Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
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Dissertação Estudo do comportamento no estado fresco e endurecido do concreto com incorporação de resíduo de corte de botão(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-06-21) Avelino, Veruska Kelly Gomes Rocha; Souza, Paulo Alysson Brilhante Faheina de; ; http://lattes.cnpq.br/2173551172181329; ; http://lattes.cnpq.br/3144760735245919; Silva, Jaquelígia Brito da; ; http://lattes.cnpq.br/5948828937239319; Almeida, Maria das Vitórias Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; Dutra, Ricardo Peixoto Suassuna; ; http://lattes.cnpq.br/0075804072604913O presente trabalho objetivou avaliar a influência da incorporação do resíduo de corte de botão em poliéster-RCBP sobre a plasticidade e a resistência mecânica em concreto de cimento Portland. O RCBP utilizado na pesquisa originou-se do material descartado por uma empresa fabricante de botão localizada no município de Parnamirim/RN. Utilizou-se o resíduo, como carga no concreto, nas concentrações de 0 %, 5 %, 10 %, 15 % e 20 %, em relação à massa do cimento. O traço de referência do concreto utilizado na pesquisa apresenta a proporção, em massa, de 1:1,33:2,45:0,50 (cimento:areia:brita:água/cimento). Nos ensaios de resistência à compressão foram testados quatro corpos-de-prova para cada idade (3, 7 e 28 dias) e traço, enquanto que para os ensaios de resistência à tração na flexão foram testados dois corpos-de-prova para cada traço. Além disso, fez-se o Slump Test, com vistas a verificar a consistência do concreto. Observou-se uma tendência de redução da resistência à compressão e abatimento para todos os traços com incorporação do RCBP. Houve um aumento de resistência à tração na flexão para os traços de 5 % e 10 %, em relação ao concreto sem incorporação do resíduo, superando o sugerido pela NBR 6118/2003 que apresenta uma correlação entre resistência à tração e à compressão. Na análise microestrutural, observou-se que o RCBP apresentou uma superfície irregular e porosa, podendo ser o motivo do decréscimo do abatimentoDissertação Avaliação de concreto com adição de fibras de PET submetido a altas temperaturas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2011-12-28) Meneses, Ilzenete Andrade; Almeida, Maria das Vitórias Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; ; http://lattes.cnpq.br/0100825193583609; Nóbrega, Ana Cecília Vieira da; ; http://lattes.cnpq.br/3109732203611868; Nobrega, Andreza Kelly Costa; ; http://lattes.cnpq.br/9418395015529669O concreto ao longo dos séculos constituiu-se num elemento estrutural indispensável na construção civil, devido a sua relativa facilidade de moldagem, sua durabilidade diante das intempéries, seu baixo custo, sua menor necessidade de manutenção, se comparado a outros materiais, como o aço. No entanto, quando o concreto fica exposto a altas temperaturas tende a perder suas características mecânicas, podendo inclusive ocorrer perda de seção, que compromete a estabilidade e a resistência mecânica dos elementos estruturais. As patologias decorrentes da exposição á elevadas temperaturas vão desde as fissuras, estalos até lascamentos explosivos. Nos últimos tempos, a tecnologia do concreto está intimamente ligada ao estudo de sua microestrutura. O uso de fibras adicionadas ao concreto tem se revelado como solução para o incremento de resistência mecânica do concreto, pois atua diretamente na distribuição dos esforços que atuam na peça no âmbito da microestrutura. Neste trabalho foram usadas fibras de PET proveniente da reciclagem de garrafas de refrigerante, para fabricação de vassouras. As fibra utilizadas tinham 2mm de largura por 15mm de comprimento, incorporadas ao concreto dosado para fck= 30MPa, relação água/cimento 0.46, confeccionado em um canteiro obra, para verificação de resistência mecânica dessa mistura submetida á elevadas temperaturas. Os corpos de prova dos concretos com e sem adição de fibras de PET foram ensaiados após exposição às temperaturas: ambiente (30ºC), 100ºC, 200ºC, 300ºC, 400ºC, 600ºC e 900ºC. Verificou-se que o concreto perde de forma significativa resistência mecânica quando exposto a temperaturas maiores que 300ºC. No entanto o uso da fibra de PET pode retardar o risco de colapso de estruturas pela formação de uma rede de canais que facilitam a fuga do vapor d´água, reduzindo a poropressão no interior do elemento estruturalDissertação Avaliação do uso do DCP em areias para controle da capacidade de carga em fundações diretas e controle de compactação de aterros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-27) Benevides, Larissa Dantas; Costa, Carina Maia Lins; ; http://lattes.cnpq.br/6483888857335060; ; http://lattes.cnpq.br/4506701865844101; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; ; http://lattes.cnpq.br/1573496204231636; Viana, Paulo Márcio Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/4545240150317474; Costa, Yuri Daniel Jatobá; ; http://lattes.cnpq.br/6737841388506901Este trabalho apresenta resultados de ensaios com um penetrômetro dinâmico de cone, DCP, realizados em campo e em laboratório. Os ensaios foram realizados com o objetivo de avaliar o uso do equipamento em areias para o controle da capacidade de carga em fundações diretas e da compactação de aterros. No caso da análise de fundações diretas, os ensaios em laboratório foram realizados com o solo preparado em um cilindro metálico através do método da chuva de areia. Na execução de fundações