Navegando por Autor "Xavier, Alice Carla Marcelino"
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TCC A importância da leitura e da escrita no processo de alfabetização(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016) Silva, Brena Emanuele da; Silva, Marinalva Lucas Raimundo da; Silva, Marinalva Lucas Raimundo da; Griner, Ana Pricila; Xavier, Alice Carla MarcelinoNeste trabalho buscamos enfatizar a importância da leitura e da escrita no processo de alfabetização, procurando compreender como ocorre a aquisição do ato de ler e escrever pelos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental I, de uma escola pública da Rede Municipal, em Grossos-RN. Adotamos como objetivo investigar se a metodologia utilizada pelo professor para o desenvolvimento da leitura e da escrita no processo de alfabetização estimula as crianças nessa fase de escolaridade, tomando por base alguns fundamentos teóricos adotados por Martins (1982), Soares (1998, 2000, 2004), Cagliari (1998), Ferreiro (2005, 1999) e outros autores conceituados pela produção bibliográfica. Na análise realizada verificamos a necessidade de rever a psicogênese da escrita que trata dos níveis de alfabetização e, conceitos pautados na perspectiva construtivista e tradicional de leitura para entendermos o entrelaçamento da teoria adquirida com a prática cotidiana de sala de aula.Dissertação Acusativo anafórico e normas do português na escola: uma proposta de intervenção para o ensino de gramática(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2015-09-02) Xavier, Alice Carla Marcelino; Martins, Marco Antonio; ; http://lattes.cnpq.br/3589064971368456; ; http://lattes.cnpq.br/9890307792629753; Bispo, Edvaldo Balduino; ; http://lattes.cnpq.br/8914149462152107; Vieira, Silvia Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/0212277538092835Fundamentados em uma perspectiva sociovariacionista (cf. LABOV, [1972]2008; WEINREICH, LABOV, HERZOG, [1968]2006), e considerando a necessidade do ensino de gramática (MARTINS, 2013), apresentamos, nesta dissertação, uma proposta de intervenção para o ensino das formas acusativas anafóricas de 3ª pessoa no português brasileiro culto em uma turma de 9º ano do ensino fundamental. A pesquisa foi realizada numa escola da rede pública e considerou para o diagnóstico textos narrativos escritos por alunos de uma turma regular do 9º ano - última etapa do ensino fundamental II, no ano de 2014. Esta pesquisa parte da hipótese de que a forma clítica acusativa anafórica, única forma ensinada na escola e tomada como parâmetro positivo de avaliação para a retomada do objeto direto, não está sendo ensinada. Considerando que estudos anteriores têm apontado quatro formas possíveis para o acusativo anafórico de 3ª pessoa no português brasileiro - o clítico acusativo, o pronome nominativo, o SN anafórico e o objeto nulo -, primeiramente, apresentamos um diagnóstico do uso dessas formas em textos escritos pelos alunos com base na análise de duas narrativas escritas em ambiente escolar: uma de caráter mais formal - relato de filme - e outra de caráter menos formal - relato de experiência pessoal. Após essa análise, conduzidos pelo diagnóstico inicial, apresentamos uma sequência didática (SD) pautada no ensino de gramática. Na SD, o ensino do objeto direto e de suas formas de retomadas (acusativo anafórico) se deu com base em uma perspectiva científica da gramática da Língua Portuguesa. Dessa forma, o ensino do clítico acusativo, forma que deveria ser recuperada pela escola, nas aulas de gramática normativa, se deu junto ao reconhecimento das demais variantes que juntas coocorrem/concorrem nas diferentes normas do português brasileiro. O nosso intuito foi o de tornar significativo o uso do clítico acusativo, já que este vem perdendo espaço, devido a um ensino de gramática que vem produzindo nos alunos uma aversão à norma padrão e, ao mesmo tempo, uma incompreensão da gramática da sua língua. Objetivamos também, a partir do ensino do acusativo anafórico, oferecer/defender uma proposta de ensino de língua e de gramática, na qual essas formas variantes sejam trabalhadas em conjunto nas aulas de português a fim de fazer com que o aluno perceba as diferentes possibilidades de relações e de construções sintáticas possíveis dentro de sua gramática e, principalmente, reconheça o que cada uma delas significa e por quê no contínuo de normas linguísticas que caracteriza o que denominamos de Língua Portuguesa.TCC Dificuldade de aprendizagem na leitura: contribuições do lúdico através de um olhar psicopedagógico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2016-06-20) Souza, Francisca Patricia de Mesquita; Silva, Marinalva Lucas Raimundo da; Silva, Marinalva Lucas Raimundo da; Miranda, Maria Aparecida da Silva; Xavier, Alice Carla MarcelinoNeste trabalho, buscamos analisar as dificuldades de aprendizagem na leitura que gera a baixa autoestima na turma do 3º ano de escolarização em uma escola pública da rede Municipal, em Grossos-RN. Com base nessa realidade, pretende-se identificar as principais causas que impedem a escola e, consequentemente, a professora de encontrar estratégias adequadas que possam atender à heterogeneidade de aprendizagens existentes na sala de aula citada, e, especialmente, entre os alunos em processo de alfabetização. Existe um consenso, entre autores, de que a criança entra em contato com a leitura muito cedo através de cantigas de ninar, histórias infantis, imagens, rótulos, embalagens, e outros diversos portadores de textos presentes na vida cotidiana. Assim, a partir da livre manipulação de materiais variados, a criança passa a reconstruir objetivos, reinventar coisas. Esse processo exige uma “adaptação” e consiste em uma atitude progressiva de assimilação e acomodação. Para tanto, é imprescindível que o professor desenvolva atividades lúdicas, significativas e prazerosas que envolva as crianças no mundo da leitura.