CCS - DNUT - Livros e Capítulos de livros
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52498
Navegar
Navegando CCS - DNUT - Livros e Capítulos de livros por Assunto "NEI/CAp-UFRN"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Livro Despertando paixões em ensinar e aprender nutrição: experiências pedagógicas remotas com crianças e graduandos(G3 Comunicação, 2022) Jorge, Thiago Perez; Seabra, Larissa Mont'Alverne Jucá; Santos, Helouisa Beatriz Carvalho dos; Medeiros, Maria Fernanda Araújo de; Oliveira, Thailla Raquel Moura deSabe-se que no ambiente da escola a alimentação ocupa importantes momentos, seja na oferta de lanches e refeições, seja como parte das atividades pedagógicas. Esses momentos possuem dupla função, pois a prática da alimentação é fundamental no processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial dos escolares, ao passo que, integrada ao currículo escolar, contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em seus aspectos sensório-motores, emocionais, cognitivos e sociais. O que não é pouca coisa. E assim nasceu no ano de 2021 o Projeto Monitoria do Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional: despertando paixões de ensino da Nutrição junto ao Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp/UFRN). O Projeto foi aprovado com bolsas da Pró-Reitoria de Graduação, tornando viável para estudantes de graduação em Nutrição do DENUT contribuir para a realização do objetivo geral proposto, a saber: executar projetos de educação alimentar e nutricional visando a promoção da nutrição saudável e sustentável, tendo como público-alvo a comunidade escolar do NEI/CAp/UFRN. Integra-se à nossa visão de educação a ideia de que “educar é um amor generoso, é falar de algo que a gente ama”, e assim “educar não é nada mais, nada menos do que você falar de uma coisa com tanta paixão para alguém, que essa pessoa queira se apaixonar também”. E assim nossa paixão só foi crescendo à medida que nossos laços foram se ampliando e se fortalecendo em busca do objetivo traçado. Para tal, contamos com a parceria fundamental da coordenação de ensino, nutricionista e professores(as) das turmas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do NEI/Cap/UFRN, aliando-se à integração de 5 docentes, 4 monitoras e mais de 40 estudantes da graduação em Nutrição do DENUT/UFRN. Assim chegamos a este material organizado em duas partes. Na primeira parte apresentamos nossa visão e prática de educação. Aqui, destacamos as práticas pedagógicas que fomos construindo envolvendo graduandos e crianças, assim como os conteúdos da Nutrição foram sendo articulados ao contexto do ensino remoto junto ao NEI/CAp/UFRN. Eis nossa questão de partida: Como e quais saberes da Nutrição poderiam fundamentar o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adultos no ensino remoto? Essa questão será desdobrada na segunda parte deste livro, quando expormos os resultados de nossas construções, materializadas tanto pelas atividades educativas de alimentação e nutrição realizadas com as crianças quanto pela forma como articulamos os conteúdos para servirem como subsídio de ensino aos adultos. Finalmente, por acreditarmos que hábitos de uma alimentação segura, saudável e sustentável são construídos por meio de uma relação social e pedagógica envolvendo a família, a comunidade, a escola e a universidade, é que chegamos até aqui. Possibilidades e desafios lançados a partir de nossa prática refletida. Ficou curioso(a)? Então vem com a gente!