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Navegando por Autor "Weissheimer, Janaína"

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    TCC
    A aprendizagem de uma segunda língua na infância: estudo exploratório de uma escola bilíngue
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-06-23) Cavalcante, Alene Valéria Sátiro; Weissheimer, Janaína; Weissheimer, Janaina; Ribeiro, Cynara Texeira; Leite, Lígia de Souza
    O presente trabalho foi elaborado a partir de indagações pessoais quanto ao aprendizado da língua inglesa, Nesse sentido, tal estudo teve como objetivo observar o desenvolvimento dos alunos no processo de aprendizagem de uma segunda língua na infância no contexto escolar, assim como destacar estratégias pedagógicas utilizadas em uma escola bilíngue da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, para contribuir na aquisição da proficiência oral na segunda língua. Para tanto, como metodologia de pesquisa qualitativa foi feito um estudo exploratório, que consistiu em observações feitas do cotidiano escolar de crianças do 1º e 4º ano do Ensino Fundamental, analisando seu comportamento no tocante ao desenvolvimento de sua comunicação oral diante do contato com outro idioma. Os resultados mostram que os métodos e as práticas pedagógicas utilizadas pela escola, assim como o contato diário dos alunos com a L2, contribuem para a aprendizagem de uma segunda língua na infância, a qual traz benefícios cognitivos para as crianças, principalmente quando elas passam pelo programa de imersão, onde todas as instruções são dadas na segunda língua e elas gradativamente vão se apropriando da mesma.
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    TCC
    Uma análise comparativa da ativação de conhecimento prévio em livros didáticos de língua inglesa
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-14) Silva, Rafael Pedro Gomes da; Weissheimer, Janaína; Assis, Luís Alfredo Fernandes de; França, Hális Alves do Nascimento
    O uso de materiais didáticos eficazes no ensino de inglês como segunda língua (L2) é de suma importância. Neste sentido, é importante que os livros didáticos de Língua Inglesa usados considerem os alunos como agentes ativos da aprendizagem, que interagem diretamente com os conteúdos que estão sendo abordados durante as aulas. Desta maneira, este trabalho visa realizar uma análise comparativa entre livros didáticos de Língua Inglesa de séries distintas: o English in Common 2 e o English File Elementary (4ª edição), no qual procuramos evidenciar como cada material aborda a ativação de conhecimento prévio dos alunos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, através da análise comparativa de duas lições de livros de cada série e relacionando-as a conceitos de Ciência da Aprendizagem. A partir da análise, destacamos semelhanças e diferenças no que tange ao uso da compreensão textual para a ativação do conhecimento prévio. Por fim, observamos que o livro English File Elementary busca ativar de forma mais eficaz o conhecimento prévio dos discentes que o English in Common 2 .
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    TCC
    Aplicabilidade da análise de grafos na fala espontânea de crianças com Transtorno de Linguagem
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-01-17) Alves, Emille Rayanne Arruda; Cáceres Assenço, Ana Manhani; https://orcid.org/ 0000-0003-2670-8245; http://lattes.cnpq.br/8570197052069144; https://orcid.org/ 0000-0002-7596-5718; http://lattes.cnpq.br/8133342955429455; Giacchini, Vanessa; https://orcid.org/ 0000-0002-0322-6641; http://lattes.cnpq.br/6048293980778096; Weissheimer, Janaína; https://orcid.org/ 0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864
    Objetivo: Avaliar diversidade lexical e conectividade na fala espontânea de crianças em intervenção fonoaudiológica, além de comparar os parâmetros considerados nos diferentes tipos de narrativas e investigar se há mudança nestes parâmetros de acordo com a configuração de organização das sequências. Metodologia: Trata-se de um estudo observacional transversal prospectivo, composto por oito crianças entre 5 e 11 anos, falantes do Português Brasileiro como língua nativa, com inteligibilidade de fala preservada e diagnosticadas com transtorno de linguagem em intervenção há, no mínimo, dois anos. A coleta de dados foi realizada por meio de amostras de fala espontânea baseadas em sete sequências lógico-temporais, do tipo Mecânica, Comportamental e Intencional. As amostras transcritas foram analisadas no software "Speech Graphs" e medidas de diversidade lexical e conectividade foram extraídas. Resultados: A diversidade lexical apresentou pouca variação no número de nós, enquanto a contagem de palavras e as arestas tiveram maior amplitude. Quanto à conectividade, o maior componente conectado teve menor variação que o Maior Componente Mais Fortemente Conectado. As sequências Intencionais comparadas às Mecânicas obtiveram melhor resultado em todos os parâmetros e comparadas às Comportamentais, apresentaram melhores respostas para Contagem de palavras, Número de arestas e Maior Componente Conectado. Apenas as sequências Comportamentais apresentaram diferenças no parâmetro de conectividade para o Maior Componente Mais Fortemente Conectado quando foram apresentadas previamente organizadas. Conclusão: Os sujeitos apresentaram maior diversidade lexical e conectividade ao narrar as sequências do tipo Intencional. Não houve diferença significativa entre as sequências previamente organizadas e as solicitadas para organizar. A análise se mostra promissora para a Fonoaudiologia por sua avaliação objetiva da linguagem.
