Navegando por Autor "Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento"
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Dissertação Autonomia profissional docente, aprendizagens coletivas e trabalho colaborativo como domínios para uma experiência pedagógica exitosa: o caso de uma escola da Rede Municipal de Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-03-26) Barros, Norma Bezerra; Ramalho, Betania Leite; http://lattes.cnpq.br/1326690619078211; http://lattes.cnpq.br/3196744111870035; Núñez, Isauro Beltran; http://lattes.cnpq.br/8921901031367516; Bormann, Maria Aliete Cavalcante; https://orcid.org/0000-0001-7780-3985; http://lattes.cnpq.br/9727239185925676; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; https://orcid.org/0000-0001-6857-7947; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366O estudo põe foco nas dimensões: autonomia profissional docente, aprendizagem coletiva e trabalho colaborativo como domínios para uma gestão pedagógica bem sucedida. Teve como objetivo principal compreender e revelar como o trabalho colaborativo e a dialogicidade, compartilhados no trabalho didático-pedagógico desenvolvido pelos docentes e equipe pedagógica, contribuíram para o desenvolvimento da autonomia docente, entendida como potencializadora das aprendizagens estudantis, no âmbito do IDEB. Trata-se do caso de uma Escola Municipal de Natal/RN (anos iniciais do EF), seguindo a abordagem da pesquisa qualitativa. O percurso metodológico envolveu a revisão bibliográfica da literatura vinculada à temática em questão, utilizando-se da análise documental e de narrativas coletadas por meio de questionário on-line aplicado a um grupo de docentes. Tomou como fundamentos os estudos de Freire (1979, 1995, 1996, 2005); Charlot (2012); Nóvoa (2009, 2022); Flores e Viana (2007); Day (2001; 2007); Ramalho e Nuez (2003, 2004, 2007, 2009, 2014); Tardif (2002); Garcia (1999; 2009); Pacheco e Morgado (2001); Pimenta (2000, 2017); Gatti (2014), dentre outros. Partiu do pressuposto de que a formação docente requer conhecimentos e saberes inerentes à docência como profissão e estes, a partir da troca de saberes e experiências, compõem e estruturam a construção da identidade docente e potencializam o desenvolvimento profissional (RAMALHO, NÚNEZ e GAUTHIER, 2004). O estudo se pauta no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB/SAEB/INEP) da escola, cujo diferencial está no fato dela apresentar uma ascensão progressiva desse índice, por um período de dez anos (2011-2021), apesar das dificuldades enfrentadas pelos docentes para efetivarem uma proposta didático-pedagógica exitosa. Fica revelado que grande parte dos docentes reconhece o caráter colaborativo, as aprendizagens coletivas e o trabalho compartilhado como estratégias responsáveis, em grande medida, pela experiência bem-sucedida da escola, no âmbito do IDEB e para além deste. Expressaram o desejo em participar de atividades formativas objetivando ampliar seus saberes e conhecimentos para potencializar o desenvolvimento profissional pretendido.Dissertação Avaliação da implementação do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego PRONATEC mulheres mil: um estudo de caso(2016-06-16) Melo Filho, Ari de Araújo Vilar de; Alloufa, Jomaria Mata de Lima; ; ; Araújo, Richard Medeiros de; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento;Os investimentos na formação profissional de trabalhadores e estudantes tem sido a grande bandeira da agenda da política de educação profissional do atual governo, onde, entre as diversas ações governamentais, inclui-se o PRONATEC Mulheres Mil, o qual se destaca por se tratar de um programa concebido para proporcionar a qualificação profissional e a ampliação de oportunidades de acesso e de mobilidade no mercado de trabalho para mulheres em situação de risco social. Assim, o presente projeto de pesquisa trata da avaliação da implementação do PRONATEC Mulheres Mil do município de Maxaranguape/RN e tem como objetivo geral avaliar o processo de implementação do programa em questão, à luz do modelo de anatomia do processo geral de implementação e seus subprocessos e sistemas desenvolvido por Draibe (2001). A pesquisa em questão se classifica como um estudo de caso, do tipo descritivo, com abordagem qualitativa e quantitativa, e adotara como procedimentos de coleta de dados, pesquisa bibliográfica, questionário fechado e entrevista semiestruturada com os gestores, técnicos e beneficiarias. Para a análise dos dados serão utilizados as técnicas de análise de conteúdo de Bardin e análise documental. Espera-se com os resultados da pesquisa contribuir para a construção do conhecimento com vistas a proposições de correções de processos para o atingimento das metas pré-estabelecidas pelo programaTCC O campo epistêmico da Educomunicação e a sua oferta de Graduação no Brasil/(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-12-12) Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; https:// orcid.org/0000-0001-6857-7947; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4776264Z1; Pinheiro, Mirian Moema Filgueira; Melo, Elda Silva do NascimentoA experiência dos processos comunicativos é a base para a formação do pensamento do ser humano. O objeto de estudo da monografia é o campo epistêmico da educomunicação e o seu formato nas ofertas de cursos de graduação no Brasil desde 2013. A questão que move a pesquisa é: como se configura o campo epistêmico da educomunicação e as suas ofertas de cursos de graduação no Brasil? O objetivo geral da monografia é compreender a teorização que apoia o campo epistêmico da educomunicação, bem como, analisar as ofertas dos cursos de graduação em educomunicação oferecidos no Brasil a partir das dimensões: contexto histórico, referencial teórico, currículo, organização e funcionamento dos cursos. Metodologicamente, o estudo é uma pesquisa de abordagem qualitativa, de objetivo exploratório e do tipo netnográfica pois se desenvolveu integramente em ambiente on-line (SOARES; STANGEL, 2021). As técnicas utilizadas priorizaram a revisão bibliográfica, a análise documental e a entrevista semi-estruturada (GIL, 2002). Os sujeitos colaboradores da investigação foram os dois (02) coordenadores das graduações de educomunicação que ocorrem na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e na Universidade de São Paulo (USP), respectivamente. A análise dos achados da investigação faz uso da técnica de análise temática desenvolvida por Minayo (2007). Os resultados da monografia revelam que a educomunicação se constitui em um campo epistêmico consolidado no Brasil, afirmam que os cursos de graduação em educomunicação