Programa de Pós-Graduação em Educação Física
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Dissertação Corpo e saúde: reflexões sobre o quadro "Medida Certa"(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2012-12-13) Bezerra, Hudson Pablo de Oliveira; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; ; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; ; http://lattes.cnpq.br/1033837251559040; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; Lucena, Ricardo de Figueiredo; ; http://lattes.cnpq.br/2677667915869629O cenário atual encontra-se permeado por diversas compreensões a respeito do corpo e da saúde. Estas são frutos de um processo histórico vivenciado pelos homens em diferentes épocas e contextos sociais através dos quais foram sendo construídas. Diante deste cenário, destacamos a mídia como um poderoso meio de informação e formação de ideias no que concerne ao corpo e à saúde. A mídia também, enquanto meio de mediação de informações nos apresenta características do cenário social em que está inserida. Em nossa pesquisa trazemos como objetivo refletir sobre as compreensões, saberes e práticas propagadas a propósito do corpo e da saúde no quadro Medida Certa do programa Fantástico da emissora Rede Globo de Telecomunicações, no sentido de identificar como a Educação Física, tem contribuído com a construção dos conhecimentos divulgados. Para tanto, direcionamos nossas análises ao quadro Medida Certa exibido pelo Fantástico nos meses de abril, maio e junho de 2011. Os dados para análise foram coletados através dos vídeos exibidos ao vivo no Fantástico e das informações disponibilizadas no blog do referido quadro. Assim, tivemos 14 vídeos exibidos ao vivo, 16 vídeos postados no blog e 97 postagens no blog. Como técnica de análise dos dados utilizamos da análise de conteúdo de Bardin (2011). Sobre o corpo obtivemos como categorias de análise: corpo como sistema operacional; corpo biológico; corpo fragmentado e exterior ao sujeito; corpo quantificado e atrelado a padrões; e, corpo sujeito. Quanto à saúde analisamos as categorias de: saúde baseada em índices de normalidade biológica; saúde associada ao emagrecimento e à padrões estéticos; saúde associada à atividade física e ao controle alimentar; e, por fim propomos uma compreensão de saúde existencial. Portanto, a partir das análises dos dados evidenciamos uma predominância de compreensões, saberes e práticas sobre o corpo e a saúde pautadas nos constituintes biológicos do corpo, na quantificação e classificação em médias e padrões de normalidade, na generalização de formas de cuidado, na associação linear entre atividade física e controle alimentar com a saúde, e evidenciamos que a Educação Física tem contribuído com essas construções, por meio de alguns de seus discursos com ênfase nos aspectos biológicos. Dessa forma, defendemos em nosso estudo uma compreensão de corpo não somente objeto, mas também, enquanto sujeito recortado pelos elementos orgânicos, culturais, históricos e sociais, um corpo vivo, que sente, deseja e antes de tudo se expressa, e a saúde perspectivada como algo do corpo, entrelaçada através dos aspectos biológicos, culturais, históricos e emocionais deste corpo que coexiste em sociedadeDissertação Apolo, Narciso e Dionísio: o corpo masculino na Revista Mens Health(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-04) Eufrásio, José Jefferson Gomes; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://lattes.cnpq.br/6311733238266867; Soares, Carmen Lúcia; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785802E0; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872Esta pesquisa aborda a relação entre o corpo e a estética, compreendida como padrão corporal, com o objetivo de analisar o corpo masculino na Revista Men‟s Health. A Revista em pauta é uma publicação mensal da Editora Abril, estando presente em mais de 43 países. A metodologia utilizada é a análise de conteúdo como proposta por Bardin (1979), visando identificar sentidos sobre o corpo masculino divulgado nessa mídia, especificamente na seção Fitness. O corpus de análise foi composto por 12 edições da revista, veiculadas de janeiro a dezembro do ano 2011. Elaboramos fichas de identificação para todas as matérias contidas no sumário da Seção Fitness e, em seguida, fizemos os perfis das matérias construindo cinco categorias temáticas: Aparência, Investimentos no corpo, Individualismo, Consumo, Bem-estar. A Men‟s Health, através de suas imagens e discursos, apresenta vários conselhos e recomendações que apontam caminhos e atitudes a serem seguidos, influenciando o homem a ser jovem, belo e saudável. A partir da análise realizada, pode-se afirmar que na Revista Men‟s Health a aparência encontra-se ligada a uma ideia de um corpo magro e musculoso. Para a obtenção do corpo propagado pela revista, são necessários vários investimentos e práticas de consumo. Nota-se ainda que o discurso do bem-estar e da felicidade utiliza a publicidade para incentivar os leitores a comprar as novidades lançadas pela sociedade de consumoDissertação Predição da maturação puberal de indivíduos do sexo masculino a partir de variáveis antropométricas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-18) Medeiros, Radamés Maciel Vitor; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; ; http://lattes.cnpq.br/9404327140616843; Okano, Alexandre Hideki; ; http://lattes.cnpq.br/9586370984131426; Ronque, Enio Ricardo Vaz; ; http://lattes.cnpq.br/3612754707916354Os métodos de análise do sistema de seleção de talentos esportivos, por vezes, não consideram a idade biológica dos atletas, uma vez que a avaliação do estado maturacional apresenta inúmeras limitações. Para tal, o presente estudo objetiva desenvolver uma equação preditiva da avaliação puberal de sujeitos do sexo masculino, baseada em medidas antropométricas. Foram avaliados 206 indivíduos do sexo masculino entre oito e 18 anos, estudantes de escolas públicas e privadas de Natal, Brasil. A amostra foi selecionada aleatoriamente, sendo utilizadas avaliações antropométricas, e a avaliação da maturação puberal, segundo o método de Tanner. A análise estatística foi apresentada pelos valores de tendência central e seus derivados, além de ser inferencialmente baseada na ANOVA, análise discriminante multivariada e teste de concordância Kappa ponderado linear. O avanço dos estágios puberais foi acompanhado por modificações antropométricas significativas, demonstrando a inter-relação entre estas variáveis. Para