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    Dissertação
    Apreciações de alunos de inglês sobre sua produção oral: um estudo com base no sistema de avaliatividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-05-16) Vasconcelos, James Araújo de; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; ; http://lattes.cnpq.br/3106550201363304; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Balocco, Anna Elizabeth; ; http://lattes.cnpq.br/2503698879422847
    O vasto número de pesquisas sobre produção oral no ensino de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) ao redor do mundo (p. ex. LITTLEWOOD, 1981; BROWN; YULE, 1983; BROWN, 1994; UR, 1996; CARTER; MCCARTHY, 1997; BROWN, 1994; 2004; ELLIS, 2008), assim como estudos sobre aspectos cognitivos e de aquisição da produção oral (SWAIN, 1985; 1995; LEVELT, 1989; SWAIN; LAPKIN, 1995; SKEHAN; FOSTER, 1997; 1999; ROBINSON, 2001; BYGATE, 2001; D‟ELY;WEISSHEIMER, 2004; GUARÁ-TAVARES, 2007; WEISSHEIMER, 2007; BERGSLEITHNER, 2009; dentre outros) têm revelado aspectos para um ensino de ILE mais eficaz e motivador. Com a proposta de contribuir para esse avanço, o presente estudo está inserido no paradigma qualiquantitativo de pesquisa no campo da Linguística Aplicada (LA), primordialmente com base nos estudos de Moita Lopes (1996; 2006), para quem a LA está centrada na resolução de problemas de uso da linguagem, cujo foco está na linguagem de natureza processual. O estudo tem como objetivo verificar as percepções de 34 alunos, de quatro turmas distintas de um curso de ILE, em uma escola privada de línguas, acerca de sua produção oral, ao participarem de atividades orais. O corpus da pesquisa foi gerado pelas respostas dos alunos a questionamentos sobre sua produção oral, em duas fases, no início e no meio do curso, além de uma entrevista semiestruturada realizada com dez dos alunos, ao final do curso, com o intuito de verificar suas percepções sobre sua produção oral. As discussões relacionadas à produção oral em sala de aula de ILE têm respaldo teórico nos trabalhos de Littlewood (1981), Brown e Yule (1983), Almeida Filho (1993), Brown (1994), Ur (1996), Carter e McCarthy (1997), Nunan (1999), Brown (2004) e Ellis (2008), que explicam fenômenos que exercem influência na produção oral, tais como afeto, interação, características de atividades orais, dentre outras variáveis em relação a aspectos cognitivos da produção oral analisadas pelos estudos de Swain (1985; 1995), Levelt (1989), Swain e Lapkin (1995), Skehan e Foster (1997; 1999), Robinson (2001) e Bygate (2001). A análise e discussão dos dados tem como base a Gramática Sistêmico-Funcional proposta por Halliday (1985; 1994) e posteriormente desenvolvida por Halliday e Hasan (1989), Halliday e Mathiessen (2004) e Eggins (2004), dentre outros. O foco desta pesquisa são os mecanismos de Apreciação, um dos domínios avaliativos do subsistema de Atitude, que por sua vez, é parte integrante do Sistema de Avaliatividade, desenvolvido por Martin (2000), Martin e Rose (2003) e Martin e White (2005). Para análise das escolhas linguísticas feitas pelos alunos, utilizamos a ferramenta computacional WordSmith Tools 6.0 (SCOTT, 2010), cuja função Wordlist (lista de palavras) foi utilizada na busca pelos tipos de processos, assim como epítetos, entre outras marcas linguísticas mais recorrentes que caracterizassem suas percepções. Os resultados revelam que nas percepções dos alunos acerca de sua produção oral, ao longo das três fases da geração dos dados para a pesquisa, eles gradativamente deixaram de mencionar aspectos afetivos quanto ao desenvolvimento de sua produção oral e passaram a perceber aspectos mais estruturais de composição da língua
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    Dissertação
    A aprendizagem de inglês mediada por jogos eletrônicos do tipo MMORPG
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-01) Soares, Wilka Catarina da Silva; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; ; http://lattes.cnpq.br/9194210696895915; Souza, Ricardo Augusto de; ; http://lattes.cnpq.br/5038438725381698; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495
    Os Massively Multiplayer Online Role-Playing Games (MMORPGs) são jogos de interpretação de personagem que, através da Internet, podem integrar milhares de jogadores interagindo ao mesmo tempo em pelo menos um mundo virtual. Desta forma, esses jogos podem proporcionar, além de diversão, um maior convívio com a língua inglesa e a oportunidade de aprimorar a proficiência linguística dentro de um contexto real. Por isso, o que se propõe neste estudo é um maior conhecimento sobre a aprendizagem de língua adicional mediada por MMORPGs para que os professores saibam como, se relevante, apresentar, utilizar ou incentivar essa prática junto a seus alunos. Com base neste objetivo principal, procuramos responder as seguintes perguntas de perquisa: (a) o que distingue o perfil de exposição à língua inglesa dos gamers e non-gamers; (b) se os MMORPGs podem, por meio de uma prática híbrida e sistemática, auxiliar no desenvolvimento da proficiência na língua adicional e (c) o que os protocolos think-aloud evidenciam acerca da aprendizagem mediada pelo MMORPG Allods Online. Seguindo o método experimental (NUNAN, 1997), 16 alunos do componente curricular Práticas de Leitura e Produção Escrita em Língua Inglesa fizeram parte do grupo controle e 17 alunos da mesma turma compuseram o grupo experimental e foram submetidos a um pré e pós-teste adaptados do Key English Test (KET) da Universidade de Cambridge (2008). Os testes foram administrados antes e depois de um período de 5 semanas com 3 horas por semana de experimento com o game Allods Online (grupo experimental), e de aulas do componente curricular (ambos os grupos). Uma análise quantitativa dos questionários sobre os perfis de exposição à língua inglesa dos participantes, uma análise quantitativa das notas dos testes e uma análise qualitativa de protocolos thinkaloud coletados durante o experimento foram feitas com base nas teorias de (a) motivação (GARDNER, 1985, WILLIAMS & BURDEN, 1997, BROWN, 2007, HERCULANOHOUZEL, 2005); (b) aprendizagem ativa (GASS, 1997, GEE, 2008, MATTAR, 2010); (c) interação e aprendizagem colaborativa (KRASHEN, 1991, GASS, 1997, VYGOTSKY, 1978); (d) aprendizagem situada (DAMASIO, 1994; 1999; 2003, BROWN, 2007, GEE, 2003) e (e), aprendizagem tangencial (PORTNOW, 2008 E MATTAR, 2010). Os resultados indicam que os participantes do grupo experimental (gamers) parecem ser mais engajados em atividades tangenciais de aprendizagem de língua inglesa, como jogar games, ouvir música em inglês, comunicar-se com estrangeiros e ler em inglês. Também concluímos que o período de experimento pode ter gerado resultados positivos nas notas dos testes dos gamers, principalmente nas partes relacionadas (a) ao desenvolvimento ortográfico, leitura e interpretação; (b) à escrita com foco no conteúdo e (c) à acurácia ortográfica. Por fim, os protocolos think-aloud apresentam evidências de que os gamers engajaram-se na aprendizagem ativa de língua inglesa, interagiram em inglês com outros jogadores e aprenderam aspectos linguísticos através da experiência com o MMORPG Allods Online
