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Navegando por Autor "Toscano, Geovânia da Silva"

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    Dissertação
    Atores sociais e política ambiental urbana do Município de Mossoró/RN pelo prisma das cartografias sociais analíticas
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-07) Oliveira, Luan Gomes dos Santos de; Souza, Cimone Rozendo de; ; http://lattes.cnpq.br/8227598190372706; ; http://lattes.cnpq.br/2784352958535431; Costa, Fernando Bastos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769916A5&dataRevisao=null; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167
    Parte-se da compreensão que a relação sociedade/natureza é largamente problematizada em um contexto de crise socioambiental. Neste contexto, lançamos mão do princípio da esperança para planejarmos e elaboramos novas formas de se entender a realidade social, na articulação entre ciência e saberes alternativos. A pesquisa consiste em investigar, como os atores sociais interferem na construção da política ambiental urbana da cidade de Mossoró/RN tendo como referência os processos de implementação do Plano Diretor, bem como da Agenda 21 do município. A hipótese desta pesquisa é que a Política Ambiental em Mossoró tem um caráter essencialmente normativo que se expressa na criação de um arcabouço político institucional para gerir as questões ambientais envolvendo de maneira acessória e ou funcional a participação da sociedade mossoroense. Desse modo questionou-se quem são os atores que constroem a política ambiental de Mossoró/RN. Como objetivos específicos desta pesquisa são: Identificar a dimensão ambiental do Plano Diretor articulado a Agenda 21 de Mossoró/RN; mapear informações junto aos gestores, coordenadores e membros do Conselho Municipal de Meio Ambiente e o conselho Municipal de Cidades sobre o funcionamento da política ambiental urbana mossoroense e como ela é executada pela Gerência Executiva de Gestão Ambiental em conjunto com a Secretaria de Desenvolvimento Territorial e Ambiental (SEDETMA) e a Gerência Executiva do Desenvolvimento Urbanístico. Como caminho metodológico, foi utilizado o método da sociologia das ausências e das Emergências em articulação com a ecologia dos saberes e das produtividades. É uma pesquisa qualitativa e documental, onde utilizou-se documentos como o Plano Diretor de Mossoró/RN, atas de reuniões dos conselhos e em complementaridade foram realizadas 12 entrevistas semi-estruturadas com os gestores e conselheiros da Política Ambiental Urbana do Município de Mossoró/RN. Usaram-se também os mapas sociais analíticos ou temáticos para a tradução dos diálogos entre os atores sociais, gestores e conselheiros que fazem a Política Ambiental Municipal. Conclui-se que estes diálogos e experiências, apontam para a construção de uma política ambiental mais participativa e efetiva, comprometida com a transformação individual e coletiva da sociedade mossoroense
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    Dissertação
    Avaliação da capacidade para o trabalho do servidor público: um estudo de caso em uma instituição federal de ensino superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2009-02-27) Silva, Neuma Maria da; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/2068281775213576; ; http://lattes.cnpq.br/5783525662721328; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Brito, Rosineide Santana de; ; http://lattes.cnpq.br/1382115805485667; Aguirre, Moisés Alberto Calle; ; http://lattes.cnpq.br/0743856406326460; Guimarães, Jacileide; ; http://lattes.cnpq.br/8942333851163376
    A capacidade para o trabalho, considerada como resultante de um processo dinâmico entre recursos do indivíduo em relação ao seu trabalho, sofre influência de diversos fatores, como aspectos sociodemográficos, estilo de vida, processo de envelhecimento e exigências do trabalho. Tendo como objetivo analisar a capacidade para o trabalho em uma população de servidores públicos, o estudo transversal analisou 132 servidores públicos voluntários, do setor de infra-estrutura, em uma instituição federal de ensino superior do estado do Rio Grande do Norte, nordeste, Brasil. Os dados foram coletados através de um questionário denominado Índice de Capacidade para o Trabalho ICT. A análise das variáveis foi feita através da estatística descritiva por meio das médias, desvios-padrão, mediana valores mínimos e máximos dos escores das variáveis quantitativas. A análise conjunta das variáveis foi feita por meio de regressão linear múltipla. Os Servidores apresentaram capacidade para o trabalho baixa 11 (8,33%), moderada 31 (23,48%), boa 54 (40,91%), e Ótima 28 (21,21%). A análise múltipla, ajustada por idade, sexo, educação, idade que começou a trabalhar, tempo de serviço, capacidade atual e total de doenças, evidenciou que as variáveis que melhor explicaram a variação do ICT foram a idade, capacidade atual e total de doenças. A pesquisa demonstrou que 75% dos servidores apresentaram ICT abaixo de 43 pontos - Capacidade baixa, moderada ou boa e que apenas 25% dos servidores entrevistados apresentaram o ICT acima de 43 pontos - ótima capacidade para o trabalho. De acordo com as recomendações do Instituto Finlandês de Saúde Ocupacional - FIOH, para os servidores que apresentarem esses escores devem ser implementadas medidas cujo objetivo será: restaurar a capacidade para o trabalho que se encontre baixa, melhorar a capacidade para trabalho moderada, apoiar a capacidade para o trabalho bom e manter a capacidade para o trabalho ótimo. Portanto, recomendamos que o ICT seja aplicado nas demais instituições federais de ensino superior da federação, na perspectiva da realização de um diagnóstico real da situação de todos os seus servidores, possibilitando a aplicação das referidas medidas tão necessárias à recuperação e promoção da saúde de seus colaboradores.