são ofertas estruturantes para a formação de profissionais impulsionadores de desenvolvimento humano e social, bem como, ressaltam que o pensamento do teórico Paulo Freire é um contributo que deve ser mais valorizado para o maior fortalecimento e difusão da educomunicação como campo epistêmico.Dissertação As condições do trabalho docente: um estudo em escolas da rede municipal de Currais Novos-RN (2009 a 2012)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-07) Brito, Fabiana Erica de; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771492U8189; ; http://lattes.cnpq.br/5319869538210325; Souza, Antônio Lisboa Leitão de; ; http://lattes.cnpq.br/8288392835017165; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366O estudo denominado As condições do trabalho docente: um estudo em escolas da rede municipal de Currais Novos-RN (2009 - 2012) tem como objetivo analisar a configuração do trabalho docente em escolas da rede Municipal de Currais Novos-RN, entre os anos de 2009 2012, considerando as dimensões da infraestrutura, da formação inicial e continuada e da intensificação e precarização do trabalho docente, no contexto das reformas educacionais da década de 1990. Parte do pressuposto que o trabalho docente é parte constitutiva da sociedade capitalista tendo sido redimensionado a partir das novas exigências postas pelo mundo do trabalho. Para realização da pesquisa foram considerado os dados da pesquisa survey denominada Trabalho Docente na Educação básica no Brasil, ( 2009 - 2010), realizada em sete estados brasileiros sendo eles: Pará, Rio Grande do Norte, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Santa Catarina e Espírito Santo. Especificamente para o aprofundamento desse estudo foram selecionadas escolas no município de Currais Novos nas quais foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 12 professores (regentes de sala de aula) do referido município. A pesquisa se insere em uma abordagem de cunho qualitativo e quantitativo e os instrumentos de pesquisa adotados foram: pesquisa documental, revisão bibliográfica, entrevistas e o questionário. A análise dos dados nos permite inferir que o trabalho docente dos professores dos estados que participaram da pesquisa vem sofrendo a influência das mudanças no mundo do trabalho e das reformas educacionais e tem assumindo características como a flexibilização, precarização e intensificação e essa tendência também está presente nas escolas que foram pesquisadas no município de Currais Novos. No que se refere às condições dos professores de sala de aula, esses indícios são mais acentuados, tendo em vista que tiveram suas funções e competências ampliadas para além da sala de aula. Os dados evidenciam ainda que, de modo geral, as condições de trabalho dos docentes em âmbito nacional, estadual e local são deficitárias e heterogêneas, aprofundando cada vez a distância entre unidades escolares e redes de ensino. Dessa forma, é importante que sejam implementadas políticas públicas que valorizem o trabalhador docente e melhorem suas condições de trabalho em todas as dimensões que interferem diretamente no seu trabalhoDissertação Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do FUNDEB no município de Macau/RN: discutindo a participação dos conselheiros(2019-02-28) Aquino, Javaerton de Souza; Guedes, Gilmar Barbosa; ; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; França, Magna; ; Ferreira, Maria Aparecida dos Santos; ; Silva, Rute Regis de Oliveira da;Esse trabalho analisa a democratização da gestão educacional pública implementada pela transferência de poder por meio da descentralização político-administrativa e financeira demanda pela sociedade civil e implementa institucionalmente a partir das décadas de 1980/90 pela CF-88 e LDB/96. Nesse contexto de desenvolvimento das políticas educacionais, busca-se compreender como se consubstancia a participação dos conselheiros do Conselho de Acompanhamento e Controle Social (CACS) do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento e de Valorização dos Profissionais da Educação Básica (Fundeb) na rede municipal de ensino. A pesquisa elege como objeto de investigação o controle social dos recursos carreados para o financiamento da Educação Básica pública e tem como objetivo analisar a atuação desses conselheiros do CACS/Fundeb vinculados à gestão 2015/2017 no município de Macau/RN. A abordagem teórico-metodológica é norteada pela concepção do Materialismo Histórico-Dialético e situa-se na abordagem da pesquisa qualitativa por analisar as contradições e mediações na atuação dos conselheiros, faz isto pelo levantamento bibliográfico-documental e a sistematização dos dados empíricos obtidos através de entrevistas estruturadas feitas junto aos conselheiros. Tendo como eixo norteador a categoria controle social passei a estudar as dimensões de análise da descentralização, da democratização e da participação presentes na gestão das políticas educacionais, em especial, no âmbito do financiamento educacional – recebimento, aplicação e controle dos recursos –, para isto conhece o que está proposto legalmente e o que pode, potencialmente, ser materializado numa sociedade capitalista organizada nos parâmetros de classe (hegemônica e subalterna). Além disso, esse trabalho discute a conformação administrativo-financeira e política assumida pelos conselhos de controle de social, de forma especial, aqueles vinculados ao financiamento educacional, considerando os eixos: composição/legislação, função dos conselheiros, infraestrutura instalada e atuação. Como resultado o estudo aponta que a diretriz do controle social em educação exercida pelos conselheiros requer a ampliação de uma formação técnico-política crítica que possa contrabalancear os aspectos negativos da restrita autonomia e baixa participação na atuação desses conselheiros, e o autoritarismo/ patrimonialismo /burocratismo praticado por alguns gestores públicos, sem contudo, desconsiderar que esse colegiado coletivo (CACS) é um instrumento importante que contribui para aperfeiçoar o sistema de controle social no processo de municipalização das políticas educacionais, sendo resultado das lutas por direitos sociais desenvolvidas pela sociedade civil organizada. Existe um caráter dual imanente no CACS do Fundeb, apresenta um aspecto que privilegia uma organização técnico-contábil, e até gerencial, requerida, compulsoriamente, pela Legislação e denota uma nuance político-formativa positiva que expressa o direito da população a educação de qualidade, assim, o controle social assume a dimensão de participação e de materialização dos direitos sociais.Dissertação Os