Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem
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Dissertação Da poesia ao poema: uma leitura do poema-Processo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-02-28) Galvão, Dácio Tavares de Freitas; Araújo, Humberto Hermenegildo de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7; Silva, Marcos Antonio da; http://lattes.cnpq.br/8590672637571334; Lino, Joselita Bezerra da Silva; http://lattes.cnpq.br/4048330649545791Caracterização do Poema-Processo na sua trajetória entre os anos de 1967 e 1972, com vistas a uma leitura da sua inserção no movimento das vanguardas da segunda metade do século XX no Brasil. Verifica-se o modo como o movimento do Poema-Processo se formou enquanto desdobramento da arte concreta, assim como as suas adequações à conjuntura do seu surgimento no Brasil, procedendo-se a uma comparação entre a prática do poema e as propostas dos manifestos lançados. A análise de poemas selecionados demonstra a co-relação dos mesmos com os trabalhos visuais encetados pelas vanguardas históricas, assim como as respostas da prática poética à teoria desenvolvida pelos principais representantes, com destaque para Wlademir Dias-Pino, Álvaro de Sá e Moacy Cirne. A produção poética e cultural de Moacy Cirne é abordada observando-se sua prática em três pontos fundamentais: a produção poética, a crítica literária enfatizando a literatura local e o texto do Poema-Processo, e a pesquisa em torno da linguagem dos quadrinhosDissertação A última vanguarda: uma leitura da participação de moacy cirne no poema-processo(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2003-02-28) Galvão, Dácio Tavares de Freitas; Araújo, Humberto Hermenegildo de; Silva, Marcos Antônio da; http://lattes.cnpq.br/8490571730829995; Lino, Joselita Bezerra; http://lattes.cnpq.br/4048330649545791; http://lattes.cnpq.br/7649931632253545Caracterização do Poema-Processo na sua trajetória entre os anos de 1967 e 1972, com vistas a uma leitura da sua inserção no movimento das vanguardas da segunda metade do século XX no Brasil. Verifica-se o modo como o movimento do Poema-Processo se formou enquanto desdobramento da arte concreta, assim como as suas adequações à conjuntura do seu surgimento no Brasil, procedendo-se a uma comparação entre a prática do poema e as propostas dos manifestos lançados. A análise de poemas selecionados demonstra a co-relação dos mesmos com os trabalhos visuais encetados pelas vanguardas históricas, assim como as respostas da prática poética à teoria desenvolvida pelos principais representantes, com destaque para Wlademir Dias-Pino, Álvaro de Sá e Moacy Cirne. A produção poética e cultural de Moacy Cirne é abordada observando-se sua prática em três pontos fundamentais: a produção poética, a crítica literária enfatizando a literatura local e o texto do Poema-Processo, e a pesquisa em torno da linguagem dos quadrinhos.Dissertação A modalização no elogio e na crítica: um estudo de cartas de leitores da Revista Veja(2003-12-22) Sena, Veruska Maria Pontes; Silva Neto, João Gomes da; ; ; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; Barros, Kazue Saito Monteiro de;Este estudo enfoca alguns pontos importantes relacionados à carta do editor, dentre eles, o propósito comunicativo e a modalização que estrutura esse tipo de texto. O propósito comunicativo desse tipo de carta é analisado a partir de uma concepção baktiniana de gêneros do discurso, como também da teoria sobre modalização elaborada por Vion (1992) e Querler (1996), e do nível de envolvimento segundo Chafe (1992). Com isso, analisamos 20 cartas ao editor da revista Veja publicadas no ano de 2001. Os textos foram segmentados por modalizações indicadoras dos propósitos comunicativos de cada carta. Com base na análise, é possível reconhecer os propósitos mais marcantes das cartas ao editor: o elogio e a crítica. E, ainda, perceber que modalizadores marcam os conteúdos temáticos. A pesquisa revelou que as cartas ao editor vinculam a noção de gênero à recorrência de especificidades e à observação de certas marcas sob as quais o texto é produzido, tendo em vista seu propósito comunicativo. As cartas de elogio transmitem satisfações, aceitações dos leitores/escritores às matérias, ao contrário das cartas de críticas, que revelam insatisfações e