Navegando por Autor "Virginio, Darlyne Fontes"
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TCC As condições de parques urbanos para atender a atividade turística: um estudo sobre o Parque das Dunas - Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Bryckaert, Liz Morena Cavalcanti; Silva, Michel Jairo Vieira da; Castro, Cleber Augusto Trindade; Virginio, Darlyne FontesA prática de turismo voltado para o meio ambiente é uma das atividades que mais apresentam crescimento nacional e mundial. Isso se dá pela valorização da natureza, sendo essa utilização necessariamente de forma consciente - buscando minimizar impactos negativos sobre o meio. A atividade turística em áreas de reservas vem ganhando cada dia mais espaço nas destinações brasileiras, e reconhecendo isso, esta pesquisa buscou avaliar um dos maiores parque urbanos do pais, o Parque das Dunas. Este que é considerado a primeira unidade de conservação do estado do Rio Grande do Norte e o maior parque urbano sobre dunas do país. Desdobrando-se sobre prática turística no PD, o trabalho analisou as suas condições para atender a atividade turística, a partir de uma abordagem qualitativa exploratória, com a aplicação de questionário com turistas que visitaram o parque, além de lista de verificação acerca das condições infra e superestruturais do local em questão (destacando também entrevista com gestores do parque). Os resultados obtidos pela caracterização do perfil dos visitantes (público ainda muitíssimo incipiente e esporádico) foi de maioria feminino, com idade entre 31 a 50 anos, sendo turistas nacionais que visitavam o parque pela primeira vez, e que mesmo apresentando diversas inquietações, destacaram satisfeitos com o local. Já as questões analisadas no check list em relação à infra e superestrutura não tiveram o mesmo desempenho, apresentando alguns problemas bem relevantes, como transporte público, sinalização fora do parque, vias de acesso e acessibilidade para portador de necessidades especiais. Contudo conclui-se que o Parque das Dunas possui uma boa estrutura para os visitantes e com avanços e melhorias tem um forte potencial para fortalecer o turismo da cidade do Natal.TCC Bug Open Air (Natal – RN): um estudo comportamental do turista consumidor de festas raves(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Amorim, Heliphas Jonathan da Silva; Silva, Michel Jairo Vieira da; Virginio, Darlyne Fontes; Moreira, Sueli AparecidaO Turismo de Eventos é uma das atividades que mais vem apresentando crescimento no Brasil e no mundo, transformando-se em uma importante fonte econômica e geradora de benefícios sociais. Logo, cria-se a necessidade da profissionalização e gestão, como também a de estudos especializados para esse setor. Por isso, foi executada uma pesquisa sobre o evento “Bug Open Air”, uma festa rave que ocorre na cidade de Natal – RN, sendo considerado um evento que atrai bastante frequentadores para a localidade. Desta forma, este trabalho surge com o objetivo de analisar o perfil do turista consumidor que vai a “Bug Open Air”, apontando e compreendendo o grau de satisfação desse turista, assim como as principais atividades e atrativos turísticos explorados na cidade durante a permanência do mesmo, além de apresentar a estrutura organizacional da festa. A metodologia aplicada se caracteriza pela abordagem exploratória e descritiva com uso de questionários aplicados a turistas e gestor do evento. Os resultados obtidos denotam a infraestrutura e superestrutura da “Bug Open Air” e caracterizam o perfil do turista como sendo jovem de classe média baixa, em sua maioria estudantes, e que no geral se encontram satisfeitos com o evento. É possível concluir também que a festa de fato é um divulgador para o município e que contribui tanto para a economia quanto para o turismo local.TCC Estratégias de marketing e planejamento para divulgação de destinos turísticos: um estudo de caso em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013) Souza, Ailton Pacheco de; Trigueiro, Renata Paula Costa; Ferreira, Lissa Valéria Fernandes; Virginio, Darlyne FontesCada vez mais o marketing vem se tornando uma estratégia de grande influência para o sucesso de um produto ou serviço oferecido por empresas, órgãos e até mesmo em destinações turísticas. Estando dentro de um processo de planejamento, as estratégias de marketing e divulgação utilizam de várias ações e ferramentas para se obter um resultado previamente delineado. Com base neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo analisar as estratégias de marketing utilizadas para a divulgação de Natal como um dos destinos presentes no estado do Rio Grande do Norte. A pesquisa e obtenção de dados deu-se por meio