conselhos escolares no contexto do PAR (2007-2011): um estudo no município de Riachuelo/RN(2017-07-28) Santos, Gerlane da Silva Avelino; Castro, Alda Maria Duarte Araújo; ; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Guedes, Gilmar Barbosa; ; Barbalho, Maria Goretti Cabral; ; Araújo, Sueldes de;Este estudo é um recorte da pesquisa nacional intitulada “Avaliação do Plano de Ações Articuladas: um estudo nos municípios do Rio Grande do Norte, Pará e Minas Gerais, no período de 2007 a 2012” e analisa a implantação dos Conselhos Escolares no município de Riachuelo/RN tomando como referência as ações e estratégias previstas em seu Plano de Ações Articuladas (PAR), no período de 2007 a 2011. Parte do pressuposto que a viabilização da gestão democrática da educação é dificultada, entre outros motivos, pela ambiguidade existente entre os fundamentos da gestão praticada pelos órgãos formuladores da política educacional e as suas proposições para a sistematização das redes públicas de ensino de estados e municípios. O PAR, como instrumento de planejamento, procurou sistematizar: a gestão educacional; a formação de professores e de profissionais de serviço e apoio escolar; as práticas pedagógicas e avaliação; e a infraestrutura física e os recursos pedagógicos. Este trabalho destaca a área da gestão da educação, mais especificamente, a da gestão democrática da educação tomando como eixo norteador a análise da implantação dos Conselhos Escolares no município de Riachuelo/RN a partir do indicador “Existência e funcionamento de Conselhos Escolares”. Para a realização da pesquisa, toma por base o referencial teórico histórico dialético e utiliza a abordagem de pesquisa qualitativa. O trabalho evidencia que houve uma evolução na situação do município no que se refere à implantação dos Conselhos Escolares quando se compara o período estudado de 2007-2011 com o PAR (2011-2014). Evidencia uma ação indutiva da equipe da Secretaria de Educação, no sentido de mobilização das escolas para implantação de Conselhos Escolares, porém, de forma muito tímida. Esse fato, aliado à cultura de centralidade decisória por parte do gestor municipal, dificulta, no município, a implementação dos Conselhos Escolares como mecanismos de fortalecimento de participação e decisão coletiva, que possibilitam a democratização do processo educativo.Tese Desafios da valorização dos professores da educação básica da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Norte: carreira e remuneração (2009-2015)(2017-01-19) Alves, Fadyla Kessia Rocha de Araújo; ; http://lattes.cnpq.br/1964589133589645; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Guedes, Gilmar Barbosa; ; http://lattes.cnpq.br/2027157262023382; Sales, Luís Carlos; ; http://lattes.cnpq.br/3467660796249780; Azevedo, Marcio Adriano de; ; http://lattes.cnpq.br/2689467070016983; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; Barbalho, Maria Goretti Cabral; ; http://lattes.cnpq.br/9999709754863111Esta tese contempla duas grandes áreas da política educacional: o financiamento e a valorização dos professores da educação básica, especialmente a partir da política de Fundos (Fundeb), uma vez que a valorização desses profissionais foi considerada uma das suas principais proposições. O objetivo desta pesquisa é analisar a valorização dos professores da rede pública estadual de ensino do Rio Grande do Norte por meio da carreira e da remuneração (2009-2015). Utiliza-se, para tanto, de revisão da literatura e de pesquisa documental, especificamente, do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR), aprovado pela Lei Complementar n. 322/2006, e das folhas de pagamento (referentes ao mês de outubro de cada ano), cedidas pela Secretaria de Administração e Recursos Humanos do RN (SEARH-RN), e dos estudos de Gatti (2011), Oliveira (2014), Arelaro (2007), entre outros estudiosos da área. Parte-se do pressuposto de que a política de financiamento da educação básica não é coerente com a política de valorização docente, proposta em documentos e legislações. A implementação da política de Fundos (principal mecanismo político que financia a educação básica) na rede pública estadual de ensino do RN não tem sido suficiente para garantir uma efetiva valorização do trabalho docente, especialmente por meio da carreira e da remuneração. Os resultados apontam que na rede pública estadual de ensino do RN os vencimentos dos professores, em valores nominais, tiveram um aumento pouco maior de 100% no período, porém, ao analisar os valores atualizados corrigidos pelo INPC/IBGE, percebe-se que os ganhos reais dos professores, no que diz respeito aos seus vencimentos, foram menores. O que ocorre, de fato, são perdas nos valores recebidos pelos professores, sobretudo quando se observa a involução que compreende a carreira desses profissionais. Analisando a remuneração dos docentes, observa-se uma grande diversidade nos valores recebidos por eles, inclusive entre aqueles que se encontram no mesmo nível e classe da estrutura da carreira. As diferenças, em sua maioria, ocorrem em função das diversas possibilidades de gratificações previstas na rede de ensino, apesar de nem todas serem contempladas no PCCR. Conclui-se que é um desafio constante do Estado garantir uma efetiva valorização de todos os professores da educação básica por meio de uma carreira atrativa e que proporcione melhor remuneração, dada a relevância dessa profissão em face das necessidades postas pela sociedade. A luta pela valorização docente não se esgota na implementação da política, sendo fundamental que haja reivindicações de melhorias salariais por parte da categoria, uma vez que a maneira como a política tem funcionado contribui para a manutenção da hegemonia e do controle social, favorecendo o sistema capitalista e mantendo as desigualdades. O Fundeb não tem sido suficiente para garantir carreira e remuneração que caracterizem valorização docente, tornando-se mais uma das políticas educacionais que compreendem o contexto das políticas neoliberais.TCC Deus, pátria e família: as contradições no discurso de Jair Bolsonaro(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-04-22) Costa, Ederson Levi Rodrigues da; Costa, Adriano Medeiros; http://lattes.cnpq.br/9856930765275594; http://lattes.cnpq.br/0536491224945237; Condorelli, Antonino; Tavares, Andrezza Maria Batista do NascimentoNo presente trabalho faremos uma análise ideológica, inclusive, apontando algumas contradições entre o discurso bolsonarista e os pilares de sua campanha. A análise será feita a partir de declarações acerca da demarcação de terras indígenas, questão racial, imprensa, estado laico, luta