sugestões. O estudo nessa área tem o objetivo de contribuir para as pesquisas sobre os gêneros, tendo em vista a dinamicidade e variabilidade destes.Tese Um ser de lá do sertão e a construção da(s) suas(s) identidade(s) no discurso cancionista nordestino(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-05) Costa, José Zilmar Alves da; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; ; Faria, Marilia Varella Bezerra de; ; http://lattes.cnpq.br/9374738955386775; Silva, Olga Maria Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/3654856659579727; Benevides, Araceli Sobreira; ; http://lattes.cnpq.br/0001733569978457; Alves, Jefferson Fernandes; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796352H6Este trabalho foi formulado com o intuito de estudar o uso da palavra em uma esfera específica da comunicação humana - o mundo da música. A partir de uma seleção das composições de Luiz Gonzaga (1912 -1989) e parceiros, a pesquisa vai em busca da(s) identidade(s) do migrante do sertão nordestino, numa análise discursiva feita sob um arcabouço teórico fortemente amparado pelas reflexões de Mikhail Bakhtin e tendo como fio condutor o tema da migração discutido por Zygmunt Bauman. Deste modo, a presente pesquisa debruça-se sobre um tipo especial de texto, o qual, grosso modo, se conhece por "letra de música". Trata-se de uma pesquisa qualitativa e interpretativistaDissertação Uma leitura dos exercícios dos excursos N'Os Lusíadas(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-15) Pereira, Fernando Alves; Cunha, Zenobia Collares Moreira; http://lattes.cnpq.br/1524250727658141; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779039H0; Araújo, Humberto Hermenegildo de; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7; Mello, Beliza áurea de Arruda; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790357D0Os Lusíadas, de Luís de Camões, são um poema épico, sobre a aventura da viagem de Vasco da Gama e história de Portugal, concebido com base nas epopéias tradicionais dos poetas greco-romanos Homero e Virgílio. Camões segue os modelos épicos tradicionais, especialmente quanto à estrutura. Entretanto, insere inovações que desviam sua obra dos paradigmas do gênero clássico postulados por Aristóteles. Esses desvios se dão principalmente pelas freqüentes irrupções de elementos próprios da poesia lírica na matéria épica, o que possibilita a participação do autor na obra, tanto no plano da enunciação, quanto no plano do enunciado, assim como a inserção dos acontecimentos de seu presente histórico na narrativa, em contradição com as epopéias tradicionais, cuja principal característica é o distanciamento imensurável entre o tempo da narração e o tempo dos acontecimentos narrados. Este trabalho apresenta uma análise dos excursos, digressões através das quais Camões assume a narração em primeira pessoa ou através de personagens-narradoras, para exprimir suas críticas e exortações, queixas pessoais e sociais, e reflexões existenciais. Apresenta ainda os aspectos predominantes da estética maneirista como indícios de modernidade do poema, bem como um breve panorama de sua projeção no tempo e no espaço. Esses elementos são preponderantes na caracterização d'Os Lusíadas como obra permanente e universal, que os fazem ser lidos e estudados através dos séculos, atualizando-se de acordo com cada estilo de épocaDissertação Trocando Olhares: o desejo, o amor, a angústia e a dor na poesia de Florbela Espanca(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-16) Nascimento, Michelle Vasconcelos Oliveira do; Falleiros, Marcos Falchero; ; http://lattes.cnpq.br/7240024746199267; ; http://lattes.cnpq.br/5600489117396586; Charlon, Maria de Lourdes Patrini; ; http://lattes.cnpq.br/2588960050316513; Mello, Beliza áurea de Arruda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790357D0Neste trabalho, analisa-se a obra poética de Florbela Espanca. Pretende-se mostrar que a temática amorosa em seus versos tece uma relação entre o desejo, o amor e a dor. A abordagem psicanalítica é a base para elucidar essa relação, que tem inicio com o olhar, desde a mitologia, passando pelas fases iniciais da literatura portuguesa e se repetindo em poetas contemporâneos de Florbela. Se por um lado, a poesia de Florbela confirma uma tradição nas Letras portuguesas, por outro, expõe o lado mais humano do sujeito, o de ser desejanteDissertação O gênero blog: ação social e multimodalidade.