Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/24096
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 20 de 138
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Dissertação Gestão da informação: em pauta a relação egressos - curso de graduação como subsídio para o planejamento de ações de educação continuada(2017-08-11) Costa, João Vicente Rêgo; Moreira, Luciana de Albuquerque; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/7443257388251542; Abreu, Cynara Carvalho de; https://orcid.org/0000-0001-9903-6481; http://lattes.cnpq.br/4143877813860426; Paiva, Eliane Bezerra; Duarte, Emeide Nóbrega; https://orcid.org/0000-0003-2446-3125; http://lattes.cnpq.br/2292727379014867Esta pesquisa teve como objetivo identificar de que maneira acontece a interlocução entre o curso de graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN e os seus egressos, para o planejamento de atividades de educação continuada. A pesquisa, caracterizada como um estudo de caso, de abordagem mista, adotou o método quadripolar, o qual é recomendado para investigações científicas na área das Ciências Sociais Aplicadas. No tocante a revisão bibliográfica, considerou-se conceitos como gestão e mediação da informação e as várias vertentes da educação continuada, além de autores que estudaram a importância do relacionamento com os egressos para as Instituições de Ensino Superior. Almejando viabilizar uma proposta para o desenvolvimento de um canal de comunicação entre os gestores do curso de Engenharia de Produção da UFRN e seus egressos, para o planejamento de ações de educação continuada, a pesquisa utilizou duas técnicas de coleta de informações: o questionário eletrônico, para os egressos, e a entrevista, para os coordenadores da graduação e da pós-graduação, além do chefe do departamento de Engenharia de Produção. O questionário eletrônico obteve 27,78% de retorno, sendo os dados tratados por meio de análise descritiva, com o auxílio do editor de planilhas Microsoft Excel. Para a análise das entrevistas, utilizou-se o método de análise de conteúdo. Como resultados da pesquisa, observou-se de um modo geral, a potencialidade da construção de um canal para mediar a relação egressos-curso, tendo em vista que a maioria dos egressos se mostrou disposta a manter relacionamento com o curso, elegendo por meio das redes sociais a forma mais conveniente para a ocorrência dessa relação. Além disso, uma parte expressiva dos egressos demandou ações de educação continuada após a conclusão do curso, apontando a área das engenharias como a mais buscada. Nas entrevistas, os gestores destacaram a importância de se manter um relacionamento com os egressos, voltado para subsidiar decisões no tocante as ações do curso. Apesar disso, poucas são as ações de comunicação efetiva com os egressos e as existentes são operacionalizadas de forma precária. Diante disso, entende-se que este estudo possa contribuir para que a instituição desenvolva formas de contato mais efetivas com os seus egressos, não apenas no que diz respeito à educação continuada, mas em outras ações institucionais.Dissertação Gestão do conhecimento: análise e proposição de portfólio de ferramentas e práticas no Hospital Universitário Onofre Lopes(2017-08-16) Souza, Pedro da Rocha; Martins, Daniel de Araújo; http://lattes.cnpq.br/3834444250606399; http://lattes.cnpq.br/7261142889128142; Carvalho, Andrea Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; Correia, Suzanne Érica Nóbrega; https://orcid.org/0000-0003-3613-234X; http://lattes.cnpq.br/0431849242809370O uso de ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento produz impactos positivos para competitividade de organizações, assim como, podem contribuir, decisivamente, para que ocorram resultados financeiros favoráveis. Tais ferramentas podem potencializar o desempenho das organizações e melhorar seus resultados, demonstrando-se, muitas vezes, como fator crítico de sucesso para que uma organização se destaque no seu ambiente de atuação. Esta pesquisa teve como objetivo geral a análise da Gestão do Conhecimento adotada, atualmente, no HUOL, a fim de propor um portfólio de ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento adaptado às necessidades organizacionais da instituição. Para tanto, foram adotados como objetivos específicos: a identificação e descrição das ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento atualmente empregadas, bem como foi realizada análise quanto à aceitação e uso dessas técnicas, no cotidiano laboral de gestão no HUOL. Por fim, apresentou-se proposição de um portfólio de ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento adaptado às necessidades organizacionais da instituição pesquisada. Justifica-se pelo fato de não haver pesquisas nesse sentido, realizadas no âmbito deste hospital universitário, especialmente após as mudanças ocorridas em virtude da adesão à gestão EBSERH. A abordagem de pesquisa foi qualitativa, com enfoque descritivo no que se refere aos objetivos, sendo adotada a estratégia do estudo de caso. Como método de coleta de dados, no presente estudo foi utilizada entrevista com a alta administração da organização (superintendência, staff, gerentes e chefes de divisão). O roteiro de entrevista foi criado com base no levantamento realizado no referencial teórico, reconhecendo-se as ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento mais evidenciadas na literatura contemporânea sobre a temática. No processo de análise de dados, foi utilizada a técnica de análise de conteúdo preconizada por Bardin. Constatou-se que a Gestão do Conhecimento não é adotada sob perspectiva gerencial. Algumas ferramentas e práticas gerenciais podem ser consideradas práticas de gestão do conhecimento tais como: sistemas informatizados (MV, SIPAC, AGHU, SIGRH, SIG/EBSERH entre outros), fóruns com apoio de videoconferência, ferramentas para avaliação de competências gerenciais e inteligência empresarial, implícito nas ações de benchmarking. Ainda como resultado, recomenda-se a incorporação de algumas ferramentas e práticas de Gestão do Conhecimento, na consolidação de um portfólio formalmente deliberado para Gestão do Conhecimento dentro do HUOL. As ferramentas e práticas a serem adotadas são as seguintes: repositório institucional, fóruns presenciais do hospital