LGBTQI+, Direito à reprodução e luta feminista e resquícios da ditadura militar emitidas pelo candidato durante o período de pré-campanha até a data final da campanha presidencial, isso é do dia 04 de maio de 2018 ao dia 28 de outubro de 2018. Esses temas estão presentes em debates que podem auxiliar a entender o posicionamento de Bolsonaro perante o cotidiano social. Como metodologia foi utilizada a Análise de Discurso francesa, baseada no materialismo histórico e no estruturalismo. A abordagem de pesquisa escolhida foi a pesquisa qualitativa através da pesquisa bibliográfica e documental. De maneira geral o trabalho desenvolve uma breve linha do tempo de Jair Messias Bolsonaro, mostrando suas ligações familiares, sua atuação política e seus posicionamentos e contrapõe a construção do discurso Bolsonarista com os pilares de sua campanha presidencial em 2018, isso é: Deus, pátria e família.Tese A dimensão espacial e o proceder pedagógico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Nóbrega Júnior, Orgival Bezerra da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; ; http://lattes.cnpq.br/5304910095437392; Soares Júnior, Francisco Cláudio; ; http://lattes.cnpq.br/8594420871529170; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Dantas, Eugênia Maria; ; http://lattes.cnpq.br/6296149707446296; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Albuquerque, Maria Adailza Martins de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786112P9Essa pesquisa foi desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Teve o objetivo de compreender a concepção espacial associada à ação pedagógica. Tratou-se de uma abordagem histórico-científica das concepções de espaço para enfatizar a espacialidade a partir do referencial teórico geográfico e educacional. Em sua empiria junto a um universo discente universitário, utilizou um instrumento de medição quantitativo como subsídio a uma análise dialógica qualitativa. Evidenciou um quadro sintético advindo da interação e da reflexão dirigidas para os problemas, desafios e potenciais de uma visão pedagógica que considera a espacialidade da Educação. Buscou-se promover delineamentos de caminhos pedagógicos para uma abordagem mais integrada do ensino de uma concepção heterotópica de espaço, como condição crítica necessária à apropriação da realidade social sem fazer a dicotomia epistemológica, potencializando a sua significação para a aprendizagem num ambiente de ensino; assim como a formação científica e docente no curso de geografiaDissertação Egressos universitários com deficiência e inserção no mercado de trabalho competitivo(2019-08-23) Pinheiro, Maíra Dal'Maz; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de; ; ; Nunes, Debora Regina de Paula; ; Guerra, Eliana Costa; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Nunes Sobrinho, Francisco de Paula;O processo de transição de alunos funcionalmente diferenciados, do contexto da universidade para o mundo do trabalho, constitui-se em um tópico desafiador e de interesse investigativo. Nesse sentido, os pesquisadores passam a concentrar esforços na busca de respostas que podem evoluir para ações de políticas públicas, com vistas à inserção ou inclusão no mercado de trabalho competitivo. Tais esforços contemplam, por exemplo, o processo de transição da universidade para a vida profissional; a definição apurada do perfil de competências desse contingente de alunos, para atender às demandas profissionais; a customização do ambiente de trabalho; a concepção dos gestores sobre a inserção e também inclusão laboral dessa população e a percepção desses alunos egressos da universidade a respeito do ambiente corporativo. Frente a tal cenário, como o objetivo da Educação Superior é formar sujeitos qualificados para o mercado de trabalho, há a hipótese de que a estigmatização acompanhe esse sujeito com deficiência na busca pelo emprego. Por isso, o objetivo geral deste estudo é delinear o perfil dos egressos universitários com deficiência, diplomados no período 2011-2017. Quanto aos objetivos específicos, a proposta investigativa consiste em: a) caracterizar os egressos com deficiência participantes da pesquisa; b) avaliar a percepção desses egressos quanto à modalidade de formação acadêmica oferecida; c) verificar como concebem sua própria inserção e inclusão laboral na sociedade. Trata-se de pesquisa de caso de natureza exploratória e descritiva (GIL, 2000), com abordagem mista quali-quantitativa (CRESWELL, 2010), através do instrumento validado, que consistiu em um questionário on-line, por meio da plataforma Formulários Google, incluindo-se conteúdos de natureza sociodemográfica. Foi também realizada uma entrevista planificada com o gestor responsável pelo acompanhamento de egressos da instituição. Os dados foram analisados na perspectiva da análise de conteúdo (BARDIN, 1979), a partir da estatística descritiva e das categorias: formação acadêmica, inclusão na Educação Superior e inserção no mercado de trabalho. No período do recorte temporal, formaram-se, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 55 pessoas com deficiência, das quais 32 responderam ao questionário. A universidade precisa estar atenta para uma formação que de fato prepare o discente para se inserir no mercado de trabalho, com as competências e habilidades que sua profissão exige e considerando as diversidades inerentes à condição humana. Outrossim, deve pensar estrategicamente na orientação profissional de seus discentes, preparando-os para a transição e garantindo o contato com o mundo do trabalho e com práticas profissionais durante a formação acadêmica. É ainda fundamental que as políticas institucionais de acompanhamento de egressos sejam mais articuladas e efetivas, uma vez que apresenta fragilidades na sua implementação. Tais dados obtidos, posteriormente, servirão de indicadores na promoção de mudanças inovadoras. Além disso, a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho é uma diretriz sem precedentes para se engendrar ações de políticas públicas inspiradas nas ideologias inclusivas.Tese Entre a arena e os bastidores: da prática em desenvolvimento à práxis pedagógica do Técnico em Assuntos Educacionais no âmbito do IFRN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-08-25) Coutinho, Ticiana Patrícia da Silveira Cunha; Silva, Rosalia de Fátima e; http://lattes.cnpq.br/2560174506689869; http://lattes.cnpq.br/6976576638013560; Ferreira, Adir Luiz; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Melo, Elda Silva do Nascimento; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; Araújo, Hilda Mara Lopes; Cabral, Carmen Lúcia