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    Dissertação
    Beirando a vida, driblando os problemas: estratégias de bem viver
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-12-14) Gadelha, Maria Jacqueline Abrantes; Germano, Raimunda Medeiros; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721938D8; ; Timóteo, Rosalba Pessoa de Souza; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760582E9&dataRevisao=null; Medeiros, Soraya Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760209A3&dataRevisao=null; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167
    O presente estudo tem por objetivo analisar as estratégias utilizadas pelas famílias em situação de risco e vulnerabilidade, adscritas à Estratégia Saúde da Família (ESF), no enfrentamento de seus problemas cotidianos. Trata-se de uma investigação de natureza qualitativa que utiliza a entrevista como principal ferramenta da abordagem empírica. Foram entrevistadas dez mulheres da localidade do Panatis, zona Norte, do município de Natal-RN, cujas famílias vivenciam carências de condições socioeconômicas básicas. As entrevistas ocorreram entre os meses de abril a junho de 2007. Os depoimentos revelam a existência de um misto de improvisações e criatividades usadas como estratégias para a superação das privações e necessidades vividas no cotidiano. Depreendemos, igualmente, que estas famílias buscam soluções para os problemas por meio da religiosidade e do sistema de reciprocidade da dádiva, como recurso para obtenção de reconhecimento pessoal e apoio nas adversidades. Os resultados apontam, ainda, a ESF como uma das estratégias utilizadas por essas famílias na busca de atenção e de cuidado. Nessa perspectiva, a ESF evidencia-se como um espaço de escuta e de construção de vínculos que se consolidam nas visitas domiciliares, nos grupos organizados, nas festas e passeios promovidos junto à comunidade, reinserindo o contato e o apoio entre as pessoas e sinalizando para uma via de saída do abandono e do isolamento. Detentoras de um saber construído a partir das suas experiências de vida, as participantes do estudo nos induzem a inferir ser necessário ampliar os espaços, que lhes permitam expressar significados, valores e vivências, e a considerar o adoecimento como um processo que incorpora outras dimensões da vida, além da física. Como profissionais de saúde, precisamos estar atentos às diversas e criativas habilidades de atuação no cotidiano dessas famílias, para que possamos, junto a elas, reinventar um novo jeito de fazer saúde
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    Dissertação
    Educação ambiental: um estudo de experiências nas escolas municipais de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-06-09) Gonzaga, Magnus José Barros; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.; ; http://lattes.cnpq.br/7072256973046545; Nobre, Itamar de Morais; ; http://lattes.cnpq.br/8592622988364534; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167
    Trata-se de uma pesquisa sobre experiências pedagógicas em Educação Ambiental desenvolvidas em escolas selecionadas da Rede Municipal de Ensino de Natal, Estado do Rio Grande do Norte. Realiza-se no momento em que os problemas socioambientais tomam proporções planetárias ao mesmo tempo em que desencadeiam discussões de amplitude global. No âmbito desse contexto social atual no qual a educação constitui-se como uma forma de intervenção no mundo, diversas formulações teórico-metodológicas remetem-se à consolidação de tendências em Educação Ambiental como meio de enfrentamento dos desafios postos pela crise ambiental. A investigação direciona-se pela questão: como estão sendo desenvolvidas as experiências pedagógicas em Educação Ambiental nas escolas? Analisa-se experiências pedagógicas em Educação Ambiental desenvolvidas nas escolas selecionadas da Rede Municipal de Ensino de Natal, tendo como teorias para análise as idéias de transformação social, pela ação humana de Arendt (1995) e a práxis em Marx (1989). Objetiva-se identificar, conhecer e cartografar as experiências pedagógicas em Educação Ambiental desenvolvidas nas escolas selecionadas da Rede Municipal de Ensino de Natal, tendo, como estratégia metodológica, para análise dos dados empíricos, a cartografia sociológica. Os resultados da pesquisa apontaram para a existência de perspectivas pedagógicas reducionistas e comportamentalistas no que concerne a compreensão do meio ambiente e da Educação Ambiental, apontando para o predomínio da Educação Ambiental conservadora no interior da escola
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    Dissertação
    Educação para a cidadania e ensino superior
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-31) Costa, Ana Maria Morais; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167
    O presente trabalho discute a Educação para a Cidadania no Ensino Superior, destacando os desafios e as potencialidades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), de pautar sua ação política e pedagógica conforme as exigências da atual política educacional para esse nível de ensino. Analisa a relação desta com a Educação Básica a partir do estudo do Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Sociais, discutindo a educação para a cidadania e a formação cidadã dos futuros professores da educação básica em consonância com a LDB 9.394/96, com as Diretrizes Curriculares Nacionais, para os cursos de licenciatura e ainda programas e políticas de orientação para a educação superior que resultaram de conquistas dos movimentos sociais e são propostas por meio das secretarias: Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (SECAD) e Secretaria de Educação Superior (SESu). A reflexão insere o estudo de tais temáticas no eixo de temas emergentes que pautam o debate educacional, sobretudo na América Latina, e os desafios das universidades que atuam em contexto de periferia na desconstrução da dominação simbólica do colonialismo cultural e construção da globalização alternativa e contra-hegemônica à globalização neoliberal. O estudo evidencia que a ideia de cidadania na sociabilidade contemporânea apresenta uma dubiedade política consequente dos processos de globalização crescente, sendo necessário que a perspectiva de educação para a cidadania adotada na formação dos profissionais do ensino e da educação básica seja repolitizada a partir da noção de cidadania coletiva e multicultural apoiada nos princípios de democracia e justiça social, construída nas interfaces da educação escolar e práticas educativas no entorno social e nos espaços políticos de organização e mobilização coletiva em torno das conquistas pelos direitos civis, sociais, políticos e culturais, e a inclusão de temas e valores emergentes na educação que, interligados e interdependentes, garantem sua efetivação
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    Dissertação
    Encurtando distâncias: uma experiência de formação de professores