tal, a análise discriminante selecionou oito variáveis com maior índice de predição da maturação puberal, e criou uma equação com um nível de significância de 75% e concordância de 0,840, considerados como um excelente resultado. Isto demonstra que a predição da maturação puberal a partir de variáveis antropométricas apresentou-se como um método válido, servindo de auxílio prático no meio da seleção de talentos esportivosDissertação O Corpo do grupo corpo: os movimentos das obras Benguelê, Lecuona e Onqotô(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-26) Silva, Thays Anyelle Macedo da; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; ; http://lattes.cnpq.br/1600870654500536; Lemos, Elaine Melo de Brito Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7Nesta pesquisa, convidamos à reflexão por um olhar fenomenológico sobre o corpo, através da descrição de algumas obras da Companhia brasileira de dança contemporânea Grupo Corpo. Esta Companhia foi intencionalmente escolhida por nos dar elementos para interrogar em suas criações a compreensão do corpo e do sensível. Desse modo, lançamos como questões nesta dissertação: que corpo dança no Grupo Corpo? E como podemos visualizar, num enfoque fenomenológico, uma compreensão do corpo e do sensível nas obras dessa companhia? Partindo disso, as obras a serem interrogadas são Benguelê (1998/2003), Lecuona (2004) e Onqotô (2005). Pretende-se, através dessas obras, aproximar o discurso coreológico do discurso filosófico e, com isso, dar movimento aos pensamentos fenomenológicos de Maurice Merleau-Ponty, em especiais o sensível, a carne do corpo, o investimento na sensorialidade como uma incorporação do mundo, convocando o saber do corpo e seu poder de se arriscar, de incorporar o mundo, a linguagem, a cultura, criar e escolher. Assim, nestas aberturas do pensamento, é onde adentra esta pesquisa. Nesta coerência, recorremos à atitude fenomenológica de Maurice Merleau-Ponty como percurso metodológico, já que em seus estudos o filósofo lança um olhar expressivo sobre o corpo, configurando uma linguagem sensível que é expressa nos movimentos, onde aprofunda as teses da Fenomenologia num novo arranjo para o conhecimento enquanto resultado de nossa experiência no mundo vivido. As reflexões apresentadas aqui pretendem levar-nos ao espanto, ao impensado, aos quais, muitos desafios epistemológicos ainda se impõem, entre eles a compreensão do corpo e do conhecimento sensívelDissertação Estimulação transcraniana por corrente contínua e a flutuação de força em idosas durante exercício isométrico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-28) Melo, Gertrudes Nunes de; Okano, Alexandre Hideki; ; http://lattes.cnpq.br/9586370984131426; ; http://lattes.cnpq.br/4219325606665724; Fontes, Eduardo Bodnariuc; ; http://lattes.cnpq.br/5147519104600801; Elsangedy, Hassan Mohamed; ; http://lattes.cnpq.br/7777329239184430; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; Moreira, Sérgio Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/2184344969303945A flutuação de força tem sido cada vez mais utilizada em estudos com idosos como um bom preditor de desempenho e funcionalidade da motricidade. No entanto, a maioria analisa a flutuação de força em sessão única. Assim, identificar a quantidade de sessões mínimas necessárias para a familiarização ao teste de flutuação de força em exercício isométrico tornar-se pertinente. Além disso, investigar os efeitos da aplicação da Estimulação Transcraniana por Corrente Contínua (ETCC) associada à prática regular de exercício sobre os índices de flutuação de força é tarefa de extrema relevância. No experimento I, voluntárias foram submetidas a um protocolo de familiarização marcado por uma sessão para estabelecer os parâmetros de CVM e oito sessões com intensidade de 30%CVM em exercício. Observou-se que duas sessões de familiarização são necessárias para que haja uma estabilização da flutuação de força. No experimento II, voluntárias realizaram uma contração isométrica antes e após a aplicação de ETCC (catódica, anódica e sham) aplicada ao M1. ETCC anódica contribuiu efetivamente para a redução da flutuação de força em idosos durante exercício isométrico, enquanto que a catódica provocou o aumento dos índices de flutuação de força. Concluiu-se que há a necessidade de aplicação de um protocolo de familiarização com pelo menos duas sessões para que sejam evitados equívocos de mensurações em testes de avaliação da flutuação de força. Além de que a ETCC interferiu no comportamento das oscilações de força, com catódica promovendo aumento da flutuação de força e a anódica contribuiu para uma maior estabilidade, demonstrando o potencial dessa técnica de neuromodulação associada ao exercício como ferramentas de reabilitaçãoDissertação Desempenho aeróbio e controle autonômico cardíaco em idosas praticantes de tai chi chuan e sedentárias(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-02-28) Fonteles, André Igor; Miranda, Hênio Ferreira de; ; http://lattes.cnpq.br/5697923336690125; ; http://lattes.cnpq.br/5896528768038188; Okano, Alexandre Hideki; ; http://lattes.cnpq.br/9586370984131426; Costa, Eduardo Caldas; ; http://lattes.cnpq.br/1216441676725839; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; Fontes, Eduardo Bodnariuc; ; http://lattes.cnpq.br/5147519104600801; Moreira, Sérgio Rodrigues; ; http://lattes.cnpq.br/2184344969303945Os testes de caminhada de 6 minutos (TC6MIN) e 400 metros (TC400M) são utilizados como uma alternativa prática e de baixo custo para avaliar a aptidão aeróbia e o desempenho obtido nesses testes está relacionado com níveis de saúde, capacidade funcional e risco de mortalidade. Além do desempenho nos testes, a avaliação cardiovascular por meio da frequência cardíaca (FC) de recuperação (FCR) e da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) pós-exercício têm sido utilizados como informação de níveis de saúde e risco de mortalidade. O Tai Chi Chuan (TCC) pode aumentar a capacidade aeróbia, além de modificar o controle autonômico. Objetivos: O objetivo foi analisar o desempenho e marcadores autonômicos entre idosas praticantes de TCC e sedentárias em testes de caminhada indiretos. Métodos: Foram avaliadas 36 idosas, sendo 18 praticantes de TCC, com tempo de prática de pelo menos 6 meses e não mais de 1 ano e que realizassem apenas o TCC, e 18 idosas sedentárias. Para o TC6MIN, os sujeitos seguiram as recomendações do protocolo sugerido pela American Thoracic Society (ATS, 