaúba dos Dantas – RN. Para tanto, a metodologia aplicada foi uma pesquisa censitária e descritiva, adotou-se o questionário como instrumento de pesquisa, cuja escala SERVQUAL foi adaptada para avaliação, a amostra contou com 35 clientes respondentes que expuseram suas expectativas e percepções dos serviços oferecidos com base em cinco dimensões: tangibilidade, confiabilidade, presteza, segurança e empatia. Os resultados obtidos evidenciaram que, no geral, a metalúrgica mostrou um nível de qualidade dos serviços satisfatório perante os clientes. Contudo, vale ressaltar que os serviços percebidos pelos entrevistados não superaram suas expectativas, mostrando, portanto, que existem lacunas a serem corrigidas em todas as dimensões para a satisfação total do cliente. Diante disso, conclui-se que a metalúrgica necessita rever seus pontos fracos e aprimorá-los, bem como potencializar os pontos fortes, para que seu desempenho esteja linear com o que as pessoas esperam.
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    TCC
    Gestão de estoques: uma revisão bibliográfica sobre métodos e ferramentas em diferentes setores organizacionais
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-07-02) Lima, Emanuelly de Melo; Souza Neto, Pio Marinheiro de; http://lattes.cnpq.br/8131295162406721; Nascimento, Marcos Adller de Almeida; http://lattes.cnpq.br/0390182192463372; Pereira, Marcelo Henrique Neves; http://lattes.cnpq.br/4463051942271396
    O armazenamento eficiente de materiais é um dos fatores estratégicos para a competitividade e o desenvolvimento em diferentes contextos organizacionais, sendo considerado um elemento fundamental para promover equilíbrio e eficiência nos processos. Dessa forma, o presente artigo teve como objetivo analisar, por meio de uma revisão bibliográfica sistemática, como os métodos, ferramentas e técnicas de gestão de estoques vêm sendo aplicados em diferentes ambientes organizacionais, especialmente entre os anos de 2019 e 2024. Dentre os oito trabalhos selecionados, observou-se a predominância de análises qualitativas e a concentração de estudos aplicados ao setor público, especialmente em hospitais e universidades. Destacam-se metodologias como estudo de caso, pesquisa-ação e abordagem multicritério (MCDA). As ferramentas mais utilizadas incluem técnicas clássicas, como a Curva ABC e o Ciclo PDCA, bem como abordagens mais modernas, como Business Intelligence (BI) e Business Process Management (BPM). Os estudos apresentaram contribuições significativas, como a padronização de processos, redução de desperdícios e automação de sistemas. Contudo, foram identificadas lacunas nos trabalhos, como a limitação geográfica, a ausência de análises de custo-benefício e a escassez de avaliações de médio e longo prazo. Conclui-se que há necessidade de aprofundamentos futuros que combinem eficiência operacional e avaliação estratégica da gestão de estoques em diferentes ambientes organizacionais.
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    Incentivo à participação das micro e pequenas empresas e MPE'S locais e regionais nas contratações com o poder executivo municipal de Currais Novos/RN
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Lima, Hyasnaia Luanna Barros de Oliveira Silva; Souza Neto, Pio Marinheiro de
    Empresas que desejam crescer e garantir seu espaço no mercado e cidades que querem promover seu desenvolvimento econômico e social precisam se unir para alavancar seus resultados. Uma ocasião para isso é o desenvolvimento de uma política pública que possa fomentar a participação das empresas nas contratações públicas, organizações essas que tenham relevante participação na contribuição de geração de emprego e renda, a saber, as micro e pequenas empresas (MPES). Conforme análise aos dispositivos constitucionais e legais, especialmente descritos na Lei Geral de Licitações e Contratos (Lei nº 8.666/93) e nas Leis Complementares (nº 123/2006 e 147/2014), dúvidas e dificuldades existem com relação à aplicação dos benefícios e prioridades de contratação das Micro e pequenas empresas. Para tanto, fez-se uso de pesquisa bibliográfica e documental para refletir sobre o assunto. Assim, foi possível perceber grande percentual de participação de MPES nos certames locais. Além disso, o estudo revelou a pouca participação das MPES localizadas em Currais Novos em comparado com o quantitativo total. O trabalho que segue tem como objetivo apresentar proposta de normatização municipal que regimente a participação das MPES incluindo as locais e regionais. A própria Legislação Federal, por meio do art. 47 da lei 123/2006, recomendou no que diz respeito às compras públicas, que enquanto não sobrevier legislação estadual, municipal ou regulamento específico de cada órgão mais favorável à microempresa e empresa de pequeno porte, aplica-se a legislação federal.
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