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-30) Silva, Elda Rosa Rodrigues Ribeiro da; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/6909662362792913; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167
    A educação a distância (EAD) tem sido uma realidade na formação de professores através da oferta de diversos cursos de licenciaturas por todo o Brasil, possibilitando o crescimento de ingressantes ao ensino superior por estudantes de regiões mais afastadas das grandes capitais. A essa modalidade atribui-se um valor social ao tempo que possibilita a democratização do ensino por meio da inclusão à cidadania. A vida dos alunos do interior, que almejam a formação superior na área docente, é o objeto de estudo desta pesquisa, através da qual será enfatizada a história de vida de 76 alunos, desde o período em que realizaram o ingresso à universidade até a obtenção do nível superior através da EAD, uma modalidade de grande valor social. O estudo reflete sobre o ensino superior no contexto da globalização, a importância da ação dessa modalidade de ensino e a manifestação dela por meio do curso de Letras Português/ Espanhol na formação desses 76 professores, assim como a visão dos alunos que participaram desta formação, especialmente na interpretação das etapas vividas no curso através da análise dos memoriais. O projeto de pesquisa foi realizado no Estado de Sergipe, no município de Porto da Folha, localizado a 190 km da capital Aracaju, onde os alunos cursaram Letras Português/ Espanhol na modalidade EAD. O acesso ao curso se deu através da parceria entre a Universidade Tiradentes (UNIT) e a Secretaria de Estado da Educação (SEED) que financiou 100% do curso para os alunos. Por meio da investigação in loco, documental, bibliográfica e dos memoriais, se desenvolveram as observações, entrevistas, oficinas e depoimentos, e se procurou conhecer um pouco mais sobre o cotidiano dos alunos e os temas abordados nesta pesquisa. Com isso dá-se visibilidade da contribuição da EAD, como forma de democratização e emancipação social de cidadãos de regiões distantes, como no sertão de Porto da Folha, a qual pode ajudar a compreender e valorizar a inclusão à diversidade a partir dos saberes construídos nessa experiência
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    Tese
    Entre cristo e o diabo:o ideário do Colégio Americano Batista do Recife (1902-1942)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Silva, Francisco Jean Carlos da; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/8673408185679749; Albuquerque, Roque Nascimento; ; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Paiva, Marlúcia Menezes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790180Z4; Stamatto, Maria Inês Sucupira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783533Y2
    Devido à ausência de trabalhos sobre a história das escolas batistas na região Nordeste do Brasil, se faz importante compreender a reconstituição histórica da educação protestante batista. Embarcamos nessa empreitada como possibilidade de compreender a presença das escolas protestantes e seu ideário em solo brasileiro. O nosso objetivo é o de promover uma reflexão que tenha como dimensão axial a educação protestante dos batistas, no tempo, situaremos o debate entre 1902-1942. A escolha da delimitação temporal (1902-1942) se deu porque 1902 foi o ano de fundação do Colégio Americano Batista do Recife e 1942 o ano do término do ciclo da gestão dos diretores norte-americanos. Compreender a funcionalidade temporal de uma instituição escolar se justifica quando entendemos que a história da educação é a história de um trabalho de auto e heteroformação, num quadro que tem a instituição escolar como principal suporte que pode possibilitar uma leitura da realidade. Também pretendemos analisar a cultura escolar trazida ao Brasil pelos missionários norte-americanos e sua aplicabilidade no contexto histórico-cultural brasileiro, e assim demonstrar a hipótese de que a contribuição educacional dos batistas somada à participação dos demais protestantes históricos promoveu avanços na sociedade brasileira. Possivelmente tendo como pressuposto que os batistas foram portadores dos ideais democráticos da liberdade religiosa, tidos por muitos como representantes e versão religiosa do regime republicano. Além de promover no Brasil um modelo metodológico diferenciado de fazer escola, pautado nos ideais da Escola Nova e na ética da Bíblia. Nossa proposta de pesquisa busca o entendimento de como os missionários norte-americanos se fixaram no Brasil e quais foram os propósitos de adicionarem aos esforços da evangelização a educação formal, binômio que fundamentou a criação de escolas. Uma visão de salvar, pela evangelização e educação, os homens que sofreram ataques do Diabo em detrimento da ética de Cristo
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    Tese
    Extensão universitária e formação cidadã: a UFRN e a UFBA em ação
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-21) Toscano, Geovânia da Silva; ; GICO, V. V.; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Lima, Hermano Machado Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779318A3; Melro, Maria Clara Barretto de Freitas; ; http://lattes.cnpq.br/4065821452608751; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com
    Parte-se da compreensão de Universidade como um campo científico permeado de escolhas, conflitos e lutas internas e externas, em suas dimensões histórica e temporal, propondo-se compreendê-la em sua natureza institucional. Historicamente, a Universidade vem respondendo a demandas da sociedade, configurando em momentos de crise de institucionalidade, de hegemonia e de legitimidade. Tais crises aprofundam-se no contexto da globalização hegemônica, mas, ao lado desta, emergem experiências no campo da globalização alternativa. Daí advém os seguintes desafios, considerados, neste trabalho, como questões a responder: Como a Universidade Pública Brasileira poderá atuar numa perspectiva de formação cidadã, interagindo com a sociedade na qual está inserida? Como se poderá vislumbrar caminhos alternativos para a Universidade enfrentar desafios e para conquistar a sua legitimidade? Discute-se a Extensão Universitária como uma das alternativas para tais Universidades enfrentarem suas crises e desafios, na medida em que possibilita o diálogo com a sociedade em seu entorno, promovendo a formação cidadã. Tem-se como objetivo compreender e interpretar a Extensão Universitária em sua prática efetiva nas comunidades em que as experiências foram desenvolvidas, analisando-se duas práticas de extensão universitária na Universidade Federal do Rio Grande do Norte e na Universidade Federal da Bahia, através da interpretação da participação de professores, alunos e comunidade nos dois Programas: Saúde e Cidadania (SACI/UFRN) e Atividade Curricular em Comunidade (ACC/UFBA), no período de 2001 a 2005. Busca-se no diálogo, com os participantes envolvidos, conhecer as experiências e como estas contribuem para a compreensão de Universidade com suas funções voltadas