Navegando por Autor "Tavares, Gerlanne da Cunha"
Agora exibindo 1 - 7 de 7
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC A inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil na escola: Reflexões sobre a prática em sala de aula(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Costa, Ana Paula Gurgel; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Tavares, Gerlanne da Cunha; Maia, Severino Ramos dos SantosInclusão escolar é sempre um tema complexo, e principalmente quando se trata de integração e prática do professor em sala de aula, para portadores de qualquer deficiência física, que se insere no contexto dos indivíduos com Necessidades Educacionais Especiais (NEE). Por isso, neste trabalho, o objetivo geral é refletir sobre a inclusão de alunos com Paralisia Cerebral Infantil (PCI) na escola, definindo a referida especialidade, analisando as necessidades da educação inclusiva e identificando as práticas mais adequadas para o professor que viva essa realidade na sua sala de aula. A abordagem do tema se dá a partir de uma pesquisa bibliográfica exploratória, de forma qualitativa e com fins de construção de uma revisão de literatura que esclareça o tema. Os apontamentos possíveis a partir do referencial teórico estudado é que a inclusão de alunos com PCI é complexo, pois a escola e o sistema educacional ainda apresentam muitas limitações. Para a realização de uma educação inclusiva adequada a esses casos, seria necessário, além de uma boa formação do professor para o atendimento, considerando as singularidades dos portadores dessa deficiência, também a organização de uma equipe multiprofissional, através da qual pudesse atuar outros profissionais especializados, como o fisioterapeuta, o psicólogo, o psicopedagogo e outros. Estes profissionais devem ter como principal objetivo desenvolver a política de inclusão partindo da meta de reabilitar os referidos portadores, permitindo anular muitas de suas limitações físicas.TCC Autismo, ambiente escolar e obstáculos no processo de ensino-aprendizagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Diniz, Francisca Jales da Costa; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Vieira, Antonia Maira Emelly Cabral da Silva; Tavares, Gerlanne da CunhaEste artigo trata sobre uma pesquisa bibliográfica que objetivou compreender como ocorre o processo de ensino-aprendizagem do aluno com autismo com ênfase nos obstáculos existentes no ambiente escolar. Inicialmente foi realizado um levantamento bibliográfico, explorando desde livros, dissertações, teses, artigos e e-books, para analisar criticamente como tem sido trabalhado o processo de ensino-aprendizagem com crianças autistas. Nos estudos foi verificado que cabe à sociedade, à escola e à família se adequarem às necessidades específicas das pessoas com autismo, de acordo com as suas limitações. Além disso, a mediação e o contato entre o aluno e educador devem ser planejados e executados com mais atenção, especialmente quando os alunos apresentam transtornos que comprometem suas relações interpessoais e o seu processo de aprendizagem. Desconsiderar a identidade do autista, ao tentar normalizar o processo de lecionar em sala de aula, adequando um aluno a uma realidade que não lhe integra, é o que tem, de fato, ocorrido diante do despreparo dos educadores que necessitam de qualificação profissional. Verificou-se, portanto, que é possível que o autismo seja vivenciado no ambiente escolar, de forma inclusiva, contando com o apoio da família e dos educadores, superando as limitações e os obstáculos no processo de ensino-aprendizagem.TCC Bullying na sala de aula e o papel do professor no Ensino Fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-15) Silva, Vanusa Maria da; Albino, Ivone Braga; severino Ramos dos Santos Maia; Albino, Ivone Braga; Maia, Severino Ramos dos Santos; Tavares, Gerlanne da CunhaEste artigo promove uma reflexão acerca do fenômeno bullying na sala de aula numa perspectiva de prevenção e pacificação da violência escolar. Objetiva, pois, tratar sobre uma pesquisa bibliográfica acerca do papel do professor do Ensino Fundamental