diretas apesar dos resultados mostrarem a impossibilidade de reproduzir em laboratório as condições de campo verificou-se a possibilidade do uso do DCP para a detecção de camadas de solo menos resistentes. Os ensaios penetrométricos para controle de compactação foram conduzidos numa caixa de ensaios com 1,40 x 1,40 m de base e 0,70 m de altura. A areia foi preparada na caixa com diferentes compacidades utilizando-se uma placa vibratória para a obtenção de correlações entre o valor do índice de penetração dinâmica do penetrômetro, DPI, e a densidade relativa do solo. Alguns ensaios também foram realizados com o intuito de avaliar a influência do teor de umidade no valor do DPI. Entre outras conclusões, os resultados mostraram o grande potencial de uso do DCP no controle da compactação de aterros com areiaDissertação Modelos para análise e dimensionamento de painéis de alvenaria estrutural(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-02-28) Damasceno, Júlio César Cavalcante; Nascimento Neto, Joel Araújo do; ; http://lattes.cnpq.br/2747505817148030; ; http://lattes.cnpq.br/6566084011752120; Nóbrega, Petrus Gorgônio Bulhões da; ; http://lattes.cnpq.br/8546876805965263; Oliveira, Romilde Almeida de; ; http://lattes.cnpq.br/9272579827887449O objetivo principal desta dissertação foi o estudo de painéis de contraventamento de alvenaria estrutural, através da aplicação do Método dos Elementos Finitos e do Método de Bielas e Tirantes. Foram analisados os seguintes aspectos: o efeito da ortotropia no comportamento de painéis; distribuição de forças horizontais entre painéis de edifícios; comparação entre os modelos de Pórtico Equivalente e Elementos Finitos; cálculo de painéis com o Método de Bielas e Tirantes. Os resultados permitiram concluir que não se deve desconsiderar a ortotropia, sob pena de conduzir a modelos mais rígidos que o real. Em relação à distribuição de forças horizontais, evidenciou-se que a desconsideração dos lintéis e da deformação por cisalhamento acarretam diferenças significativas relativamente ao modelo de barras isoladas. Os resultados permitiram concluir, ainda que os modelos em Elementos Finitos e de Pórtico Equivalente apresentam comportamento semelhante no que se refere à rigidez de painéis e distribuição de tensões nas sessões mais solicitadas. Foram discutidos critérios para a concepção de modelos de bielas e tirantes em painéis isolados. Em seguida, a força horizontal teórica destes painéis foi comparada com a carga de ruptura de painéis ensaiados disponíveis na literatura. As forças máximas teóricas foram sempre inferiores à força de ruptura dos painéis, obtidas em ensaios, devido ao fato de que o modelo proposto não é capaz de representar o comportamento da alvenaria após o inicio da fissuração do painel devido à plastificação das armadurasDissertação Estudo do comportamento mecânico de areias artificialmente cimentadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-03-09) Lopes, Francisco Mateus Gomes; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; ; http://lattes.cnpq.br/1573496204231636; ; http://lattes.cnpq.br/3576316474096944; Danziger, Bernadete Ragoni; ; http://lattes.cnpq.br/2006272256799450; Costa, Yuri Daniel Jatobá; ; http://lattes.cnpq.br/6737841388506901; Severo, Ricardo Nascimento Flores; ; http://lattes.cnpq.br/8346360266500368Solos melhorados com adição de cimento têm sido bastante utilizados como alternativa na construção de diversos tipos de obras geotécnicas, quase sempre por apresentar vantagens econômicas e ambientais. Este trabalho apresenta um estudo sobre a utilização de cimento no melhoramento das propriedades mecânicas de solos arenosos característicos da região de Natal, coletados em dunas. Foi avaliada a influência do teor de cimento, do índice de vazios, da inundação e da tensão confinante. Corpos-de-prova moldados a partir de misturas de solo-cimento foram submetidos a ensaios de resistência à compressão simples e à compressão triaxial convencional. Nas amostras as porcentagens de cimento foram variadas em 2,5%, 5% e 10% em peso. O agente cimentante utilizado foi o Cimento Portland de Alta resistência inicial (CP-V ARI), que promoveu agilidade ao procedimento experimental por apresentar um processo de cura mais rápido.Os índices de vazios utilizados variaram de 0,7 (mais compacto), 0,9 e 1,1(mais fofo). O solo estudado pode ser considerado como uma areia pura. De uma forma geral, pode-se afirmar que quanto maior a quantidade de cimento adicionado à areia estudada, maior a sua resistência final. Da mesma forma, quanto mais compacto estiver esse solo, isto é, quanto menor o índice de vazios, mais resistente ele se apresentará. A tensão confinante tende a aumentar a resistência dos corpos de prova. Nos graus de cimentação adotados, a utilização de diferentes critérios de ruptura não alterou significativamente os parâmetros tensão-deformação para a areia estudada. Os valores de ângulo de atrito encontrados estavam dentro dos valores típicos para areias médias e compactas. A cimentação agiu na areia de modo a proporcionar um intercepto de coesão que aumentou com o incremento da cimentação. Nos ensaios de compressão triaxial, a areia com índice de vazios igual a 0,7 apresentou o comportamento esperado para uma areia compacta, enquanto o comportamento tensão deformação da mesma areia com índice de vazios de 0,9 tendeu ao esperado para a areia fofaDissertação Modelagem numérica de estruturas de contenção atirantadas em areia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-07-02) Gurgel, John