PRODEMA - Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente
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Navegando PRODEMA - Mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente por Assunto "Abordagem interdisciplinar"
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Dissertação Análise de conteúdo de geociências no livro didático: as dunas como abordagem temática regional para o Ensino Fundamental I(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2020-02-07) Silva, Cláudia Patrícia Araújo e; Souza, Raquel Franco de; Costa, Ivaneide Alves Soares da; Soares, Maria José NascimentoMesmo não sendo a geologia uma disciplina obrigatória no currículo da Educação Básica brasileira, os conteúdos de geociências encontram-se distribuídos nas disciplinas existentes, principalmente em Ciências e Geografia. As pesquisas que se destinam a estudar os conteúdos de geociências na Educação Básica brasileira abarcam, principalmente, o Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Porém, estudos apontam que mesmo no Ensino Fundamental I estes conteúdos estão presentes, embora muitas vezes não sejam reconhecidos como geocientíficos, o que favorece a utilização de informações superficiais e desvinculadas do cotidiano dos alunos. A Educação Básica brasileira é regida por uma série de documentos normativos. O mais recente deles é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Tanto a BNCC, como os documentos legais que a antecedem, estabelecem que os conteúdos devam ser complementados, em escala local e regional, de modo a contemplar as diversidades e particularidades do universo dos educandos. O objeto de estudo desta pesquisa são os conteúdos de geociências presentes nos livros didáticos das disciplinas de Ciências e Geografia adotados no Ensino Fundamental I pelas escolas da rede municipal de ensino de Natal, para o quadriênio 2019-2022. O objetivo é identificar, quantificar e elucidar os conteúdos de Geociências presentes neste ciclo do ensino e propor um tema a partir do qual seja possível estudar as geociências de maneira integrada, considerando-se o contexto local. Para quantificação destes conteúdos, descreve-se uma metodologia de contagem utilizando-se incrementos de ¼ de página. A quantificação dos conteúdos foi feita considerando-se as Unidades Temáticas propostas pela Base Nacional Comum Curricular, bem como os espaços destinados ao Livro do Aluno e às Orientações didáticas no Manual do Professor. Os resultados obtidos mostram que os conteúdos de geociências estão presentes principalmente na disciplina de ciências; 18,13% dos conteúdos do livro didático de ciências foram identificados como conteúdo de geociências, sendo os estudos relacionados ao universo os mais representativos deles. A disciplina de geografia apresentou um total de 14,75% abarcando, sobretudo, o estudo da paisagem natural. A análise conjunta das disciplinas de ciências e geografia mostra que 16,44% dos conteúdos abordados nelas são de geociências. De modo geral, é a partir do 3º ano que os conteúdos de geociências são mais expressivos, sendo que em ciências estes se concentram, principalmente, no livro do 3º ano e, em geografia, no livro do 4º. O esforço de propor um tema central para o estudo das geociências a partir do contexto local da cidade de Natal/RN culminou na sugestão da paisagem, uma das categorias emergentes da disciplina de geografia, como possível de articulação com os demais conteúdos geocientíficos. No contexto da cidade litorânea de Natal, propõem-se o estudo da paisagem dunar como possibilidade integradora de conteúdos de geociências.