diante do bullying em sala de aula procurando estratégias que combatam a recorrência desse fenômeno nas escolas. Diante disso, busca abordar medidas de prevenção do bullying em sala de aula destacando o professor que tem um importante papel frente a esse fenômeno, pois o mesmo é quem lida diretamente com os riscos de agressões realizadas em sala de aula dos mais variados tipos. Percebe-se que este profissional da educação é um dos protagonistas fundamentais que pode utilizar-se da prevenção, no entanto, ele deve estar capacitado para saber lidar e contornar a situação até onde lhe compete. O professor de sala de aula, portanto, é um dos primeiros a ter atitudes de prevenção e possíveis soluções em conjunto com a escola, família e sociedade. Utilizando-se de uma exploração bibliográfica a pesquisa mergulhou nos trabalhos de pesquisadores (Pinto; Branco, 2001, Constantini, 2004, Ramos, 2016, Fante, 2005, Silva, 2002, dentre outros, diante da importância de desenvolver o tema e atingir o seu objetivo. Nesses termos, a referida pesquisa é de grande importância na área da educação, principalmente na atuação e no papel do professor como pacificador do fenômeno bullying no nível de Ensino Fundamental. Vale acrescentar que a pesquisa foi positiva, pois, além de resultar na escrita desse artigo, propõe reflexões sobre o modo pelo qual família, escola e sociedade podem chegar a algumas alternativas que promovam a conscientização dos alunos frente aos riscos que a prática do fenômeno pode trazer para o ambiente escolar e para a vida do aluno e seus pares em sociedade.TCC Desafios e possibilidades na inclusão escolar da criança autista: um estudo reflexivo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-12) Andrade, Lindaluz Ximenes de; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Tavares, Gerlanne da Cunha; Maia, Severino Ramos dos SantosO presente artigo apresenta um estudo reflexivo acerca das possibilidades e dos desafios propiciados na aprendizagem de uma criança autista que frequentava o nível IV, de um Centro Municipal de Educação infantil (CMEI), localizado no município de Natal, em 2013, a partir de dados extraídos de seus relatórios trimestrais, registrados pela professora de sala de aula. Trata, pois, de uma pesquisa de natureza qualitativa ao utilizar-se de registros encontrados em três relatórios (trimestrais) da criança em foco. Os registros trimestrais da referida criança são tidos pela escola como descrição do processo de aprendizagem (individual), servindo como instrumento avaliativo de final de ano letivo. Além disso, a exploração bibliográfica também é presente tendo como fundamentação teórica os estudos de Belisário Filho e Cunha (2010), Bosa (2006), Coelho e Santo (2006), e de documentos legais como o Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil (1998), fazendo parte da construção de discussões e análises. Em sua composição, o presente texto reflexivo é composto por seções que se configuram em desdobramentos para o alcance do objetivo central do estudo. Na análise reflexiva é percebido que existe a dificuldade de a criança sentirse incluída nas práticas pedagógicas existentes no CMEI, por falta de conhecimento de suas necessidades específicas e, assim, ser avaliada da melhor maneira possível.Tese Mecanismos de compreensão linguística em cegos congênitos: uma abordagem cognitiva da construção de sentidos(2018-12-07) Tavares, Gerlanne da Cunha; Duque, Paulo Henrique; ; ; Sousa, Ada Lima Ferreira de; ; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; Almeida, Aurelina Ariadne Domingues; ; Santos, Ricardo Yamashita;Este estudo busca, por meio da investigação de casos atípicos, corroborar hipóteses, acerca de casos típicos, de como sentidos são construídos por pessoas que não apresentam problemas congênitos de visão. Desta forma, esta pesquisa tem como principal objetivo analisar os mecanismos cognitivos por meio dos quais pessoas com cegueira congênita compreendem enunciados. Para tanto, serão investigados: a relevância das affordances (GIBSON, 1979; CHEMERO, 2009; DUQUE, 2013) na compreensão de narrativas por pessoas com visão zero; como