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    Dissertação
    A construção de modelos situacionais no padrão discursivo narrativa em quadrinhos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-09-06) Sousa, Ada Lima Ferreira de; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9; ; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Almeida, Maria Jussara Abraçado de; ; http://lattes.cnpq.br/2253211567282349; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Alonso, Karen Sampaio Braga; ; http://lattes.cnpq.br/5810157924024712; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864
    Este trabalho tem como objeto de estudo a construção dos modelos situacionais no padrão discursivo narrativa em quadrinhos e insere-se no campo da Linguística Cognitiva, tomando por base, principalmente, as noções de mente corporificada (LAKOFF; JOHNSON, 1999), simulação mental (BARSALOU, 1999), padrão discursivo (DUQUE; COSTA, 2012) e modelos situacionais (ZWAAN, 1999). Parto da hipótese de que o processo de construção de sentidos para as narrativas está atrelado à simulação do espaço, do tempo, dos objetivos e das ações dos personagens do mundo da história, dimensões essas que constituem os modelos situacionais elaborados pelo leitor. A simulação dessas experiências durante o processamento discursivo advém do fato de este ter base corporificada e cultural, ou seja, diante das pistas apresentadas na narrativa, as estruturas cognitivas que compõem as memórias pessoal e social do leitor são ativadas e permitem o acionamento de informações que remetem às suas experiências físicas e sociais, construídas no ambiente em que ele vive. No tocante às narrativas em quadrinhos, a construção de modelos situacionais está intimamente ligada à ativação recorrente de certas estruturas cognitivas a partir de recursos gráficos típicos daquele padrão discursivo. Essas conclusões foram obtidas a partir da análise de dados retirados da obra Palestina (SACCO, 2003; 2004; 2011)
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    Dissertação
    O desenvolvimento da interlíngua na aprendizagem da escrita em inglês em uma escola bilíngue: um estudo exploratório
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-05) Leite, Lígia de Souza; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; ; http://lattes.cnpq.br/7207589224958088; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; Rosa, Marcello Marcelino; ; http://lattes.cnpq.br/9931328503423237
    Este estudo visa a investigar o desenvolvimento da Interlíngua escrita em inglês como Língua Adicional (LA) por alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental I em uma escola bilíngue da cidade de Natal-RN. Para tanto, duas perguntas de pesquisa nortearam este trabalho: (a) quais hipóteses podem ser inferidas sobre o desenvolvimento da escrita dos aprendizes bilíngues de inglês como LA? e, (b) qual o impacto do tipo de input - monomodal e multimodal - no desenvolvimento da Interlíngua na LA por aprendizes bilíngues? Os 38 participantes foram divididos em grupo controle, com 21 alunos expostos ao input monomodal; e em grupo experimental, com 17 alunos expostos ao input multimodal, ambos os grupos sendo submetidos a pré e pós-testes. Realizamos uma pesquisa de métodos mistos (DÖRNYEI, 2007) para envolver a coleta e análise tanto de dados qualitativos quanto quantitativos. O aspecto qualitativo incluiu características essencialmente descritivas que buscaram interpretar as etapas do processo de escrita em LA dos aprendizes. Através dessas interpretações foi possível compreender os processo cognitivos centrais da Interlíngua (SELINKER, 1972) escrita de acordo com os dados gerados pelos aprendizes bilíngues. Os dados quantitativos foram apresentados como os resultados gerados a partir do design experimental. Deste modo, eles estreitaram as relações entre a variável dependente o desenvolvimento da escrita, ou seja, o quanto ela se aproxima da forma-alvo modificada ao longo do processo pela variável independente a qualidade do input (VAN PATTEN, 2002, GASS, 1997, SCHMIDT, 1986, PARADIS, 2009; 2010, ELLIS, 1995) que, sendo monomodal ou multimodal, sua função consistia em possivelmente alterar o curso da aquisição. Os resultados quantitativos apontam para ganhos significativos no grupo em que a multimodalidade esteve presente, sugerindo que os aprendizes deste grupo teriam registrado cognitivamente (SCHIMDT, 1990) mais aspectos do aprendizado que os aprendizes do grupo controle
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    Artigo
    O desenvolvimento da produção oral em inglês como l2 mediado pelo voicethread em contexto híbrido de aprendizagem
    (2014) Sousa, Lorena Azevedo de; Weissheimer, Janaína
    VoiceThread (VT) é uma ferramenta assíncrona que permite a criação de apresentações orais. A experiência híbrida com o VT permite que o aprendiz planeje sua fala e a edite inúmeras vezes antes de publicá-la online. Neste contexto, o presente estudo visa verificar de que forma a prática sistemática com oVT, em uma abordagem híbrida, impacta a produção oral dos aprendizes(em termos de fluência, acurácia e complexidade) e a capacidade de noticing. A fim de responder a essa questão, 49 aprendizes de inglês como L2 foram divididos em um grupo experimental e um grupo controle. O grupo experimental foi exposto a atividades com o VT e, por meio de um pré e um pós-teste, verificamos se essa prática influenciaria positivamente sua produção oral (em termos de fluência, acurácia e complexidade) e sua capacidade de noticing de estruturas gramaticais. Esses resultados foram comparados aos escores do pré e do pós-teste do grupo controle, que não foi exposto ao VT. Os resultados apontam que há um impacto positivo da ferramenta VT sobre a produção oral dos aprendizes