2002), e para o TC400M foi utilizado o protocolo do estudo de Simonsick et al.2001. A FCR foi considerada como a diferença absoluta entre a FC obtida ao final dos testes, e as FCs medidas no primeiro (FCR60 ) e segundo minuto (FCR120 ). O protocolo de coleta da VFC utilizado foi o recomendado pela Task Force (1996). Após a constatação da normalidade de distribuição dos dados mediante teste de Shapiro Wilk, empregou-se o teste t de Student para amostra independentes ou Mann- Whitney caso não apresentasse normalidade, coeficiente de correlação intraclasse (CCI; com 95% de intervalo de confiança) e Bland- Altman (com 95% dos limites de concordância). Resultados: O desempenho em ambos os grupos apresentou uma boa confiabilidade. As idosas do TCC obtiveram um melhor desempenho nos testes em comparação com as sedentárias. Além do mais, a FCR apresentou boa confiabilidade na em ambos os grupos, e a FCR das idosas do TCC apresentaram uma melhor reativação parassimpática quando comparadas com as idosas sedentárias. Considerando a reprodutibilidade da VFC na análise linear e simbólica, tanto nas idosas praticantes de TCC como nas idosas sedentárias apresentaram boa confiabilidade. O comportamento da VFC não foi significante entre os grupos. Conclusões: Foi encontrada uma boa confiabilidade no desempenho dos grupos avaliados, e nas variáveis autonômicas podendo estar associados a intensidade submáxima atingida em todos os testes. Além do mais, o desempenho obtido nos testes podem ser usados na obtenção de medidas confiáveis na avaliação cardiorrespiratória, bem como a utilização da FCR e da VFC parece garantir a confiabilidade dos dados utilizados para para medida do controle autonômico cardíaco. O TCC parece que favorece a um melhor desempenho em testes indiretos, além de uma melhor reativação parassimpatica considerando a FCR, mas, considerando a VFC não foi encontrada diferença significante entre as idosasDissertação Uma abordagem metodológica para o trato pedagógico da luta nos cursos de formação de professores de educação física(UNIVERSIDADE FEDERAL RIO GRANDE DO NORTE, 2013-07-05) Silva, Rodolfo Pio Gomes da; Melo, José Pereira da; ; http://lattes.cnpq.br/9283008377235258; ; http://lattes.cnpq.br/6377925367160789; Melo, Marcelo Soares Tavares de; ; http://lattes.cnpq.br/1751806626448646; Santos, Antônio de Pádua dos; ; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Dias, Maria Aparecida Dias; ; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974; Souza e Junior, Marcílio Barbosa Mendonça deNeste estudo, tratamos de compreender o processo de sistematização do conteúdo Luta nos cursos de formação de professores, estruturando uma abordagem metodológica para a prática pedagógica que contemplasse seus vários elementos constitutivos, a saber: a reflexão, a pesquisa enquanto eixo estruturante do processo de ensino e a preocupação com a sistematização do conhecimento. Em termos metodológicos, optamos por uma abordagem qualitativa de pesquisa, subsidiada no âmbito da Pesquisa Ação, que se caracterizou pelo círculo de Investigação, constituído pelas fases de Planejar, Agir, Monitorar, Descrever e Avaliar os dados de pesquisa. A experiência aconteceu no período de seis meses na disciplina lutas, na Escola Superior de Educação Física da Universidade de Pernambuco (ESEF/UPE). Os alunos e professores buscaram estratégias pedagógicas pautadas nos princípios metodológicos caracterizados pela reflexão, pesquisa e sistematização do conhecimento. Como técnica de pesquisa utilizou-se a observação participante, o diário de campo, a filmagem, o registro fotográfico e a ficha de observação, a qual orientou o registro das experiências no campo. A vivência na ESEF/UPE ocorreu em três momentos: 1) aprofundamento teórico sobre o fenômeno Luta e vivências técnico-pedagógicas com o Judô e a Capoeira; 2) intervenções em três escolas públicas (estaduais e municipais) do estado de Pernambuco, contemplando o ensino Infantil, Fundamental I e Médio; 3) Seminário interativo dialógico, referente à sistematização de uma abordagem metodológica para o ensino da Luta na prática pedagógica, culminando na produção de relatos de experiências dos alunos. A temática Historicidade, Problematização e Criatividade subsidiaram toda a experiência na ESEF/UPE. Para a operacionalização dessas temáticas, perpassamos por procedimentos metodológicos que consideraram o Resgate dos Conhecimentos Prévios; a Elaboração e Sistematização do Conhecimento; a Construção de Instrumentos Pedagógicos; as Vivências Pedagógicas; a Reorganização das Experiências Pedagógicas; e a Avaliação Coletiva. Os dados foram analisados e discutidos com base nas seguintes categorias/indicadores: a) Organização Didático-Pedagógica; b) Processo Metodológico da Luta; c) Processo Avaliativo Crítico–Reflexivo; d) Inovações Pedagógicas no ensino da Luta. Em relação aos resultados temos os seminários interativo-dialógicos entre os professores da disciplina, a construção de filmes de curta metragem sobre a origem e evolução da Luta; as experiências técnicopedagógicas com o judô e a capoeira; a ampliação das discussões em sala de aula, a partir da participação de outros professores, a articulação Universidade–Escola Básica nas intervenções pedagógicas com o conteúdo abordado; os seminários de pesquisas enquanto culminância da disciplina. Em termos de considerações finais, o estudo desenvolveu uma abordagem metodológica dialogicizada e orientada pelo método denominado de ação dialética. Diante disso, os currículos dos cursos de professores podem priorizar elementos pedagógicos que ampliem a incorporação da formação inicial, pautada na concepção de valorização do ser humano nas suas relações com outros seres humanos, e que possuam potencialidades intelectuais de criticar o processo e criar novos processos.Dissertação A influência da estimulação transcrâniana por corrente contínua nos parâmetros de dano muscular induzido pelo exercício(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-07-22) Marinheiro, Richardson Correia; Barros, Jonatas de França; ; http://lattes.cnpq.br/2184497905983937; ; http://lattes.cnpq.br/8083788819573531; Okano, Alexandre Hideki; ; http://lattes.cnpq.br/9586370984131426; Elsangedy, Hassan Mohamed; ; http://lattes.cnpq.br/7777329239184430; Silva Filho, Lindomar da; ; http://lattes.cnpq.br/6448719754254109; Brito, Ciro José; ; http://lattes.cnpq.br/3124488985626826A estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC) é uma técnica não invasiva que