cegos congênitos utilizam a metonímia e o foco na compreensão de narrativas; e as dimensões da estrutura narrativa (LAKOFF, NARAYANAN, 2010) utilizadas como ferramentas no processo de construção de sentidos por cegos com visão zero. Sendo estes os objetivos específicos da pesquisa, o arcabouço teórico está alicerçado nos pressupostos defendidos pela Cognição Ecológica da Linguagem (DUQUE, 2015; 2016; 2017; 2018). Considerando os aspectos metodológicos, esta pesquisa trata-se de um estudo empírico qualitativo por método indutivo, quase-experimental, uma vez que a seleção dos envolvidos não foi realizada de forma aleatória. Podemos considerá-lo como experimento de Caso Único (MONTERO; LEÓN, 2007) ou de Sujeito Único (KANTOWITZ et al, 2006) por entendermos que os dados obtidos por meio de testes serão tratados e comparados entre os sujeitos pertencentes ao mesmo grupo experimental. Com o objetivo de atender às necessidades da pesquisa, convidamos o Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte (IERC-RN) para atuar como instituição coparticipante. Os testes realizados terão seus resultados descritos e comparados entre os participantes da pesquisa. A discussão final foi construída e baseada a partir das categorias analíticas adotadas para esta pesquisa e subsidiada pelo arcabouço teórico anteriormente apresentado. Desta forma, buscamos atender aos objetivos da pesquisa e esclarecer as nossas hipóteses sobre a problemática que deu origem a este estudo.Dissertação Processos de construção do sentido por portadores da Síndrome de Asperger(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-08-29) Tavares, Gerlanne da Cunha; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; ; http://lattes.cnpq.br/4630636037913698; Costa, Marcos Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/2063417297534959; Gerhardt, Ana Flávia Lopes Magela; ; http://lattes.cnpq.br/2753545864977482Para a Linguística Cognitiva, a construção do sentido se dá através do acionamento de processos mentais específicos que estão diretamente ligados às experiências socioculturais, sensório-motoras e perceptuais. Em portadores da Síndrome de Asperger, o comprometimento desses processos, devido a características específicas da própria síndrome, pode estar diretamente relacionado a problemas de construção de sentido por estes indivíduos. Nesse sentido, o objetivo deste projeto é investigar os processos cognitivos que direcionam a construção do sentido nestes portadores de transtornos neurais. A pesquisa é realizada com alunos da APAARN (Associação de pais e amigos dos autistas do Rio Grande do Norte), tendo como grupo de controle alunos neurotípicos de outras instituições, sendo os portadores da síndrome praticantes da língua materna o grupo experimental da pesquisa. Para elucidar o processo de construção do sentido por estes alunos, foram desenvolvidos testes contendo pistas linguísticas norteadoras responsáveis pelo acionamento de alguns processos cognitivos como os esquemas (JOHNSON, 1987), frames (MINSKY, 1974), affordances (GIBSON,1979) e simulação mental (BARSALOU,1999). Os testes foram baseados nos pressupostos teóricos da Linguística Cognitiva, mais precisamente, da Teoria Neural da Linguagem. Os resultados apontam para uma possível justificativa para o comprometimento da construção do sentido, que compreende diretamente a relevância intersubjetiva das inferências recebidas e construídas socialmente pelos participantes especificamente desta análise.TCC Síndrome de Down e desenvolvimento cognitivo na escola regular de ensino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-07) Jacome, Ligiana Costa Lima Cavalcante; Albino, Ivone Braga; Albino, Ivone Braga; Vieira, Antonia Maira Emelly Cabral da Silva; Tavares, Gerlanne da CunhaO presente artigo trata de expor um trabalho investigativo motivado pelas vivências nos estágios supervisionados durante o curso de Pedagogia na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pela experiência familiar, acerca do ensino- aprendizagem da criança com Síndrome de Down (SD) no ensino regular, considerando-se o seu desenvolvimento cognitivo.