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    Tese
    Didática do plurilinguismo: efeitos da intercompreensão de línguas românicas na compreensão de textos escritos em português
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-04) Souza, Rudson Edson Gomes de; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947; ; Nascimento, Izabel Souza do; ; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Mariz, Josilene Pinheiro; ; http://lattes.cnpq.br/4945243844289619
    Neste estudo exploratório, apresentamos algumas leituras como em Doyé (2003), Carrasco Perea (2003), Melo, Araújo e Sá (2004), Chavagne (2009) e Alas-Martins (2010; 2011) com o objetivo de verificarmos alguns traços de como a abordagem plurilíngue pode constituir-se em uma tendência na melhoria da compreensão da escrita de textos em língua materna (LM), e quanto pode colaborar para uma melhor percepção do sujeito quanto ao mundo ao seu redor com todas as suas diferentes nuances. Consiste em descrever a metodologia e alguns resultados de pesquisa que proporcionaram a inserção experimental da disciplina denominada de Intercompreensão de Línguas Românicas (ILR) na matriz curricular no município de Natal/RN/Brasil tendo como justificativa o elevado grau de analfabetismo funcional observado entre jovens de até 15 anos, segundo dados do IBGE de 2010. Os resultados foram verificados por meio de pesquisa-ação experimental mista caracterizada por Lewin (1946), Nunan (1992), Thiollent (1994) e Trip (2005) na Escola Municipal Professora Terezinha Paulino de Lima e na Escola Estadual Professora Ana Julia de Carvalho Mousinho, com 95 alunos dos anos finais do ensino fundamental. O corpus decorrente desta investigação foi submetido a uma série de técnicas condensadas, como o teste não paramétrico de Kruskal e Wallis (1952) e o teste paramétrico ANOVA, em esforço para conferir um maior rigor à análise dos resultados apontados pelo caderno de atividades de ILR. O estudo possibilitou a investigação de estratégias de compreensão de línguas sob a perspectiva de autores como Ringbow (1987), Giacobbe (1990), Alarcão (1991; 2009a e 2009b), Corder (1992), Castellotti (2001) e Degache (2003), além da transferência dessas competências para a aprendizagem do português como apontado por Meissner, Klein e Stegmann (2004); indicou uma tendência positiva quanto à compreensão da LM por meio da análise de escores de provas e descrições escritas realizadas pelos participantes na resolução de tarefas
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    TCC
    Educação bilíngue português-inglês: uma análise das práticas pedagógicas em turmas de 1º ano e 3º ano do ensino fundamental
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-01-07) Fernandes Neto, Magnus Gadêlha; Weissheimer, Janaína; https://orcid.org/0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; http://lattes.cnpq.br/6882260778853026; Almeida, Danielle Grace Rego de; http://lattes.cnpq.br/7219653706022187; Leite, Lígia de Souza; https://orcid.org/0000-0002-2013-5717; http://lattes.cnpq.br/7207589224958088
    Atualmente, percebe-se uma vasta gama de escolas privadas que oferecem em seus currículos alguma forma de Ensino Bilíngue envolvendo a língua inglesa como segunda língua. Considerando esse cenário, este trabalho pretende analisar práticas pedagógicas realizadas em uma escola privada da cidade de Natal/RN, dentro de um contexto de Ensino Bilíngue português-inglês. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, fazendo uso de observações em sala de aula envolvendo uma turma de 1º ano e de 3º ano do Ensino Fundamental I. Além disso, faz-se uso de entrevistas semiestruturadas direcionadas a quatro professores que lecionam nesse período de ensino. Para apoiar os dados, é realizada uma pesquisa bibliográfica, de modo a contextualizar a importância crescente da adoção do Ensino Bilíngue nas escolas e dialogar com os resultados obtidos. Com isso, espera-se que seja possível esclarecer sobre algumas práticas pedagógicas atuais e contribuir para o aprimoramento do ensino bilíngue.
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    TCC
    Em busca de definições para o bilinguismo: um mapeamento dos espaços de aplicação da língua inglesa na cidade de Natal
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2018) Campos, Marília Gabriela da Silva Cavalcanti; Barreto, Juliana Pereira Souto; Barreto, Juliana Pereira Souto; Weissheimer, Janaína; Almeida, Cibele Lucena de
    O fenômeno do bilinguismo vem crescendo no Brasil e, consequentemente, esse crescimento chega à cidade de Natal. Enquanto fenômeno e, ainda que, passível de observação, a manisfestação bilíngue em espaços escolares é relativamente recente e, portanto, sua definição torna-se ainda um tanto “nebulosa”. No intuito de desvelar essas prováveis confusões entre conceitos e espaços em que se aplicam, pretende-se, com este artigo, apresentar algumas entre as diversas compreensões de uso para o termo bilinguismo, bem como para a educação bilíngue no Brasil e, mais especificamente, no contexto da cidade de Natal. Para tanto, ao longo do trabalho, faz-se referências ao que se compreende por conceito de bilinguismo, recorrendo a um apanhado histórico quanto a utilização to termo ao longo dos anos para, então, descrever os espaços de atuação desse ensino, dito bilíngue a partir de suas características. A metodologia do trabalho é de cunho exploratório e descritivo, com revisão bibliográfica, levantamento de questionários,., o que é feito a partir do entendimento sobre como se deu e como se dá atualmente o ensino/aprendizagem da língua inglesa no contexto educacional da cidade de Natal. Ao final do trabalho, é sugerido uma reflexão acerca da importância de se ter uma definição mais clara quanto ao conceito bilíngue e sua aplicação nos espaços de contexto educacional, a fim de maximizar as chances não só dos profissionais da área, mas de toda a comunidade escolar, de saber como direcionar os seus interesses, bem como de se desenvolver o mais próximo possível do objetivo a ser alcançado. Aponta-se, também, alguns desdobramentos a partir dos resultados aqui apresentados no intuito de direcionar as razões aparentes do crescimento quanto ao fenômeno bilinguismo e para onde começam a seguir as pesquisas.