Glennedy Bezerra; Costa, Yuri Daniel Jatobá; ; http://lattes.cnpq.br/6737841388506901; ; http://lattes.cnpq.br/7862991490186910; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; ; http://lattes.cnpq.br/1573496204231636; Albuquerque, Paulo José Rocha de; ; http://lattes.cnpq.br/0419076401765262; Soares, Wilson Cartaxo; ; http://lattes.cnpq.br/3832097394733852O presente trabalho apresenta um estudo numérico através do método dos elementos finitos (MEF) utilizando-se o aplicativo computacional Plaxis 2D, com o objetivo de verificar aspectos do comportamento de estruturas de contenção atirantadas em areia. As análises foram dirigidas ao desenvolvimento dos deslocamentos horizontais, das tensões horizontais e dos esforços internos (esforço cortante e momento fletor) durante o processo construtivo da estrutura. As simulações numéricas incluíram avaliações da influência do comprimento da ficha, do espaçamento horizontal entre os tirantes, da espessura da parede e do comprimento do trecho livre. O perfil de solo utilizado nas simulações numéricas é representativo de uma determinada região da Cidade de Natal RN, na qual são construídas com frequência contenções do tipo analisado no presente trabalho. Utilizou-se o modelo constitutivo de Mohr-Coulomb para simular o comportamento do solo e o modelo elástico linear para simular o comportamento dos elementos estruturais. Os parâmetros de resistência do solo foram determinados por meio de ensaios de cisalhamento direto e os parâmetros de deformabilidade foram estimados através de correlações empíricas obtidas de resultados de ensaios SPT executados na região em estudo. Os resultados obtidos mostraram que variações no comprimento da ficha praticamente não influenciam o comportamento da estrutura, no âmbito dos parâmetros avaliados, ao passo que o espaçamento horizontal entre os tirantes apresenta forte influência sobre essas grandezas. Verificou-se também que a espessura da parede apresenta considerável influência sobre os deslocamentos horizontais e sobre os esforços internos e pouca influência sobre as tensões horizontaisDissertação Estabilização de um Solo com Cimento e Cinza de Lodo Para Uso em Pavimentos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-27) Pereira, Kiev Luiz de Araujo; Ingunza, Maria Del Pilar Durante; ; http://lattes.cnpq.br/1925954531585024; ; http://lattes.cnpq.br/1599282539735738; Araújo, Gregório Luís Silva; ; http://lattes.cnpq.br/6075465233665208; Silva, Moacir Guilhermino da; ; http://lattes.cnpq.br/7019484280783049; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; ; http://lattes.cnpq.br/1573496204231636Este trabalho apresenta um estudo da estabilização química de um solo com cimento e a avaliação do uso de cinza de lodo como aditivo estabilizante, investigando o comportamento mecânico das misturas solo-cimento e solo-cimentocinza para uso em base e sub-base de pavimentos rodoviários. Os materiais envolvidos no estudo foram: solo silte-areno argiloso, cimento Portland comum e lodo esgoto calcinado de uma lagoa anaeróbia. A metodologia envolveu o estudo dos materiais, com ensaios de caracterização geotécnica do solo e mecânica das misturas solo-cimento e solo-cimento-cinza de lodo (SCCLE). As moldagens dos corpos de prova para o ensaio de compactação do solo e solo-cimento foram nas energias normal, intermediária e modificada e os teores de cimento adicionados ao solo foram 0%, 3%, 6% e 9%, no qual para cada traço/energia foram moldados 3 cp´s, sendo nesta etapa confeccionados 36 cp´s. A adição em percentual do cimento ao solo foi feita em relação massa do solo seco. Com os pontos da umidade retirados da curva de compactação do solo na energia normal, foram moldados 5 cp´s para o ensaio de CBR. O melhor resultado foi o do cp com umidade próxima a da umidade ótima. Seu valor foi de 6,13% e obteve-se expansão de 0,02%. Foi verificado a partir dos resultados do ensaio de CBR do solo a necessidade de sua estabilização tendo em vista que para o uso em camadas de vi sub-base e base são exigidos valores mínimos de 20% e 80% respectivamente segundo a especificação do DNER ES 301/97. No estudo da estabilização do solo foi utilizada como referência a resistência mínima à compressão simples para base e sub-base que é de 21 kgf/cm² de acordo com a especificação de serviço ES 305/97 do DNER. O traço T4I foi o escolhido para adição de cinza, composto por 91% de solo + 9% de cimento na energia intermediária, cuja resistência foi de 22,61 kgf/cm² e este valor lhe credenciou aos padrões de camadas de base e sub-base. A adição cinza de lodo foi feita nos percentuais de 5%, 10%, 20% e 30% e o percentual de cinza foi calculado em relação à massa do solo seco, tendo sido nesta fase moldados 12 cp´s. Foi observado incremento da RCS em todos os traços contendo a cinza, sendo mais satisfatório o traço T7I com um ganho de 25,87% de resistência em relação ao traço T4I de referência contendo solo-cimento. A partir do estudo de estabilização podemos inferir que o solo não é expansivo podendo ser usado em camadas de pavimentos após a estabilização com cimento e a cinza de lodo pode ser usada como aditivo estabilizante, visando reduzir os custos com o cimento e diminuir a poluição com o descarte do resíduo no meio ambienteDissertação Análise de argamassas com substituição parcial do cimento Portland por cinza residual de lenha de algaroba(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-27) Melo, Fellipe César Andrade Costa; Almeida, Maria