(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-16) Dantas, Maria Nívia; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; http://lattes.cnpq.br/2378601821794950; Gomes, Adriano Lopes; ; http://lattes.cnpq.br/7395014510049279; Araújo, Antônia Dilamar; ; http://lattes.cnpq.br/0138358532764603Os estudos desenvolvidos acerca da questão dos gêneros discursivos apontam para uma necessidade de entendermos como funcionam esses gêneros numa sociedade, cada vez mais, submetida à tecnologia da informática como a atual. Ao constatarmos que o contexto virtual da Internet proporciona o surgimento e desenvolvimento de novos gêneros discursos, vimos que o diário on-line, ou blog, como é comumente conhecido, é responsável por uma variedade de fenômenos linguísticos que normalmente levariam alguns anos para que se consolidassem. Desde seu aparecimento em 1997, o blog surge como uma versão virtual do diário pessoal e, em pouco tempo, devido a exigências comunicativas, sofre várias modificações, fazendo surgir subcategorias, ou uma hibridizações do gênero blog. Em face de tais fenômenos, este trabalho pretende, a princípio, caracterizar o blog como um gênero que se realiza como ação social, evidenciando suas características formais, estruturais e pragmáticas a partir da noção de recorrência e ação retórica numa perspectiva sóciodiscursivo e semiótica. Os postulados metodológicos adotados por essa pesquisa são considerados de base qualitativa na medida em que não se restringe a olhar os eventos discursivos como produto, mas principalmente por levar em consideração um conjunto de fatores situacionais, culturais e ideológicos que se fazem presente na constituição do gênero.Dissertação Os Brutos: tradição literária e a memória cultural do Seridó(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2005-12-20) Silva, Vilma Nunes da; Fávero, Afonso Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784112H6; ; Duarte, Constância Lima; ; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7Partindo do princípio de que a força centralizadora do discurso do narrador sob o universo romanesco encontra-se regido por nuanças sócio-ideológicas que fazem parte do mundo psicológico do autor, procede-se uma leitura crítica de Os Brutos (1938), romance de estréia do escritor José Bezerra Gomes. O trabalho mencionado visa a tecer algumas considerações em torno do ponto de vista do narrador, enfocando a encenação do EU no cenário artístico-literário e sua interferência no modo de narração da citada obra. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa bibliográfica, e como aporte teórico recorreu-se à crítica especializada que trata da temática em questão. Ao final percebeu-se que o discurso do narrador possui um caráter ambivalente, o qual permite que o interlocutor presente não assuma uma perspectiva fixa diante do que narraDissertação Formação de professores de assentamentos rurais do Rio Grande do Norte: representações, memórias e práticas de letramento(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Alves, Antonia de Lima; Oliveira, Maria do Socorro; ; http://lattes.cnpq.br/6720657795281498; ; Oliveira, Maria Bernadete Fernandes de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793534Y1; Reinaldo, Maria Augusta de Gonçalves de Macedo; ; http://lattes.cnpq.br/0323008945925363Este trabalho tem como objeto de estudo as representações que os professores têm sobre letramento e escolarização, bem como suas memórias e práticas de leitura e escrita no processo de formação do professor em assentamentos rurais do Estado do Rio Grande do Norte. Focalizamos nossa discussão nas práticas de letramento construídas em oficinas de linguagem, pressupondo como necessária para a formação do professor a existência de um contexto pedagógico que permita desenvolver a própria ação docente. Essas oficinas objetivaram criar um espaço de constante reflexão e ação. O corpus é constituído por cartas escritas por professores em oficinas de formação e oito entrevistas versando sobre questões de letramento, escolarização, memórias e práticas de leitura e escrita. Esses professores fazem uso de práticas de letramento relacionadas aos assentamentos aos quais pertencem. Esta pesquisa é