de um levantamento bibliográfico bem como aplicação de entrevista com o representante do órgão gestor responsável pelo fomento do turismo local. O trabalho classifica-se como uma pesquisa descritiva de abordagem qualitativa. A partir da pesquisa foi possível observar como ocorre o processo de planejamento de marketing turístico de Natal e onde o mesmo é implantado, bem como quais os resultados que este planejamento pode trazer para a cidade, como emprego e renda para a população, além do aumento de turistas anualmente, turistas estes nacionais e internacionais. Além do crescimento da demanda, as estratégias de marketing e divulgação elaboradas e aplicadas em Natal acabam atraindo investimentos de empresas privadas bem como de órgão públicos de fomento ao turismo. Como foi possível identificar, estes investimentos ajudam no fomento do turismo e na criação de uma infraestrutura turística adequada para a cidade, além de oferecer emprego e renda à população local. Portanto, sendo de grande importância, as estratégias de marketing bem como o seu planejamento trazem de forma positiva benefícios para o turismo na localidade, sendo estes de modo econômico e social como ocorre no destino de Natal/RN.Artigo Gestão pública do turismo: uma análise da política de regionalização no período 2004-2011 no Rio Grande do Norte, Brasil(2013-08) Virginio, Darlyne Fontes; Ferreira, Lissa Valéria FernandesTCC Ingredientes da gastronomia nordestina e sua representação pelos restaurantes turísticos e regionais de Natal - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-13) Fernandes, Clara Viana; Alves, Josemery Araújo; Alves, Josemery Araújo; Sousa, Stella Magaly de Andrade; Virginio, Darlyne FontesA alimentação não é uma questão secundária na cultura de um povo, é um pilar que revela seus hábitos, costumes e gostos particulares, que revelam o próprio povo. Assim, para o turista, a culinária regional é um atrativo. Dessa forma, tem-se como objetivo geral analisar como os ingredientes da comida regional nordestina se manifestam na atualidade, por meio dos restaurantes turísticos e regionais da cidade de Natal. Para tanto, foram elencados alguns objetivos específicos que nortearão a pesquisa, sendo eles: Conhecer a identidade gastronômica nordestina pautada no livro “História da Alimentação no Brasil”, de Luís Câmara Cascudo; identificar quais são os ingredientes típicos nordestinos; analisar a influência gastronômica nordestina no cardápio dos principais restaurantes turísticos de comida regional de Natal; verificar como a culinária nordestina tem sido representada nos principais restaurantes regionais da cidade. Este trabalho se trata de uma pesquisa qualitativa que mapeia, por meio de uma revisão bibliográfica, a obra “História da Alimentação no Brasil”, de Luís da Câmara Cascudo, em conjunto com uma análise dos ingredientes utilizados nas cozinhas de restaurantes de comida regional em Natal, mediante seus cardápios disponibilizados eletronicamente, via site ou redes sociais. Utilizando avaliações do Tripadvisor e critérios preestabelecidos, 10 restaurantes foram selecionados por contemplarem a amostragem da pesquisa: Camarões Potiguar, Camarões Restaurante, Mangai, Camarões Midway Mall, Curió: Pra cumê e beber, Mangai, Manary, Farofa D’água, Tábua de Carne - Via Costeira, Tábua de Carne - Ponta Negra. Nota-se que os ingredientes pilares da alimentação brasileira se repetem na região nordeste, com suas singularidades, e chega aos turistas de forma fidedigna na maioria dos restaurantes citados.TCC Produção associada ao turismo: desenvolvimento sustentável na comunidade de Ceará-Mirim/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Oliveira, Erica Fabricia Barbosa de; Moreira, Sueli Aparecida; Silva, Michel Jairo Vieira da; Virginio, Darlyne FontesO presente trabalho tem como objetivo analisar o planejamento da Produção Associada ao Turismo no município de Ceará-Mirim, verificando se o mesmo segue as orientações do Manual para o Desenvolvimento e a Integração de Atividades Turísticas com Foco na Produção Associada ao Turismo, do Ministério do Turismo, que foi aplicado no município no ano de 2010. Para chegar a tal conclusão a análise foi feita através de uma comparação entre três momentos: planejamento inicial, atividade atual e planejamento de cada empreendedor para os próximos cinco anos. Para a obtenção desses dados foi utilizado um formulário semiestruturado composto por 24 perguntas, onde foram entrevistados oito empreendedores do município de Ceará-Mirim, que atuam nos roteiros de Produção Associada ao Turismo. Para melhor entendimento sobre a Produção Associada ao Turismo e seus resultados, o presente trabalho traz conceitos e informações sobre