PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática
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Navegando PPECM - Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática por Assunto "CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICA"
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Dissertação Interlocuções entre a alfabetização química do ensino médio e os objetos de conhecimento em livros didáticos das ciências da natureza do PNLD 2021(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-02-19) Rodrigues, Ângela Daiane de Lima; Dantas, Josivânia Marisa; https://orcid.org/0000-0002-9636-4698; http://lattes.cnpq.br/6685565063970044; https://orcid.org/0009-0006-3168-1189; http://lattes.cnpq.br/3274430748073129; Carvalho, Rozicleide Bezerra de; Firme, Ruth do NascimentoA pesquisa teve como objetivo investigar como os livros didáticos de Ciências da Natureza aprovados no Guia Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2021 apresentam os conteúdos conceituais e elementos constitutivos que favorecem o desenvolvimento da Alfabetização Química, considerando os documentos referenciais da Educação Básica, BNCC e LDB, mediante o contexto de Reforma do Ensino Médio brasileiro. Portanto, para esse fim, partiu-se do seguinte problema de pesquisa: Como os conteúdos conceituais presentes em livros didáticos aprovados pelo PNLD 2021, correspondente a coleção Multiversos Ciências da Natureza, que possuem por base a LDB Nº 9.394/1996 e BNCC (Brasil, 2018), influenciam a Alfabetização Química no estado do Rio Grande do Norte? O estudo, de caráter qualitativo, fundamentado em Stake (2011), utilizou como método analítico a Análise de Conteúdo de Bardin (2011), em seis volumes da coleção “Multiversos – Ciências da Natureza”. Para a análise, foram adotadas quatro dimensões principais com base na literatura que versa sobre Alfabetização Química: i) Aspectos da Natureza da Ciência em Química; ii) Química no Cotidiano; iii) Conhecimentos da Natureza da Matéria; iv) Habilidades de Aprendizagem de Ordem Superior (Shwartz et al., 2004, 2005, 2006, 2013). A partir da análise dos livros didáticos da coleção supracitada, foram catalogados 29 conceitos de Química, neles verificamos que essas dimensões são abordadas ao longo dos conteúdos conceituais, boxes e fontes complementares. Considerando nossos referenciais e a análise realizada, concluímos que a coleção não dispõe de um suporte amplo para o desenvolvimento de uma Alfabetização Química que estimule a análise crítica e a resolução de problemas, fundamentais para a compreensão de conceitos químicos intrínsecos/presentes nas relações do homem com a sociedade. Nesta pesquisa, identificamos que somente dois conceitos (C8 e C6) dos objetos de conhecimento de Química analisados corroboram integralmente para o processo de desenvolvimento de AQ no Ensino Médio no RN, mediante a reforma em curso.Dissertação O uso de vídeos como recurso de ensino nas aulas de matemática: possibilidades, contribuições e transversalidade(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2025-05-12) Lima, Luís Fernando Mesquita de; Gutierre, Liliane dos Santos; https://orcid.org/0000-0001-6124-7769; http://lattes.cnpq.br/8693761992237347; https://orcid.org/0000-0001-5248-9790; http://lattes.cnpq.br/4405802502570239; Breda, Adriana; Tinti, Douglas da Silva; Anjos, Marta Figueredo dosEnquanto agentes formadores, os professores de Matemática têm um papel fundamental na promoção de uma aprendizagem crítica dessa disciplina. Para isso, é essencial que desenvolvam práticas pedagógicas alinhadas a uma perspectiva de educação matemática crítica, que valorize a reflexão e a contextualização do saber. Nesse sentido, o uso de vídeos em sala de aula apresenta-se como uma ferramenta didática poderosa. Esses recursos audiovisuais possibilitam a articulação entre os conceitos matemáticos e questões sociais significativas para os alunos, promovendo não só o engajamento, mas também uma compreensão mais ampla e contextualizada dos conteúdos, dado que fazem parte do universo cultural e mediático dos estudantes. Um desses temas insere-se no contexto das urgentes discussões sobre a emergência das mudanças climáticas e ambientais globais. Diante disso, este estudo buscou responder a seguinte questão de pesquisa: de que forma o vídeo, como recurso didático proposto em teses e dissertações brasileiras, contribui para a atuação dos professores de Matemática, considerando uma formação crítica e transversal em relação à sustentabilidade para os alunos da Educação Básica? Dessa forma, nosso objetivo foi analisar se os vídeos propostos como recursos didáticos nas teses e dissertações brasileiras consideram uma formação crítica e transversal em relação à sustentabilidade para o aluno da Educação Básica. Metodologicamente, a investigação possui abordagem qualitativa e partiu de uma Revisão Sistemática da Literatura. Os trabalhos encontrados foram analisados considerando-se os Critérios de Adequação Didática (CAD), que é uma ferramenta relevante para o planejamento, avaliação e replanejamento dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática e que, implicitamente, são mobilizados pelos professores ao justificarem suas práticas. As análises realizadas por meio dos CAD foram trianguladas com as discussões sobre a educação matemática crítica de Skovsmose, as concepções de Freire acerca da Educação, a proposta taxonômica de vídeos apresentada por Ferrés (1996) e a subjetividade do pesquisador. Os resultados apresentados sugerem que, por um lado, a produção e uso de vídeos em aulas de Matemática têm aumentado, contudo, por outro lado, os professores apresentam falta de clareza ao definir critérios para a seleção de vídeos como recurso didático, ainda que tenham consciência dos potenciais de seu uso.