para a formação cidadã. Como procedimentos metodológicos, analisa-se a documentação das experiências, complementadas por entrevistas semi-estruturadas, envolvendo 51 sujeitos nos dois Programas, para apreender a história e compreender a participação dos alunos, professores e integrantes das comunidades, em Natal/RN e Salvador/BA. Para apresentação das vozes dos participantes, cria-se diálogos temáticos, mapeando expressões que surgiram nas falas dos Pró-Reitores de Extensão e Pró-Reitor de Graduação, alunos, professores e participantes das comunidades envolvidas, identificando-as em movimentos criativos e cheios de significados, dentre elas: vivência e ação; interação e diálogo; identidade e prática solidária; generosidade e responsabilidade; cidadania e condição humana; saber contextual e crítico. Estas práticas e sentimentos traduzem bem a participação dos sujeitos envolvidos, dialogando sobre a compreensão de Universidade e Extensão Universitária voltada para a formação cidadã. Conclui-se que estas experiências contribuem para pensar uma Universidade atuante, dialogando com os interesses da comunidade, sem perder sua autonomia, formando profissionais responsáveis, solidários e cidadãos, agindo na construção de um conhecimento que possa colaborar na superação da crise de legitimidade, desenvolvendo experiências inseridas na globalização alternativa, contra-hegemônica, uma vez que contemplam ações para a superação das desigualdades sociais, na luta pela emancipação social dos sujeitos participantes
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    Dissertação
    Extensão universitária: concepções e ações na UFRN sob a temática direitos humanos e justiça no período 2008 a 2010
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-03-25) Villar, Ana Eugênia de Vasconcelos; Carvalho, Denise Câmara de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788663D6&dataRevisao=null; ; http://lattes.cnpq.br/5340563159855643; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Oliveira, Iris Maria de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701351Z3
    Este trabalho teve como objetivo realizar um estudo sobre a Extensão Universitária, tomando como referência para a pesquisa as ações extensionistas desenvolvidas no período de 2008 a 2010 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte UFRN sob a área temática direitos humanos e justiça. Para tanto, investigou as concepções de extensão no Brasil a partir da década de 1970 até os anos 2000. Neste estudo foi considerado o contexto neoliberal em que está inserida a Universidade, numa conjuntura de políticas educacionais centrada na hegemonia das ideias liberais sobre a sociedade, como reflexo do grande avanço do capital sobre a organização dos trabalhadores nas últimas décadas, intensificado nos anos 1990. Dentre as motivações para a realização desta pesquisa, destacamos o ensejo de apreender como se estabelece o compromisso das instituições públicas de ensino superior com as camadas menos favorecidas da sociedade e/ou qual o papel da Extensão Universitária como espaço de compromisso social da universidade pública na sociedade. Para o presente estudo delimitou-se como objetivo geral identificar no âmbito da Universidade qual o significado da Extensão Universitária para os que praticam ações extensionistas e quais os resultados para a sociedade e para a formação acadêmica cidadã dos futuros profissionais na atual conjuntura neoliberal. A pesquisa foi desenvolvida a partir de uma abordagem analítico-crítica com base em dados quanti-qualitativos, utilizando as técnicas de observação e entrevista semiestruturada. Buscou-se investigar e conhecer na realidade social o objeto central deste trabalho, com vistas a apreender a necessidade de um novo processo de ensino-aprendizagem, de uma nova prática universitária com a finalidade de promover, efetivamente, uma formação acadêmica cidadã. Para tanto, foram realizadas entrevistas com docentes, discentes e comunidade externa envolvidos em ações extensionistas (no período delimitado pelo trabalho 2008 a 2010), onde foi observado que a atividade acadêmica de Extensão Universitária é imprescindível para a formação cidadã, bem como teve seu reconhecimento como espaço privilegiado para que a Universidade pudesse cumprir seu compromisso social junto à sociedade, uma vez que une o saber científico e o popular na perspectiva da construção de um novo conhecimento e da transformação social
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    Dissertação
    Gestão participativa em educação: compasso e descompasso de uma experiência de democracia no espaço escolar
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2008-12-01) Medeiros, Shirlene Santos Mafra; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/4651108343068735; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Lindozo, José Antonio Spinelli;
    O presente trabalho tem como proposição fazer um estudo das estratégias de gestão utilizadas pela Escola Estadual Joaquim José de Medeiros, localizada no município de Cruzeta Rio Grande do Norte, enquanto prática premiada de Escola de Referência em Gestão , com um título estadual no ano de 1999, no início da década de 2000, sendo Destaque Brasil das melhores estratégias de gestão nacional. Em 2005, classifica-se entre as melhores experiências do Estado. Enveredar pelas experiências vivenciadas por essa instituição torna-se complexo, mas, ao mesmo tempo prazeroso, principalmente por utilizar uma abordagem qualitativa e quantitativa, e uma análise do desempenho institucional de duas práticas de gestão: de 1995 a 2002 e de 2003 a 2007. Para compreensão do objeto, foi aplicado um questionário investigativo com representantes da comunidade escolar e realizada uma análise da avaliação institucional e dos documentos de organização institucional dos períodos supracitados a fim de identificar as estratégias de gestão e averiguar as influências do capital social, das políticas públicas, da avaliação institucional, no processo de construção democrática que possibilitou conquistas, destacando Cruzeta, na região do Seridó, no Estado do Rio Grande do Norte, semi-árido nordestino, na conjuntura nacional e internacional de experiências bem-sucedidas em gestão nas categorias institucionais e de liderança. Este estudo torna-se relevante por permitir compreender que as práticas culturais dos seridoenses que simbolizam um capital social gerado com princípios de confiança, reciprocidade, cultura cívica, como força motriz na superação dos problemas comunitários e a conquista de princípios democráticos, colaboraram para que a escola se tornasse uma referência nacional em gestão educacional. Outro aspecto que tornaram essa escola singular foi à construção coletiva do projeto pedagógico com a participação cívica e a cultura de auto-avaliação como forma de compreender a práxis institucional e estabelecer diretrizes para melhorar a prática pedagógica e a gestão em suas múltiplas dimensões pedagógicas, sociopolíticas, administrativo-financeiras e jurídicas
