Pró-Reitoria de Graduação
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Artigo Prevalence of the metabolic syndrome according to different criteria in the male population during the Blue November Campaign in Natal, RN, Northeastern Brazil(Diabetes, Metabolic Syndrome And Obesity, 2018) Medeiros, Paulo José de; Espósito, Regina Carmen; Silva, Fernando de Souza; Oliveira, Antonio Gouveia; Aragão, Cícero Flávio Soares; Rocha, Hugo Alexandre Oliveira; Moreira, Sueli Aparecida; Sales, Valéria Soraya de FariasBackground: Metabolic syndrome (MetS) is an aggregation of risk factors associated with increased incidence of cardiovascular disease, type 2 diabetes mellitus, and all-cause mortality. Information on MetS prevalence is scarce in the northeast region, Brazil. This study aims to estimate the prevalence of MetS according to different diagnostic criteria in a community sample of men during the November Blue Campaign living in the metropolitan area of Natal, Rio Grande do Norte, Brazil. Methods: This is a cross-sectional study on 500 men aged 40 years or older invited by the Blue November Campaign of 2015, an awareness program aimed at the prevention of male diseases. The evaluation included blood pressure, anthropometric measurements (weight, height, and waist circumference), fasting blood glucose, and blood lipid profile. The diagnosis of MetS was made according to the criteria of International Diabetes Federation (IDF)/American Heart Association (AHA)/National Heart, Lung, and Blood Institute (NHLBI), IDF, and National Cholesterol Education Program’s Adult Treatment Panel III (NCEP-ATPIII). Results: The prevalence was high by considering the following three criteria: IDF/AHA/NHLBI (66.8%), IDF (60.0%), and NCEP-ATPIII (46.4%). Concordance between diagnostic criteria measured by the kappa statistic (k) was excellent between IDF/AHA/NHLBI and IDF (k=0.85, P<0.0001) and moderate between IDF/AHA/NHLBI and NCEP-ATPIII (k=0.59) and IDF and NCEP-ATPIII (k=0.54). Conclusion: Prevalence of MetS in the male population was high using the three diagnostic criteria. IDF/AHA/NHLBI and IDF criteria have a high level of agreement, but NCEP-ATPIII criteria identify a lower number of MetS cases.Recurso Educacional Aberto Guia didático - explorando tridimensionalmente o sistema ABO: por que nem toda mãe pode doar sangue para seu filho?(UFRN/PIBID, 2022) Lira, Isaac Daniel de Lima; Matta, Luciana Duarte Martins da (org.); Costa, Ivaneide Alves Soares da (org.); Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade (org.); Souza, Iago Pereira de; Silva, Janiely Lima da; Silva, Pedro Lucas Gonçalo da; Tinôco, Síntique Louise Bezerra Costa; Oliveira, Stephany Helena de; Medeiros, Thainá Ribeiro de; Carvalho, Yasmin de SouzaA genética é uma área que apresenta diversos desafios, tanto para os alunos, que geralmente têm dificuldade em assimilar conceitos abstratos, quanto para os professores, que precisam encontrar estratégias e recursos para superar barreiras impostas pela abstração. Nessa perspectiva, os licenciandos do Subprojeto Pibid Biologia 2022 da Universidade Federal do Rio Grande do Norte-UFRN desenvolveram este guia didático como uma proposta de atividade para auxiliar os professores a utilizarem o Kit didático intitulado “A Linguagem do Sangue: Explorando tridimensionalmente o Sistema ABO”, um material que facilita a compreensão do sistema ABO nas aulas pois permite que os alunos visualizem e manuseie representações de estruturas microscópicas de forma macro. O guia, assim como o kit didático, tem como foco os professores da rede pública que possuem interesse em utilizar o material nas aulas que abordam o sistema ABO. Após validado, apesar dos desafios apresentados durante a aplicação, o material se mostrou importante para a assimilação do conteúdo, enfatizando sua eficiência em otimizar o processo de ensino e aprendizagem de conteúdos complexos como o sistema ABORecurso Educacional Aberto Guia didático: estrutura e função de neurônios e encéfalo no controle do corpo humano(UFRN/PIBID, 2022) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Edilane Martins da; Morais, Nicole Vitoriano de; Alcoforado, Myrna Milena da Silva; Brito, Marlus Cauã Silva de; Ferreira, David Kelwin dos Santos; Silva, Miguel Gustavo Nascimento; Paiva, Meyrielli Suzane Matias de; Barros, Waleska Isabelle Tomaz dos Santos; Matta, Luciana Duarte Martins da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Souza, Giulianna Paiva Viana de AndradeO ensino acerca do sistema nervoso no ensino fundamental é um desafio, pois envolve conceitos bastante abstratos e frequentemente exige memória visual. Por isso, este Guia Didático