Navegando por Autor "Wanderley, Ana Heloísa Melo"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Casa do Saber: proposta arquitetônica de uma escola pública integral de educação infantil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-17) Wanderley, Ana Heloísa Melo; Medeiros, Luciana de; https://orcid.org/0000-0003-1464-4096; http://lattes.cnpq.br/2492167066600535; Monteiro, Verner Max Liger de Mello; http://lattes.cnpq.br/3039985432086774; Silva, Larisse Hellen Soares da; http://lattes.cnpq.br/4799541241038339Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo geral a concepção de um anteprojeto arquitetônico para uma escola pública de tempo integral voltada à educação infantil, localizada no bairro de Dix-Sept Rosado, em Natal/RN. A relevância do tema está associada ao atual cenário da educação pública brasileira, caracterizado pela insuficiência de infraestrutura adequada e pela carência de vagas em creches e pré-escolas. Reconhece-se que a educação infantil é uma fase crucial para o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sociais e emocionais das crianças, e que o ensino público integral desempenha um papel essencial na redução das desigualdades sociais. Nesse contexto, o trabalho explora como o ambiente físico das escolas pode ser projetado para atuar como uma ferramenta pedagógica, promovendo um aprendizado de qualidade e alinhado às necessidades da primeira infância. Fundamentada no método de ensino construtivista, a proposta arquitetônica valoriza o espaço físico como um agente ativo no processo educativo, contribuindo para a formação integral do aluno e ampliando as possibilidades de interação, criatividade e desenvolvimento pleno. Desse modo, a proposta busca propor espaços diversos de lazer, descanso e ensino diante das diretrizes e recomendações arquitetônicas estudadas resultando em um projeto de 1696,01m², alinhado com a realidade local e atendendo às exigências em torno da concepção de uma escola integral de educação infantil.
