CCS - DNUT - Livros e Capítulos de livros
URI Permanente para esta coleçãohttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/52498
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Livro 45 anos de Nutrição na UFRN: memórias de vida e formação de professores(SEDIS-UFRN, 2024-11-11) Jorge, Thiago Perez (org.); Nascimento, Annamaria Barbosa do (org.); Morais, Celia Márcia Medeiros de (org.); Bezerra, Ingrid Wilza Leal (org.); Pedrosa, Lucia de Fátima Campos (org.); Jacob, Michelle Cristine Medeiros (org.); Borges, Thaís Lima Dias (org.); Passos, Thaís Souza (org.)Apresentamos o Projeto para o Livro: Pautada em três objetivos principais: (1) resgatar e preservar uma parte de nossa história, para que gerações presentes e futuras de professores de nutrição possam ter uma perspectiva temporal ampliada sobre quem somos enquanto corpo docente, (2) ensejar um processo de autorreflexão sobre o alinhamento do trabalho que desenvolvemos em relação à nossa missão docente expressa no projeto pedagógico de curso e, por fim, (3) abrir espaço para ponderarmos sobre quem queremos ser no futuro considerando os desafios atuais da nutrição brasileira e mundialLivro Plano estratégico de combate às doenças crônicas não transmissíveis em escolares de Santa Cruz, RN(Insecta, 2022-10-07) Lima, Kelly Arleziane de; Nascimento, Soraya Helena Penha do; Araújo, Anny Cristine de; Araújo, Daline Fernandes Souza; Bezerra, Ricardo Andrade; Calazans, Dinara Leslye Macedo E Silva; Fayh, Ana Paula Trussardi; Araújo, Fábio Resende deA escola é um espaço privilegiado para difundir hábitos e mobilizar a comunidade para solucionar problemas práticos do cotidiano. O presente plano foi elaborado como parte de um programa de extensão na área de saúde e alimentação do escolar desenvolvido por professores e alunos do Curso de Nutrição da FACISA-UFRN entre os anos de 2014 e 2018 na rede municipal de ensino de Santa Cruz-RN. De modo mais específico, o presente livro é fruto do projeto de extensão “Formulação do Plano Estratégico de Combate à Doenças Crônicas Não Transmissíveis em Escolares Santa Cruz-RN” que teve como objetivo elaborar coletivamente o Plano Estratégico de Combate à Doenças Crônicas Não-Transmissíveis em Escolares de Santa Cruz- -RN. A proposta metodológica foi estruturada com grupos focais em todas escolas urbanas da cidade em dois ciclos. O processo da construção do plano interligou um amplo diagnóstico da saúde dos escolares e sua condição de SAN e ações de educação em saúde que pretendem reduzir os problemas de saúde encontrados. A apresentação do plano e a consulta da primeira parcial deste aconteceu em novembro de 2018 no II Simpósio de Saúde do Escolar da FACISA onde recebeu sugestões e teve sua metodologia avaliada. Este documento finaliza um ciclo ao mesmo tempo que aponta o futuro das ações que a rede municipal de ensino visa implementarLivro Despertando paixões em ensinar e aprender nutrição: experiências pedagógicas remotas com crianças e graduandos(G3 Comunicação, 2022) Jorge, Thiago Perez; Seabra, Larissa Mont'Alverne Jucá; Santos, Helouisa Beatriz Carvalho dos; Medeiros, Maria Fernanda Araújo de; Oliveira, Thailla Raquel Moura deSabe-se que no ambiente da escola a alimentação ocupa importantes momentos, seja na oferta de lanches e refeições, seja como parte das atividades pedagógicas. Esses momentos possuem dupla função, pois a prática da alimentação é fundamental no processo de crescimento e desenvolvimento biopsicossocial dos escolares, ao passo que, integrada ao currículo escolar, contribui para a aprendizagem e o desenvolvimento das crianças em seus aspectos sensório-motores, emocionais, cognitivos e sociais. O que não é pouca coisa. E assim nasceu no ano de 2021 o Projeto Monitoria do Laboratório de Educação Alimentar e Nutricional: despertando paixões de ensino da Nutrição junto ao Núcleo de Educação da Infância (NEI/CAp/UFRN). O Projeto foi aprovado com bolsas da Pró-Reitoria de Graduação, tornando viável para estudantes de graduação em Nutrição do DENUT contribuir para a realização do objetivo geral proposto, a saber: executar projetos de educação alimentar e nutricional visando a promoção da nutrição saudável e sustentável, tendo como público-alvo a comunidade escolar do NEI/CAp/UFRN. Integra-se à nossa visão de educação a ideia de que “educar é um amor generoso, é falar de algo que a gente ama”, e assim “educar não é nada mais, nada menos do que você falar de uma coisa com tanta paixão para alguém, que essa pessoa queira se apaixonar também”. E assim nossa paixão só foi crescendo à medida que nossos laços foram se ampliando e se fortalecendo em busca do objetivo traçado. Para tal, contamos com a parceria fundamental da coordenação de ensino, nutricionista e professores(as) das turmas de Educação Infantil e do Ensino Fundamental do NEI/Cap/UFRN, aliando-se à integração de 5 docentes, 4 monitoras e mais de 40 estudantes da graduação em Nutrição do DENUT/UFRN. Assim chegamos a este material organizado em duas partes. Na primeira parte apresentamos nossa visão e prática de educação. Aqui, destacamos as práticas pedagógicas que fomos construindo envolvendo graduandos e crianças, assim como os conteúdos da Nutrição foram sendo articulados ao contexto do ensino remoto junto ao NEI/CAp/UFRN. Eis nossa questão de partida: Como e quais saberes da Nutrição poderiam fundamentar o processo de ensino-aprendizagem de crianças e adultos no ensino remoto? Essa questão será desdobrada na segunda parte deste livro, quando expormos os resultados de nossas construções, materializadas tanto pelas atividades educativas de alimentação e nutrição realizadas com as crianças quanto pela forma como articulamos os conteúdos para servirem como subsídio de ensino aos adultos. Finalmente, por acreditarmos que hábitos de uma alimentação segura, saudável e sustentável são construídos por meio de uma relação social e pedagógica envolvendo a família, a comunidade, a escola e a universidade, é que chegamos até aqui. Possibilidades e desafios lançados a partir de nossa prática refletida. Ficou curioso(a)? Então vem com a gente!