das Vitórias Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; ; http://lattes.cnpq.br/5572570959432582; Nóbrega, Ana Cecília Vieira da; ; http://lattes.cnpq.br/3109732203611868; Nobrega, Andreza Kelly Costa; ; http://lattes.cnpq.br/9418395015529669Com o aumento do seu consumo, o cimento se tornou rapidamente um dos insumos mais consumidos pela humanidade no último século. Isso desencadeou um aumento das emissões de CO2, uma vez que a produção do cimento libera na atmosfera grandes quantidades deste gás. Somando este fato ao crescente pensamento da preservação ambiental, passou-se a buscar alternativas ao cimento, na forma de resíduos, para complementar os seus derivados, sendo uma delas as cinzas. Este trabalho teve como objetivo analisar as propriedades, no estado fresco e endurecido, de argamassas com substituição parcial do cimento Portland pela cinza residual de lenha de algaroba (CRLA) produzida pelas olarias do RN. A CRLA foi recolhida e peneirada, onde parte dela foi moída e caracterizada em comparação com a apenas peneirada, sendo caracterizadas quanto a sua composição química, granulometria, finura, massa específica, massa unitária e Índice de Atividade Pozolânica. Avaliou-se que a cinza não atua como pozolana e que ela moída pouco variou em relação a apenas peneirada, injustificando seu uso. Adotou-se para este trabalho dois traços, sendo 1:3 (cimento : areia fina) e 1:2:8 (cimento : cal : areia média), ambos em volume, usando-se como materiais a CRLA apenas peneirada, o cimento Portland CP II F-32, a cal hidratada CH-I, areia de rio e água da concessionária local. Para cada traço foram adotados percentuais de substituição parcial do cimento pela cinza, sendo eles 0% (referência), 5%, 7%, 10%, 12% e 15%. No estado fresco, as argamassas foram ensaiadas com relação ao seu índice de consistência e à densidade de massa. No estado endurecido, foram ensaiadas com relação à sua resistência à tração na flexão, à compressão e de aderência à tração, e à sua densidade de massa no estado endurecido. Elas foram também analisadas por microscopia eletrônica de varredura e por difração de Raios-X. Além disso, as argamassas foram classificadas conforme a NBR 13281 (2005). Os resultados encontrados mostraram que, até um teor de 5% de substituição e para ambos os traços, pode-se substituir o cimento pela cinza residual de lenha de algaroba sem comprometer as argamassas microestruturalmente e no seu estado fresco e endurecidoDissertação Análise do Comportamento Mecânico de Concretos Produzidos com Incorporação de Cinza do Bagaço da Cana-de-Açúcar de Variedades SP911049, RB92579 E SP816949(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-03-01) Sampaio, Zodinio Laurisa Monteiro; Souza, Paulo Alysson Brilhante Faheina de; ; http://lattes.cnpq.br/2173551172181329; ; http://lattes.cnpq.br/1843133441293008; Almeida, Maria das Vitórias Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; Borja, Edilberto Vitorino de; ; http://lattes.cnpq.br/3963819691050536O concreto é o segundo produto mais consumido do mundo e a incorporação da Cinza do Bagaço da Cana-de-açúcar (CBC) a este material pode apresentar soluções para o aproveitamento de subprodutos de outros setores, reduzindo assim o impacto ambiental. O objetivo geral dessa dissertação concentra-se em analisar o comportamento mecânico dos concretos que sofreram a adição de CBC de três diferentes espécies de cana-de-açúcar, mediante ensaios de consistência, resistência à compressão, porosidade total, absorção, índice de vazios e Microscopia Eletrônica de Varredura (MEV). Foram confeccionados 13 corpos de prova para o concreto padrão e para cada teor de incorporação de CBC (10%, 20% e 30%) das três variedades coletadas, totalizando 130 amostras de concreto. Foi empregado o traço 1:2:3 (cimento:areia:brita) em relação a massa do cimento com um fator água/cimento de 0,532 e 1% de aditivo Tec Mult 400 também baseado na massa do cimento. De acordo com os resultados obtidos na presente pesquisa, concluiu-se, que a variedade da cana-de-açúcar, utilizada na produção das CBC, influenciou no comportamento mecânico dos concretos resultantes. Todos os concretos com adição de CBC apresentaram uma redução de no mínimo 10% nas propriedades relacionadas a permeabilidade e um incremento na resistência à compressão de no mínimo 16% em relação ao concreto padrão aos 28 diasDissertação Estudo de concretos de diferentes resistências à compressão submetidos a altas temperaturas sem e com incorporação de fibras de politereftalato de etileno (PET)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-04-22) Silva, Janaina Salustio da; Almeida, Maria das Vitórias Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; ; http://lattes.cnpq.br/8018357978706072; Silva, Jaquelígia Brito da; ; http://lattes.cnpq.br/5948828937239319; Borja, Edilberto Vitorino de; ; http://lattes.cnpq.br/3963819691050536As estruturas de concreto armado são largamente utilizadas nas edificações em todo o mundo. Quando da ocorrência de incêndio em edificações, é consenso entre os estudiosos, que o concreto apresenta uma elevada resistência ao fogo, devido principalmente a sua baixa condutividade térmica. No entanto, isto não significa que esse material não seja afetado pela exposição a elevadas temperaturas. Redução de resistência à compressão e no módulo de elasticidade, alteração na coloração e aparecimento de fissuras, são alguns dos efeitos causados pela exposição térmica. No caso de concretos com resistência mais elevada, ocorre