combinados com a prática de lições aprendidas, uso de coaching e mentoring, e por fim o emprego de Gestão Eletrônica de Documentos.Dissertação Repositório Institucional da UFRN e Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA): proposta de interoperabilidade(2017-08-18) Marques, Clediane de Araújo Guedes; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016; http://lattes.cnpq.br/0209049212644809; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; http://orcid.org/0000-0002-8578-2018; http://lattes.cnpq.br/1151025937054810; Shintaku, Milton; http://lattes.cnpq.br/8605833104600600A interoperabilidade possibilita comunicação entre repositórios digitais de acesso aberto podendo facilitar e agilizar o depósito da produção nos repositórios. Nesse contexto, a partir da observação de duplicidade de depósito da produção científica armazenada no Repositório Institucional e no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, ambos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e da ausência de comunicação entre os sistemas, objetiva-se promover a interoperabilidade entre esses dois sistemas com vistas a imprimir visibilidade a produção científica dos membros da instituição. Com isso, partiu-se da hipótese que é possível tornar os sistemas interoperáveis. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes. A amostra de pesquisa foi composta por participantes diretamente envolvidos com os sistemas, visando uma coleta sistemática de dados. Nessa perspectiva, foram analisados os referidos sistemas, por meio da observação participante, bem como foram efetivadas entrevistas com os respectivos gestores, e realizado o grupo focal, com alguns sujeitos da pesquisa. A análise de conteúdo foi utilizada para categorizar e tratar as inferências e gerar os resultados. Dessa forma, a pesquisa demonstrou que, dos diversos tipos de documentos armazenados no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas, apenas as dissertações e teses dispõem de pré-requisitos que contribuem para a interoperabilidade. Sugere-se com base nisso, ações e um modelo que objetivam promover essa interoperabilidade.Dissertação Gestão ecológica da informação: um estudo aplicado à Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2017-08-24) Santana, Sandra Cristina de; Carvalho, Andrea Vasconcelos; https://orcid.org/0000-0001-6763-3716; http://lattes.cnpq.br/5678994663094158; http://lattes.cnpq.br/5438666719681134; Barbosa Neto, Pedro Alves; https://orcid.org/0000-0002-4741-5735; http://lattes.cnpq.br/7672865939553870; Duarte, Emeide Nóbrega; https://orcid.org/0000-0003-2446-3125; http://lattes.cnpq.br/2292727379014867A gestão da informação (GI) tem um papel de destaque em todos os tipos de organizações, incluindo as instituições de ensino superior. Esse destaque é oriundo da percepção da informação como recurso estratégico que resultou em mudanças significativas no comportamento informacional dos colaboradores e nas estruturas das organizações. Outros fatores contribuem para o uso da GI nas universidades, sobretudo quando se observa o crescimento e expansão das instituições de ensino superior federais, principalmente em decorrência da implantação do Plano de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o que resultou em impactos significativos em suas demandas, principalmente no gerenciamento de atividades administrativas e da sobrecarga de informações. Tais demandas exigem que as universidades utilizem ferramentas que melhor gerenciem a busca, a seleção, o tratamento, o armazenamento, o compartilhamento e o uso das informações, evidenciando práticas da gestão da informação com maior relevância. A situação-problema identificada na Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (PROGRAD/UFRN) foi como otimizar a gestão da informação do processo de cadastramento de ingressantes na unidade fazendo o uso da ferramenta eletrônica disponível? Este estudo justifica-se pela importância que a PROGRAD/UFRN tem para a instituição, em termos de número de usuários de seus serviços, volume de processos, atividades e documentos circulando em seu interior. Assim, objetiva-se, de modo geral, propor a otimização da gestão da informação de um processo estratégico da PROGRAD/UFRN. Especificamente objetiva-se: a) identificar pesquisas sobre modelos de GI aplicados em outras IES; b) caracterizar a gestão da informação na PROGRAD/UFRN, com base na abordagem ecológica da informação; c) mapear um processo estratégico existente na PROGRAD/UFRN com o propósito de otimizá-lo. Para alcançar tais objetivos desenvolveu-se um estudo de caráter qualitativo, de natureza aplicada, descritiva, tendo como estratégia de pesquisa, a pesquisa-ação. A pesquisa foi dividida em quatro etapas: diagnóstico da situação-problema, planejamento do estudo, intervenção e avaliação. Para obtenção de dados foram realizadas pesquisa bibliográfica, análise documental, aplicados questionários estruturados, realizadas entrevistas individuais semiestruturadas, organizados grupos focais e realizada observação participante. Os resultados obtidos indicam que a PROGRAD/UFRN vem empregando parcialmente os princípios da Ecologia da Informação em relação aos ambientes externo, organizacional e informacional, portanto a gestão da informação ainda não é integrada. Para otimizar a gestão da informação na unidade se faz necessário que as pessoas, sejam melhor consideradas quanto à produção, ao uso e ao compartilhamento das informações. A proposta de intervenção foi construída de forma colaborativa, implementada e avaliada, que subsidiou uma proposição mais consistente e ampla para a sua aplicação. Entende-se que o aprimoramento do processo estratégico de cadastramento de discentes ingressantes na instituição, fazendo uso da funcionalidade disponível no sistema acadêmico ainda perpassa por alguns óbices. Por fim, recomenda-se outros estudos que possam dar continuidade às pesquisas de ferramentas que possibilitem que a gestão da informação em organizações públicas, como na UFRN, torne-se um recurso estratégico para o alcance pleno da sua missão e de seus objetivos.Dissertação Gestão da informação no arquivo geral da UFRN: fluxo e tratamento dos processos de aposentadoria de 1965 a 2002(2017-08-25) Medeiros, Maria Luzinete de; Moreira, Luciana de Albuquerque; Oliveira, Margarida