Navegando por Autor "Teixeira, Yanna Beatriz de Medeiros"
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Livro Ergonomia visual na leitura em telas: tipografia como tecnologia assistiva(Caule Papiro, 0013-06-25) Santa Rosa, José Guilherme; Yamaguchi, Márcia; Teixeira, Yanna Beatriz de Medeiros; https://orcid.org/0000-0001-7201-0767; https://orcid.org/0009-0002-5821-9972A obra "Ergonomia visual na leitura em telas: tipografia como tecnologia assistiva" apresenta aspectos teóricos e práticos a respeito do uso de tipografia como recurso de tecnologia assistiva para o design digital em leitura em telas. Para tanto, são discutidos os seguintes temas: usabilidade e acessibilidade digital; dislexia, autonomia e interação; tipografias acessíveis para pessoas com dislexia; pesquisas e recomendações em tipografias para acessibilidade e outras tecnologias assistivas digitais para pessoas com dislexiaApresentado em Evento Estudo sobre a usabilidade técnica e pedagógica no jogo "Aprender a Ler - Domlexia" no processo de alfabetização de crianças que apresentam risco para dislexia(2024) Albuquerque, Thaise Maria da Costa Santos; Dantas, Lenyedja Farias; Rodrigues, Samir Pessôa; Santa Rosa, José Guilherme da Silva; Silva, Bruno Santana da; Teixeira, Yanna Beatriz de MedeirosAo tratar a temática da Usabilidade Pedagógica em jogos educacionais, este estudo tem como proposta avaliar o jogo “Aprender a Ler - Domlexia” enquanto recurso pedagógico para auxiliar crianças com risco para dislexia. O corpus da pesquisa abordou conceitos sobre Design, Usabilidade, Heurísticas e Experiência do Usuário, destacando as relações entre Usabilidade Técnica e Pedagógica. Enquanto pesquisa qualitativa, consistiu em estudo exploratório, realizado por uma equipe de seis avaliadores especialistas em usabilidade, por meio de procedimento metodológico adaptado com base em duas abordagens teóricas: Heurísticas de Nielsen (1994) e diretrizes de Usabilidade Pedagógica, segundo Nokelainen (2006), com o objetivo de avaliar a usabilidade para assegurar que o jogo atende às necessidades educacionais de seu público-alvo.