ainda desplacamentos explosivos, expondo as armaduras ao fogo, e contribuindo assim para a redução da capacidade suporte do elemento estrutural. Diante do exposto, o presente trabalho tem por objetivo analisar como a resistência à compressão e a porosidade do concreto são afetadas quando submetido a elevadas temperaturas. Foram avaliados concretos de diferentes resistências, e ainda foi verificado se a incorporação de fibras de politereftalato de etileno (PET), em matriz de concreto, pode ser usada como alternativa a prevenção do lascamento. Os resultados indicaram que lascamentos explosivos acometem não somente os concretos de alta resistência, cujos valores desta pesquisa variaram de 70 a 88 MPa, como também o concreto convencional de média resistência (52 MPa), e que a faixa de temperatura para o qual o concreto começa a sofrer alterações expressivas em sua resistência fica entre 400 ºC e 600 ºC, apresentando aos 600 ºC uma porosidade até 188% maior que a apresentada a temperatura ambienteDissertação Análise de estruturas de superfície delgadas axissimétricas via método dos elementos finitos com utilização de elemento retilíneo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-13) Bezerra, Paulo Henrique Araújo; Nóbrega, Selma Hissae Shimura da; ; http://lattes.cnpq.br/3401274958916898; ; http://lattes.cnpq.br/2720369633083783; Mittelbach, Fernanda Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/2860863457342608; Mendonça, Angelo Vieira; ; http://lattes.cnpq.br/2283433515334530; Carrer, José Antônio Marques; ; http://lattes.cnpq.br/7214098465609388O presente trabalho aborda a análise linear de estruturas de superfície axissimétricas através do desenvolvimento e implementação de um código computacional baseado no Método dos Elementos Finitos. Inicialmente, as estruturas são estudadas de maneira isolada e, em seguida, compatibilizadas de modo a formar estruturas acopladas, como reservatórios e vasos de pressão. Exemplos de aplicação, com diferentes tipos de solicitação e condições de vinculação, são apresentados e os resultados obtidos pelo código desenvolvido são comparados a valores analíticosDissertação Subsídios para o projeto de estruturas sismo resistentes(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-06-27) Dantas, Raul Omar de Oliveira; Nóbrega, Petrus Gorgônio Bulhões da; ; http://lattes.cnpq.br/8546876805965263; ; Mota, Joaquim Eduardo; ; http://lattes.cnpq.br/3051158858120434; Nascimento Neto, Joel Araújo do; ; http://lattes.cnpq.br/2747505817148030; Nóbrega, Selma Hissae Shimura da; ; http://lattes.cnpq.br/3401274958916898Nesse trabalho são apresentados e discutidos diversos critérios da norma NBR 15421:2006 para o desenvolvimento de um projeto de estruturas de concreto, considerando a ação sísmica. Inicialmente fez-se um levantamento dos conceitos fundamentais da engenharia sísmica, das principais ocorrências, globais e regionais, abordando-se a análise dos efeitos geradores de sismos, seus conceitos e particularidades. Apresentou-se posteriormente o detalhamento de todos os parâmetros sísmicos presentes na NBR 15421:2006 e comparou-se com diversas normas sísmicas internacionais. Foi desenvolvida uma comparação entre edifícios modelados através de espectro de resposta e através das forças horizontais sísmicas equivalentes, também se desenvolveu um estudo comparativo de uma edificação comercial submetido ao vento e a solicitações sísmicas. Destaca-se ainda a apresentação das principais recomendações e orientações técnicas em termos de concepção e detalhamento estrutural que devem servir de condicionantes para projetos atuais. Demonstra-se que os efeitos sísmicos incorrem na necessidade de detalhamentos específicos na estrutura, comprovando-se que a necessidade de uma abordagem diferenciada é essencialDissertação Desenvolvimento de um sistema de planejamento, gestão de serviços e controle de custos em obras de construção civil(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-26) Bezerra, João Sergio Simões; Silva, Jaquelígia Brito da; ; http://lattes.cnpq.br/5948828937239319; ; Almeida, Maria das Vitórias Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; Chaves, Leonardo Flamarion Marques; ; Oliveira, Celso Luis Evangelista de; ; http://lattes.cnpq.br/3045786915775991A crescente competitividade da indústria da construção civil, inserida em um ambiente econômico em que a oferta passou a ser superior à demanda, faz com que os preços de muitos produtos e serviços, sejam fortemente influenciados pelos processos de produção e pelos consumidores finais. Dessa forma, para se tornarem mais competitivas e presentes no mercado, as empresas construtoras estão buscando novas alternativas para redução e controle de custos, dos processos de produção e ferramentas que possibilitem o acompanhamento rigoroso do cronograma da obra, com o conseqüente cumprimento do prazo estabelecido com o cliente. Baseado neste panorama, a criação de ferramentas de controle, gestão de serviços e planejamento de obra, surge como uma oportunidade de investimento e uma área que pode promover grandes benefícios para as empresas construtoras. O objetivo geral deste trabalho é de apresentar um sistema de planejamento, gestão de serviços e controle de custos, que através de planilhas fornecerá informações referentes à fase de produção da obra, permitindo a visualização de possíveis irregularidades no planejamento e nos custos do empreendimento, possibilitando à empresa tomar medidas no sentido de alcançar as metas do empreendimento em