Maria Dias de; https://orcid.org/0000-0002-8542-4173; http://lattes.cnpq.br/5565266295414497; http://lattes.cnpq.br/9461909998413307; http://lattes.cnpq.br/5640757202868316; Oliveira, Eliane Braga de; http://lattes.cnpq.br/5810994575541911; Vechiato, Fernando Luiz; http://lattes.cnpq.br/1727550604163016Esta pesquisa investiga a Gestão da Informação e dos fluxos de informação no Arquivo Geral da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), tendo como recorte os processos de aposentadoria anteriores ao Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), criado em 2003. A fundamentação teórica trata da Gestão da Informação e dos fluxos de informação nas organizações, além do fluxo de informação no Arquivo Geral, por onde tramitam os processos de aposentadoria anteriores ao SIPAC. Aborda ainda modelos de fluxos e enfatiza a Lei de Acesso à Informação, de n. 12.527/2011, visto que todos os Arquivos Públicos devem atender a seus preceitos no que diz respeito à gestão documental arquivística, à tipologia documental, ao paradigma custodial e pós-custodial. Destaca a importância do tratamento, da conservação dos suportes de papel dos processos de aposentadoria danificados sob a guarda no Arquivo Geral. Na metodologia, utiliza abordagem qualitativa e a estratégia de pesquisa-ação. Para tanto, faz uso de instrumentos de coleta de dados como: pesquisa documental, observação participante e entrevista semiestruturada. Entre os sujeitos respondentes da pesquisa constam o primeiro diretor do Arquivo Geral, os servidores atuais do referido arquivo, alguns servidores do Departamento de Administração de Pessoal, além de um bolsista de apoio técnico que atua no Arquivo Geral. Para o tratamento dos dados, utiliza a análise de conteúdo, nesse sentido, foi elaborado um projeto piloto composto de 20 processos de aposentadoria sob a guarda do Arquivo Geral, no período de 1965 a 2002, os quais ainda não estão cadastrados no sistema SIPAC. Como resultado, para o tratamento e a conservação dos suportes, sugere aperfeiçoar o fluxo dessa documentação por meio da higienização, do cadastramento no SIPAC. Em relação ao acondicionamento, sugere um modelo de embalagem, preservando assim, os processos físicos.Dissertação Análise da gestão dos Programas de Pós-Graduação baseada no resultado da avaliação CAPES por meio da matriz importância-desempenho(2017-12-01) Rolim, Paulo Yvens Farias; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; Fernandes, Antonio Sérgio Araújo;Por contribuírem para a produção e a disseminação do conhecimento, os programas de pós-graduação se transformaram em fator estratégico para o desenvolvimento da sociedade brasileira. A avaliação, controle e gestão da pós-graduação no Brasil é promovida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e os programas que não possuem um plano estratégico formal desenvolvem suas ações baseadas no objetivo de cumprir com os requisitos do sistema de avaliação. O objetivo geral desta pesquisa é analisar o desempenho de 40 dos programas de pós-graduação stricto sensu na modalidade acadêmica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) por meio da utilização da Análise Importância-Desempenho (AID) conforme proposta por Martilla e James (1977) e Sever (2014). Para consecução deste objetivo, o mesmo foi dividido em três objetivos específicos, a saber: fazer a correlação entre os processos de uso estratégico da informação de Choo (2003) e os Fundamentos do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), desenvolver a matriz de importância-desempenho para cada programa de pós-graduação stricto sensu acadêmico avaliado ao longo dos dois últimos triênios de avaliação CAPES e identificar pontos fortes e oportunidades de melhoria no resultado consolidado de todas as avaliações CAPES dos programas de pós-graduação da UFRN apresentado pela matriz de importância-desempenho desenvolvida. A análise foi realizada à luz da teoria de Choo (2003) e do Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), projetando os resultados dos programas e apontando ações estratégias para criação de vantagem competitiva e melhoria do resultado geral da avaliação institucional. O estudo tem caráter descritivo, desenvolvido por meio de revisão bibliográfica e pesquisa documental. Foram analisados um total de 1.124 itens das avaliações trienais 2010 e 2013 da CAPES, coletados de 80 fichas de avaliações de programas de pós-graduação, dos quais foram levantados o peso (importância) e a avaliação (desempenho) atribuída aos mesmos. O resultado da pesquisa é o diagnóstico geral da performance dos programas, identificando os itens cruciais relacionados com as forças e oportunidades de melhoria observados no resultado da avaliação dos programas de pós-graduação da UFRN.Dissertação Construção, aplicação e avaliação de um instrumento de coleta de informações como ferramenta de apoio à elaboração dos relatórios anuais da Escola de Saúde da UFRN(2017-12-08) Timóteo, Ana Flávia de Souza; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; ; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; Pinho Neto, Júlio Afonso Sá de;A Gestão da Informação (GI) é um conjunto estruturado de atividades que espelha a forma pela qual uma organização captura, distribui e usa informação e conhecimento. No entanto, observa-se que apesar dos esforços, ainda ocorre nas instituições públicas, como a Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, uma carência da dinâmica informacional que venha atender às necessidades institucionais na preservação de dados importantes para o seu cotidiano e sua história, o que remete à exigência de criação, adaptação ou implantação de modelos e instrumentos que deem suporte aos mecanismos de coleta para a produção de relatórios, avaliação e informação institucional. