CT - TCC - Engenharia Biomédica
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/33185
Navegar
Navegando CT - TCC - Engenharia Biomédica por Assunto "Academic formation"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
TCC Desenvolvimento acadêmico e profissional: o legado da Core Engenharia Biomédica(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-12-17) Azevedo, Amanda Cilene Ferreira de; Ferreira, Beatriz Stransky; Anjos, Ellen Gabrielly Vieira dos; http://lattes.cnpq.br/5584293306898019; https://orcid.org/0000-0003-4506-393X; http://lattes.cnpq.br/3142264445097872; http://lattes.cnpq.br/0530357419175789; Mendes, Luciana de Andrade; https://orcid.org/0000-0002-5196-5414; http://lattes.cnpq.br/9504859469122778; Sousa, Kleber Cavalcante de; https://orcid.org/0000-0001-7524-5537; http://lattes.cnpq.br/9558205660533614Este estudo teve como objetivo investigar o impacto da participação na CORE Engenharia Biomédica no desenvolvimento acadêmico e profissional dos alunos dos cursos de Engenharia Biomédica e de Ciências e Tecnologia com ênfase em Engenharia Biomédica da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O projeto foi submetido e aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da UFRN, garantindo o cumprimento das normas éticas e legais para pesquisas com seres humanos. A amostra foi composta por 35 indivíduos ex-membros da CORE que permaneceram na empresa por pelo menos seis meses, permitindo uma análise representativa sobre as contribuições dessa experiência para suas trajetórias acadêmicas e profissionais. Os dados foram coletados por meio de um formulário eletrônico, abordando aspectos como a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em sala de aula, o desenvolvimento de competências e habilidades interpessoais e técnicas, e o estabelecimento de redes de contato profissional. Os resultados evidenciaram que as experiências na CORE foram especialmente valiosas para a aplicação de conhecimentos técnicos em contextos reais, proporcionando a integração entre teoria e prática, e que o tempo de permanência na CORE está diretamente relacionado ao grau de desenvolvimento de competências empreendedoras e de gestão. A participação na CORE também possibilitou criar e/ou ampliar as redes de contato profissional. Este trabalho destaca a relevância das empresas juniores como ambientes formativos que transcendem o ensino tradicional e que preparam os estudantes para os desafios do mercado de trabalho. Além disso, contribuiu para uma compreensão mais ampla do papel da CORE na formação de profissionais preparados e inovadores, alinhados às demandas de um setor em constante evolução