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    Tese
    Identidade e docência: o saber-fazer do professor de sociologia das escolas públicas estaduais de Picos - PI
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Sousa, Maria das Dôres de; Ribeiro, Márcia Maria Gurgel; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785976J0; ; http://lattes.cnpq.br/9867735393590059; Rodrigues, José Ribamar Torres; ; http://lattes.cnpq.br/1213689705505134; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Andrade, João Maria Valença de; ; http://lattes.cnpq.br/0350305925407630; Lopes Júnior, Edmilson; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703249P4
    Este estudo aborda aspectos sobre a identidade e a docência no cotidiano do professor de Sociologia do Ensino Médio de escolas públicas estaduais da cidade de Picos/PI. Tem como objetivo compreender as inter-relações entre o saber-fazer e o processo de construção da identidade profissional desses professores. O percurso da Sociologia como disciplina nesse nível de ensino é marcado por processos de inclusão e exclusão, distinguindo-se por uma situação de instabilidade em relação às outras disciplinas. Porém, em junho de 2008, a Lei 11.684 incluiu a Sociologia como disciplina obrigatória em todas as séries do Ensino Médio. O encaminhamento teórico-metodológico deste trabalho tem como base a pesquisa qualitativa do tipo etnográfico aplicada à educação, possibilitando a realização de análise documental, a aplicação de questionários e de entrevistas semiestruturadas individuais e coletiva e a observação em quatro escolas públicas estaduais da cidade de Picos/PI. As análises das informações foram embasadas em alguns procedimentos da análise de conteúdo fundados nas proposições de Bardin, (1997) e Franco (2008). As informações foram sistematizadas em matrizes que conduziram à identificação dos temas agrupados em dois eixos categóricos: a formação para a docência: a busca de sentido na experiência do ser; e o exercício da docência: o cotidiano do professor de Sociologia do Ensino Médio. O estudo empreendido possibilita entender os sentidos que os professores sujeitos da pesquisa conferem à atividade docente como pautados nas situações concretas e nas experiências vivenciadas no contexto escolar. Esses sentidos atribuídos foram relevantes para a compreensão das inter-relações estabelecidas entre o saber-fazer a construção da identidade docente de tais professores. Os professores de Sociologia investigados, quase na sua totalidade, não possuem formação específica em Ciências Sociais, tornando-se professores de Sociologia por carência da escola e para completar a carga horária. Porém, apesar das inúmeras dificuldades vivenciadas na prática da disciplina, todos são favoráveis à sua inclusão no Ensino Médio. Eles têm uma visão clara de que, por meio do trabalho dos conteúdos teóricos da disciplina com o cotidiano dos alunos, ao utilizarem estratégias de ensino que valorizam a relação dos conhecimentos que estão dispostos na sociedade em geral, a Sociologia proporciona uma análise crítica da realidade na qual estão inseridos
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    Dissertação
    A imagem da pessoa comum: sobre os filmes dos pontos de cultura de natal/rn
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-17) Leal, Maira Moraes Cardoso; ; http://lattes.cnpq.br/2957801541347646; ; http://lattes.cnpq.br/2923148275489109; Coradini, Lisabete; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785895Z8; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167
    Este trabalho visou tratar da imagem da pessoa comum nos filmes dos Pontos de Cultura de Natal/RN. A partir de 2003 o Governo Federal do Brasil criou o programa Cultura Viva. Por meio de edital, possibilitou-se que o Estado apoiasse financeiramente organizações da sociedade civil que tivessem ações culturais desenvolvidas em comunidades por todo o país. Juntamente com os recursos, o programa desenvolvia paralelamente outra ação: a Cultura digital; que pretendia levar novas tecnologias para pessoas que nunca tiveram acesso a elas. Como resultado dessas iniciativas, foram elaborados pequenos filmes. Esses, por sua vez, se caracterizaram pela presença da imagem da pessoa comum. A criação desse tipo de produto cultural foi beneficiada pela iniciativa dos Pontos de Cultura. Estes se fizeram inseridos dentro de uma conjuntura histórica, política e cultural específica cuja investigação se fez necessária para que essa imagem pudesse ser entendida pela sua importância: a expressão da emancipação da pessoa comum como produtora e não apenas consumidora cultural e sua identificação como protagonista na organização da sociedade
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    Dissertação
    Memórias de um palhaço: O rito de passagem de Roger Avanzi para o palhaço Picolino II
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-04-01) Silva, Thalita Costa da; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/6807663591870697; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167
    Reflete-se, nesta dissertação, sobre a trajetória de vida de um determinado palhaço: Roger Avanzi, que dá animus ao palhaço Picolino II. O objetivo principal é promover reflexões sobre a inserção do palhaço no universo circense para compreendermos o processo de formação de um palhaço formado em uma família tradicional circense. Nesta pesquisa, partimos do pressuposto de que, através da utilização da memória individual podemos pensar em reconstruir o processo de formação integral de um profissional. Assim, traçamos o itinerário de Roger Avanzi, o palhaço Picolino II, pensando que há possibilidades, neste, de discutirmos o que é a formação de um palhaço vindo de família tradicional circense. Para caminhar nesse universo, a uma gama de autores que estudaram profundamente sobre o circo e os palhaços, entre esses: Avanzi; Tamaoki (2004), Bolognesi (2003), Castro (2005), Pantano (2007), Ruiz (1987), Silva (1997) e Torres (1998). Trazemos assim, uma base teórica que certamente, fortalece e corrobora nossos pensamentos e reflexões acerca do universo circense e da trajetória de formação dos palhaços, com especial atenção a de Roger Avanzi, fundamentados em estudos sobre e com memórias como os de Halbwachs (2004) e Bosi (1994). As reflexões possibilitaram concluir que um palhaço não nasce feito; ele se faz na trajetória cultural, na qual estão inseridos todos os seres humanos
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    Tese
    Movimentos sociais e educação superior: ação coletiva e protagonismo na construção do Plano Nacional de Educação (2014 - 2024)
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-10-30) Costa, Ana Maria Morais; Germano, José Willington; ; http://lattes.cnpq.br/9070289595467890; ; http://lattes.cnpq.br/8332787401186244; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Silva, Lenina Lopes Soares; ; http://lattes.cnpq.br/1487610808390702; Dourado, Luiz Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1883931901388039