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo contribuir com a Assessoria de Planejamento e Avaliação da Escola de Saúde, na construção, aplicação e avaliação de um instrumento de coleta de informações, como ferramenta de apoio à elaboração dos relatórios anuais da instituição. A metodologia utilizada corresponde à pesquisa-ação, a qual proporciona ações conjuntas entre pesquisador e participantes. Participaram da pesquisa os representantes dos setores envolvidos na produção dos relatórios. A coleta dos dados se deu através de reuniões com os participantes, análises de documentos institucionais e dos sistemas gerenciais, com vistas à identificação das informações necessárias para elaboração dos relatórios, bem como suas fontes, o que resultou na elaboração de um instrumento de coleta de informações e a construção de um site para organização e disponibilização das mesmas. Dessa forma, este estudo trouxe elementos para ampliar os conhecimentos relacionados a GI, adequando os processos de trabalho, aproximando-os à modelos ideais de gerenciamento de informações e para o estabelecimento de uma política de informação para a Escola de Saúde.Dissertação Subsídios para a construção de uma política de informação: estudo de caso aplicado a uma instituição pública de ensino superior(2017-12-13) Costa, Gilvan Bernardo da; Barbosa Neto, Pedro Alves; ; ; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; Garcia, Joana Coeli Ribeiro;A pesquisa tem como objetivo apresentar subsídios para a construção de uma política de informação em uma IFES. Para tanto outros objetivos foram delineados visando alcançar o intuito pretendido. Inicialmente mapeamos e descrevemos o gerenciamento da informação e identificamos as principais políticas implementadas na instituição. Em seguida identificamos e descrevemos o regime de informação, e a partir daí, pudemos verificar a gestão da informação no que se refere ao cumprimento da Lei de Acesso à Informação, por meio do diagnóstico da instituição. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo exploratório e descritivo de abordagem qualitativa e tendo como estratégia o estudo de caso. Para tanto utilizamos diversos outros procedimentos tais como a revisão da literatura sobre políticas de informação, regime de informação, gestão da informação e políticas públicas de informação com ênfase na Lei de Acesso à Informação. Realizamos também pesquisa de campo junto aos principais gestores da área objeto do estudo, por meio de entrevista semi-estruturada, observação direta não participante, consulta e análise dos documentos e instrumentos normativos, bem como pesquisa ao web site da instituição. Consultamos ainda os anais do ENANCIB e ENANPAD dos últimos três anos, bem como revistas especializadas no assunto. Com isso foi possível concluir que a instituição pesquisada possui uma boa estrutura regulamentar de gestão da informação, possui um regime próprio de informação, e está preparada para atender em parte o que determina a LAI. Observamos também que existem dificuldades que comprometem a instituição de uma política, mas que é necessário, o que resta claro e evidente no estudo. Existe notoriamente a necessidade de concepção, elaboração e institucionalização de uma política de informação, que envolva os formuladores das diretrizes e políticas gerais da instituição, o que não identificamos na pesquisa.Dissertação Fatores influenciadores da satisfação de gestores e secretários com o uso de relatórios gerenciais: um estudo em uma Universidade Pública(2018-06-25) Dantas, Niomar Christina de Farias; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; ; Vechiato, Fernando Luiz; ; Nassif, Mônica Erichsen;Essa pesquisa tem como objetivo analisar os fatores que influenciam a satisfação dos gestores e secretários com o uso do extrato orçamentário, um dos relatórios emitidos pelo Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A metodologia utilizada tem abordagem predominantemente quantitativa, por meio de levantamento de dados. Como instrumento de coleta de dados, foi utilizado um questionário com 34 questões fechadas e uma pergunta aberta. Tendo como base um modelo teórico de satisfação do usuário de sistemas de informação, e após o pré-teste, esse instrumento foi aplicado em uma amostra da pesquisa de 79 gestores e secretários pertencentes aos departamentos acadêmicos localizados no Campus Central da UFRN, o que corresponde a 48% do universo. A análise dos dados foi feita por meio de estatísticas descritiva e inferencial, em especial, a análise de componentes principais e a regressão múltipla. Para a análise do conteúdo das respostas à pergunta aberta, foi utilizada a nuvem de palavras. Dentre os resultados obtidos, verificou-se que 30,8% da amostra utilizam o relatório ao menos uma vez por mês e 28,2% nunca utilizaram o relatório. Foi confirmado que, em sua maioria, os respondentes se encontram parcialmente satisfeitos com os fatores que influenciam a satisfação. Foi evidenciado que os fatores que tiveram maior influência sobre a satisfação foram a facilidade de uso e o formato do relatório. Na análise da nuvem de palavras, duas sugestões foram mais proeminentes: a solicitação de curso de capacitação e o incremento de melhorias para minimizar a dificuldade de entendimento das informações contidas no relatório. Como forma de abranger os pontos críticos do relatório levantados nessa pesquisa, propõe-se a oferta de um curso de capacitação, buscando esclarecer os fatores que mais impactam a satisfação do usuário desse sistema de informação.Dissertação Gestão da Informação no Laboratório de Acessibilidade da Biblioteca Central Zila Mamede: avaliação do fluxo de produção de materiais informacionais acessíveis na UFRN(2018-07-06) Guerra, Érica Simony Fernandes de Melo; Vechiato, Fernando Luiz; ; ; Silva, Bruno Santana da; ; Lima, Izabel França de;A pesquisa tem o objetivo de avaliar o fluxo informacional do processo de produção informacional acessível do Laboratório de Acessibilidade (LA) da Biblioteca Central Zila Mamede/UFRN, considerando a opinião da equipe do LA, docentes e discentes com Necessidade Educacionais Específicas atendidos pelo setor. A produção de informação acessível no LA é considerada um processo organizacional e como tal é formado por fluxos informacionais que sustentam e dão vida a todas as atividades do processo. O estudo partiu da premissa que barreiras presentes no fluxo informacional do processo, interferem diretamente na produção da informação acessível, reverberando no não atendimento às necessidades informacionais dos discentes com limitações e/ou dificuldades na leitura impressa, assistidos pelo LA. Trata-se de uma pesquisa de natureza aplicada, de caráter descritivo e exploratório que se caracterizou como um estudo misto, com abordagem de