informada, principalmente, por estudos que discutem o Letramento (Street, 1984, 1995; Barton, 1998; Freire, 1978, 1987, 1995), focalizando seu caráter político e de inclusão ao mundo letrado, as Representações Sociais (Moscovici, 1978) e os estudos sobre gênero como uma prática discursiva (Fairclough, 2001). Metodologicamente, esta pesquisa é de natureza etnográfica crítica (Cameron,1992). As cartas manifestam-se como práticas identitárias retratos das histórias de vida dos professores. As análises das entrevistas, por sua vez, apontam para o caráter multifacetado do letramento, evidenciando inúmeras visões sobre o fenômenoDissertação Eu não vi, eles me contaram. Uma experiência de transmissão e recepção oral no cotidiano dos sem-terra(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Oliveira, Isabela Freitas de; Charlon, Maria de Lourdes Patrini; ; http://lattes.cnpq.br/2588960050316513; ; Mello, Beliza áurea de Arruda; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790357D0; Erickson, Sandra Sassetti Fernandes; ; http://lattes.cnpq.br/1247909974583983O presente trabalho aborda a presença da oralidade no assentamento Gonçalo Soares, associação José Rainha. Trata-se da análise de uma sessão de transmissão/recepção orais de saberes, entendida, aqui, como uma mística e, também, da análise das entrevistas realizadas com os agentes sociais desta comunidade, buscando perquirir a presença de uma voz contadora de histórias e transmissora de saberes, e verificar se essa prática é realizada como parte integrante ou não das atividades cotidianas dos moradores do referido assentamento. Este estudo analisa também as práticas de transmissão realizadas, por quem e quais as fontes que embasavam a organização do repertório utilizado. Adotou-se as contribuições teóricas de Paul Zumthor, Walter Benjamin, Umberto Eco, Alfredo e Eclea Bosi, Edgar Morin, entre outros. Como orientação metodológica, optou-se pelos princípios da entrevista compreensiva, do sociólogo francês Jean-Claude Kaufmann e as observações in situ, além das histórias de vida, colocando essa pesquisa em uma base teórica/metodológica etnográfica. Evidenciamos, nesta pesquisa, mediante os referenciais teóricos entremeado a construção dos dados, que a transmissão/recepção de saberes orais está enfraquecendo, devido, principalmente, a inexistência do trabalho coletivo nesta comunidade da presença das mídiasDissertação Referenciação anáforica: um estudo de produções textuais no ensino fundamental(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-05-19) Santos, Zélia Xavier dos; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://lattes.cnpq.br/2654266759142319; Silva, Camilo Rosa da; ; http://lattes.cnpq.br/0569672805537142; Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga; ; http://lattes.cnpq.br/8481500214152887; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9Esta pesquisa trata da referenciação ocorrida pelas anáforas diretas e indire-tas em produções textuais de alunos do Ensino Fundamental. Como elemento pri-mordial de nossas investigações, ancoramo-nos na referenciação e estudos da aná-fora no âmbito da Lingüística Textual como fazem Mondada e Dubois (2003); KOCH (2003) e Marcuschi (2005). De acordo com estudos já realizados e envolvidos com a temática, defendemos a noção de referenciação como sendo um processo de cons-trução de sentidos que se realiza no discurso, isto é, em atividades interativas entre os sujeitos exigindo, portanto, uma ação colaborativa entre os interlocutores. Nesse aspecto, a interação precisa existir, visto que os referentes de um termo anafórico nem sempre se encontram na superfície textual; muitas vezes, são construídos a partir de uma representação ou modelo mental disponível na memória discursiva. Nessa perspectiva, procuramos analisar o processo de referenciação construído a partir de anáforas diretas e indiretas identificando as estratégias utilizadas em textos produzidos em situações de sala de aula. Dizemos que a anáfora direta, de modo geral, é definida pela relação de correferencialidade estabelecida entre o anafórico e seu antecedente, enquanto a anáfora indireta é vista como uma estratégia referenci-al de associação, sem referente explícito, tendo que se esforçar para estabelecer a continuidade referencial no texto e para isso utiliza-se da ativação (referenciação