    Esse trabalho analisou o protagonismo dos Movimentos Sociais no processo de construção e aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024) com ênfase nas metas para a Educação Superior. Os questionamentos problematizadores da pesquisa são os seguintes: Em qual contexto histórico os Movimentos Sociais assumiram o acesso à educação superior como direito social? Quais protagonistas se envolveram no debate em torno da política de educação superior no PNE (2014-2024)? Quais os confrontos e antagonismos estão ali presentes? Qual o papel dos Movimentos Sociais na Conferência Nacional de Educação (CONAE) e no Fórum Nacional de Educação (FNE)? Para respondê-los, articulou-se a política educacional proposta pelo PNE com as reivindicações históricas dos Movimentos Sociais pelo acesso à educação como direito social, evidenciando o processo de construção das diretrizes, metas e estratégias nos contextos políticos e sociais de articulação, proposição e reivindicação nos quais ocorreu a atuação dos protagonistas para elaboração e aprovação desta política; assim como, os antagonismos identificados. Como aporte teórico/metodológico adotou-se como empiria o estudo dos processos de construção e aprovação do referido PNE inserido nos espaços de participação coletiva, na construção de acordos e proposições como a Conferência Nacional de Educação realizada em 2010, em Brasília/DF, as conferências municipais, intermunicipais e estaduais, o Fórum Nacional de Educação (FNE) e a Comissão Especial da Câmara Federal que o precederam. Para análise dos documentos e depoimentos dos protagonistas dos Movimentos Sociais selecionados como sujeitos da pesquisa, os guias teóricos e os fundamentos conceituais foram a sociologia das ausências, sociologia das emergências e o procedimento de tradução propostos por Boaventura Santos (2005; 2006; 2007; 2010), em diálogo com outros guias teóricos, como a teoria do reconhecimento social apresentada por Axel Honneth, Charles Taylor e Nancy Fraser (2001; 2003) e as noções do confronto político e oportunidade política organizadas por Sidney Tarrow (2009). Partindo-se dessa base conceitual foi privilegiada a relação dos Movimentos Sociais com a pauta da educação brasileira quando direcionados para o PNE, analisada com base nas contribuições de Germano (2013; 2011; 2008; 2007; 1982), Dourado (2011; 2010; 2006); Saviani (2014; 2010; 2009; 2007; 2004,), Gohn (2012; 2010; 1997; 1995), Dagnino (1994) e Scherer-Warren (1993), dentre outros autores que contribuem com o caráter transdisciplinar desta pesquisa. As contribuições desses autores propiciaram o entendimento da diversidade epistemológica encontrada nas experiências desenvolvidas nos Movimentos Sociais - por meio de suas ações em diversos espaços sociais e institucionais, observando-se as conquistas obtidas na política educacional contida no PNE 2014-2024; bem como a compreensão da luta pelo reconhecimento social e suas conexões com os temas emergentes presentes no debate da educação nacional. Desse modo, o estudo apontou elementos que possibilitaram a confirmação da tese de que a Política de Educação Superior aprovada no PNE 2014-2024 (Lei nº 13.005/2014) representa as ressonâncias das mobilizações e reivindicações dos Movimentos Sociais pelo acesso à educação como direito social inalienável.
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    Tese
    Narrativas do Brasil nas memórias de Pedro Nava
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-11-30) Silva, Lenina Lopes Soares; alineguimaraes@hotmail.com; ; Ferreira, Brasília Carlos; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787912U6; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Brandão, Isabel Cristina de J.; ; http://lattes.cnpq.br/7700739968324140
    Consiste, este trabalho de tese, de uma tradução da obra do médico brasileiro, Pedro da Silva Nava (1903-1984), em particular, de seus escritos memorialísticos e das crônicas, articulados com os de história da medicina, objetivando-se defender que as narrativas autobiográficas são fontes de pesquisas capazes de promover discussões sobre a dilatação do presente na confluência de uma sociedade desigual e complexa, em constante processo de mudança, como a brasileira. A fundamentação teórica e metodológica circula no entorno dos estudos, propostas e teses de Boaventura Santos sobre passado capacitante, subjetividade desestabilizadora, sociologia das ausências, razão cosmopolita e trabalho de tradução. As bases empíricas, extraídas da literatura produzida por Nava, foram analisadas tendo como referentes esta fundamentação e estudos que possibilitaram o fluir da tradução, entre outros, de Antonio Candido, Arrigucci Jr., Boris Cyrulnik, Beatriz Sarlo, Ecléa Bosi, Ítalo Calvino, José Willington Germano, José Maria Cançado, Lev Vygotsky, Marilena Chauí, Paul Ricöeur e Walter Benjamim, sem descurar daquilo que consideramos imprescindível à pesquisa científica, à produção de conhecimentos prudentes e pertinentes, na perspectiva de uma vida decente. As inflexões iniciais traduzem o sujeito das Memórias e sua educação/formação, para, em seguida, situar as Memórias do sujeito no contexto literário, científico, histórico e poético brasileiro (1972-2010). Trazem seus principais intérpretes, discutindo a racionalidade empregada pelo Narrador, que defendemos aproximar-se da cosmopolita, evidenciando a constituição de narrativas cujas presenças inserem-se de antemão à verve modernista, vinculada à matriz discursiva contrária à literatura como espaço de dominação, disseminada no Brasil no início do Século XX. Desse modo, articula-se àquela na qual as preocupações conformam a construção da formação social do Brasil, como patrimônio nacional, através da narrativa literária com enfoque em um princípio histórico que torna o passado capacitante. Permite, assim, sua releitura, para cujas tramas convergem à memória, os modos de vida, a pluralidade da linguagem e da cultura brasileira, formada por vários povos, confluindo para uma concepção, não de cultura, mas de multiculturalidade brasileira. A questão da memória foi tratada no espaçotempo das experiências do ser que narra, moldado por uma subjetividade desestabilizadora que buscou ordenar os testemunhos de um tempo, de uma história e de uma sociedade, recontando-os pela imaginação criadora, quase ficcional, para fazer circular seus conhecimentos sobre o Brasil, unidos aos seus conhecimentos médicos, bem como aos de outros sujeitos de seu grupo de convivência e de outros grupos com os quais manteve contato. Assim, retratou bens culturais materiais e imateriais do país como forma de preservação, atribuindo-lhes significados e sentidos. Aproxima-se, portanto, da perspectiva de sociologia das ausências, pela dilatação do presente e pelas lógicas a ela inerentes em suas narrativas de si e do Brasil
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    Tese
    Nas veredas por reconhecimento social: o papel da educação na desconstrução da inferioridade dos sujeitos do campo.