investigação de estratégias de estudo de caso e levantamento. De abordagem quanti-qualitativa, a pesquisa utilizou como instrumentos para a coleta dos dados um questionário semi-estruturado, a observação participante e discursões por meio de Grupo Focal. A análise dos dados utilizou-se da técnica da triangulação de dados. Os resultados apontaram para o fato do conhecimento do funcionamento do fluxo ter alcançado um grau satisfatório, e detectou o LA e a CAENE como agentes principais de divulgação. Os entraves com maior incidência no fluxo detectados foram relacionados a: fatores intrapessoais, em sua maioria ligados à motivação do indivíduo participante do fluxo; fatores interpessoais relacionados às características do emissor da informação, à má comunicação, ao mau uso das tecnologias e à motivação do indivíduo; e ao tempo de resposta no atendimento das demandas no fluxo, que não alcançou um nível de excelência. Quanto ao comportamento informacional, foram detectadas as necessidades informacionais dos três atores do fluxo, e estas estavam relacionadas em grande parte à divulgação de datas e prazos, ao encaminhamento de material informacional e à melhor divulgação. Os resultados apontaram para um atendimento das necessidades informacionais com um grau de excelência, onde estas, em sua maioria, sempre foram atendidas. Porém quanto ao nível de satisfação do funcionamento do fluxo foi alcançada em uma escala de grau de satisfação, que vai de 0 a 10, uma nota 6,3. Foram sugeridas algumas recomendações para se sanar os entraves detectados, tais como uma proposta de modificação no módulo docente no SIGAA, uma proposta da criação de um tutorial eletrônico institucional de produção de informação acessível, e um novo desenho do fluxo.Dissertação Um framework de design thinking para a transferência de conhecimento no âmbito da gestão da inovação(2018-08-20) Nascimento, Rodrigo Romão do; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; ; Perales, Wattson José Saenz; ; Vianna, William Barbosa;Apresenta um framework baseado no Design Thinking para promover a transferência de conhecimento no âmbito da Gestão da Inovação, o qual foi concebido para aplicação no Centro Multiusuário de Bioinformática (BioME) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A construção do framework tem como fundamentação teórica a Tríplice Hélice, a Gestão do Conhecimento, a Gestão da Inovação e o Design Thinking. O modelo da Tríplice Hélice situa a universidade como principal agente da transferência do conhecimento para a inovação, logo, a reflexão sobre a Gestão do Conhecimento e a Gestão da Inovação se mostra necessária para analisar os pontos de convergência entre os seus respectivos objetos de estudo: conhecimento e inovação. O Design Thinking, por sua vez, oferece uma abordagem que objetiva a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, buscando a inovação por meio da transferência de conhecimentos. Nesse sentido, o objetivo geral desta pesquisa foi: propor e validar um framework de inovação baseado no Design Thinking para fomentar a transferência do conhecimento no BioME/UFRN. Os objetivos específicos foram: i) caracterizar, por meio de uma revisão de literatura, a interação Universidade-Empresa como contexto da transferência do conhecimento; ii) estruturar um processo de Design Thinking fundamentado na literatura e aplicável ao BioME; iii) legitimar, junto aos especialistas locais, a adequação do framework ao processo de criação de um produto/serviço de sucesso do BioME e; iv) validar institucionalmente o framework perante a coordenação do BioME. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa e, quanto aos objetivos, tem finalidade exploratória. Os procedimentos metodológicos foram estruturados pelo método Design Research Methodology (DRM), apresentando as estratégias para cada objetivo da pesquisa. O aprofundamento feito durante a revisão de literatura permitiu ao pesquisador desenvolver um processo de Design Thinking e formata-lo dentro de um framework combinado com outros elementos associados a métodos de inovação. A legitimação do framework ao processo de criação de produtos/serviços do BioME, bem como a validação institucional junto aos especialistas locais, foram realizadas por meio de entrevistas individuais e de um grupo focal, respectivamente. Na discussão dos resultados se demonstra que o framework, originalmente produzido, passou por modificações provenientes tanto da análise das entrevistas, como também do grupo focal. O objetivo geral foi atingido e o construto final do framework – adotado institucionalmente pelo BioME - foi composto por cinco etapas: problematização; definição; ideação; prototipação e/ou teste; e realização. Nas considerações finais foi apontado que o framework poderá ser usado tanto para orientar quanto para gerenciar o processo de inovação dessa organização.Dissertação Fluxo informacional do acompanhamento do estágio supervisionado não obrigatório no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte(2018-08-31) Rocha, Teresinha Pereira da; Barbosa Neto, Pedro Alves; ; ; Silva, Lenina Lopes Soares; ; Moreira, Luciana de Albuquerque;O estágio supervisionado não obrigatório é uma atividade que faz parte da formação profissional de muitos alunos de graduação e requer o acompanhamento por parte dos professores orientadores da instituição de ensino. As informações provenientes desse acompanhamento podem ser aproveitadas para decisões no âmbito do curso. A partir da observação de poucas informações acessíveis na coordenação do curso de Pedagogia presencial com o acompanhamento dessa atividade, buscou-se, nesta pesquisa, estabelecer um fluxo informacional do acompanhamento do estágio supervisionado não obrigatório, inserido no contexto de uma Política da Informação. Para isso, foram definidos os objetivos específicos: caracterizar os professores orientadores do estágio não obrigatório, descrever como os professores orientadores realizam as etapas do fluxo de acompanhamento do estágio não obrigatório e identificar, junto aos sujeitos da pesquisa, elementos de melhoria para o fluxo de informações no contexto de uma política de informação. Trata-se de uma pesquisa aplicada, com abordagem qualitativa e classificada como descritiva. O método de investigação adotado foi o