apresenta características anti-fadigante e analgésica. Com o objetivo de testar seus efeitos sobre a diminuição da força e do aparecimento da dor muscular de início tardio (DMIT), apresentados após um evento de dano muscular induzido pelo exercício (DMIE), foi utilizado um estudo clínico de caráter experimental, controlado, randomizado e duplo-cego. A amostra foi composta por 24 jovens do sexo masculino, aparentemente saudáveis (19,7±1,8 anos; 23,6±3,65 IMC), os quais foram alocada, de forma aleatória e estratificada, nos seguintes grupos: G1: grupo controle; G2: grupo de estimulação após o dano e G3: grupo com estimulação antes e após o dano muscular. Os dados foram submetidos à estatística descritiva e análise de variância ANOVA, adotando-se um nível de significância de 5%. O aumento nos níveis séricos de CK (56.18%) e LDH (24,15%) comprovou a ocorrência do DMIE. Em contrapartida, após a análise de variância para comparação dos tratamentos aplicados, pode-se observar que não houve diferenças significativas nos níveis de CK (p= 0,3514) e força muscular (p= 0,9702). A DMIT transcorreu como esperado, mas sem diferença significativa entre os grupos (p= 0,4861). Estes dados demonstraram que a ETCC não foi capaz de modular a DMIT e a diminuição da força muscular após o DMIE em jovens aparentemente saudáveisDissertação Efeitos da laserterapia de baixa potência sobre a fadiga do músculo quadríceps de indivíduos jovens(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-09-12) Guimarães, André Osvaldo Brandão; Brasileiro, Jamilson Simões; ; http://lattes.cnpq.br/2238444079880883; ; http://lattes.cnpq.br/6516471622501110; Freire, Aline do Nascimento Falcão; ; http://lattes.cnpq.br/4968415280852264; Maciel, álvaro Campos Cavalcanti; ; http://lattes.cnpq.br/9441132413428495O objetivo desse estudo foi o de avaliar o efeito da aplicação do laser de baixa potência (LBP) sobre o desempenho da resistência anaeróbia do músculo quadríceps em sujeitos jovens. A terapia com laser de baixa potência parece diminuir alguns índices da fadiga muscular. A maior parte desses efeitos pode ser consequência da influência do laser sobre os músculos predominantemente aeróbios. Os estudos em animais e ensaios clínicos anteriores mostraram que o laser pode melhorar a eficácia do metabolismo mitocondrial para a ressíntese da Adenosina Trifosfato e, assim, retardar - ou minimizar- os efeitos deletérios da fadiga muscular. Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo experimental do tipo ensaio clínico controlado, randomizado e cego, no qual participaram 93 voluntários, militares, com faixas etárias entre 18 e 19 anos. Os sujeitos foram alocados randomicamente em três grupos: Controle (G1), Placebo (G2) e Laser (G3). Todos os voluntários foram submetidos a uma avaliação antropométrica e a um Protocolo de Fadiga. Este protocolo foi aplicado em uma avaliação inicial (AV-1), para coleta de dados de base, e em uma avaliação final (AV-2). Como variáveis do estudo, utilizamos as concentrações de lactato sanguíneo e índices de potência muscular, como potência média e velocidade pico. O protocolo de fadiga consistiu em um teste de velocidade máxima, com vinte repetições, realizado em uma máquina do exercício leg press 45º . Em conclusão, verificou-se que, neste estudo, a LBP causou um incremento significativo (p=0,047) na média das potências médias da fase excêntrica do exercício leg press 45º realizado por indivíduos jovensDissertação A estimulação transcraniana por corrente contínua pode modular a percepção do esforço, afeto e o controle autonômico durante exercício aeróbio em adultos jovens sedentários?(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-10-18) Oliveira Neto, Leônidas de; Elsangedy, Hassan Mohamed; ; http://lattes.cnpq.br/7777329239184430; ; http://lattes.cnpq.br/3746805844090905; Okano, Alexandre Hideki; ; http://lattes.cnpq.br/9586370984131426; Fontes, Eduardo Bodnariuc; ; http://lattes.cnpq.br/5147519104600801Introdução: Novas técnicas não invasivas para modular a função cerebral vêm sendo desenvolvidas, dentre as quais se destaca a estimulação transcraniana por corrente contínua (ETCC). Tem sido demonstrado que a ETCC diminui a percepção do esforço (PSE) e frequencia cardiaca, mediante estimulação do córtex insular. Entretanto, devido a modificações estruturais e funcionais na arquitetura desta área cortical em indivíduos sedentários, a ETCC não mostrouse uma técnica eficaz em estimular a insula durante o repouso. É possível que estes achados se estendam também ao exercício físico. Objetivo: Investigar o efeito da ETCC sobre a PSE, afeto e controle autonômico em exercício aeróbio em indivíduos sedentários. Metodologia: 14 sujeitos foram submetidos a duas sessões de exercício (30 min.) em intensidade constante à 120% do limiar da variabilidade da frequência cadíaca (VFC), sendo aplicado previamente ao exercício ETCC anódica ou sham no córtex temporal esquerdo (T3), visando atingir o córtex insular. A cada 5 minutos foi verificado a PSE e afeto. Durante todo o experimento foi verificado a frequência cardíaca (FC) e a VFC. Resultados: Não houve diferença entre as condições anódica e sham, sobre a PSE (p>0,05), afeto (p>0,05) e FC (p>0,05) durante o exercício. Além disto, não houve diferença na VFC (p>0,05) nos momentos pré, imediatamente e 60min pós-exercício. Conclusão: Os achados do presente estudo sugerem que a ETCC aplicada, previamente ao exercício, sobre T3 de individuos sedentários, não é capaz de alterar a PSE, afeto, FC e VFC durante e após exercício aeróbio.Dissertação Efeitos agudos da aplicação do laser de baixa potência sobre o desempenho neuromuscular do sóleo em sujeitos saudáveis(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-11-06) Souza, Clécio Gabriel de; Brasileiro, Jamilson Simões; ; http://lattes.cnpq.br/2238444079880883; ; http://lattes.cnpq.br/6308219057546985; Okano, Alexandre Hideki; ; http://lattes.cnpq.br/9586370984131426; Cardoso, Jefferson Rosa; ; CARDOSO, Jefferson Rosa; Ferreira, José Jamacy Almeida; ; http://lattes.cnpq.br/7942403520160630; Vieira, Wouber Herickson de Brito; ; http://lattes.cnpq.br/7943769688281372A laserterapia de baixa potência (LBP) tem demonstrado recentemente ser capaz de aumentar a resistência à fadiga, bem como potencializar o desempenho neuromuscular através de seus efeitos metabólicos e fotoquímicos. Estudos anteriores mostraram que o LBP reduziu o estresse oxidativo do exercício, promovendo um retardo da fadiga muscular e minimizando seus efeitos