questão, e corrigi-los quando necessário. O sistema desenvolvido foi utilizado em uma obra do mercado imobiliário do Rio Grande do Norte, e os resultados mostraram que o seu uso conjunto permitiu que a empresa construtora acompanhasse os seus resultados e tomasse ações preventivas e corretivas durante o processo produtivo, de forma eficiente e efetivaDissertação Metodologia de implantação da construção enxuta: estudo de caso em construtora de porte médio(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-16) Oliveira, Erikson Ricardo Marques de; Almeida, Maria das Vitórias Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; ; http://lattes.cnpq.br/3059741124423296; Almeida, Mariana Rodrigues de; ; http://lattes.cnpq.br/7356242205950550; Silva, Alessandro Lucas da; ; http://lattes.cnpq.br/6058119214477061A construção civil brasileira, nos últimos anos, tem passado por mudanças como estabilidade da moeda, aumento da concorrência, escassez de mão de obra qualificada e aumento da importância da qualidade requerida pelo cliente, obrigando que as empresas do setor procurem soluções através de novas práticas de gestão, buscando se tornarem mais eficientes. Uma alternativa dessas práticas de gestão é conhecida como construção enxuta (Lean Construction), sendo derivada do Sistema Toyota de Produção. A construção enxuta visa a reduzir a parcela de atividades que não agregam valor, aumentar o valor do produto através da consideração das necessidades do cliente, reduzir a variabilidade e o tempo do ciclo de produção, simplificar o processo através da redução do número de passos ou partes, aumentar a flexibilidade na execução do produto e a transparência do processo, focar o controle no processo global, introduzir melhoria contínua no processo, manter um equilíbrio entre melhorias nos fluxos e nas conversões e, ainda, buscar aprender com as práticas adotadas pelas empresas concorrentes. A indústria da construção civil é caracterizada por possuir atividade nômade, que empreende produto único, com custo elevado de produção e grande inércia para mudança comportamental; desse modo, torna-se difícil a implantação da filosofia da construção enxuta nas empresas. Sendo assim, buscando facilitar a aplicabilidade da construção enxuta nas empresas, o objetivo principal deste trabalho é elaborar uma metodologia de implantação dos princípios desta nova filosofia de gestão. O método de implantação do sistema de gestão proposto foi concebido com auxílio da ferramenta 5W2H, tendo o processo de implantação dividido em três etapas, sendo a primeira com a finalidade de elaborar diagnóstico da empresa, visando a entender o funcionamento da construtora, identificando qual é seu público-alvo e quais são os produtos e os serviços oferecidos por esta ao mercado. A segunda etapa consiste em descrever quais ações devem ser tomadas e quais documentos precisam ser criados ou modificados; e, por fim, a meta da terceira etapa compreende como controlar e acompanhar os processos estabelecidos, extraindo do planejamento estratégico os objetivos da empresa com suas respectivas metas e indicadores com a finalidade de manter o sistema funcionando e almejando a melhoria contínua com foco no cliente. A presente metodologia foi concebida utilizando como estudo de caso uma construtora de porte médio com mais de 18 anos de atividade e certificada há quase 10 anos com a ISO9001 e nível A do PBQP-H. Conclui-se, ainda, que esse processo de implantação possa ser utilizado em qualquer incorporadora e/ou construtora do segmento da construçãoDissertação Avaliação do concreto de cimento portland com resíduo da produção de scheelita em substituição ao agregado miúdo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-08-23) Paiva, Emanuel Henrique Gomes; Souza, Paulo Alysson Brilhante Faheina de; ; http://lattes.cnpq.br/2173551172181329; ; Almeida, Maria das Vitórias Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; Lima, Sandra Maria de; ; http://lattes.cnpq.br/8534803490084981A partir da década de 70, com a publicação do Manifesto Ambiental pela Conferência das Nações Unidas, realizada em Estocolmo, na Suécia (1972), defender e melhorar o meio ambiente passou a fazer parte do nosso cotidiano. Dessa forma, várias pesquisas ligadas a sustentabilidade surgiram em diversos segmentos com o objetivo do aproveitamento de resíduos. Alguns exemplos de resíduos incorporados ao concreto de cimento Portland são: cinza da casca de arroz, cinza do bagaço de cana-de-açúcar, pó-de-pedra, microsílica, borracha de pneu, entre outros. Este estudo utilizou o resíduo da produção da indústria da mineração de Scheelita, com o objetivo de avaliar a incorporação do resíduo à composição do concreto de cimento Portland, em substituição da areia natural. As porcentagens incorporadas do resíduo foram de 0% até 100%, com variação de 10%, sendo produzidos 11 traços de concreto na proporção 1:2:3:0,60, em massa. Foram avaliadas as seguintes características do concreto: trabalhabilidade, resistência à compressão axial, resistência à tração por compressão diametral, absorção de água, índice de vazios e massa específica, tendo como base as normas da ABNT, através de ensaios realizados no Laboratório de Construção Civil da UFRN. O traço com a incorporação de 60% de resíduo de Scheelita foi o que obteve melhor desempenho. Portanto, o uso do resíduo da produção de Scheelita é viável, devido aos parâmetros de durabilidade (absorção de água e índice de vazios), da sustentabilidade, e dos bons resultados das resistências