de OliveiraEsse estudo trata dos saberes envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica dos Técnicos em Assuntos Educacionais no contexto do IFRN e se apresenta como que uma grande síntese reflexiva dos sentidos atribuídos por TAE as suas práticas e de saberes por elas mobilizados. Nessa pesquisa objetivamos compreender os saberes e ações envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica de Técnicos em Assuntos Educacionais e apreender os processos de produção de saberes em seu cotidiano. Partimos da seguinte questão: quais os saberes envolvidos no processo de desenvolvimento da prática pedagógica dos Técnicos em Assuntos Educacionais (TAE) no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)? Pressupomos que os saberes envolvidos na prática pedagógica dos TAE emergem da práxis, ou seja, da reflexão que esses profissionais fazem sobre sua ação produzindo saberes multirreferenciados. Tomamos como unidade de referência as falas de 10 TAE atuantes em 10 campi diferentes do IFRN. Para alcançar o objetivo da investigação, adotamos a metodologia da entrevista compreensiva e elegemos como princípios teórico metodológicos a multirreferencialidade, os sentidos como sociais e culturais e os conceitos de configuração de interdependência. Os resultados revelam que os saberes envolvidos no desenvolvimento da prática pedagógica dos TAE decorem: a) dos saberes acumulados ao longo de suas experiências; b) emergem da atuação deles no IFRN, imersos nas especificidades institucionais com seus dilemas e desafios; e c) resultam da reflexão que eles fazem a partir de sua prática, ou seja, da sua práxis produzindo saberes multirreferenciados. São saberes que se caracterizam por serem pragmáticos, se mobilizarem a partir da prática, da realização de uma tarefa; são políticos, ou seja, estão relacionados a uma ação intencional e correspondem a uma prática reflexiva e são saberes hermenêuticos e críticos – se configurando como saberes que surgem de processos formativos tanto individuais como coletivos. Os saberes dos TAE que emergem da análise de suas falas, são frutos do movimento de pensar sobre sua ação, refletem saberes constituídos em seus percursos formativos em diferentes espaços de atuação, mas são mobilizados essencialmente a partir da prática realizada na instituição.Dissertação Estratégias de sobrevivência no ensino superior na educação a distância: os estudantes de pedagogia (UFRN)(2018-08-30) Silva, Danniela Ernesto de Lima e; Ferreira, Adir Luiz; ; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Santos, Fábio Alexandre Araújo dos; ; Silva, Rosalia de Fátima e;As transformações contemporâneas influenciadas pelos recursos tecnológicos modificaram o contexto social, especificamente a educação que incorporou novas formas de ensino e aprendizagem. Este trabalho busca colaborar na área da Educação a Distância, especificamente com a investigação das estratégias de sobrevivência social que os estudantes do curso de pedagogia à distância, no polo Natal, na UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte desenvolveram durante o período de sua formação. O estudo faz um resgate histórico da institucionalização da modalidade educacional a distância, partindo do seu surgimento mundial até chegar à UFRN. Na pesquisa se explora os resultados do questionário virtual aplicado com dez estudantes da turma utilizando a ferramenta Google forms. As análises, a partir da codificação descritiva e analítica das respostas dos estudantes no questionário, orientaram o campo de interpretações sobre os significados pessoais e pedagógicos dos conteúdos revelados. Além disso, essas interpretações também estão inspiradas na experiência da própria autora, que fez parte do mesmo grupo de estudantes investigados, numa abordagem sociobiográfica sustentada pelos conceitos de experiência próxima e de experiência distante.Dissertação Evasão no ensino superior: a socialização acadêmica interrompida no mundo universitário da UFRN(2019-06-28) Moreira, Franklandia Leite; Ferreira, Adir Luiz; ; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; Santos, Fábio Alexandre Araújo dos; ; Silva, Rosália de Fátima e;Esse estudo tem como temática central a discussão sobre evasão e socialização. Com uma abordagem qualitativa, foi-se projetada uma pesquisa de campo que tem como sujeitos os estudantes dos cursos de Química, de Física e de Estatística, pertencentes ao Cento de Ciências Exatas e da Terra – CCET, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na primeira etapa de investigação, amparados pela metodologia etnográfica, foram feitos registros das impressões oriundas das observações em um diário de campo, registro fotográfico e a aplicação de cento e quarenta e sete questionários com discentes em seu percurso temporal de quatro anos, organizados da seguinte forma: os alunos dos 1º, 2º e 3º períodos, foram categorizados como calouros (ou seja, estudantes que estão no início de seus cursos); os discentes dos 4º, 5º, 6º período, classificados como intermediários (alunos que estão na metade da graduação) e, por fim, os graduandos dos 7º e 8º períodos, categorizados como veteranos (universitários em fase de conclusão). Na segunda etapa, foram realizadas doze entrevistas semiestruturadas, cujos sujeitos foram três estudantes evadidos dos cursos de Química, de Física e de Estatística (um indivíduo evadido de cada curso) e três discentes matriculados em cada graduação, seguindo a ordem dos períodos acima descrita (um calouro, um intermediário e um veterano). Na terceira etapa, posterior a coleta de dados, foram feitas as análises de todo o material e, consequente, o trabalho dissertativo, que revelou-se ser um fator sugestivo de algumas fragilidades nesse percurso acadêmico. A partir desses dados foi possível criar o conceito de socialização acadêmica interrompida. Ainda no cenário da escrita, utilizou-se a metodologia sociobiográfica (FERREIRA, 2006) que proporciona a realização de recortes da nossa trajetória acadêmica, uma vez que nos colocamos na condição de aluna evadida e lançamos mão de fragmentos relevantes dessa experiência.Tese A expansão do ensino superior à distância no IFPB: um estudo da implantação do Curso de Administração Pública no âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP(2016-03-31) Cavalcanti, Maria da Conceição Monteiro; Alda Maria Duarte Araújo Castro; http://lattes.cnpq.br/1267050454995209; http://lattes.cnpq.br/4719668317077741; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Cabral Neto, Antonio; http://lattes.cnpq.br/2272273005907974; Araújo, Edineide Jezine Mesquita; Medeiros, José Washington de