estruturalista, partindo de um fenômeno existente, que é o acompanhamento do estágio não obrigatório, com a pretensão de construir um modelo a partir de vivências e perspectivas dos próprios sujeitos, possível de ser concretamente aplicável. Os sujeitos do estudo foram professores orientadores do curso de Pedagogia presencial, supervisores de instituições concedentes e alunos com experiência em estágio não obrigatório, definidos por amostragem não probabilística, por conveniência. Como técnica de coleta de dados adotou-se entrevista semiestruturada. Os dados coletados com a realização de 31 entrevistas foram analisados com base na Análise de Conteúdo, alcançando oito categorias finais. A pesquisa confirmou a necessidade de um novo modelo de fluxo informacional para suprir todas as necessidades de informação dos professores orientadores. Assim, foi elaborada uma proposta de fluxo de informações do acompanhamento do estágio não obrigatório, baseado no modelo de Beal (2004). Sugere-se esse fluxo como parte de uma resolução, inserida, portanto, em um instrumento de Política da Informação, para implantação na coordenação do curso.Dissertação Gestão informacional no processo de celebração de convênios entre uma universidade e uma fundação de apoio: o caso da UFERSA e da Fundação Guimarães Duque(2018-10-01) Souza, Iara Kateucha Fernandes de; Perales, Wattson José Saenz; ; ; Oliveira, Agostinha Mafalda Barra de; ; Barbosa Neto, Pedro Alves;O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar como uma universidade federal realiza a gestão informacional do processo de celebração de convênio com a sua fundação de apoio. Por compreender a gestão da informação como um processo, utilizou-se da metodologia de mapeamento com fluxogramas associada com um levantamento minucioso das necessidades informacionais e dos requisitos legais. Admite-se que a GI pode ser compreendida através de quatro etapas: as necessidades e requisitos informacionais, a busca/aquisição da informação, a forma de distribuí-la, bem como, a compreensão do uso. Adota-se como base teórica a gestão da informação, o fluxo informacional, a gestão de processos e o ambiente da gestão pública. Para alcançar os objetivos, foi utilizada uma abordagem qualitativa, classificando-se como uma pesquisa de cunho descritivoexploratório. Estrategicamente fez-se uso da metodologia de estudo de caso intencional, haja vista que a pesquisa foi desenvolvida na UFERSA. Trata-se de uma pesquisa aplicada, já que os resultados obtidos poderão ser utilizados para a melhoria ou implementação de soluções para problemas específicos das instituições. Os resultados alcançados na pesquisa culminaram no desenvolvimento de produtos informacionais como proposição de parecer da unidade acadêmica, modelo de certidão de aprovação no colegiado, parecer da próreitora e check list para a fundação de apoio, bem como proposição de melhoria nos modelos de plano de trabalho, da minuta de termo de convênio e no check list já adotado pela UFERSA com o intuito de melhorar o processo já existente.Dissertação Implantação de campos e propostas de gerenciamento da coleção de etnologia do Museu Câmara Cascudo/UFRN no Sistema ACERVUS/UFRN(2018-10-31) Medeiros, Jailma da Silva; Moreira, Luciana de Albuquerque; ; ; Ramos, Everardo Araújo; ; Padilha, Renata Cardozo;Este trabalho consiste numa pesquisa sobre gestão de coleções museológicas. O objetivo foi implementar campos no Sistema ACERVUS para catalogar a Coleção de Etnologia do Museu Câmara Cascudo (MCC) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Também foram sugeridos outros processos que permitam um gerenciamento adequado deste patrimônio. Para isto, ancorou-se principalmente em normas e políticas museológicas. O Sistema ACERVUS foi desenvolvido pela Superintendência de Informática da UFRN e possibilita a inclusão de campos conforme a necessidade de cada coleção. Para que estas intervenções estejam em consonância com as exigências da Gestão da Informação e os princípios museológicos, as seguintes ações foram realizadas: análise das legislações, diretrizes e normas relacionadas a estas temáticas; levantamento documental e do fluxo da Coleção de Etnologia do MCC e a realização de entrevistas no formato de grupo focal. A intenção foi discutir as necessidades informacionais e, assim, poder contribuir de forma mais assertiva para a melhoria do Sistema ACERVUS. Estes procedimentos foram norteados pela metodologia da pesquisa-ação. Neste método, o pesquisador é concomitantemente participante da pesquisa e, por sua vez, busca resolver ou esclarecer problemas propostos na situação observada. Como sustentação teórica, foram pesquisados autores que versam sobre Gestão da informação, Sistemas de informação e Gestão de coleções. A principal dificuldade encontrada neste trabalho foi o fato de que todos os objetos deste estudo estavam em fase de implantação, reestruturação ou transformação. Como resultados, os campos no Sistema ACERVUS para a catalogação da Coleção de Etnologia do MCC foram efetivamente criados. Também foram apresentadas propostas que possibilitem o gerenciamento de coleções conforme recomendações do Comitê Internacional de Documentação do Conselho Internacional de Museus. Espera-se que esta pesquisa contribua para dar maior acessibilidade aos acervos da UFRN.Dissertação Avaliação da etapa de solicitação de material informacional no processo de compras no SIPAC: um estudo de usabilidade na perspectiva dos docentes do CCSA/UFRN(2018-11-23) Guedes, Shirley de Carvalho; Vitullo, Nadia Aurora Vanti; ; ; Vechiato, Fernando Luiz; ; Silva, Jonathas Luiz Carvalho;Apresenta os resultados da avaliação da usabilidade do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC), com ênfase no cadastro de solicitação de compras de material informacional, na perspectiva dos docentes do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Sendo o SIPAC o sistema de informação gerencial utilizado para operacionalizar o processo de compras de material informacional do Sistema de Bibliotecas (SISBI), ele deve ser desenvolvido com a finalidade de atender às necessidades dos usuários, além de seguir os princípios de usabilidade. Assim, quais as possíveis contribuições para melhoria das práticas de usabilidade do SIPAC na UFRN? O alicerce teórico foi construído com