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    Dissertação
    A ferramenta VoiceThread em uma abordagem hibrida: o desenvolvimento da produção oral e da capacidade de noticing na aprendizagem de inglês como L2
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-17) Sousa, Lorena Azevedo de; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; ; http://lattes.cnpq.br/2991605608804806; Duque, Paulo Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/0409894285408135; Bergsleithner, Joara Martin; ; http://lattes.cnpq.br/4545189340083860
    O VoiceThread é uma ferramenta da web 2.0, colaborativa e assíncrona, que permite a criação de apresentações orais com auxílio de imagens, documentos, textos e voz, possibilitando que grupos de pessoas naveguem e contribuam com comentários de várias maneiras: utilizando a voz (com microfone ou telefone), texto e arquivo de áudio ou vídeo (webcam) (BOTTENTUIT JUNIOR, LISBÔA E COUTINHO, 2009). A experiência híbrida com o VoiceThread permite que o aprendiz planeje sua fala antes de gravá-la, sem a pressão geralmente existente em sala de aula. Além disso, as apresentações podem ser gravadas e regravadas várias vezes, possibilitando que ele se ouça, perceba as lacunas em sua produção oral (noticing) e a edite inúmeras vezes antes de publicá-la online. Nesta perspectiva, a produção oral é vista como um processo de aquisição de L2, e não apenas como prática do conhecimento já existente, por estimular o aprendiz a processar a língua sintaticamente (SWAIN, 1985; 1995). Neste contexto, o presente estudo visa verificar se existe uma relação entre as medidas de produção oral dos aprendizes - mais especificamente a acurácia gramatical e a nota global - e sua habilidade de noticing, de que forma a prática sistemática com a ferramenta VoiceThread, em uma abordagem híbrida, impacta o desenvolvimento oral global dos aprendizes, sua produção oral em termos de fluência (número de palavras por minuto), acurácia (quantidade de erros gramaticais a cada 100 palavras) e complexidade (número de orações subordinadas por minuto), e a sua habilidade de noticing (SCHMIDT, 1990; 1995; 2001), ou seja, a capacidade de o aprendiz perceber as lacunas existentes na sua produção oral. A fim de responder a essas questões, 49 aprendizes de inglês como L2 participaram da pesquisa, divididos em grupo experimental (25 alunos) e grupo controle (24 alunos). O grupo experimental foi exposto a uma experiência híbrida com o VT durante dois meses e, por meio de um pré e um pós-teste, verificamos se essa prática sistemática influenciaria positivamente a produção oral e a habilidade de noticing destes participantes. Esses resultados foram comparados aos escores do pré e do pós-teste de um grupo controle, que não foi exposto ao VT. Por fim, as impressões dos aprendizes a respeito da experiência com a ferramenta foram analisadas por meio de questionários aplicados após o pós-teste. Os resultados apontam que há uma correlação estatisticamente significativa entre as medidas de produção oral dos aprendizes (acurácia gramatical e a nota global) e sua habilidade de noticing. Além disso, verificou-se que há um impacto positivo da ferramenta VoiceThread sobre as variáveis da produção oral dos aprendizes e sua habilidade de noticing. Por fim, a parte qualitativa desse estudo revela uma reação positiva dos aprendizes em relação à experiência híbrida com esta ferramenta
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    Dissertação
    O gênero joke em atividades de inglês: uma proposta intercultural de ensino-aprendizagem para o ensino médio
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-18) Campos, Paulo Rodrigo Pinheiro de; Canan, Ana Graça; ; http://lattes.cnpq.br/1212672321267679; ; http://lattes.cnpq.br/7607002217877693; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Barbosa, José Roberto Alves; ; http://lattes.cnpq.br/6863902903753881
    Nossa pesquisa surgiu do interesse de alinhar a prática de sala de aula de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) a discussões atuais no âmbito do processo de ensino-aprendizagem de Línguas Estrangeiras (LEs). Tendo em vista a necessidade de integrar o desenvolvimento linguístico ao desenvolvimento de noções atreladas à prática da cidadania, adotamos uma perspectiva cultural. Percebemos as jokes como um solo fértil para a discussão de aspectos culturais em sala de aula. Com base nesses fatores, nossa pergunta de pesquisa é: como explorar os aspectos culturais de jokes com vistas à elaboração de atividades de ILE que objetivem o desenvolvimento da competência intercultural e a interação? Portanto, nosso objetivo geral é explorar os aspectos culturais de jokes na elaboração de atividades de ensinoaprendizagem de ILE e nossos objetivos específicos são: (I) estudar direcionamentos oficiais (LDB, 1996; PCNEM, 2000; PCN+EM, 2002; OCEM, 2006) referentes à cultura no ensinoaprendizagem de LE; (II) selecionar 05 (cinco) jokes e analisá-las enfocando seus aspectos culturais; (III) identificar possíveis interpretações das jokes; (IV) elaborar atividades de ILE que privilegiem os aspectos de cultura das jokes analisadas. Esta investigação é descritiva e documental e apoia-se no paradigma qualitativo (CHIZZOTTI, 2010; FLICK, 2009; CHAROUX, 2006; BOGDAN; BIKLEN, 1994; 1992). O corpus é constituído por jokes provenientes de sítios da Internet e por documentos oficiais (LDB, 1996; PCNEM, 2000; PCN+EM, 2002; OCEM, 2006). Para a elaboração das atividades, privilegiamos a abordagem por conteúdos (Content-based instruction CBI), em uma versão mais fraca, em que os conteúdos são aspectos culturais nas jokes, e empreendemos uma reflexão sobre métodos, abordagens e perspectivas, em que se incluem noções sobre o pós-método e sobre o CBI, que falam ao ensino-aprendizagem de ILE. Temos por aporte teórico discussões sobre abordagem e metodologia de ensino-aprendizagem de LE (BELL, 2003; KUMARAVADIVELU, 2003; WESCHE; SKEHAN, 2002; PRABHU, 1990), a perspectiva cultural (KRAMSCH, 1998, 1996, 1993; BYRAM; FENG, 2004), alguns trabalhos em Linguística sobre piadas (POSSENTI, 2010, 1998; CHIARO, 1992); noções sobre implícitos (MAINGUENEAU, 2004, 1996; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2012) e sobre ambiguidade (KEMPSON, 1977; CHARAUDEAU; MAINGUENEAU, 2012; TRASK, 2011), tendo a adoção de tais categorias emergido da análise de algumas jokes
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    Tese
    Histórias de professores universitários sobre ensinar inglês para fins específicos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-04) Milanez, Maria Kassimati; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; ; http://lattes.cnpq.br/5496251819763855; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Reichmann, Carla Lynn; ; http://lattes.cnpq.br/4704905649078465; Melo, Dilma Maria de;
