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Navegando por Autor "Tonidandel, Flavio"

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    Artigo
    Brazilian robotics olympiad: a successful paradigm for science and technology dissemination
    (Sage, 2016) Aroca, Rafael Vidal; Pazelli, Tatiana de Figueiredo Taveira; Tonidandel, Flavio; Azevedo Filho, Azamor Cirne de; Simões, Alexandre da Silva; Colombini, Esther Luna; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia
    This article introduces the successful methodology adopted for the realization of the Brazilian Robotics Olympiad. Organizational and scientific issues are presented and discussed as well as results of statistical surveys performed with participants that verify the benefits brought by this robotics Olympiad. The Brazilian Robotics Olympiad is a nine-year-old nation-wide initiative created with the mission of promoting robotics among Brazilian students with or without previous knowledge of robotics, fostering their interest to engage in science, technology and engineering studies and careers. The Olympiad is fully free for participants, being annually organized by hundreds of volunteers from several Brazilian universities. It is divided into practical and theoretical components with several levels, each one designed for a certain student age. More than 300,000 students have already participated in the Brazilian Robotics Olympiad and, according to 58% of these students, the Brazilian Robotics Olympiad helped them to decide which university course to pursue
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    Artigo
    Brazilian Robotics Olympiad: A successful paradigm for science and technology dissemination
    (SAGE Journals, 2016-10-24) Aroca, Rafael V.; Pazelli, Tatiana FPAT; Tonidandel, Flavio; CA Filho, Azamor; Simes, Alexandre S.; Colombini, Ester L.; Burlamaqui, Aquiles Medeiros Filgueira; Gonçalvez, Luiz Marcos Garcia
    This article introduces the successful methodology adopted for the realization of the Brazilian Robotics Olympiad. Organizational and scientific issues are presented and discussed as well as results of statistical surveys performed with participants that verify the benefits brought by this robotics Olympiad. The Brazilian Robotics Olympiad is a nine-year-old nation-wide initiative created with the mission of promoting robotics among Brazilian students with or without previous knowledge of robotics, fostering their interest to engage in science, technology and engineering studies and careers. The Olympiad is fully free for participants, being annually organized by hundreds of volunteers from several Brazilian universities. It is divided into practical and theoretical components with several levels, each one designed for a certain student age. More than 300,000 students have already participated in the Brazilian Robotics Olympiad and, according to 58% of these students, the Brazilian Robotics Olympiad helped them to decide which university course to pursue
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    Tese
    Mapeamento robótico 2,5-D com representação em grade de ocupação-elevação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-08-03) Souza, Anderson Abner de Santana; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; http://lattes.cnpq.br/2563070123322776; Alsina, Pablo Javier; ; http://lattes.cnpq.br/3653597363789712; Pedrosa, Diogo Pinheiro Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/3276436982330644; Tonidandel, Flavio; ; http://lattes.cnpq.br/5331230734386657; Santana, André Macêdo; ; http://lattes.cnpq.br/5971556358191272
    Este trabalho apresenta um novo método de mapeamento de ambientes com robôs móveis com informações tridimensionais para navegação. Muitas abordagens de mapeamento 3D, usam o método em grade de ocupação, o que resulta no uso de muito recurso computacional tanto na construção como no armazenamento desses mapas. A presente pesquisa apresenta o mapeamento 2,5-D em grade de ocupação-elevação, a qual é definida como uma representação discreta, onde cada célula armazena uma probabilidade de ocupação, a altura do espaço mapeado e a variância desse valor de altura. Essa representação permite que um robô móvel tenha a ciência se um lugar do seu ambiente está ocupado por um obstáculo e qual a altura desse obstáculo. Dessa forma, ele pode decidir se é possível navegar sobre o obstáculo ou não, de acordo com suas habilidades motoras. As informações sensoriais necessárias para construir o mapa são providas por um sistema de visão estéreo, o qual foi modelado através de uma robusta análise estatística, considerando os ruídos presentes no processamento estéreo. Os mapas resultantes favorecem a execução de tarefas como tomadas de decisões na navegação autônoma, exploração, localização e planejamento de caminhos. Experimentos práticos reais mostram que o método de mapeamento apresentado é útil para a navegação de robôs autônomos
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    Tese
    Plataforma Robótica de Baixíssimo Custo para Robótica Educacional
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-17) Aroca, Rafael Vidal; Gonçalves, Luiz Marcos Garcia; ; http://lattes.cnpq.br/1562357566810393; ; http://lattes.cnpq.br/9262228584082064; Burlamaqui, Aquiles Filgueira de Medeiros; ; http://lattes.cnpq.br/8670475877813913; Tonidandel, Flavio; ; http://lattes.cnpq.br/5331230734386657; Caurin, Glauco Augusto de Paula; ; CAURIN, Glauco de paula.; Alsina, Pablo Javier; ; http://lattes.cnpq.br/3653597363789712
    Os robôs estão cada vez mais presentes nas mais diversas atividades da sociedade, porém ainda são considerados equipamentos caros e restritos para poucas pessoas. Neste trabalho, propomos uma arquitetura de controle e um conjunto de técnicas que possibi- litam a construção de robôs de baixíssimo custo, além de diminuir a complexidade na sua montagem e programação. Um aspecto chave da arquitetura proposta é o uso de interfaces de áudio para controlar atuadores e ler sensores, permitindo assim o uso de qualquer dispositivo que produza sons como unidade de controle de um robô. Também desenvolvemos ferramentas de programação baseadas em ambientes web que permitem o uso de computadores ou telefones celulares como unidades de controle de um robô, que pode ser programado e controlado remotamente. O trabalho também contempla possíveis aplicações de tal plataforma robótica de baixíssimo custo, incluindo principalmente o seu uso educacional, que foi validado experimentalmente, por professores e alunos de várias disciplinas de graduação. Apresentamos uma análise de dados de entrevistas realizadas com os alunos, antes e após o uso da plataforma, que confirmam a sua aceitação como ferramenta de apoio ao ensino
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