deletérios. O objetivo desse estudo foi avaliar se a aplicação do LBP antes de um protocolo de fadiga teria efeito sobre o desempenho neuromuscular nas variáveis eletromiográficas e dinamométricas do músculo sóleo em sujeitos saudáveis. Esta pesquisa caracterizou-se como um estudo experimental do tipo ensaio clínico controlado, randomizado e cego, no qual participaram 60 voluntários de ambos os sexos, com faixa etária entre 18 e 28 anos e fisicamente ativos, segundo o questionário internacional para a prática de atividade física (IPAQ). Os sujeitos foram alocados randomicamente em três grupos: Controle (G1), Placebo (G2) e Laser (G3) e todos os voluntários foram submetidos a uma avaliação inicial (AV-1), um Protocolo de Fadiga e uma avaliação final (AV-2), compostas por contrações isocinéticas para flexão plantar a uma velocidade de 90°/s. Os resultados encontrados nesse estudo mostraram que não houve diferença estatística entre os três grupos da pesquisa nas variáveis eletromiográficas de RMS e Frequência Mediana, contudo, em relação à dinamometria, o grupo que recebeu a aplicação do Laser obteve um índice de fadiga significativamente menor (p=0,04) quando comparado aos grupos Controle e Placebo. Além disso, a aplicação do laser pré-exercício também resultou em um aumento nas variáveis de desempenho potência e trabalho. Com isso, pode-se concluir que o LBP foi capaz de melhorar o desempenho do sóleo em sujeitos saudáveis, justificado pelo aumento da resistência à fadigaDissertação Associação entre consumo alimentar e atividade física com a síndrome metabólica em mulheres na pós-menopausa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-09) Carvalho, Christiane Nogueira de Medeiros; Lemos, Telma Maria Araujo Moura; ; http://lattes.cnpq.br/4311626091295357; ; http://lattes.cnpq.br/1132952931678306; Fayh, Ana Paula Trussardi; ; http://lattes.cnpq.br/0049770583345803; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinôco; ; http://lattes.cnpq.br/8399135324397066; Santos, Luciano Alonso Valente dos; ; http://lattes.cnpq.br/9017927437502071; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739A pós-menopausa é caracterizada como o período iniciado um ano após a interrupção permanente dos ciclos menstruais que normalmente estão relacionadas com patologias que em associação à síndrome metabólica (SM) representam um conjunto de fatores de risco cardiovascular. Objetivo: Avaliar o consumo alimentar e a prevalência de síndrome metabólica em mulheres na pós-menopausa, de acordo com o nível de atividade física. Métodos: A amostra foi composta por 82 mulheres, avaliadas na zona norte do município de Natal/RN e participantes do Programa Natal Ativa. Foi aplicado um Questionário de Frequência de Consumo Alimentar (QFCA) e uma anamnese com questões sobre a prática de atividade física. Para o diagnóstico da SM foram realizadas medidas antropométricas e exames bioquímicos. Resultado: As mulheres ativas consomem mais alimentos protetores (linhaça, castanhas, pão integral, arroz integral e azeite) do que as mulheres inativas. Quanto ao consumo diário de alimentos considerados de risco (açúcar, biscoito salgado, pão francês/forma, arroz branco, margarina e carne de boi), esses foram mais consumidos pelo grupo das mulheres inativas. A prevalência de SM nas mulheres inativas foi maior (53,30%) do que nas mulheres ativas (46,70%). Conclusão: As mulheres ativas na pós-menopausa tiveram um maior consumo diário de alimentos protetores para doenças cardiovasculares, assim como os alimentos de risco para tais doenças foram mais consumidos pelas mulheres inativas. A prevalência de SM nas mulheres inativas foi maior do que nas mulheres ativasDissertação Herdabilidade de preditores do risco cardiovascular(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2013-12-11) Oliveira, Michelle Vasconcelos de; Lemos, Telma Maria Araujo Moura; ; http://lattes.cnpq.br/4311626091295357; ; http://lattes.cnpq.br/5402923122245427; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinôco; ; http://lattes.cnpq.br/8399135324397066; Santos, Luciano Alonso Valente dos; ; http://lattes.cnpq.br/9017927437502071Os fatores genéticos e ambientais contribuem para o desenvolvimento do risco cardiovascular e essa influência pode ser diferenciada por fatores característicos de cada população, idade e sexo. Objetivo: investigar a herdabilidade de variáveis antropométricas e marcadores bioquímicos como preditores do risco cardiovascular em homens e mulheres de diferentes faixas etárias, utilizando o método de gêmeos. Métodos: Amostra composta por 130 gêmeos, sendo do sexo feminino 42 monozigotos e 32 dizigotos e do sexo masculino 28 monozigotos e 28 dizigotos, residentes na região metropolitana de Natal/RN, Brasil. Como medidas antropométricas foram aferidas a estatura, massa corporal, circunferência da cintura (CC), somatório de dobras cutâneas (∑DC), percentual de gordura CUN-BAE, IMC e índice de conicidade. Os marcadores bioquímicos analisados foram: glicemia de jejum (GLI), colesterol total (COL), HDL-C, LDL-C e triglicerídeos (TG). Após o tratamento dos dados foi aplicado o índice de herdabilidade (h2) = ((S² DZ S² MZ) / S² DZ) x 100; separado por sexo e idade. Resultados: As variáveis apresentaram comportamento de hereditariedade diferenciado para homens e mulheres, dependendo da idade. As variáveis com maior herdabilidade foram: ∑DC, GLI, HDL, TG, nos homens; e IMC, CC, ∑DC, GLI, HDL-C e TG nas mulheres. E as variáveis mais influenciadas pelo ambiente foram: Massa, IMC, COL, LDL-C, nos homens; massa e LDL-C nas mulheres. Conclusão: As diferenças por sexo do índice de herdabilidade para os preditores do risco cardiovascular podem auxiliar no planejamento de estratégias de intervenção específicas de acordo com o sexo e estágio da vida desse indivíduo. É a partir do nível de influência ambiental que poderá correr as intervenções para modificações dos componentes relacionados ao risco cardiovascularDissertação Efeito do treinamento resistido na função autônomica cardíaca, nos parâmetros bioquímicos e antropométricos de pessoas vivendo com HIV/AIDS(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-21) Medeiros, Jason Azevedo de; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; ; http://lattes.cnpq.br/3278133753906319; Mortatti, Arnaldo Luis; ; http://lattes.cnpq.br/2948816921491767; Cabral, Breno Guilherme de Araújo Tinôco; ; http://lattes.cnpq.br/8399135324397066; Knackfuss, Maria Irany; ; http://lattes.cnpq.br/8414353396087915; Santos, Ronaldo