Morais; https://orcid.org/0000-0002-7481-5902; http://lattes.cnpq.br/3970142119835546; Barbalho, Maria Goretti Cabral; http://lattes.cnpq.br/9999709754863111; Paiva, Marlucia Menezes deA presente tese, intitulada “A Expansão do Ensino Superior a Distância no IFPB: Uma Análise da Implantação do Curso de Graduação em Administração Pública no Âmbito do Programa Nacional de Administração Pública - PNAP”, objetiva analisar a política de expansão do ensino superior na modalidade a distância no IFPB, tendo como referência a implementação do Bacharelado de Administração Pública/PNAP e suas repercussões na cultura organizacional e no trabalho docente do IFPB Campus João Pessoa, partindo do pressuposto de que as modificações ocorridas no sistema educacional brasileiro entre o final do século XX e o início do século XXI ocorreram em atendimento às políticas de cunho neoliberal, orientadas por organismos internacionais, a exemplo do Banco Mundial e da Unesco. As diretrizes dessas políticas para o ensino superior propiciaram a diversificação institucional e a utilização da educação a distância como estratégias de expansão. Essas novas orientações trouxeram para os Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia a ampliação das suas competências e o desafio de ofertar a educação superior na modalidade a distância. A oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública no âmbito do PNAP é exemplo de ações de expansão induzida pela ação do Ministério de Educação, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). A natureza desta investigação requereu sua instrumentalização por meio da pesquisa qualitativa e de estudo de caso. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a análise documental e a entrevista semiestruturada, aplicada a gestores e docentes que atuaram no projeto BAP/PNAP/UAB. O estudo concluiu que, com a adesão à oferta do curso de Bacharelado em Administração Pública EaD, o IFPB cumpriu seu papel enquanto instituição da rede federal de atendimento a uma política pública, no entanto, a implementação de um curso dessa natureza sem uma estrutura adequada provocou várias mudanças na cultura organizacional da instituição. A utilização da EaD em um espaço institucional detentor de uma cultura muito forte de ensino presencial exigiu dos gestores e docentes uma nova postura profissional para se adequar às novas exigências para o trabalho com a modalidade a distância. No que se refere ao trabalho docente daqueles que atuam no PNAP, este se apresenta com aspectos de intensificação e precarização, o que pode ocasionar prejuízo para a qualidade do curso desenvolvido na modalidade de EaD, comprometendo o desempenho da instituição de modo geral.Dissertação Formação colaborativa de docentes em educação profissional e tecnológica inclusiva para o ensino de alunos com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA)(2019-08-22) Macedo, Elaine Caroline de; Nunes, Débora Regina de Paula; ; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Moura, Dante Henrique; ; Nunes Sobrinho, Francisco de Paula; ; Melo, Francisco Ricardo Lins Vieira de;Ainda que alunos diagnosticados com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) sejam legalmente amparados por medidas protetivas de acesso às instituições de Ensino Superior e Profissional, são escassos os estudos sobre a customização de ambientes que lhes favoreçam o êxito acadêmico. A adoção de procedimentos de customização favorece também a inserção e a permanência do aluno egresso no mundo do trabalho. Nessa perspectiva, a formação docente constitui-se em um tema de destaque quando se trata de avaliar os impactos de procedimentos de ensino endereçados ao contingente de alunos com deficiências – grupo do qual as pessoas com TEA fazem parte. Nesse cenário, o objetivo do presente estudo foi avaliar as contribuições de um programa de consultoria colaborativa para capacitação de docentes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) sobre o processo de ensino para educandos com TEA. O estudo, caracterizado como uma pesquisa-ação colaborativa, foi dividido em três fases: na primeira etapa, após consentimento do comitê de ética, foi realizado um levantamento do conhecimento e das demandas formativas de 48 professores da Instituição sobre o TEA, assim como analisada a percepção de dois alunos com TEA sobre seu processo de escolarização. Na segunda etapa foi ofertado um curso de capacitação, dividido em dois módulos, para 37 docentes. Por meio de entrevistas e questionários aplicados na terceira fase do estudo, foram avaliados os ganhos de conhecimento e mudanças nas práticas de ensino, tanto do ponto de vista dos professores quanto dos alunos. Os resultados deste estudo sinalizam ações que favorecem a inclusão social e educacional de alunos com TEA em instituições de Ensino Superior e Profissionalizante.Tese Formação de docentes da magistratura formadores de um juiz de novo tipo e suas representações(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-02-03) Rodrigues, Fillipe Azevedo; Melo, Elda Silva do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/1296070757502494; ; http://lattes.cnpq.br/1405096557504168; Ferreira, Adir Luiz; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; Lima, Ana Izabel Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/6734687016354161; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Vieira, Antônia Maira Emelly Cabral da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5970736742395375; Ribeiro, Cynara Teixeira; ; http://lattes.cnpq.br/1018577427983026; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033Esta pesquisa tem por objeto a formação de formadores da magistratura e suas representações sociais. O aperfeiçoamento docente nas escolas judiciais é abordado com a apresentação de seu modelo transdisciplinar, pautado nos valores de ética e humanismo, como mecanismo de difusão de uma representação de julgador ideal. Esse contexto justificou a presente pesquisa no âmbito da Esmarn, instituição alcançada pela política nacional. Assim, tem-se a seguinte problemática: quais mudanças a formação de formadores representa na prática pedagógica da magistratura e no aperfeiçoamento do Poder Judiciário, a partir das representações sociais do formador de magistrados, entre um juiz real e um juiz ideal (de um novo tipo)? O objetivo é identificar as representações sociais dos docentes da magistratura potiguar acerca do ser formador de juízes, revelando impressões, êxitos e desvios a respeito da construção de um magistrado ideal (de novo tipo). Para alcançar esse objetivo, foi realizada pesquisa qualitativa, conforme o método hipotético-dedutivo, valendo-se