Logo do repositório
  • Página Inicial(current)
  • Buscar
    Por Data de PublicaçãoPor AutorPor TítuloPor Assunto
  • Tutoriais
  • Documentos
  • Sobre o RI
  • Eventos
    Repositório Institucional da UFRN: 15 anos de conexão com o conhecimento
  • Padrão
  • Amarelo
  • Azul
  • Verde
  • English
  • Português do Brasil
Entrar

SIGAA

  1. Início
  2. Pesquisar por Autor

Navegando por Autor "Xavier, Amanda Moura"

Filtrar resultados informando as primeiras letras
Agora exibindo 1 - 1 de 1
  • Resultados por página
  • Opções de Ordenação
  • Nenhuma Miniatura disponível
    Dissertação
    Gamificação, ensino de química e orientação da ação: uma proposta voltada para a formação de conceitos
    (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-30) Xavier, Amanda Moura; Façanha, Alessandro Augusto de Barros; Gorgônio, Flavius da Luz e; https://orcid.org/0000-0002-4926-3990; http://lattes.cnpq.br/7375286161719016; https://orcid.org/0000-0001-8574-4751; http://lattes.cnpq.br/5040038454192937; http://lattes.cnpq.br/4014774156456462; Viana, Anderson Dias; https://orcid.org/0000-0002-8637-5780; http://lattes.cnpq.br/8783369519560996; Ataide, Marcia Cristiane Eloi Silva; http://lattes.cnpq.br/6184938521532010
    O ensino de Química no ensino médio ainda enfrenta desafios relacionados à desmotivação dos estudantes e à dificuldade de assimilação conceitual, especialmente no que se refere às propriedades da matéria. Diante disso, esta pesquisa investigou como a orientação da ação pode ser utilizada para fundamentar uma proposta didática inovadora voltada à formação de conceitos. O estudo teve como objetivo central elaborar e aplicar um protótipo de jogo didático digital com elementos de gamificação, apoiado na Teoria da Formação Planejada das Ações Mentais e dos Conceitos (TFPAMC), de P. Ya. Galperin, e nos pressupostos metodológicos do experimento formativo. O jogo foi aplicado a estudantes do curso técnico em Edificações de uma escola pública estadual, com foco nos conceitos de densidade, concentração comum e massa. Os resultados evidenciaram indícios de reorganização da base orientadora da ação dos estudantes, especialmente em relação ao grau de consciência. Constatou-se que a articulação entre mediação pedagógica e gamificação favorece a superação de dificuldades de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento de ações mentais mais autônomas no ensino de Química.
Repositório Institucional - UFRN Campus Universitário Lagoa NovaCEP 59078-970 Caixa postal 1524 Natal/RN - BrasilUniversidade Federal do Rio Grande do Norte© Copyright 2025. Todos os direitos reservados.
Contato+55 (84) 3342-2260 - R232Setor de Repositórios Digitaisrepositorio@bczm.ufrn.br
DSpaceIBICT
OasisBR
LAReferencia
Customizado pela CAT - BCZM