sugere uma estratégia de uso de um Kit Didático com modelos impressos em 3D no ensino sobre estrutura e função dos neurônios e do encéfalo humano. Ambos os documentos foram desenvolvidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência, Subprojeto Biologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN). O objetivo deste trabalho é auxiliar o(a) professor(a) de ciências a implementar o ensino sobre o sistema nervoso através do referido Kit no ensino fundamental com ludicidade. Além disso, este trabalho pode ter potencial para a inclusão educacional de alunos com deficiência visual. As atividades sugeridas neste Guia incluem, além do uso dos modelos didáticos tridimensionais, dinâmicas lúdicas e produção de mapas conceituais, bem como sugestões para avaliação e outras orientações ao(à) docente para uso do referido Kit. A validação do material tridimensional realizada com alunos de ensino básico revelou sua eficácia na identificação das estruturas da célula neuronal e do encéfalo. Dessa forma, o Guia, como recurso educacional, contribui como facilitador da aprendizagem de estudantes do ensino básico demonstrando a relevância da inovação no contexto escolar ao enfatizar a importância do uso da tecnologia de impressão 3D no ensino de ciênciasRecurso Educacional Aberto A linguagem do sangue: explorando tridimensionalmente o sistema ABO(2022) Matta, Luciana Duarte Martins da (org.); Costa, Ivaneide Alves Soares da (org.); Souza, Giulianna Paiva Viana de Andrade (org.); Souza, Iago Pereira de; Lira, Isaac Daniel de Lima; Silva, Janiely Lima da; Silva, Pedro Lucas Gonçalo da; Tinôco, Síntique Louise Bezerra Costa; Oliveira, Stephany Helena de; Ferreira, Eric SilvaO ensino do sistema ABO e do fator Rh no ensino médio apresenta desafios devido à complexidade conceitual e à predominância de abordagens teóricas, frequentemente limitadas pela falta de recursos práticos. Diante dessa dificuldade, foi desenvolvido este Kit Didático com modelos tridimensionais, com o intuito de auxiliar e facilitar o aprendizado dos estudantes da rede básica de ensino, tornando o processo mais interativo e visual. O recurso didático foi elaborado pelos bolsistas de iniciação à docência no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), Subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN), após a realização do curso “Elaboração de Recursos Educacionais em Ciências: Inovação, Direitos Autorais e Tecnologias”, ministrado pelo professor Airton Souza Júnior. Os modelos 3D representam as células sanguíneas e as proteínas de membrana envolvidas na tipagem sanguínea, permitindo a visualização e manipulação dos conceitos abordados. A estratégia proposta busca integrar teoria e prática, promovendo um ensino mais dinâmico e alinhado às metodologias inovadoras na educação científica, por meio da utilização de novas tecnologias para potencializar a aprendizagem. A validação desse material educacional foi realizada com alunos do terceiro ano do ensino médio, que relataram um aumento na assimilação do conteúdo após o uso do modelo tridimensional. Dessa forma, este recurso pedagógico se apresenta como uma ferramenta importante para o ensino de Biologia, contribuindo para a construção do conhecimento e evidenciando a necessidade de novos recursos que potencializem o ensino, a fim de suprir lacunas deixadas pelo método tradicionalRecurso Educacional Aberto Unidade didática: como a educação sexual deve ser feita nas escolas?(2024) Menezes, Lucas Calixto de; Silva, Ana Gleicy Salustino da; Medeiros, Leandro Lake Pereira de; Souza, Amanda Dantas de; Silva, Daniel Mendonça da; Firmino, Bianca Posterli; Costa, Ivaneide Alves Soares da; 0009-0009-2765-7890; 0009-0005-6689-2835; 0009-0009-0985-3572; 0009-0009-5888-9897A educação sexual tem como objeto de estudo a sexualidade humana. Trata-se de um tema transversal, essencial para o desenvolvimento integral dos estudantes, englobando aspectos biológicos, sociais e éticos. Embora a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) não a identifique como obrigatória nas escolas, a legislação brasileira e documentos como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) oferecem suporte para sua abordagem. Contudo, ela enfrenta resistências ideológicas, carência de formação docente adequada e pânico moral. Portanto, este trabalho propõe uma Unidade Didática fundamentada em Questões Sociocientíficas (QSC), que fornece apoio didático para professores de ciências e biologia, e visa incentivar o debate crítico e interdisciplinar sobre o tema discutindo com educandos como a educação sexual deve ser realizada nas escolas, contribuindo para a formação de cidadãos críticos e responsáveis. A proposta foi elaborada no contexto da disciplina Ensino de Ciências e Biologia III no contexto do Curso de Graduação em Ciências Biológicas, modalidade Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).Anais Anais do evento VI Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN: livro de resumos(EDUFRN, 2024-07-15) Melo, Elda Silva do Nascimento; Nogueira, Cinthya Muyrielle da Silva; Tintin, Ricelle Fernandes QueirozLivro de resumos do evento "VI Encontro Integrado dos Programas de Ensino da UFRN", realizado em Natal, de 29 a 30 de novembro de 2022.Recurso Educacional Aberto Jogo didático - Questões sociocientíficas sobre a Inteligência Artificial: “o futuro que evitamos?”