de técnicas inerentes a observação participante, na qual, além da coleta de dados em documentos e bibliografia pertinentes, há a manipulação de instrumentos metodológicos úteis para pesquisa em representações sociais (Técnica de Associação Livre de Palavras – Talp e entrevista semiestruturada). A amostra de juízes se dividiu em três grupos, a depender do grau de formação pedagógica. A representação social dos formadores de magistrados ancorou-se no elemento responsabilidade, pertencente ao núcleo central da espiral de sentidos. Conclui-se, portanto, que a técnica guiada por valores é aprimorada na formação docente da magistratura a partir de aulas práticas e voltadas para um saber-fazer pedagógico, permeadas pelos valores que a Enfam se propõe a despertar nos juízes brasileiros. Tem-se como tese que há um abismo entre a prática dos magistrados e o processo da formação ao concurso do bacharel em Direito que se torna magistrado, cujas formações profissional (inicial e continuada) e docente (FOFO) ainda não são capazes de superar na direção de um juiz de novo tipo, de modo que perceber as mudanças no magistrado professor com a formação docente é uma forma efetiva de fazer um prognóstico dos rumos dessa instituição tão relevante para a garantia da cidadania e da justiça social – uma espécie de análise psicopedagógica das organizações, ora aplicada ao Poder Judiciário e a seus professores.Dissertação Formação docente e letramento digital em contexto de pandemia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-12-10) Queiroz, Noélia Barbosa Costa de; Paiva, Maria Cristina Leandro de; http://lattes.cnpq.br/5008583007971704; http://lattes.cnpq.br/4302615247439846; Maia, Dennys Leite; https://orcid.org/0000-0002-9536-2025; http://lattes.cnpq.br/4047293288281493; Nunes, Isabel Dillmann; http://lattes.cnpq.br/2087785677186785; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; Moreira, Keila CruzÉ factual que a pandemia causada pela ameaça do COVID-19, trouxe à tona uma carência na formação docente no tocante ao uso das Tecnologia Digital da Informação e da Comunicação - TDIC. Com base nesse cenário, indagou-se sobre as possibilidades de modificação das práticas formativas que, antes da pandemia, eram realizadas de forma presencial. Assim, elegeu-se como questão de pesquisa quais as contribuições da formação online, na perspectiva do letramento digital, desenvolvida no âmbito da Secretaria Municipal de Educação de Natal, para a prática formativa dos assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino? Refletiu-se, ainda, se seria possível realizar uma formação docente online que conseguisse articular teoria e prática, com elementos da cultura digital. A partir desse contexto, surgiu a presente pesquisa que visou analisar as contribuições da Formação Online, na Perspectiva do Letramento Digital, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação - SME - de Natal/RN, para a prática formativa dos assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino. O referencial teórico do estudo pautou-se nas concepções de formação docente e de letramento digital, tendo Nóvoa (2019, 1988), Garcia (2005), Freire (2003, 2001, 2000), Buzato (2006, 2004, 2001) e Moreira e Schlemmer (2020), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, com nuances de uma pesquisa- ação, com base empírica caracterizada como intervencionista. Os dados foram gerados por meio de registros dos chats no Meet, questionários eletrônicos, registros em notas de campo e entrevistas semiestruturadas. O estudo foi realizado na Secretaria Municipal de Educação de Natal, envolvendo assessores pedagógicos e diretores de unidades de ensino, durante e com o desenvolvimento do curso de extensão I Formação Online realizada pela Secretaria de Educação de Natal/RN. A análise dos dados indicou que a formação on-line proporcionou impactos importantes no que se refere ao desenvolvimento de competências no âmbito pessoal e profissional dos participantes, ampliando os letramentos digitais, bem como, provocou desdobramentos na ação formativa da rede de ensino, que se reestruturou com e a partir do uso das tecnologias digitais. Também é possível afirmar que apesar do avanço das tecnologias digitais de comunicação e informação, há uma demanda por uma formação de professores que aproxime os docentes do mundo da cultura digital. Como produtos do estudo, além da dissertação, realizou-se uma formação online, devidamente registrada como Projeto de Extensão, além da produção de um “Guia para reuniões online" e uma "cartilha" que evidencia os principais aspectos do trabalho realizado no decurso da pesquisa.Tese Formação lato sensu a distância em gestão escolar: a experiência dos gestores de escolas públicas do RN (2010-2012)(2015-06-30) Silva, Maria Aldeiza da; ; ; Cabral Neto, Antonio; ; Garcia, Luciane Terra dos Santos; ; França, Magna; ; Azevedo, Marcio Adriano de; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; Batista, Maria do Socorro da Silva;Analisa a política de formação a distância de gestores de escolas públicas de educação básica do Rio Grande do Norte, no Curso de Especialização em Gestão Escolar do Programa Nacional Escola de Gestores da Educação Básica, a partir da possibilidade de contribuição para a perspectiva teórica e metodológica da gestão democrática nos processos de organização escolar, no período de 2010 a 2012. Optou-se por uma abordagem metodológica dialética, a partir da compreensão de uma determinada realidade concreta, considerando as convicções políticas e ideológicas do investigador e da própria matriz do objeto de investigação, a fim de, mais especificamente: a) identificar a concepção de gestão escolar contemplada nas diretrizes do curso lato sensu de formação continuada de gestores, em face à perspectiva de gestão escolar democrática; b) analisar na compreensão dos cursistas a perspectiva de contribuição da formação continuada de gestores escolares para fortalecer o princípio da gestão escolar democrática; e, c) analisar as estratégias de intervenção propostas pelos cursistas de formação continuada de gestores em suas relações com a perspectiva teórica e metodológica de gestão democrática. O campo empírico do estudo foi a plataforma Moodle, que hospeda tecnicamente o curso. Foram considerados sujeitos do estudo todos os cursistas que participaram do Fórum de discussão, das 10 turmas em formação, bem como aqueles que apresentaram trabalhos de conclusão de curso sobre a temática da democratização da gestão. Foram analisadas 252 mensagens de Fórum e 45 trabalhos, cujos resultados apontam para posições que divergem/convergem para o