    A presente pesquisa tem como pressupostos teórico-metodológicos (1) a Pesquisa Narrativa (PN CLANDININ; CONNELLY, 2011), (2) a Gramática Sistêmico-Funcional (GSF HALLIDAY, 1985, 1994; THOMPSON, 2002; EGGINS, 1994; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e (3) a abordagem de ensino de Inglês para Fins Específicos (IFE HUTCHINSON; WATERS, 1987; CELANI, 2005; RAMOS, 2005), com o objetivo geral de fazer um levantamento dos sentidos construídos pelos professores participantes sobre o IFE, a formação específica que receberam para ministrá-lo e a sua experiência em ensiná-lo no nível superior. Os textos de campo e, por conseguinte, as análises, foram organizados em dois grupos distintos: o primeiro com dados gerados a partir de um questionário aplicado a nove professores de uma instituição pública no nordeste brasileiro, contendo perguntas abertas e fechadas a respeito de sua formação e de suas experiências em ministrar a disciplina de Inglês Instrumental e o segundo grupo, a partir do enfoque nas experiências de três professoras do primeiro grupo que continuavam ensinando IFE, com dados gerados por entrevistas com essas participantes e por suas autobiografias, além dos dados gerados pela autobiografia da própria pesquisadora, também participante da pesquisa. Foi usada a ferramenta computacional WordSmith Tools 6.0 (SCOTT, 2012) para selecionar, organizar e quantificar os dados a serem analisados no primeiro grupo de textos, identificando-se os tipos de Processos e os Participantes, pelo Sistema de Transitividade (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004), sendo que os Processos mais usados pelos professores no questionário foram os Materiais, seguidos dos Relacionais e em terceiro lugar os Mentais, indicando que a maioria relatou mais suas ações com relação ao ensino de IFE, classificou ou definiu a abordagem, sua formação e suas experiências do que demonstrou seus pensamentos e emoções a respeito de ensinar IFE. A maioria dos nove professores afirma fazer a análise de necessidades, mas nem todos a fazem de acordo com o que estabelecem os autores por eles citados ou outros autores considerados referência nessa área, tais como os que usamos nesta pesquisa. Do mesmo modo, suas definições e concepções sobre IFE, na maioria das vezes, diferem das desses autores. Todos os professores participantes alegam não ter tido formação específica para ensinar IFE na licenciatura. Ao analisar os relatos das quatro professoras do segundo grupo de textos de campo, com base na composição de sentidos segundo Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001), percebeu-se que o tipo de conhecimento que estas referem usar para ministrar IFE está relacionado ao Conhecimento Prático Pessoal e ao Conhecimento Profissional (ELBAZ, 1983; CLANDININ, 1988). Em seus relatos, foram identificadas também imagens que representam suas concepções a respeito de ensinar e ser professora. Esperamos, através desta pesquisa, contribuir tanto para a compreensão do que pode significar ensinar IFE para os professores do contexto pesquisado, como para a formação continuada de professores de IFE, assim como para uma revisão nos currículos de Letras e do papel do IFE na formação do professor de língua inglesa
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    Tese
    Histórias orais de ribeirinhos do Rio Juruá: um estudo sistémico-funcional de gênero e de discurso
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012) Silva, Maria das Graças da; Vian Junior, Orlando; Barbara, Leila; http://lattes.cnpq.br/9173129784669710; Araújo, Júlio César Rosa; http://lattes.cnpq.br/3016042855685546; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; Oliveira, Maria do Socorro; Bispo, Edvaldo Balduino; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; Weissheimer, Janaína; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Souza, Maria Medianeira de; http://lattes.cnpq.br/5875520624340562
    Esta pesquisa, sobre histórias orais de ribeirinhos do Vale do Rio Juruá, em municípios do Acre e do Amazonas, teve como objetivo principal investigar, por meio do estudo do gênero discursivo, aspectos linguísticos que caracterizam os participantes e o contexto sociocultural em que tais histórias ocorrem. Os textos foram analisados observando-se os estágios e fases que compõem a sua estrutura esquemática, como forma de configuração do gênero discursivo e, ainda, as ocorrências léxico-gramaticais mais frequentes, na busca dos propósitos que guiam as histórias, assim como foi verificado o fluxo de informação em sua estrutura linguística para a compreensão das mensagens. Para atingir os objetivos propostos, foi adotado o arcabouço teórico da Linguística Sistémico-Funcional, proposta por Halliday (1978, 1985, 1994) e posteriormente desenvolvido e ampliado por seguidores, tais como Eggins (1994, 2002) e Martin e Rose (2007, 2008). A análise quantitativa foi realizada com o apoio do instrumental metodológico da Linguística de Corpus (BERBER SARDINHA, 2004), utilizando o programa computacional WordSmith Tools (SCOTT, 2009), por meio das ferramentas WordList e Concordance. Na análise qualitativa, para a caracterização do gênero, foram considerados os estágios obrigatórios de Complicação e Resolução (MARTIN; ROSE, 2008). Nela foram analisadas treze narrativas e uma anedota, tomando também por base o estudo da Literatura Oral de Cascudo (2004), o que possibilitou, por meio de sistematização, a identificação tipológica (estrutura esquemática do gênero em estágios e fases) e topológica (a relação entre vários gêneros da mesma categoria). O corpus do estudo composto por quatorze textos orais, representados pela lenda do Mapinguari, foi caracterizado como narrativas que constituem o macrogênero Histórias Orais de ribeirinhos, e têm como propósito social entreter, cuidar, orientar, alertar, o tipo conto, representado pelas histórias da floresta, e categorizado por doze lendas, foi caracterizado como microgênero Histórias. A análise pelo sistema discursivo de Periodicidade (MARTIN; ROSE, 2007) permitiu compreender a regularidade do fluxo de informação nos textos, por meio de itens como os nomes, referenciadores, conjuntivos, continuativos e verbos. As escolhas lexicais representadas por elementos da língua falada retratam os participantes (ribeirinhos) e o contexto sociocultural (floresta) e caracterizam o discurso ribeirinho. A partir desses resultados, abrem-se possibilidades para outros estudos, tais como o registro dessas histórias para projetos e usos na sala de aula, nos contextos escolares da região, como forma de divulgação, valorização e preservação da cultura de ribeirinhos.