planejamento turístico sustentável e desenvolvimento territorial local. Apesar das modificações sofridas pelo roteiro para a adaptação a realidade do município, o planejamento atual da Produção Associada ao Turismo demostrou a valorização da identidade local, a importância do planejamento para a atividade e determinada ponta de desenvolvimento territorial, o que sugere a continuidade do planejamento e a necessidade de maiores investimentos públicos e privados.TCC Programa “Rota Inter Tv” como vitrine do turismo doméstico no Rio Grande do Norte: o caso do Seridó Potiguar(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Soares, Keginise Raiana da Silva; Silva, Michel Jairo Vieira da; Castro, Cleber Augusto Trindade; Virginio, Darlyne FontesOs meios de comunicação estão sendo utilizados cada vez mais pelo turismo como forma de divulgação dos destinos turísticos, principalmente devido ao grande alcance do público alvo. Diversos programas televisivos tem se tornado uma ferramenta de publicidade resultando no aumento do turismo doméstico. Com base nisso, esta pesquisa utiliza-se do Programa Rota Inter TV como principal instrumento a ser estudado, com o objetivo de analisar de que forma apresenta as práticas turísticas do RN (destaque para o Seridó Potiguar), com isso busca-se compreender o processo de criação do programa e sua relação com o turismo, identificar os municípios exibidos do Polo Seridó, seus atrativos e motivações, além de analisar o olhar dos representantes municipais sobre a aparição do destino no programa. Para isto, foi feita uma pesquisa qualitativa com entrevistas semiestruturadas aplicadas a um membro da equipe do programa Rota Inter TV e aos representantes municipais do polo Seridó em que foi apresentado no programa, como também uma análise dos programas apresentados. Nota-se que o programa tem a finalidade de proporcionar aos norte rio-grandenses uma possibilidade de tomar conhecimento dos destinos turísticos e os potenciais de cada cidade do estado do Rio Grande do Norte, visando à cultura, tradições locais e recursos naturais que o município possui. Para a elaboração de cada episódio precisa-se pensar qual cidade será escolhida e quais atrativos serão apresentados, os critérios para isto foram analisados neste trabalho. Os representantes municipais veem a televisão como um dos meios de comunicação responsáveis pela divulgação do destino turístico, e o programa Rota Inter TV os exibe fielmente tornando-se uma vitrine do turismo doméstico no RN. Trazendo para a cidade apresentada uma alternativa de consolidar a atividade turística na cidade, gerando emprego e renda para a população além de fortalecer a cultura local.TCC Responsabilidade sócio-ambiental no turismo: um estudo na rede hoteleira da Via Costeira em Natal/RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2007-11-07) Virginio, Darlyne Fontes; Fernandes, Lissa Valéria FerreiraEm função da expansão do turismo como atividade de lazer e liberação do estresse cotidiano das pessoas no momento em que viajam, é necessário observar e acompanhar os avanços econômicos e os benefícios sócio-ambientais desempenhados nesse sistema. Muito se fala de desenvolvimento, crescimento econômico, sustentabilidade, etc, mas até onde o turismo melhora ou contribui para que a prosperidade social seja também alcançada? Será que os inúmeros empregos e renda que gera suprem as carências da população local, além de aliar o uso dos recursos naturais à falta de um planejamento? E, principalmente, será que as empresas do setor turístico encaram todos esses entraves com responsabilidade? A inclusão social e a gestão correta do meio ambiente fazem-se medidas a serem encaradas com urgência pelos diversos atores envolvidos no turismo, através da análise e identificação de ações de responsabilidade sócio-ambiental praticadas pelos empresários da hotelaria situados na Via Costeira de Natal/RN, configurando-se como objetivo desse estudo é que se buscou realizar o trabalho proposto. Que se trata de uma pesquisa de natureza essencialmente qualitativa, a qual contou com a realização de entrevistas junto aos gestores desses empreendimentos. O presente trabalho alcançou os objetivos propostos no que se refere à existência de ações de cunho social e ambiental praticadas em prol da sociedade e do meio; ações essas que mostram e destacam a presença de fatos isolados em cada hotel estudado, mas que somados aos demais, representam muito para o turismo, a sociedade e o meio ambiente, como por exemplo, o aspecto de que todos praticam algum tipo de política ambiental em seu empreendimento e, pelo menos, 70% ajudam alguma instituição social. Acredita-se que a responsabilidade social e ambiental é um conjunto