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-04-13) Santos, Simone Cabral Marinho dos; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/6921624271452465; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Ramos, Maria da Conceição Pereira
    Na travessia por novas veredas da pesquisa acadêmica, impõe-nos o desafio de investigar alternativas que conduzem o horizonte de possibilidades concretas de uma educação pautada na dinâmica de organizações e movimentos que participam da luta por um projeto de reconhecimento social e desconstrução da inferioridade dos sujeitos do campo. O cenário de participação da vida dos que integram a pesquisa como pesquisados e pesquisador é o Território Sertão do Apodi, localizado no estado do Rio Grande do Norte, cuja escolha empírica foi motivada pela forte presença e participação de movimentos sociais no campo. A proposta é investigar possibilidades e desafios de práticas e ações educativas na e fora da escola que procuram reconhecer e dar visibilidade aos sujeitos sociais do campo no referido Território. Assim, será objeto de nossa investigação o espaço de tomada de decisões e de organização de institucionalidade territorial através da atuação do Colegiado do Território do Sertão do Apodi e as práticas educativas resultantes de demandas das ações territoriais, tanto escolares como não escolares. A literatura na qual sedimentamos as bases teóricas fundamentais desta pesquisa é de Axel Honneth (2001; 2003), associada ao pensamento de Boaventura Santos (2003; 2008a), Jesse Souza (2003, 2006) e Milton Santos (2006, 2007, 2009). Vale destacar, ainda, a interlocução com a narrativa de Guimarães Rosa, através da obra Grande Sertão: Veredas, perpassando todo o conjunto do texto. Com essa intencionalidade, procuramos defender que uma perspectiva de educação destinada aos sujeitos do campo deve se pautar na superação da condição de invisibilidade social, a que estes estão submetidos, por meio de uma postura de reconhecimento social que se firma no exercício da democracia participativa e na reparação de desigualdades sociais. Para tanto, são muitos os desafios e as vulnerabilidades desse processo; daí, abrirmos veredas para o reconhecimento do papel da educação no fortalecimento das identidades sociais, ao situar o sujeito socialmente, permitindo que se localize em um determinado grupo social, frente aos saberes construídos na sociedade
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    Dissertação
    Um olhar sociológico sobre a criança e o brincar: espaço e tempo de construção, reinvenção e aprendizagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-02-19) Estácio, Mércia Maria de Santi; ; http://lattes.cnpq.br/4596655243422487; ; http://lattes.cnpq.br/8558751183456006; Cruz, Dalcy da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/7873985618977852; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167
    Nesta pesquisa discuto o brincar, dialogando também com os demais sujeitos que compõem o universo no qual o brincar está inserido, como a família, a escola e a cultura. A proposição fundamental desta dissertação pressupõe que a ausência do brincar na vida da criança prejudica sua estruturação física, psíquica, biológica, cultural, social, histórica e o seu desenvolvimento. As questões iniciais foram: Quais os espaços-tempos reservados na escola para o brincar? Qual a importância do brincar no desenvolvimento das crianças? A escola reconhece a importância do brincar em seu espaço social? Como as crianças percebem e utilizam os espaços-tempos para o brincar na escola? Existem na escola espaços-tempos para o brincar? Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica numa abordagem de estudo exploratório. O campo da pesquisa foi a Escola Municipal Professor Ulisses de Góes, situada no bairro de Nova Descoberta em Natal, Rio Grande do Norte e, como técnicas de pesquisa, utilizei: a observação participante, a fotografia, entrevistas estruturadas com alunos, e questionários com professores. Os resultados obtidos apontam que, para a maioria das crianças, a escola permite o brincar, poucas discordam desta proposição. Os professores reconhecem a importância do brincar na escola, mas por diversos motivos, não asseguram sua prática. A dissertação aponta a possibilidade de novos estudos e desdobramentos para o tema em questão.
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    Tese
    O pedagogo como agente de transformação social para além dos muros escolares
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2010-06-30) Tavares, Andrezza Maria Batista do Nascimento; Ferreira, Adir Luiz; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783992T8; ; http://lattes.cnpq.br/5187018279016366; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Barbosa Júnior, Walter Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/7532911538772143; Lopes, Denise Maria de Carvalho; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794939Y5
    Esta tese aborda a problemática da atuação do pedagogo na Educação Social realizada em espaços não escolares. Busca-se compreender o lugar e o fazer do pedagogo social para oferecer reflexões de práxis e de formação que ampliem as possibilidades da prática educativa social em Espaços Não Escolares. Nesse sentido, desenvolvemos uma investigação sobre a atuação de Pedagogos-Educadores Sociais, junto à Prefeitura Municipal do Natal. Privilegiamos a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) por seus Pedagogos estarem vinculados regularmente à profissão de Educadores Sociais na condição de servidores públicos efetivos em Natal-RN. A Tese objetiva desenvolver uma avaliação do papel do pedagogo na Educação Social realizada nos espaços não escolares da SEMTAS em Natal-RN, no período de 2007 a 2010, enfocando as dimensões ambiente físico-institucional, organização pedagógica, gestão institucional e formação. Em outras palavras, busca-se conhecer, compreender e avaliar os espaços de Educação Social em Natal, realçando a legitimidade da atuação do Pedagogo nesses Espaços Não Escolares. Privilegiamos nesta pesquisa o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS II), as Casas de Passagens I, II e III, o Programa de Execução de Medidas Sócio-Educativas em Meio Aberto da Cidade do Natal (PENSEMA) e o Centro Educacional Pitimbú (CEDUC-Pitimbú). Para realizar o estudo, desenvolveu-se pesquisa de natureza qualitativa, por meio da abordagem etnográfica crítica, privilegiando as informações coletadas junto aos Pedagogos-Educadores Sociais desses espaços citados. Dentre os procedimentos metodológicos que materializaram a pesquisa, destacamos revisão bibliográfica, pesquisa documental, entrevistas semiestruturadas, questionário-roteiro, observação, fotografias e diário de campo. Os resultados das análises revelaram que as políticas destinadas à Educação Social no Brasil, historicamente, vêm sendo dimensionadas por meio da luta dos Movimentos Sociais que reivindicam os direitos fundamentais dos excluídos; que a política de Educação Social da SEMTAS apresenta como aspecto mais importante a relativa proteção social básica de crianças e jovens excluídos pela ótica do direito; que a política de educação social do excluído em Natal-RN se aproxima da lógica da atenção sanitarista; que as fragilidades conceitual, metodológica, democrática e formativa necessárias às práxis dos Pedagogos-Educadores Sociais em Espaços Não Escolares dificultam a operacionalidade de uma proposta educativa ancorada em um processo intencional possibilitador da educação emancipadora; que a SEMTAS enfrenta inúmeras dificuldades para desenvolver o atendimento em rede previsto na proposta de acolhimento dos Pedagogos-Educadores Sociais; porém, apesar das tensões, ressaltamos o valor dessa possibilidade de educação social não escolar pela tentativa de se constituir em espaço legítimo de atuação do pedagogo, que apesar dos obstáculos do cotidiano do trabalho e da formação, têm demonstrado sensibilidade e criatividade na mediação positiva de aprendizagens sobre consciência com a diversidade, consciência das injustiças e a possibilidade da transformação social