Vagner Thomatieli dos; ; http://lattes.cnpq.br/9928572887023286Introdução: O surgimento da terapia antirretroviral altamente ativa (HAART) aumentou a expectativa de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS (PVHIV), porém o seu uso prolongado ocasiona implicações metabólicas e influencia na redistribuição de gordura corporal e aumento da prevalência de doenças cardiovasculares. Objetivo: Avaliar o efeito do treinamento resistido na variabilidade da frequência cardíaca, parâmetros bioquímicos e somatotipo de PVHIV. Métodos: Participaram do estudo 7 homens sedentários, com idade acima de 25 anos, vivendo com HIV/AIDS, sob uso de HAART. Foram submetidos a uma intervenção de 16 semanas com treinamento resistido. Avaliou-se a variabilidade da frequência cardíaca, parâmetros bioquímicos e o somatotipo, inicialmente e após 8 e 16 semanas de intervenção. Todos eles de forma pareada. Constatou-se a normalidade dos dados pelo teste de Shapiro-Wilk e realizou-se uma Anova one way combinado ao post hoc de Tukey para as amostras em cada momento de avaliação adotando um valor de p<0,05. Também foram calculados deltas de mudanças percentual. Para o somatotipo utilizou-se a distância espacial dos somatotipos (DES), obedecendo um valor de significância de DES≥1. Resultados: Encontrou-se diferença significativa, somente para a variável delta da frequência cardíaca final de 60s (p=0,01), no entanto, não foram observadas modificações na variabilidade de frequência cardíaca, variáveis bioquímicas e componentes do somatotipo. Conclusão: 16 semanas de treinamento resistido demonstrou melhoria na recuperação da frequência cardíaca após um esforço submáximo e, apesar de não ser suficiente para produzir diferenças significativas nos parâmetros bioquímicos e nos componentes do somatotipo, pôde-se perceber melhoria nos valores médios de glicemia e perfil lipídico, assim como redução do componente de endomorfiaDissertação O corpo e as práticas corporais em praças públicas de Natal-RN(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-24) Costa, Hellyson Ribeiro; Mendes, Maria Isabel Brandão de Souza; https://orcid.org/0000-0002-9648-0007; http://lattes.cnpq.br/6831555305550834; http://lattes.cnpq.br/9650669176022746; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; Porpino, Karenine de Oliveira; Caminha, Iraquitan de Oliveira; Lucena, Ricardo de FigueiredoPensar o corpo em movimento na cidade é refletir sobre o quiasma que nos faz indagar onde situar o limite do corpo e do mundo, e com isso colocar em questão a ideia de entrelaçamento entre os corpos, refletindo sobre as formas e os lugares em que vivemos, lançando um olhar sobre o cotidiano em nosso entorno e naquilo que evitamos enxergar. Essa pesquisa tem como principal objetivo: Discutir sobre a relação entre as práticas corporais e praças públicas de Natal-RN, no sentido de identificar os usos do corpo nesses espaços. Diante da escassez de trabalhos nessa temática na nossa cidade, apontamos a necessidade de contribuir com a produção do conhecimento, estudando alguns aspectos do corpo em movimento na vida cotidiana e pública, onde buscamos os significados que o corpo humano apresenta em diferentes contextos e intencionalidades. Esse estudo teve sua fundamentação baseada na abordagem fenomenológica existencial de Merleau – Ponty (2011), pois se direciona as experiências vividas, no sentido de compreendê-las. Usamos como estratégia de pesquisa a modalidade do fenômeno situado, que é dirigida para os significados, ou seja, para expressões sobre percepções que o sujeito tem daquilo que está sendo pesquisado. O grupo investigado foi composto por 20 sujeitos que frequentam praças públicas de Natal-RN, mais especificamente a Praça Pedro Velho e a Praça Augusto Severo, localizadas no bairro de Petrópolis e da Ribeira respectivamente. Durante o percurso metodológico realizamos observações semiestruturadas que foram registradas em um portfólio, além de registros fotográficos. Buscamos analisar documentos que estavam disponíveis e que apresentavam informações sobre as praças pesquisadas e utilizamos questionários para a realização das entrevistas com os sujeitos investigados. Esta dissertação está dividida em dois capítulos: o primeiro capítulo apresenta as relações entre o Corpo e o Espaço no cenário das praças Augusto Severo e Pedro Velho, onde revelamos os corpos que compõem seus espaços, em um diálogo que busca relações de significados e símbolos marcados pelo viver na cidade através de suas experiências. O segundo Capítulo discute o Corpo e as Práticas Corporais nas praças públicas que citamos anteriormente e foram escolhidas para nossos estudos, onde mostramos características próprias das práticas corporais imersas no espaço urbano, sendo os sujeitos aqueles que nos comunicam sobre suas percepções ao estar em movimento em praça pública. A partir das análises evidenciamos diversas possibilidades que o corpo apresenta para estar em movimento na cidade em que habita, especialmente em praça pública, que refletiram a complexidade ao observarmos as diferentes cenas que nos são apresentadas a cada instante, pois podemos visualizar diferentes atitudes corporais que se fazem presentes com diversificadas simbologias e intenções, confirmando nossa compreensão de que os corpos humanos são bioculturais e se diferenciam sensivelmente de acordo com suas experiências vividas.Dissertação Trajetória profissional e rupturas epistemológicas na educação física e na atuação do professor(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-24) Cruz, João Maria da; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; ; http://lattes.cnpq.br/5191754754012616; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; Santos, Antônio de Pádua dos; ; http://lattes.cnpq.br/9063486087784385; Soares, Marta Genú; ; http://lattes.cnpq.br/5299382052741078; Moreira, Evandro Carlos;Esta dissertação é fruto de inquietações com os processos teórico-metodológicos e aprendizagem ocorridos na prática pedagógica da Educação Física na escola, os quais me acompanham desde a formação inicial, momento em que vivenciei uma aprendizagem de forma fragmentada, voltada ao tecnicismo e a esportivização. No intuito de melhor qualificar as intervenções pedagógicas da Educação Física na escola, estive sempre preocupado em aplicar o que recebia na Universidade, mas o cotidiano das aulas estava sempre a exigir outros fazeres. Nesse sentido, muitos foram os momentos de rupturas epistemológicas