mental) de elementos novos e não de uma reativação de referentes já conhecidos, o que constitui um processo de referenciação implícita. Para alcançarmos nosso obje-tivo, utilizamos como subsídio teórico, o processo de informação na memória cogni-tiva, a referência e estudos da anáfora no âmbito da Lingüística Textual. O corpus deste trabalho constitui-se de sessenta textos escritos por alunos de 7ª série (atual 8º ano), dentre os quais analisamos o processo de referenciação ocasionado pelas anáforas diretas e indiretas em doze desses textos. Considerando os dados analisa-dos, dentre os tipos de anáforas estudados, constatamos que houve preponderância no uso das anáforas diretas, destacando-se entre elas a anáfora direta correferencial co-significativa, com maior manifestação no uso das retomadas diretas por pronomi-nalizaçãoDissertação Referenciação anafórica :as anáforas não-correfereciais no livro didático da língua portuguesa(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-07-14) Diógenes, Lidiane de Morais; Passeggi, Luís álvaro Sgadari; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783922T2; ; http://lattes.cnpq.br/4674844318235214; Rodrigues, Maria das Graças Soares; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783941Y9; Souza, Gilton Sampaio de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708077H5Nos últimos anos, tem sido crescente o interesse pelos processos de referenciação, o que envolve um campo importante de estudos da Lingüística Textual e da Análise do Discurso. A existência de um número significativo de publicações, internacionais e nacionais, que aprofundam essa perspectiva, comprovam essa constatação. Dada a importância do livro didático, enquanto instrumento do professor em sala de aula, e a relevância dos processos de referenciação para a produção e compreensão de textos, entendemos que o estudo da articulação desses dois tópicos configura-se como um tema de pesquisa relevante, com conseqüências para a melhoria do ensino de Língua Portuguesa. Assim, pretendemos analisar as anáforas não-correferenciais em textos de um livro didático de Língua Portuguesa, da 5ª à 8ª séries, adotado em diversas escolas de Pau dos Ferros RN, considerando a freqüência, o gênero textual no qual se inserem, o tipo de anáfora e a forma de manifestação. Nosso trabalho configura-se em uma pesquisa documental, de cunho qualitativo. Concluímos que a anáfora indireta foi utilizada em mais da metade de todo o corpus da pesquisa. Vimos, ainda, que os gêneros literário e de imprensa não favorecem o emprego das anáforas rotuladora e metadiscursiva, por outro lado, quanto à anáfora indireta, podemos observar de maneira clara que esse tipo de anáfora é mais utilizado no gênero literário. No que diz respeito à forma de manifestação, constamos que, nas anáforas rotuladora e metadicursiva, é significativa a predominância de pronomes demonstrativos funcionando enquanto determinantes. Na anáfora indireta, verificamos que a maioria das ocorrências não apresenta determinante e que, para as anáforas que apresentam determinante, a maioria aparece sob a forma de artigos definidos e indefinidos. Acreditamos que esse trabalho possa contribuir para as atividades que envolvem questões relacionadas à produção e compreensão de textos, uma vez que os processos de referenciação estão intimamente relacionados a essas atividadesDissertação Modernismo e tradição da oralidade na poesia :uma leitura de Clã do jabuti, de Mário de Andrade, e Catimbó, de Ascenso Ferreira(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-21) Nunes, Ana Rosa de Mendonça; Araújo, Humberto Hermenegildo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766896J7; ; http://lattes.cnpq.br/0804305959944725; Silva, Márcia Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/1904168802083424; Lino, Joselita Bezerra da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4048330649545791; Fávero, Afonso Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784112H6Estudo sobre os livros Clã do jabuti, de Mário de Andrade, e Catimbó, de Ascenso Ferreira, publicados no ano de 1927. Dentro do contexto do Modernismo nos anos de 1920, evidencia-se a filiação dos poetas com as tendências literárias modernista e regionalista. Isso se confirma pelos elementos introduzidos em suas poesias, nas referidas