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    Dissertação
    O impacto das tarefas de aprendizagem mediadas pela lousa digital interativa na motivação situacional de aprendizes de inglês
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-13) Oliveira, Samara Freitas; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; ; http://lattes.cnpq.br/8085115588734067; Oliveira, Adelaide Augusta Pereira de; ; http://lattes.cnpq.br/3050371892200813; Martins, Selma Alas; ; http://lattes.cnpq.br/1471852102360947
    Alguns autores já sugeriram que as tarefas de aprendizagem conduzidas em salas de aula de L2 podem motivar os aprendizes de diferentes maneiras. Da mesma forma, as Lousas Digitais Interativas (LDI) já foram relacionadas como propulsoras de engajamento e entusiasmo em aulas de L2, podendo assim impactar variáveis afetivas que influenciam a aprendizagem, como a motivação, por exemplo. Este estudo transversal, de métodos mistos, objetiva compreender de que forma a motivação situacional ocasionada por tarefas de aprendizagem mediadas pela LDI impacta os participantes. Buscamos responder as seguintes perguntas de pesquisa: (1) como a motivação, vista como um traço da personalidade do aprendiz, se relaciona ao seu desempenho de aprendizagem da L2?, (2) de que maneira o tipo de tarefa de aprendizagem impacta na motivação do aprendiz?, (3) de que forma a motivação varia ao longo da tarefa de aprendizagem? e (4) qual a relação entre a motivação proveniente da tarefa de aprendizagem e a percepção do aprendiz sobre a tarefa mediada pela LDI? A coleta de dados durou quatro meses em um instituto privado de idiomas com 29 aprendizes de inglês e foi realizada por meio dos seguintes instrumentos: (a) um questionário inicial (adaptado da Attitudes/Motivation Test Battery de GARDNER, 2004); (b) escalas situacionais on-line para conhecermos a motivação dos aprendizes em três momentos: antes, durante e após a tarefa e analisarmos como a motivação varia ao longo da tarefa; (c) observações de aulas e as resultantes notas de campo dessas observações; (d) as notas globais dos participantes no semestre para entendermos a relação entre o desempenho acadêmico e o perfil motivacional deles e (e) um questionário final com o fim qualitativo de conhecer as percepções dos aprendizes sobre as tarefas mediadas pela LDI. Nossa fundamentação teórica baseia-se na Aprendizagem Baseada em Tarefas e nos aspectos cognitivos presentes nas tarefas (WILLIS, 1996; SKEHAN, 1996), em algumas teorias de motivação e aprendizagem de L2 (GARDNER, 2001; DÖRNYEI e OTTÓ, 1998; DÖRNYEI, 2000; 2002) e em concepções sobre a aprendizagem de L2 mediada por tecnologias (GIBSON, 2001; OLIVEIRA, 2001; MILLER et al, 2005). Nossos resultados não apontam uma correlação significativa entre as notas globais dos aprendizes e o seu perfil motivacional. Entretanto, indicam que há uma variabilidade da motivação situacional ao longo das tarefas, mesmo dentro de tarefas de aprendizagem do mesmo tipo. Além disso, mostram que os aprendizes relatam diferentes percepções para cada tarefa de aprendizagem e que o impacto da LDI na motivação dos participantes foi de pequena proporção
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    Dissertação
    A linguagem da reflexão de uma professora de Língua Inglesa: um estudo de caso sob a perspectiva do sistema de avaliatividade
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-06) Aquino, Maria de Lourdes de; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; ; http://lattes.cnpq.br/2491685937902980; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Galvão, Marise Adriana Mamede; ; http://lattes.cnpq.br/1829337364208280
    Pesquisas sobre formação de professores realizadas na área de Linguística Aplicada (LA) revelam a importância da prática reflexiva no desenvolvimento do profissional docente. Visando apresentar contribuições nessa área, esta pesquisa mostra um estudo de caso desenvolvido em uma escola técnica na cidade de Natal/RN. Seu corpus é formado principalmente do discurso de uma professora, gerado durante uma sessão de visionamento. Os instrumentos utilizados para a coleta dos dados foram um questionário inicial, a gravação de uma aula em vídeo e o texto transcrito da sessão de visionamento. O objetivo central é compreender o modo pelo qual a reflexão-sobre-a-ação (SCHÖN, 1983, 1987) pode contribuir para a tomada de consciência de uma professora de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) sobre suas ações em sala de aula. Com esse propósito, iniciamos nossa discussão apresentando as origens, os pressupostos e as características do conceito de reflexão de acordo com Schön (1983, 1987), e complementado por outros autores (PERRENOUD, 2002; GÓMEZ, 1995; IMBERNÓN, 2009, dentre outros); de reflexão crítica (LISTON e ZEICHNER, 1993; PIMENTA, 2002; DUTRA e MELLO, 2004, entre outros) e do processo de reflexão crítica (SMYTH, 1992). Para evidenciar as reflexões que emergem no discurso da professora, buscamos suporte teórico-metodológico na Gramática Sistêmico-Funcional (GSF), proposta inicialmente por Halliday (1985, 1994), Halliday e Hasan (1989), Halliday e Mathiessen (2004) e seguidores, tais como Eggins (1994), Thompson (1996), entre outros. Focamos especificamente no subsistema de Atitude, parte integrante do sistema de Avaliatividade apresentado por Martin (2000), Martin e Rose (2003, 2007), Martin e White (2005). Os resultados revelaram que as ações da professora em sala de aula refletem não apenas sua experiência profissional, mas também seus valores e concepções de ensino-aprendizagem de línguas. Eles também demonstram sua conscientização para a necessidade de mudanças de sua prática pedagógica. Diante desses achados, acredita-se que este estudo revela concepções importantes que podem levar os formadores de professores a repensar novas formas de abordar os cursos de formação docente, além de revelar a importância da análise do discurso sob a perspectiva sistêmico-funcional.