foco da formação, quais sejam: 1) os cursistas apontaram fragilidades no trabalho nas escolas com vistas a mobilizar o coletivo escolar para a realização de práticas de gestão democrática; 2) indicam haver contradições entre a metodologia inovadora proposta para a formação, o conteúdo organizado para o curso e as estratégias didáticas e metodológicas aplicadas nas atividades, já que os encaminhamentos conduzem às práticas gerencialistas que vão de encontro ao princípio norteador da formação; 3) nas concepções de gestão que permeiam o trabalho do gestor escolar, os cursistas fazem referências à ênfase em práticas burocráticas e ao embate entre as concepções gerencial e democrática; 4) os trabalhos científicos finais dos cursistas apresentavam, em sua maioria, propostas de intervenção e nas ações realizadas nos eixos Projeto Político-Pedagógico, Gestão Democrática Participativa e Conselho Escolar; 5) No que se refere à modalidade EAD, chamam a atenção os índices de evasão, motivados por dificuldades específicas dos cursistas, por algumas práticas formadoras ao longo do curso, bem como pelas condições dadas no correr do processo formativo. Portanto, o programa Escola de Gestores se constitui numa política pública de formação docente importante, que apresenta fundamentos sobre a gestão democrática da escola e contribui positivamente para a revisão de práticas/concepções, embora seja possível evidenciar ainda contradições no processo que acabam, por sua vez, a conduzir para práticas de gestão gerencialista.Tese Formação moral e ética na sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-26) Fernandes, Denise Cortez; ; http://lattes.cnpq.br/0341824719316863; ; http://lattes.cnpq.br/5231043594421427; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Andrade, Erika dos Reis Gusmão; ; http://lattes.cnpq.br/0778953049451033; Pereira, Francisco de Assis; ; http://lattes.cnpq.br/4147987722156261; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Domingos Sobrinho, Moisés; ; http://lattes.cnpq.br/4006015131926244Essa pesquisa analisa a concepção docente acerca do desenvolvimento moral no contexto do cotidiano escolar, bem como o papel do professor nesse processo. Almejou, também, estabelecer um ambiente formativo e colaborativo propício à reflexão ética entre professores que trabalham em turmas do Ensino Fundamental, acerca da prática pedagógica do professor nas situações de construção da moralidade no meio escolar, oferecendo caminhos nas suas interações para o desenvolvimento da moralidade dos alunos. O campo empírico foi a Escola Municipal Estudante Emmanuel Bezerra, localizada no bairro do Planalto - Zona Oeste de Natal/RN, com as professoras das turmas do 4º e do 5º ano do Ensino Fundamental e seus respectivos alunos, durante os anos de 2010-2012. Privilegiou-se a pesquisa qualitativa nas análises e no processo de compreensão do cotidiano no contexto escolar, procurando-se interpretar as situações e as interações analisadas. Fundamentando-se nos postulados de Jean Piaget sobre o desenvolvimento moral, optou-se pelo trabalho investigativo com as professoras com a complementaridade entre a pesquisa colaborativa e a pesquisa-ação, realizando-se sessões reflexivas, pesquisa documental, observações e entrevistas semiestruturadas, desenvolvidas com as professoras participantes. A partir dessa pesquisa foram identificadas três distintas fases das concepções e atitudes entre as professoras: a) docente com o discurso do senso comum, devido à ausência de reflexão aprofundada acerca da sua prática; b) docente com concepções atualizadas e informações pertinentes, entretanto desprovido de uma ação reflexiva desse conhecimento e sem reflexo em suas práticas em sala de aula; c) docente ético reflexivo, que ensaia uma perspectiva que associa a informação pertinente, a acomodação dos conhecimentos e transformação do discurso docente em ação coerente na sua prática. Formar um docente ético e reflexivo, diante da cultura formativa não se dá de forma natural e em pouco tempo. É preciso várias etapas até a tomada de consciência para uma atitude ética e reflexiva perante a realidade educacional e especialmente acerca da ação docente e institucional na formação moral dos alunos.Dissertação A implementação do programa mais educação em escolas da rede municipal de ensino de Natal/RN: um estudo sobre o período de 2008 - 2011(2014-07-18) Silva, Márcia Soraya Praxedes da; Souza, Antonio Lisboa Leitão de; ; ; França, Magna; ; Queiroz, Maria Aparecida de; ; Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento;O presente trabalho aborda a educação integral numa perspectiva de estudo, pesquisa, análise e reflexão do seu objeto de estudo – O Programa Mais Educação e sua implementação na rede municipal de ensino da cidade do Natal/RN. O objetivo geral da pesquisa consistiu em analisar a implementação e a contribuição do Programa Mais Educação no Município de Natal, para a melhoria da qualidade da educação, em três escolas, no período de 2008 a 2011. Optou-se pela realização de uma pesquisa dentro de uma abordagem histórico-crítica, tendo como base teóricometodológica o materialismo dialético. Apoiando-se nos procedimentos e instrumentos da pesquisa qualitativa, foram desenvolvidas duas técnicas de coletas de dados: a análise da literatura pertinente à temática e análise documental e a aplicação de entrevistas semiestruturadas junto aos responsáveis pelo Programa Mais Educação na Secretaria Municipal de Educação (SME); e, nas escolas, junto aos gestores, coordenadores do Programa, monitores e alunos participantes. Mediatizados pelas interfaces do contexto investigado, os resultados mostraram que o Programa Mais Educação tem apresentado resultados significativos no tocante à melhoria da educação, contudo, ainda que guarde potencialidades, não está sendo desenvolvido a contento, em razão de apresentar fragilidades, em especial, no que refere-se a necessidade de implantação de uma política pública de Educação Integral, a falta de estrutura física das escolas para abarcar a realização das atividades propostas, a pouca abrangência em relação ao número de alunos atendidos em cada escola, a falta de qualificação dos monitores responsáveis pela realização das atividades junto aos alunos, ao não cumprimento de algumas das contrapartidas pela Secretaria Municipal de Educação, essenciais ao melhor desenvolvimento do Programa nas escolas contempladas. Destacamos que a temática necessita de outros estudos e discussões; logo, esta pesquisa não se encerra aqui, mas configura-se como terreno fértil para investigações futuras.
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