(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-31) Valcácio, Stephanye Maria Araújo de Farias; Santos, Ana Clara Magalhães dos; Costa, Ivaneide Alves Soares daO presente jogo didático digital foi concebido como um recurso lúdico no contexto da monitoria da disciplina Ensino de Ciências e Biologia III do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O objetivo é fomentar a reflexão crítica sobre o uso de Inteligência Artificial para controlar um sistema político de um regime totalitário. Baseado na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), o jogo coloca os participantes diante de dilemas e decisões estratégicas que influenciam o meio ambiente e a sociedade. A experiência promove uma aprendizagem interdisciplinar, explorando temas como tecnologia, desigualdade social e corporativo, controle social e políticas públicas. Além disso, o jogo permite a avaliação do desempenho dos alunos por meio da análise de suas escolhas e das discussões reflexivas realizadas em sala de aulaRecurso Educacional Aberto Jogo didático digital: o consumo da carne: como suas escolhas impactam o planeta?(UFRN, 2024-12-31) Santos, Ana Clara Magalhães dos; Valcácio, Stephanye Maria Araújo de Farias; Costa, Ivaneide Alves Soares daApresentamos um jogo didático como recurso lúdico digital desenvolvido no âmbito da monitoria da componente curricular Ensino de Ciências e Biologia III do curso de ciências Biológicas Licenciatura da Universidade Federal do Rio grande do Norte (UFRN), com o objetivo de estimular a reflexão crítica sobre os impactos ambientais, éticos, sociais e econômicos da produção e do consumo de carne. Com base na abordagem de Questões Sociocientíficas (QSC), ele coloca os jogadores diante de dilemas e decisões estratégicas que impactam o meio ambiente e a sociedade. A experiência proporciona uma aprendizagem interdisciplinar ao abordar temas como mudanças climáticas, bem-estar animal, alternativas alimentares e políticas públicas. Além disso, permite a avaliação do desempenho dos alunos por meio da análise de suas escolhas e discussões reflexivas em sala de aulaRecurso Educacional Aberto Modelo didático 3D - A sala de comando do corpo humano: conhecendo a função do encéfalo e neurônios(PIBID/UFRN, 2025) Morais, Nicole Vitoriano de; Alcoforado, Myrna Milena da Silva; Brito, Marlus Cauã Silva de; Silva, Edilane Martins; Menezes, Lucas Calixto de; Ribeiro, Eliakim Kennedy Lima; Ferreira, David Kelwin dos Santos; Silva, Miguel Gustavo Nascimento; Barros, Waleska Isabelle Tomaz dos Santos; Souza Júnior, Airton Araújo de; Matta, Luciana Duarte Martins da; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Souza, Giulianna Paiva Viana de AndradeO ensino de conteúdos relacionados a Neurociências passa pelo desafio da tradução de conceitos abstratos em estratégias metodológicas aplicáveis, o que gera diversos obstáculos para a prática pedagógica, bem como para a construção do conhecimento dos discentes. Considerando este contexto, uma das práticas realizadas no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, Subprojeto Biologia, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PIBID-Biologia/UFRN) foi o desenvolvimento do Kit Didático em Modelo 3D “A sala de comando do corpo humano: conhecendo a função do encéfalo e neurônios”. O objetivo deste recurso é simplificar o processo de ensino-aprendizagem sobre a morfologia e as funções de estruturas do Sistema Nervoso Central (como neurônios e encéfalo), no Ensino Básico, nas disciplinas de Ciências e Biologia, por meio da utilização de modelos tridimensionais. Além dos modelos 3D, o Kit conta com cartas de apoio para aplicação de atividades, elaboradas para ampliar as possibilidades de atividades práticas em sala de aula. A validação do Kit Didático indicou que os modelos tridimensionais se configuram como um material adequado para ensino e divulgação científica, auxiliando na promoção de uma educação mais alinhada com as demandas da contemporaneidade