base na gestão de coleções, na usabilidade e arquitetura da informação e, no comportamento informacional dos usuários. Tratou-se de um estudo quali-quantitativo, descritivo de caso. A coleta de dados se deu a partir de três instrumentos: um questionário; um teste de usabilidade, associado à técnica do protocolo verbal; e uma entrevista semiestruturada, aplicada à amostra de 12 docentes obtidos por meio da técnica de amostragem não probabilística por conveniência. Para a análise, adotou-se a triangulação dos instrumentos e utilizou-se a estatística básica e a análise de conteúdo com o auxílio do software Iramuteq. Os resultados apontam para barreiras de usabilidade que não auxiliam na realização da tarefa. São elas: a localização do link de acesso à tela de cadastro; a ausência de informação para realizar o cadastro de um novo material informacional, incluindo a falta de organização das informações; e finalmente a linguagem e a ausência de informações no campo do número de ISBN. Como consequência da dificuldade dos docentes de transpor as barreiras de usabilidade e ao tempo demandado para realizar a tarefa, eles não se sentem satisfeitos com a atividade. Considera-se que, a pouca familiaridade com o SIPAC e as dificuldades percebidas contribuem para a insatisfação dos docentes em relação ao sistema e conduza-os a não participar do processo de compras. Espera-se que o resultado da avaliação da usabilidade possa auxiliar no desenvolvimento de uma proposta de redesenho do sistema, que o torne mais fácil e intuitivo na realização do cadastro de solicitação de material informacionalDissertação Estudo de usuários da informação nas redes sociais na internet: uma etnografia virtual na fanpage do TVU notícias(2018-12-12) Nogueira, Jamille Michele Xavier; Maia, Kenia Beatriz Ferreira; ; ; Carrera, Fernanda Ariane Silva; ; Moreira, Luciana de Albuquerque;Essa dissertação tem o objetivo de fazer um estudo de usuários da informação a partir de bases teóricas presentes no conceito do comportamento informacional e de práticas informacionais. Essas duas perspectivas se sustentam, respectivamente, nos paradigmas cognitivo e social da Ciência da Informação. Caracteriza-se como uma pesquisa qualitativa e descritiva, na qual se aplica a técnica da etnografia virtual, amparada pelos instrumentos da observação participante, entrevistas semiestruturadas e levantamento de dados estatísticos. O campo empírico é a fanpage do TVU Notícias no Facebook, considerando que os usuários da informação se fazem cada vez mais presentes nesses ambientes não-físicos. Dessa forma, teve-se como objetivo analisar os aspectos relacionados ao comportamento informacional, além de evidenciar elementos das ações dos usuários da informação que condizem com a abordagem socioconstrutivista, emergente como terceiro paradigma dos estudos de usuários no campo da Ciência da Informação. Os resultados da investigação foram analisados a partir da análise categorial de conteúdo, conforme Bardin. Foram elencadas quatro categorias finais, condizentes com elementos do comportamento e das práticas informacionais: reconhecimento da necessidade de informação, busca da informação, uso da informação, além da interação dos usuários. Como resultados têm-se que os usuários utilizam a fanpage como fonte de informação, o que é proporcionado especialmente pela característica da convergência na rede social na internet. A relação dos sujeitos com a informação não ocorre sempre devido a uma necessidade explícita ou um estado anômalo de conhecimento. Em muitos casos, não há um problema a se resolver. Consequementemente, o usuário não faz uma busca efetiva de informação para solucionar um problema específico. Entende-se que o ambiente estudado se faz interativo e o sujeito pode se deparar casualmente com a informação ou buscá-la por simples prazer ou curiosidade. Além disso, foi evidenciado o elemento sociabilidade como fundamental nessa relação usuário-informação e na construção do conhecimento. Por fim, esboçou-se algumas recomendações de aplicabilidade das constatações para melhorias e adequações na fanpage do TVU Notícias.Dissertação Gerenciando a informação em busca de melhorias no processo de planejamento estratégico: um estudo de caso na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)(2018-12-20) Ferreira, Cláudia Varela; Perales, Wattson José Saenz; ; ; Duarte, Emeide Nóbrega; ; Vechiato, Fernando Luiz;Presente nos ambientes sociais e organizacionais, a informação vem crescendo em volume e importância nas últimas décadas após a sua associação às TIC e a sua valoração estratégica para as organizações. Em meio a atual situação política e econômica que gera incertezas ao funcionamento das IFES, essa pesquisa, cuja natureza é qualitativa, utilizou a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como objeto de estudo de caso, para analisar a eficácia do seu processo de planejamento estratégico. Partindo do pressuposto de que havia falta de integração na UFRN, objetivou-se encontrar maneiras de gerenciar a informação no processo de planejamento, para favorecer a sua integração e, consequentemente, melhorar o aproveitamento dos seus recursos e alcance dos objetivos institucionais. Para atingir os objetivos desse estudo, foram utilizados como métodos para a coleta dos dados, a entrevista semiestruturada, a análise documental e a pesquisa bibliográfica. Os dados coletados foram submetidos a análise de conteúdo e revelaram aspectos do processo de planejamento estratégico que confirmaram a falta de integração organizacional. Detectou-se que o fluxo informacional apresenta lacunas e os produtos gerados no processo (planos) não agregam valor à instituição. Apresentou-se como sugestões para resolver o problema sob a ótica do gerenciamento da informação: a apropriação efetiva das atividades de planejamento pela equipe responsável; sensibilização e capacitação gerencial dos participantes do processo e mapeamento do processo de planejamento estratégico.Produto Educacional Proposta de ações para competência em informação no uso do Portal de Periódicos da CAPES(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2019) Lopes, Ana Cristina da Silva; Vechiato, Fernando LuizEsse material é o produto final da dissertação apresentada ao Programa de Pós-graduação em Gestão da Informação