ocorridas na minha formação, nas quais sempre busquei novos investimentos na formação continuada para dar conta da oferta de uma educação física mais humanista e pautada em verdadeiros preceitos educacionais. Nesse intuito, tive que refletir sobre as intervenções pedagógicas ao longo da minha formação, no sentido de não realizar as atividades como acúmulo de fazeres, mas como metamorfoses de saberes e, portanto, geradoras de aprendizagens para os alunos. Dessa forma, esta dissertação inserese nesse contexto com o objetivo geral de discutir a minha trajetória profissional, considerando-se as rupturas epistemológicas ocorridas na Educação Física, bem como na minha formação e atuação. Objetiva-se ainda identificar as contribuições destas formações na atuação profissional, centradas na narração e reflexão de experiências significativas no ensino do esporte e da Educação Física escolar. Ressaltam-se as mudanças de paradigmas, saindo dos métodos ginásticos, passando pelo método dança-educação física, psicomotricidade, chegando às teorias críticas contemporâneas vivenciadas a partir da cultura de movimento, bem como suas implicações para a atuação profissional. Optamos por uma pesquisa qualitativa, utilizando o método autobiográfico, tendo como técnicas ou fontes as narrativas pessoais, o registro fotográfico e vídeos. Nos estudos, dentro da área da Educação, na maioria das vezes, as pesquisas qualitativas vieram se contrapor à visão positivista da quantificação nas análises dos fenômenos sociais. Novas ideias foram aparecendo no sentido de apresentar perspectivas inovadoras para se entender o real. Os dados da pesquisa são apresentados de forma narrada (descritiva), analisados com base no referencial teórico que orienta o estudo, em especial autores que discutem a Educação Física escolar, a formação profissional e a concepção de corpo. Acreditamos que minha pesquisa poderá ser de relevância para a formação em Educação Física, pois a partir de reflexões pedagógicas, em determinadas realidades históricas, vislumbra-se ser possível abrir novos olhares para a atuação de oDissertação Reflexões sobre o dito e o feito nas intervenções pedagógicas no Programa Segundo Tempo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-25) Bezerra, Judson Cavalcante; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; ; http://lattes.cnpq.br/0118344537384225; Soares, Marta Genú; ; http://lattes.cnpq.br/5299382052741078; Dias, Maria Aparecida; ; http://lattes.cnpq.br/1131977255034974Ao longo desta pesquisa, defendemos que projetos sociais como o Programa Segundo Tempo podem ampliar seus objetivos e ações interventivas para além da inclusão social de pessoas excluídas socialmente do acesso a direitos sociais, considerando esses espaços também como promotores de possibilidades educativas. Dialogamos com diversos autores da área da Educação, da Educação Física e das Ciências Sociais, para fortalecer nossos argumentos. Nesse sentido, nossa proposta de pesquisa orientou-se pelo método de pesquisa ação e pelas estratégias e técnicas de pesquisa que o apoiam, desenvolvendo uma proposta de intervenção e acompanhamento sistemático caracterizado basicamente pela realização de seminários e ciclos de observação da prática pedagógica dos monitores e coordenadores de núcleo do PST no convênio da Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz, a fim de contribuir para processos de tomada de consciência e mudanças na prática pedagógica que se apresentassem indesejáveis às orientações teóricas e metodológicas do PST. Para tanto, buscamos analisar os problemas da transição das orientações teóricas e metodológicas do PST e contribuir para essa transição por meio de acompanhamento pedagógico sistemático. Partimos de uma questão de estudo que não se encerra em si mesma, mas que foi constantemente alimentada por novas problemáticas e objetivos emergidos do campo empírico durante a pesquisa: quais são os limites e possibilidades encontrados pelos monitores e coordenadores de núcleo do PST para aplicar as orientações teóricas e metodológicas nos núcleos do programa? Os resultados demonstraram que as principais limitações enfrentadas pelos recursos humanos do convênio da Prefeitura Municipal de Riacho da Cruz para aplicar as orientações do PST são: não formação específica na área de Educação Física ou Esporte; experiências de trabalho com o ensino do esporte anteriores ao trabalho no PST, insuficientes ou inexistentes; fragilidades no processo de capacitação segundo modelo do PST que não possibilitaram mais exemplos de experiências para o ensino do esporte nos núcleos; e fragilidades no formato de acompanhamento pouco assíduo realizado pela Equipe Colaboradora. Sobre as possibilidades para superação desse quadro encontramos, justamente na participação e envolvimento do próprio grupo sujeito em tentar minimizar essas limitações, buscando na proposta de acompanhamento pedagógico por seminários e ciclos de observações das atividades desenvolvidas, uma alternativa importante para a resolução das situaçõesproblemas emergidas nesta pesquisa. Desse modo, o sucesso da proposta desenvolvida nos levou a algumas conclusões, dentre as quais está a de que o sucesso do PST não reside somente na cobrança da especificidade da área ou grau de formação dos monitores e coordenadores de núcleo que lidam com o trabalho pedagógico nos núcleos dos convênios, mas na realização de um acompanhamento mais assíduo das Equipes Colaboradoras aos núcleos, que possibilite maiores momentos de troca de experiências entre as Equipes Colaboradoras do PST e o recursos humanos, inclusive considerando as variantes de contexto, estreitando assim a relação teoria e prática no PST. Por fim, reconhecemos as limitações do nosso estudo, o que abre perspectivas para futuras reformulações, mas esperamos contribuir para a interface estabelecida entre as áreas de Educação Física e Ciências Sociais, ampliando os conhecimentos relativos à prática pedagógica em projetos sociaisDissertação Corpo e aprendizagem em Boris Cyrulnik e em Merleau-Ponty(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-27) Silva Junior, Valdemar Antônio da; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7; ; http://lattes.cnpq.br/8190283911780768; Lemos, Elaine Melo de Brito Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Caminha, Iraquitan de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/0554271319840687; Melo, José Pereira de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720550J4; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872Esta