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    TCC
    Mapeando o modelo gateway languages de padrões de multilinguismo utilizando análise de grafos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-17) Deiró, Louise Lua Moreira; Sampaio, Raquel Menezes Bezerra; Weissheimer, Janaína; 0000-0002-6318-4906; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; 0000-0002-0685-5830; https://sigaa.ufrn.br/sigaa/public/docente/portal.jsf?siape=1894891; Sousa, Ada Lima Ferreira de; 0000-0003-3090-3350; http://lattes.cnpq.br/8548168476594896; Silvestre, Marcela Aparecida Cucci; http://lattes.cnpq.br/2437965005095571
    Os avanços da ciência e da compreensão humana acerca do universo têm revelado a necessidade de se investigar padrões de conectividade entre os mais diversos objetos de estudo, áreas do conhecimento e redes de todo tipo. Um exemplo disso são os complexos padrões de multilinguismo no mundo, ainda pouco estudados academicamente sob a luz do modelo de Gateway Languages, cujo foco é evidenciar essa interconexão. Em ressonância com essa necessidade, a comunidade científica tem criado ferramentas cada vez mais eficazes para a representação e análise de padrões de conectividade, dentre as quais destacamos os grafos, extremamente versáteis e relevantes desde sua formalização no século XVIII. Pensamos que ainda haja um grande potencial de exploração dos padrões de multilinguismo no mundo por meio de grafos. Sendo assim, neste estudo, traçamos o percurso da utilização de grafos no passado, incluindo a do software SpeechGraphs, desenvolvido pelo Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Em seguida, utilizamos grafos para representar e analisar, especificamente, o padrão de conectividade do Português e do Espanhol como gateway languages. Com isso, tivemos por objetivo investigar como tirar proveito da morfologia e dos atributos de grafos para melhor compreender o modelo Gateway Languages de padrões de multilinguismo e para, por exemplo, responder a perguntas práticas concernentes a estratégias de tradução. Por fim, nossa análise demonstra que parece ser vantajoso estender esse método para a representação do modelo completo, com todas as Gateway Languages, Línguas Nacionais e Línguas Minoritárias — e suas respectivas conexões — de que se tem conhecimento.
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    Tese
    Narrativas de professores em formação sobre a didatização de podcasts para o ensino de inglês na floresta
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-03) Uchôa, José Mauro Souza; Vian Júnior, Orlando; ; http://lattes.cnpq.br/5463585749303495; ; http://lattes.cnpq.br/7111722446126406; Melo, Dilma Maria de; ; Weissheimer, Janaína; ; http://lattes.cnpq.br/7345837860360864; Amorim, Marcelo da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4995000816782449; Szundy, Paula Tatianne Carrera; ; http://lattes.cnpq.br/2464221114497526
    Em consonância com: (1) as demandas de fluência dos participantes de um Curso de Letras/Inglês da Amazônia; (2) as necessidades da compreensão e da produção oral em língua inglesa dos professores de Inglês como Língua Estrangeira (ILE) em formação inicial e (3) a minha formação continuada e o meu letramento acadêmico na condição de professor-pesquisador e formador de professores de ILE, neste estudo, com base na Pesquisa Narrativa, relato os procedimentos adotados durante a vivência em um processo de didatização de gêneros discursivos orais difundidos pela prática de podcasting, atividade oriunda do advento das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs). Neste processo, dialogo com teóricos que advogam o ensino de ILE norteado por abordagem que preceitue uma visão de linguagem como prática social, compreendendo o ensino também como uma atividade construída na interação e mediada pela linguagem. Para isso, lanço mão das noções de contexto de cultura e de contexto de situação da Linguística Sistêmico-Funcional, contemplando o conceito de gênero e de registro. Como princípio e crença que defendo, os registros dos gêneros utilizados neste estudo possuem temáticas voltadas para o contexto da floresta Amazônica, oportunizando a construção de estratégias de ensino apropriadas ao contexto local para ensino da compreensão e da produção oral pela elaboração de tarefas. Durante a vivência, com base no paradigma reflexivo de formação de professores, os participantes produziram narrativas sobre o processo que foram analisadas conforme Ely, Vinz, Downing e Anzul (2001), que defendem a composição de sentidos na Pesquisa Narrativa. Ao reler e rescrever sobre as experiências vividas, elegi discutir sobre os seguintes temas revelados com maior ênfase pela escrita dos participantes: a pouca vivência em processos de didatização de gêneros orais; a relevância dos temas sobre o contexto para a formação do professor de ILE local; o trabalho colaborativo como estratégia para superar a deficiência de letramento digital, conhecimentos linguísticos e pedagógicos. Os sentidos que componho dessa vivência apontam para a mudança de paradigma que precisa ser estabelecida no ensino de ILE deste contexto e para o fazer pedagógico engajado com as questões histórico-socioculturais e o desenvolvimento das habilidades linguísticas de produção e de compreensão oral, sugerindo que as TICs devem ser implementadas progressivamente no contexto em questão durante a formação inicial do professor de ILE por meio de estratégias condizentes com as demandas de fluência e as deficiências ocasionadas pelo isolamento geográfico
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    Artigo
    A Naturalistic Assessment of the Organization of Children’s Memories Predicts Cognitive Functioning and Reading Ability
    (2016-08-02) Mota, Natália Bezerra; Weissheimer, Janaína; Madruga, Beatriz; Adamy, Nery; Bunge, Silvia A.; Copelli, Mauro; Ribeiro, Sidarta Tollendal Gomes
    To explore the relationship between memory and early school performance, we used graph theory to investigate memory reports from 76 children aged 6–8 years. The reports comprised autobiographical memories of events days to years past, and memories of novel images reported immediately after encoding. We also measured intelligence quotient (IQ) and theory of mind (ToM). Reading and Mathematics were assessed before classes began (December 2013), around the time of report collection (June 2014), and at the end of the academic year (December 2014). IQ and ToM correlated positively with word diversity and word-to-word connectivity, and negatively with word recurrence. Connectivity correlated positively with Reading in June 2014 as well as December 2014, even after adjusting for IQ and ToM. To our knowledge, this is the first study demonstrating a link between the structure of children’s memories and their cognitive or academic performance.
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