de ações que depende única e exclusivamente da vontade de Governo, iniciativa privada e sociedade civil organizada em estabelecer ações de cidadania e solidariedade para com os demais, principalmente numa atividade como o turismo que infere relações muito próximas entre as comunidades locais e os turistas, assim como destes com o meio natural, o que infere a busca por um desenvolvimento mais igual e, portanto, sustentável para a maioria.Artigo Responsabilidade socioambiental na hotelaria: um estudo na via costeira de Natal, RN(2011-08) Virginio, Darlyne Fontes; Ferreira, Lissa Valéria FernandesTCC Turismo cinematográfico: a influência da sétima arte sobre a atividade turística – um estudo em Cabaceiras-PB(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015) Souza, Luanna Aracelly Oliveira Vale de; Silva, Michel Jairo Vieira da; Castro, Cleber Augusto Trindade; Virginio, Darlyne FontesMuitos filmes e seriados de televisão já foram motivos de viagens de pessoas que sentiram o desejo de conhecer aquela ambientação que antes viram apenas por meio da tela de cinema ou da TV de casa. É o chamado Turismo Cinematográfico, que ocorre a partir do desejo de quem assiste a produções cinematográficas de sair de seu entorno habitual e seguir para as locações mostradas em cena. Esse chamamento do turista pode ser utilizado como grande ferramenta de divulgação por parte da localidade, transformando-o em opção de destino turístico. Partindo disso, esta pesquisa teve como objetivo analisar a influência do cinema para a alavancagem do turismo em Cabaceiras a partir da inserção na produção cinematográfica nacional. A metodologia escolhida foi a de abordagem do tipo exploratória e de natureza qualitativa e quantitativa, com utilização de questionários aplicados com 60 pessoas, sendo 10 empresários, 20 residentes e 30 visitantes no município de Cabaceiras/PB. A partir dos resultados obtidos, verificou-se que o turismo, assim como o cinema, possui grande influência para o desenvolvimento da cidade, sendo uma alternativa econômica, social e cultural que traz benefícios como melhorias de vias de acesso, saneamento, pavimentação e educação. Ainda, notou-se que os visitantes vão em busca das locações cinematográficas, embora não tenham consciência da produção cinematográfica da cidade, além disso, a divulgação da mesma não está nas condições necessárias para atrair os turistas até a localidade. Os números negativos obtidos pela pesquisa não trouxeram influência, uma vez que a grande maioria entende o turismo e o cinema como atividades vantajosas para o município. Logo, concluiu-se que as duas atividades, juntas, carregam força para influenciar na decisão da escolha de um destino turístico.TCC Turismo religioso em Santa Cruz – RN: um estudo de caso sobre as condições estruturais do Santuário de Santa Rita de Cássia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Baracho, Marina do Nascimento; Silva, Michel Jairo Vieira da; Virginio, Darlyne Fontes; Castro, Cleber Augusto TrindadeA pratica de turismo religioso voltado para um determinado público é considerada uma das atividades que mais apresentam crescimento no Brasil. Isso se dá pela valorização da cultura, sendo essa utilização de forma consciente, buscando sempre minimizar determinados impactos negativos. Se tem como objetivo geral do presente trabalho foi analisar as condições estruturais do Santuário de Santa Rita de Cássia em Santa Cruz/ RN para atender a atividade turística, na visão dos visitantes, gestores e com a analise através de quadro de variáveis sendo os objetivos específicos: contextualizar historicamente o Santuário de Santa Rita de Cássia; apresentar a infraestrutura e a Gestão turística do Santuário; e conhecer o perfil, motivação e opinião do turista sobre o Santuário. Para tal, utilizaram-se os métodos de aplicação de roteiros de entrevistas com os gestores, analise através do quadro de variáveis para conhecer a infraestrutura e a Gestão do local e questionários para com os visitantes, possuindo caráter exploratório, realizada através de uma análise em relação à estrutura do santuário. Quanto aos meios a pesquisa foi de campo com caráter quali-quantitativa exploratória descritiva. Na pesquisa bibliográfica foram realizadas leituras de artigos, livros de diversos autores diferentes, dissertações que tratavam do assunto, também tendo sido utilizados dados de sites que são utilizados para informações do município. Ao final da pesquisa, concluiu-se que a cidade de Santa Cruz/RN realmente se tornou um lugar para o turismo religioso, com uma boa estrutura para receber a demanda turística, mas que ainda sofre com alguns impactos, especialmente pela falta de um planejamento bem elaborado.