pesquisa busca identificar as compreensões de corpo e aprendizagem nos autores Boris Cyrulnik e em Merleau-Ponty, para assim traçar caminhos reflexivos para o campo educacional em diversas áreas, com ênfase na Educação Física. Nota-se que os autores supracitados apresentam um vasto acervo bibliográfico, necessitando para a elaboração deste constructo teórico uma limitação em suas obras. Portanto, sobre a temática do corpo, foram utilizados principalmente, os livros Do Sexto Sentido, de Boris Cyrulnik e Fenomenologia da Percepção, de Merleau-Ponty, pois ambos apresentam em seu contexto organizacional um capitulo especifico sobre este assunto. A abordagem fenomenológica está inserida como caminho a ser percorrido para se arquitetar este estudo, pois se baseia, nas reflexões diárias que o ser humano percebe através de suas experiências vividas, com o seu semelhante e a cultura vigente. A redução fenomenológica foi realizada a partir das leituras e interpretações de textos dos autores e de seus comentadores, bem como se aproximando com aspectos da experiência vivda como policial e professor de ética. A interpretação aponta para a compreensão de corpo e aprendizagem que pode ser propagada no âmbito da Educação e da Física como uma maneira de perceber e aprender os constructos vividos através da sensibilidade. A concepção do corpo, de sensações e afetos de Boris Cyrulnik firma os vínculos empáticos entre os seres humanos, aportando confiança para explorar o mundo, aprendendo o novo através da ligação estabelecida com o outro. Essa noção aproxima-se da noção do corpo expressivo de Merleau Ponty, que detém intencionalidades em seus gestos (movimentos), entrelaçando-se no tempo e espaço. Boris Cyrulnik e Merleau-Ponty expressam como o ser humano é enigmático, encontrando-se inserido em um mundo cultural e social, necessitando assim das experiências vividas para traçarem sua tajetória existencial e de aprendizagem de forma a enaltercer a liberdade de expressão como mecanismo que pode ser implantado na apropriação dos conceitos e da criticidade do sujeito frente às teorias difundidas (biológicas, sociais, antropológicas, entre outras). A partir das reflexões da pesquisa, recomneda-se que a Educação Física, como área epistemológica que trabalha as aprendizagens provindas dos movimentos corporais deve possibilitar a reflexão em suas práticas, excluindo o fazer por fazer, mas propiciando a criação dos diferentes sentidos e significados a cada atitude corporalDissertação Ginástica rítmica: um concerto para o corpo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-28) Pereira, Hosana Cláudia Matias da Costa; Medeiros, Rosie Marie Nascimento de; ; http://lattes.cnpq.br/4739820420408872; ; http://lattes.cnpq.br/9985962116693871; Lemos, Elaine Melo de Brito Costa; ; http://lattes.cnpq.br/6585812032940319; Porpino, Karenine de Oliveira; ; http://lattes.cnpq.br/5255588024266396; Nóbrega, Terezinha Petrucia da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792996P7As características adquiridas pela GR desde a sua origem fomentaram a criação de infinitas possibilidades de movimento. O sentido estético que busca o belo ginástico, o vínculo inabalável com a música, o entrelaçamento com a dança, a busca por formas inusitadas e especialmente tramadas, configuram esse esporte aberto a diferentes interpretações. Esse estudo tem como objetivo refletir sobre o corpo na GR a partir do seu entrelaçamento com a técnica, a arte e a cultura, além de ampliar a discussão sobre os esportes considerados artísticos no universo da Educação Física. Para tanto, utilizamos a Pesquisa Qualitativa com suporte na Fenomenologia segundo Merleau-Ponty e através da redução fenomenológica e da hermenêutica como modalidade da fenomenologia, utilizada para descrever, compreender e interpretar vídeos de conjuntos de GR simples e misto, selecionados intencionalmente. A escolha dos conjuntos deu se em virtude da relação possível com os conceitos abordados nesse estudo, além da sua representatividade no universo ginástico, principalmente na prova em questão. Limitamos as escolhas coreográficas ao ciclo olímpico 2009 a 2012, por corresponder ao período onde os critérios para a elaboração e avaliação das composições estavam sedimentados. Para favorecer o entendimento do tema elencado dividimos o texto em três capítulos que tratam prioritariamente de cada um dos conceitos básicos que são entrelaçados ao corpo na GR: a técnica, a arte e a cultura. Nas considerações finais, respondemos as questões de estudo e reatamos a configuração essencial à GR como modalidade diferenciada no mundo esportivoDissertação Desenvolvimento e validação de protótipo de avaliação das medidas de desenvolvimento humano.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2014-02-28) Silva Junior, Marcos André Rodrigues da; Dantas, Paulo Moreira Silva; ; http://lattes.cnpq.br/0392766010188739; ; http://lattes.cnpq.br/2768104208382652; Mortatti, Arnaldo Luis; ; http://lattes.cnpq.br/2948816921491767; Fagundes, Roberto Luiz Menezes Cabral;mesurar as desempenho humano é um desafio, principalmente devido ao fator multidimensional do movimento. Os instrumentos, em sua maioria, avaliam apenas uma dimensão do mesmo. Objetivo: desenvolver um protótipo capaz de mensurar as habilidades do desempenho humano e verificar sua validade utilizando abordagem de comparação de métodos. Métodos: O estudo foi dividido em duas etapas. A primeira o Protótipo foi desenvolvido e testado simultaneamente com um instrumento utilizado para estudo do movimento Retilíneo Uniforme e Uniformemente Variado. Na segunda fase a amostra constituiu-se de atletas paralímpicos de basquete (n=09) e atletas de Karate (n=31) e todos concordaram com o termos da participação da pesquisa. A avaliação das medidas do desempenho foi realizada com o Protótipo, os resultados obtidos foram comparados com os dados calculados por um Pacote Estatístico sendo utilizado como referência. Resultados: todas as variáveis calculadas pelo Protótipo não apresentaram diferenças significativas quando comparadas com os resultados calculados pelo instrumento de referência e pacote estatístico. Conclusão: O protótipo foi desenvolvido e os resultados obtidos em laboratório e campo indicam que o protótipo pode ser usado para mensurar as medidas do desempenho humano, com retorno imediato dos resultados sem necessidade de um computador convencional, desde que observados os critérios descritos