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    Dissertação
    Planejamento em saúde no Brasil: convergências e divergências entre instâncias de gestão
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-04) Lima, Roberval Edson Pinheiro de; ; alineguimaraes@hotmail.com; ; http://lattes.cnpq.br/2688374474462562; Lindozo, José Antonio Spinelli; ; Castro, Janete Lima de; ; http://lattes.cnpq.br/9530544825874259; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167
    Trata-se de uma investigação que busca revelar convergências e divergências no processo de planificação da Política Pública de Saúde, com foco primordial na participação dos organismos de representação social na consolidação do Sistema Único (SUS), destacando a Conferência Nacional de Saúde CNS, instância que deve ter participação obrigatória na formulação de recomendações para essa política estatal. Considera que a planificação reúne elementos de concepção jurídica, técnica e política para a elaboração dos documentos intitulados Planos Nacionais de Saúde PNS. A partir de pesquisa qualitativa de base documental e argumentação com apoio de Cartografia Simbólica, põe em exame o processo de elaboração e o teor presente nos relatórios da 12ª (2003), 13ª (2007) e 14ª CNS (2011), alinhando seus eixos, diretrizes e prioridades nos correspondentes PNS nos quadriênios 2004-2007, 2008-2011 e 2012-2015. A escolha desses instrumentos, na temporalidade sugerida, tem por esteio o período em que a implantação do sistema de Planejamento do SUS PlanejaSUS, orienta normativa e tecnicamente a elaboração do PNS, tendo como uma de suas referências o que foi emanado das conferências. Propõe-se verificar as tensões existentes entre momentos distintos da definição das prioridades elencadas nas políticas públicas de saúde à luz das contribuições teóricas sobre a concepção do Estado, numa visão contemporânea associada à sua dinâmica de atuação vinculada ao modo de produção e acumulação capitalista; sobre a metodologia do Planejamento Estratégico com base na participação de atores diversos; e ainda, na análise sobre a expressão desse participacionismo na ótica dos processos democráticos representativos no SUS. Na confecção dos mapas cartográficos foi proposta a correlação entre os conteúdos dos Relatórios das 12ª a 14ª conferências de saúde com o que está expresso nas prioridades constantes nos Planos Nacionais de Saúde (2004 a 2007, 2008 a 2011 e 2012 a 2015), verificando-se aproximações e distanciamentos existentes entre o que expressa a sociedade e a política governamental. Conclui-se que, do exame crítico entre as diretrizes e prioridades contidas no acervo documental existente e sua metodologia de construção, com fundamento na argumentação do aporte teórico trabalhado, são verificadas tensões e harmonizações que revelam pontos convergentes e dissonantes das pactuações e consensos entre os atores sociais representantes dos segmentos, no qual critério da representatividade condiciona a defesa de opiniões, interesses e prioridades, de modo diverso para os que estão implicados nesse processo de planificação
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    Tese
    Política de atenção à saúde do idoso em Mossoró/RN: potencialidades e possibilidades para promoção do envelhecimento saudável no estado do Rio Grande do Norte
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-09-29) Oliveira, Lucineire Lopes de; Gico, Vania de Vasconcelos; ; GICO, V. V.; ; http://lattes.cnpq.br/8045052105819369; Paiva, Irene Alves de; ; http://lattes.cnpq.br/7842254018559167; Germano, José Willington; ; alineguimaraes@hotmail.com; Medeiros, Robson Antão de; ; http://lattes.cnpq.br/4135876849409471; Toscano, Geovânia da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/5215765397026167
    Discute-se a Atenção à Saúde do Idoso no município de Mossoró, percorrendo-se os caminhos que discutiram a história da atenção à saúde, que foi sendo alterada pela nova (con)formação etária da sociedade e exigiu adequações que deram lugar a elaboração e implementação da Política Nacional de Atenção à Saúde do Idoso tendo como pano de fundo os princípios norteadores do Sistema Único de Saúde SUS. Os objetivos delineados foram: Cartografar a implementação da política de atenção à saúde do idoso em Mossoró considerando se esta tem por base os princípios e diretrizes do SUS e da Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa; Verificar se a promoção à saúde é tida como estratégia que favorece aos idosos mossoroenses a possibilidade de um envelhecimento saudável; Identificar o discurso dos idosos acerca do processo de envelhecimento e das estratégias que utiliza para dar conta das suas necessidades. Aplica-se como estratégia metodológica o questionário BOAS, complementado por entrevistas com vinte (20) idosos residentes em Mossoró, na perspectiva de entender os elementos objetivos, e os traços políticos e subjetivos que expressam a regularidade que marca o espaço da atenção à saúde do idoso mossoroense. Os dados do BOAS foram tabulados e divididos em nove seções para análise. Os discursos apreendidos foram transcritos e submetidos a uma leitura aprofundada que permitiu a visualização de temas que foram analisados tendo como suporte teórico-metodológico o modelo proposto por Boaventura de Souza Santos (2006) designado razão cosmopolita sendo esta fundamentada por três procedimentos meta-sociológicos, a saber: a sociologia das ausências, a sociologia das emergências e o trabalho de tradução. Constata-se como resultados a exclusão e discriminação dos idosos nos diferentes cenários sociais, condição que não os impede de serem conscientes da sua importância como cidadãos merecedores de tratamento digno e respeitoso pela família, sociedade e, pelo poder público; ao discorrerem sobre a saúde, os idosos afirmaram a necessidade de se propor modelos alternativos de atenção que tenha como norte o paradigma da promoção à saúde. Conclui-se que nestes espaços, realizam-se encontros, desenham-se linhas que se mostraram heterogêneas porque foram construídas pelas dessemelhanças que se engendram incessantemente e que demonstram que apesar de termos avançado no tocante a atenção do idoso em Mossoró ainda há um caminho longo a percorrer no sentido de atender às necessidades explicitadas pelos idosos. Sugere-se a prática da criação-experimentação-diferenciação, ao destacar a dimensão histórico-processual, desconstruções e negociações com efeitos coletivos. Um paradigma democrático e analítico se insinua: são momentos da constituição da Atenção à Saúde do Idoso delineando uma nova paisagem no município de Mossoró.
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