obras, que trazem o sentido de brasilidade discutido na época, especificamente no momento pós-1924. Tais elementos se referem às marcas da oralidade que foram aproveitadas esteticamente nos referidos textos, no tocante à representação que possuem no âmbito da tradição da cultura popular brasileira. Nesse sentido, foi estabelecida uma relação entre a moderna literatura nacional e a tradição da cultura popular. Os textos observados mostram a diversidade cultural do país por meio de tais marcas, distinguindo-se pelo aspecto nacionalista de Mário de Andrade, em consonância com o projeto de nação idealizado, e pelo aspecto nacionalista/regionalista de Ascenso Ferreira, indo ao encontro de elementos nacionais e regionais. Sendo assim, Clã do jabuti é um repertório de todo o Brasil e representação da cultura nacional, de acordo com a brasilidade proposta a partir de 1924; e Catimbó é a cristalização poética, em tons de uma brasilidade mais nordestina, das particularidades da regiãoDissertação Cecília Meireles: mulher ao espelho, imaginário poético e metafísica do amor em Viagem e Mar Absoluto(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-08-31) Barreto, Laís Karla da Silva; Sousa, Ilza Matias de; ; http://lattes.cnpq.br/7642478670973822; ; http://lattes.cnpq.br/2003796585005455; Mello, Beliza áurea de Arruda; ; http://lattes.cnpq.br/3302760040087237; Fávero, Afonso Henrique; ; http://lattes.cnpq.br/8355092590266976Na florescência da modernidade brasileira, surge a poesia de Cecília Meireles, revelando a mulher que opta conscientemente pelo labor intelectual, pela especulação filosófica do amor e pela paixão de escrever. A leitura de sua obra representa um desafio à sensibilidade do estudioso da literatura. Nesta dissertação, tratamos desse trabalho em filigranas que a autora realiza. Situamo-nos nas obras Viagem e Mar absoluto como âncoras simbólicas de um discurso que nos remete à relação do poetar com o pensar. Insere-se, assim, essa poética ceciliana num modo filosófico platônico, trazendo elementos simbólicos, míticos, metafóricos capazes de remeter-nos às interpretações filosóficas do séc. XX, tal a heideggeriana que entende a poesia dentro do princípio do eterno jogo do ser, que é o da própria linguagem. Nossa preocupação fundamental foi trilhar os caminhos do erotismo filosófico e a busca da autora em transcender a rigidez dos limites entre o masculino e o feminino, lançando-se num imaginário poético cristão, reinterpretado neoplatonicamente. Expõem-se Mulher e Letras ao espelho, velando e desvelando marcas e traços identitários. Tal jogo especular ofereceu-nos elementos poéticos, estéticos e uma experiência ceciliana da linguagem do ser, desígnio da poesia mesma. Deste nosso empreendimento, que é também refletido e reflexivo, reunimos às Letras a Filosofia, ressaltando que ambas - de maneira diferente - nos deram acesso à construção dessa poesia em que fulguram a escritura, o ser e a natureza metaforizada, caracterizando a multiplicidade de sentidos e a pluralidade de vozes do presente e do passadoDissertação Linguagem e argumentação na produção escrita de vestibulandos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-09-08) Ramos, Milton Guilherme; Silva Neto, João Gomes da; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708857E2; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137009E6; Silveira, Maria Inez Matoso; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735049Y6; Costa, Marcos Antonio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798549T9Nesta dissertação, analisamos os processos argumentativos do texto escrito de vestibulandos, tendo, como corpus, redações do Concurso Vestibular da UFRN (Universidade Federal do Rio Grande do Norte). Realizamos a análise em vinte redações, coletadas na Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) no ano de 2005 e selecionadas de forma aleatória, tomando como suporte Perelman & Olbrechts- Tyteca (1999; 2002), Reboul (2004), Bakhtin (1992), Faraco (2003), Platão e Fiorim (2003) e Geraldi (1997), entre outros teóricos. Objetivamos investigar como o vestibulando usa as técnicas argumentativas em razão da construção da argumentação na prova do vestibular. Na análise do corpus, consideramos as técnicas argumentativas empregadas, sua correlação com a tese, os efeitos de sentido desejados