e do Conhecimento, da Uiversidade Federal do Rio Grande do Norte, com o título “Proposta de ações para competência em informação no uso do Portal de Periódicos da CAPES”. Resultado de uma pesquisa aplicada junto aos alunos de graduação da área da Saúde da UFRN, para identificar o comportamento de busca de informação dos alunos, visando estabelecer parâmetros para desenvolvimento de ações de competência em informação com ênfase no uso do Portal de Periódicos da CAPESDissertação Implantação de sistemas de informação em saúde: uma análise da aceitação e uso na divisão de saúde da Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte(2019-02-22) Silva, Josimeire Kalina Peixoto da; Martins, Daniel de Araújo; ; ; Ramos, Anatalia Saraiva Martins; ; Silva Filho, Roosevelt Bezerra da;Os sistemas de informação são ferramentas relevantes para gerenciar as informações necessárias para o processo de planejamento e tomada de decisão das organizações. No espaço das instituições de saúde, essa ferramenta vem colaborando no fortalecimento da gestão em saúde e para garantir a disponibilização de serviços mais eficientes e eficazes. Mas no processo de implantação dos sistemas, vários fatores podem contribuir para o seu sucesso ou fracasso. A respeito disso, alguns modelos teóricos buscam explicar o sucesso na adoção de sistemas de informação, analisando a aceitação e o uso de tecnologias pelos usuários, dentre esses, destacase a Teoria de Aceitação e Uso – TAM e suas versões. Diante dessa configuração, este estudo tem por objetivo, de modo geral, analisar como está caracterizada a aceitação e uso do sistema de informação implantado na Divisão de Saúde e Bem-estar da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Norte pelos usuários finais. O percurso metodológico utilizado nesta pesquisa tem por base uma abordagem mista e descritiva. Para a coleta de dados, faz uso de questionários, com questões abertas e fechadas, aplicados com os usuários finais do sistema implantado para captar as suas percepções no que diz respeito ao uso e aceitação do sistema. Também foram utilizadas entrevistas semiestruturadas com a equipe de tecnologia da informação responsável pelo sistema para identificar pontos críticos do processo de adoção do sistema. Analisa os dados a partir de estatística descritiva para tratar os aspectos quantitativos e da análise de conteúdo de Bardin para explorar os dados qualitativos. Os resultados encontrados apontaram que o sistema em questão é bem aceito pela maioria dos usuários, mas que apresenta falhas técnicas que precisam ser revertidas. Os fatores críticos que inibiram o sucesso do sistema foram indicados por falhas na infraestrutura, declínio do apoio dos gerentes, problemas na estrutura do sistema e a resistência de alguns usuários em aceitar e utilizar o sistema diariamente. Em contrapartida, a utilidade percebida, a colaboração de alguns usuários e o apoio dos gestores promoveram o êxito do sistema. As estratégias sugeridas para superar as limitações destacadas são a Gestão de Mudanças, diálogo entre todos os atores envolvidos nesse processo, mais apoio dos gerentes, adequações do sistema para facilitar o seu uso e a realização de treinamentos. Assim, ressalta-se que esse estudo contribui para ampliar o debate sobre o uso de sistemas de informação em saúde e poderá colaborar para o aperfeiçoamento do sistema de implantado na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte.Dissertação Auditoria de inteligência para a gestão de coleções na biblioteca da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte(2019-02-22) Oliveira, Andriê Bezerra de; Carvalho, Andrea Vasconcelos; ; ; Moreira, Luciana de Albuquerque; ; Vianna, William Barbosa;A Gestão da Informação contribui para otimizar o fluxo informacional de acordo com as demandas e requisitos informacionais da organização. No ambiente de bibliotecas, a Gestão da Informação se realiza mediante a Gestão de Coleções, que visa administrar o ciclo de vida dos itens nas coleções para torná-los mais acessíveis. Neste panorama, a Auditoria de Inteligência, que se caracteriza como um tipo de Auditoria de Ativos Informacionais, oferece o ferramental operacional para avaliar o gerenciamento dos ativos informacionais, seus componentes, bem como a relação com o entorno, oferecendo subsídios para seu aperfeiçoamento. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo principal auditar a Gestão da Informação na Biblioteca Deputado Márcio Marinho, categorizada, teoricamente, como uma Biblioteca Parlamentar,que faz parte da estrutura da Escola da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (EALRN). Os objetivos específicos são: a) analisar a adequação do acervo às necessidades informacionais dos usuários e às da organização mantenedora; b) identificar pontos fortes e fracos da gestão da coleção; c) verificar se os objetivos da biblioteca estão sendo alcançados; d) propor recomendações que contribuam para o estabelecimento de uma política de Gestão de Coleções. A metodologia baseia-se no modelo de Auditoria de Inteligência da autora Carvalho, A. (2010), que audita e relaciona aspectos internos e externos para uma avaliação holística organizacional, neste caso adaptado à biblioteca no setor público legislativo. Os instrumentos de coleta adotados foram: questionário, entrevista semiestruturada, observação e pesquisa documental. A análise dos dados é baseada na estatística descritiva e na análise de conteúdo. As etapas do estudo foram: a) análise do entorno, englobando os interesses dos usuários da biblioteca e fatores ambientais que influenciam na atuação da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte; b) análise interna da organização mantenedora (EALRN); c) análise do ambiente informacional da Biblioteca e da Gestão da Coleção; d) análise transversal de todos os planos estudados,inter-relacionando os aspectos auditados e apontando as constatações e recomendações para aperfeiçoar a gestão da coleção da biblioteca. Os resultados obtidos demonstram que a Gestão da Informação nesta biblioteca está incompleta e precisa compreender melhor seu entorno, corrigir a gestão de seus recursos informacionais, bem como, conhecer sua rede de atores e diversificar seus canais de comunicação para melhorar o índice de satisfação de seus usuários.