do concretoDissertação Avaliação da incorporação de cinzas de lodo de esgoto como adição mineral em concretos de cimento Portland(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-18) Lima, Jeffersson Fernandes de; Ingunza, Maria Del Pilar Durante; ; http://lattes.cnpq.br/1925954531585024; ; http://lattes.cnpq.br/5107804279299106; Almeida, Maria das Vitórias Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; Souza, Paulo Alysson Brilhante Faheina de; ; http://lattes.cnpq.br/2173551172181329; Camarini, Gladis; ; http://lattes.cnpq.br/8939257949743478O desenvolvimento das grandes cidades tem gerado um dos maiores desafios ambientais enfrentados na atualidade, que é a gestão eficaz de resíduos sólidos. A grande variedade e quantidade dos resíduos produzidos diariamente, tem tornado a destinação ecologicamente correta e sustentável destes materiais cada vez mais difícil. Dentre os vários resíduos produzidos diariamente destacam-se os lodos oriundos de estações de tratamento de esgotos, denominados de lodos de esgoto, cuja destinação final segura tem sido discutida mundialmente em diversos estudos, tendo em vista que a tendência de geração deste tipo de resíduo tende a crescer com o aumento do saneamento das cidades. Uma forma amplamente difundida nos países desenvolvidos para destinação dos lodos de esgoto é a incineração destes materiais para posterior envio das cinzas geradas neste processo a aterros sanitários. Porém, tem-se estudado formas alternativas de disposição, destacando-se a utilização destas cinzas como adição mineral em concretos e argamassas de cimento Portland. Sabe-se que o desempenho de resíduos de incineração como adição mineral em matrizes cimentícias, depende em grande parte da capacidade de atuação destes materiais como elementos pozolânicos ou como fileres, podendo estas características serem influenciadas pela temperatura de queima ao qual estes resíduos foram submetidos. Neste sentido, verificou-se com esta pesquisa a influência da temperatura empregada na queima dos lodos sépticos no índice de atividade pozolânica (IAP) das cinzas geradas como resíduo deste processo, aqui denominadas de cinzas de lodo séptico (CLS), sendo em seguida, avaliadas as implicações técnicas e microestruturais da utilização deste resíduo em teores de 10%, 20% e 30% como adição mineral em concretos de cimento Portland. Os resultados obtidos demonstraram não haver alterações significativas no IAP das CLS em decorrência da temperatura utilizada durante o processo de queima dos lodos de esgoto. Além disso, verificou-se que embora a utilização das CLS tenham provocado diminuição da trabalhabilidade dos concretos para todos os teores de incorporação, estas melhoraram a resistência mecânica à compressão, o índice de vazios, a absorção de água e o comportamento microestrutural dos concretos contendo 10% e 20% de resíduoDissertação A construção da ponte metálica sobre o Rio Potengi: aspectos históricos, construtivos e de durabilidade - Natal/RN, Brasil (1912-1916) - estudo de caso(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-28) Negreiros Neto, Manoel Fernandes de; Silva, Jaquelígia Brito da; ; http://lattes.cnpq.br/5948828937239319; ; http://lattes.cnpq.br/3466794205816643; Almeida, Maria das Vitórias Vieira de; ; http://lattes.cnpq.br/7590200701773198; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; ; http://lattes.cnpq.br/1573496204231636; Severo, Ricardo Nascimento Flores; ; http://lattes.cnpq.br/8346360266500368É um estudo de caso que relata a construção da ponte em treliça metálica sobre o rio Potengi em Natal, Estado do Rio Grande do Norte, entre os anos de 1912 e 1916. A partir de apreciações sobre pontes metálicas no Brasil e no mundo inclusive fundações. Foi realizada uma pesquisa documental a partir da obtenção dos projetos e contratos. Uma cronologia da construção, com a descrição de equipamentos utilizados e de seu orçamento original com o governo brasileiro. Utilizaram-se ainda, entrevistas e pesquisas experimentais com coleta de amostras/testemunhos, ensaios em laboratório. O presente trabalho tem como objetivo analisar historicamente e tecnicamente a Ponte sobre o Rio Potengi, ressaltando, primordialmente, o processo construtivo, as qualidades e características dos materiais utilizados e as propriedades tecnológicas, químicas, mineralógicas e microestruturais do cimento e do concreto empregados em sua construção. Tendo-se como conclusões que cimentos pozolônicos garantiram uma boa durabilidade ao concreto em um período de cem anos e que a solução empregada com tubulões à ar comprimido foi acertadaDissertação Provas de carga estática com carregamento lateral em estacas escavadas hélice contínua e cravadas metálicas em areia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-10) Araújo, Arthur Gomes Dantas de; Costa, Yuri Daniel Jatobá; ; http://lattes.cnpq.br/6737841388506901; ; http://lattes.cnpq.br/4896684382798679; Costa, Carina Maia Lins; ; http://lattes.cnpq.br/6483888857335060; Sales, Maurício Martines; ; http://lattes.cnpq.br/2033708685029423Um estudo experimental foi realizado para investigar o comportamento de estacas escavadas hélice contínua e estacas cravadas metálicas submetidas a carregamentos laterais em areia. As estacas foram ensaiadas em duas áreas diferentes no mesmo local. Ambas as áreas eram compostas por um aterro superficial de 3 m de espessura de areia fina, seguido de camadas naturais de areia fina a grossa. Os aterros diferenciam-se pela densidade relativa com que foram