pelos vestibulandos e o gênero do discurso solicitado, e isso nos revelou que na construção discursiva do texto argumentativo os vestibulandos recorreram com mais freqüência as seguintes técnicas argumentativas: o argumento pragmático, o argumento da definição, o argumento de comparação, o argumento da divisão, o argumento pelo exemplo, o argumento pelo modelo e o argumento de autoridade como meios de prova da tese defendida, mas ainda de forma não convencional, razão pela qual nos leva a crer que a escola, enquanto esfera da atividade humana, responsável pela educação e inserção do aprendiz no mundo letrado, tem um papel muito importante no que tange a criar condições para que o ensino de lingua portuguesa privilegie uma formação sistemática e explícita do conhecimento do funcionamento da língua e, de igual modo, das estratégias de construção do texto argumentativo para que o aprendiz possa desenvolver a competência comunicativa e se sentir mais seguro no ato da produção textualTese Das relações entre imaginário e poesia na obra de Orides Fontela: o regime diurno da imagem(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-09-18) Dantas, Márcio de Lima; Oliveira, Antônio Eduardo de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728558D0; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761743E7; Alves, José Helder Pinheiro; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794120A3; Lugarinho, Mário César; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723356E1; Fávero, Afonso Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784112H6O presente trabalho almeja essencialmente demonstrar como algumas estruturas antropológicas do imaginário, teorizadas pelo pensador francês Gilbert DURAND, projetaram-se de maneira notável na obra poética da poeta brasileira Orides FONTELA. Sobretudo nos será muito caro demonstrar de que forma ocorre essa projeção e vivificação através de uma imaginação que não apenas materializa alguns arquétipos fundamentais da imaginação humana mas busca organizá-los por meio de poemas originais na sua forma de apresentar o discurso poético, dando aqui uma contribuição diferente do discurso mítico ou religioso, lugares privilegiados, desde sempre, onde também se manifestam as funções simbólicasDissertação Murilo Rubião: enlaces eróticos, fantásticos e absurdos(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-10-31) Silva Júnior, Romão Inácio da; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3; ; Fávero, Afonso Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784112H6; Cavalcante, Ilane Ferreira; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4778176A6A presente dissertação tem o intuito de propor uma leitura redimensionada da literatura fantástica e, em especial, de seu maior representante brasileiro, o autor mineiro Murilo Rubião. De início com conceitos e associações quanto ao erotismo, partindo do mito de Eros e Psiquê e desenvolvendo relações com a teoria de Georges Bataille sobre o tema. Em seguida outras associações são feitas, com relação à própria literatura fantástica. A busca do reencontro com a essência deste gênero apresenta-se junto a exemplos do tradicional e do contemporâneo. Uma última associação é feita com o gênero absurdo. O homem contemporâneo como ser objeto e sua configuração representada no campo onírico das possibilidades. Ao final do trabalho, um post scriptum sugere uma leitura mais imersiva de contos na íntegra que surgiram fragmentados ao longo da dissertaçãoDissertação O hipertexto eletrônico de meio ambiente : estratégias de leitura e navegação(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-11-27) Burgos, Taciana de Lima; Silva, Olga Maria Tavares; ; http://lattes.cnpq.br/3654856659579727; ; Coelho, Maria das Graças Pinto; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4704292T6; Pimenta, Sônia de Almeida; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784628U6A incorporação da informática na escola levou alunos a utilizar a internet e os sítios virtuais como suportes de conteúdos de ensino/aprendizagem. Prática esta que desafiou os alunos a ler por meio de hipertextos eletrônicos. Assim, buscamos conhecer quais estratégias de leitura e navegação os alunos do 2° e 3° anos do ensino médio, utilizam quando lêem os hipertextos eletrônicos do sítio