compactados, 45% e 70%, respectivamente. Cada área recebeu um par idêntico de estacas hélice contínua e dois pares idênticos de estacas metálicas com perfil H . Em cada par de estacas foi executada uma prova de carga estática. Neste trabalho, os resultados das provas de carga são apresentados e interpretados. O coeficiente de reação horizontal do solo foi determinado através dos resultados das provas de carga e comparado com valores obtidos a partir de correlações baseadas no índice de resistência à penetração do ensaio SPT (NSPT). Curvas p-y foram construídas para prever o comportamento de estacas submetidas a carregamentos horizontais. Retro análises foram efetuadas através das curvas p-y teóricas e experimentais para obtenção de parâmetros de entrada para os modelos analíticos, dentre os quais o coeficiente de reação horizontal. A carga de ruptura do sistema solo estaca foi determinada através de métodos teóricos e os resultados foram comparados com os resultados experimentais, verificando sua validadeDissertação Avaliação do desempenho de uma cortina de estacas espaçadas, atirantada, em areia(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-16) Santos, Fabiana Alves dos; Costa, Yuri Daniel Jatobá; ; http://lattes.cnpq.br/6737841388506901; ; http://lattes.cnpq.br/3826575172035095; Costa, Carina Maia Lins; ; http://lattes.cnpq.br/6483888857335060; Cunha, Renato; ; http://lattes.cnpq.br/4531085012970834O presente trabalho apresenta um estudo sobre uma estrutura de contenção projetada para construção do subsolo de um edifício residencial multifamiliar, localizado na cidade de Natal/RN, que consiste em uma cortina de estacas escavadas ancorada por tirantes, em areia. Essa estrutura foi instrumentada a fim de se medirem os deslocamentos horizontais da cortina e a distribuição de cargas ao longo do trecho ancorado dos tirantes. Os deslocamentos horizontais foram medidos através de inclinômetro, e as cargas nos tirantes foram obtidas com uso de extensômetros elétricos de resistência instalados em três pontos ao longo do trecho ancorado. As medições de deslocamento foram feitas após cada etapa de execução da cortina e após a conclusão da obra, enquanto as medições de carga nos tirantes foram feitas durante os ensaios de recebimento, no momento da incorporação e também após a conclusão da obra. A partir dos dados de deslocamento foram obtidos dados de velocidade e aceleração da cortina. Constatou-se que o tempo gasto na instalação do escoramento foi decisivo na magnitude dos deslocamentos. O deslocamento horizontal máximo final da cortina variou entre 0,18 e 0,66% da profundidade final de escavação. As cargas nos tirantes sofrem uma redução muito acentuada até aproximadamente a metade do trecho ancorado, seguindo uma distribuição exponencial. Além disso, constatou-se que houve perda de carga nos tirantes ao longo do tempo, chegando a 50% de perda em um delesDissertação Análise de estabilidade de falésias na zona costeira de Baía Formosa - RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-20) Souza Júnior, Carlos de; Santos Júnior, Olavo Francisco dos; Scudelari, Ada Cristina; ; http://lattes.cnpq.br/6556306307432176; ; http://lattes.cnpq.br/1573496204231636; ; http://lattes.cnpq.br/8075615191010617; Freitas Neto, Osvaldo de; ; http://lattes.cnpq.br/6335708403185496; Amaro, Venerando Eustáquio; ; http://lattes.cnpq.br/4215328958233942As mudanças naturais e antrópicas que vêm ocorrendo na zona costeira em todo o mundo representam um dos maiores problemas para a sociedade neste século. Essa importância se torna mais evidente devido à elevada densidade das cidades litorâneas, à crescente especulação turístico-imobiliária dessas áreas e às alterações climáticas que tendem a desencadear e acelerar esses processos. Nesse contexto, percebe-se cada vez mais um aumento significativo dos problemas relacionados à erosão costeira e recuo de falésias no estado do Rio Grande do Norte. A área de estudo desta pesquisa localiza-se na zona costeira do município de Baía Formosa/RN, no litoral oriental-sul do Rio Grande do Norte, e possui uma extensão de cerca de 1200 m ao longo da praia do Porto. O objetivo principal deste trabalho é analisar a estabilidade dessas falésias, através de investigações de campo, ensaios e análises computacionais utilizando o Método dos Elementos Finitos e o Método de Bishop. Para atender aos objetivos deste trabalho, a área foi subdividida em quatro trechos, e foram aplicados checklists e também realizados ensaios de caracterização e de cisalhamento direto com materiais obtidos ao longo desses trechos. Os segmentos de falésia nessa zona costeira possuem alturas variando em torno de 4 m e 14 m e inclinações de aproximadamente 40º a 90º. Os solos constituintes das falésias foram classificados, em termos gerais, como areias argilosas ou siltosas e argilas arenosas, sendo os solos mais argilosos e variegados pertencentes à base da falésia. As análises de estabilidade mostraram que os fatores de segurança variaram, no trecho 01, de 2,38 a 6,06, no trecho 02, de 1,01 a 1,62, no trecho 03, de 1,29 a 1,78, e no trecho 04, de 0,83 a 2,48. Assim, os trechos 02 e 03, foram considerados como mais instáveis. Entretanto, pode-se considerar o trecho 03 como o mais crítico devido à ausência de estruturas de proteção costeira e à estreita faixa de praia. Fato que não ocorre no trecho 02, o qual possui uma extensa faixa de praia e é protegido por um muro de arrimo que restringe o acesso dos banhistas às áreas adjacentes do pé da falésia.