virtualwww.ambientebrasil.com.br. A investigação foi realizada na Escola Estadual Jerônimo Rosado em Mossoró-RN. Nosso cerne teórico foi fundamentado nas Tecnologias Digitais, no tocante às características estruturais do hipertexto eletrônico e sua navegação, na Lingüística Aplicada, sobre o ato de ler e na Cognição, sobre a interação do leitor com o texto e o uso de estratégias de leitura na virtualidade. Como metodologia utilizamos o estudo de caso, que permitiu a união dos dados coletados, com questionários qualitativos, observação direta e filmagem. A pesquisa evidenciou que a coerência semântica e arquitetura dos hiperlinks; a quantidade de hipertextos eletrônicos por página; o hábito de leitura em sítios virtuais e a adição de elementos multimídia ao hipertexto e hiperlinks regem o emprego de estratégias de leitura específicas, como representam obstáculo à leitura quando aplicados inadequadamenteTese Machado de Assis em contos :Uma constelação de partituras(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-08) Cunha, Auristela Crisanto da; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3; ; http://lattes.cnpq.br/6741361807595598; Fávero, Afonso Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784112H6; Lino, Joselita Bezerra da Silva; ; http://lattes.cnpq.br/4048330649545791; Scarpelli, Marli de Olvieira Fantini; ; http://lattes.cnpq.br/1443989482484875; Silva, Anazildo Vasconcelos da; ; http://lattes.cnpq.br/6097740660362435Este trabalho busca o empreendimento de uma (re)leitura dos contos Um homem célebre , Cantiga de esponsais , Terpsícore , Trio em lá menor , O machete e Marcha fúnebre do escritor fluminense Joaquim Maria Machado de Assis, procurando neles observar as manifestações de musicalidade, entendendo-se musicalidade sob o ponto de vista das teorias musicais contemporâneas, ou seja, como indicações de dinamicidade decorrentes do estímulo melopaico à apreensão das palavras e/ou imagens que se inscrevem no corpo estático da escrita a partir de procedimentos literários que transportam para o texto características próprias de outras artes como música, poesia, dança e teatro performáticos. Tais procedimentos, que se refletem na escritura como produto do repertório íntimo machadiano, acabam muitas vezes por favorecer, através da ficção, o delineamento do contexto musical do Rio de Janeiro do século XIX, bem como das implicações sociais que as transformações do cenário musical impunham à constituição da subjetividadeDissertação Tatuagem da palavra : educação sentimental do corpo no corpus poético de Maria Teresa Horta(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2006-12-14) Oliveira, Juliana Batista de; Sousa, Ilza Matias de; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785761A3; ; http://lattes.cnpq.br/9724340011382020; Fávero, Afonso Henrique; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784112H6; Souza, Francisca Zuleide Duarte de; ; http://lattes.cnpq.br/6581771727878518Esta pesquisa, ao passo que olha para o corpo e o enxerga tatuado pelos textos da cultura, do imaginário e do poder, através de um discurso que se inscreve nele, vem propor uma vertigem do olhar sobre o mesmo através da análise das obras: Poesia completa II, especificamente, Educação sentimental, e Novas cartas portuguesas. Tais obras transgressoras e performáticas são de Maria Teresa Horta (1937-), escritora portuguesa, a qual vem propor, ao nível de uma linguagem renovada, uma educação outra: uma educação sentimental, a qual nasce do elemento erótico. Partindo da desconstrução do olhar sobre o corpo marcado e denunciado através de Novas cartas portuguesas, e dos textos poéticos da obra Educação sentimental, bem como dos demais que vêm compor a obra Poesia completa II, Horta desmonta e remonta o corpo, re-significando a máscara signalética a qual nos envolve e envolve as nossas vivências. Além de propor a todos, homens e mulheres, tal re-significação dos modelos de comportamentos e práticas vigentes, a educação horteana vem possibilitar, através da performance, a construção de um espaço para a identidade feminina, livre da clausura do poder fálico. Uma nova identidade a qual possa envolver todas as características sagradas e profanas da mulher, descartando a lente cromática do pecado. A poética horteana surge então, como uma nova proposta do fazer literário