Programa de Pós-Graduação em Educação
URI Permanente desta comunidadehttps://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/11945
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "(Auto)biografia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
- Resultados por página
- Opções de Ordenação
Tese Tapeçaria textual em um universo de retas e curvas: um estudo (auto)biográfico(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-09-05) Macedo, Julie Idalia Araújo; Gonzalez, Fredy Enrique; http://lattes.cnpq.br/4034449429973970; https://orcid.org/0000-0003-4659-4871; http://lattes.cnpq.br/6002660768622458; Nunez, Isauro Beltran; Gutierre, Liliane dos Santos; Medeiros Neta, Olivia Morais de; https://orcid.org/0000-0002-4217-2914; http://lattes.cnpq.br/7542482401254815; Dörr, Raquel Carneiro; Tinti, Douglas da SilvaEsta tese foi realizada com o propósito central de tecer, uma tapeçaria textual acerca da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), permeada pela complementaridade dos relatos narrativos (auto) biográficos, evidenciando o significado histórico-cultural desse espaço educativo. A pesquisa aqui relatada foi constituída a partir da abordagem qualitativa de González (2020), através de uma investigação narrativa de cunho (auto) biográfico a partir de Nóvoa e Finger (2010), Ferarroti (2010), Delory-Momberger (2011; 2012), Bruner (2002), Larossa (2002), Passeggi (2008); realizada sob orientação da perspectiva fenomenológica-hermenêutica de González (2021), Foucault (2005), González e Villegas (2009), Bicudo (1997; 1999; 2005) e Merleau-Ponty (1994). No percurso da pesquisa recorri à três tramas: testemunhal (auto) biográfica, documental bibliográfica e empírica, esta última composta por 36 (trinta e seis) entrevistas narrativas. Ao trabalhar com metodologia e tramas dessa natureza, reconheço o caráter multifacetado e complexo da realidade social construída por pessoas que se modificam e transformam a sociedade. Dos desdobramentos das análises empreendidas acerca dos relatos narrativos (auto) biográficos, emergiram marcadores convergentes de regularidades polifônicas, reunidos em 5 (cinco) eixos: a) Polifônica ECT em sua trajetória; b) Entre (fios) das áreas do conhecimento; c) Fiando saberes matemáticos; d) Elaboração dos fios da docência e; e) Desa(fios) desfeitos, nós (re)criados. O conjunto de relatos narrativos, das costuras de si e dos fios polifônicos expressos nos eixos, evidenciam o significado históricocultural da ECT/UFRN, para suas respectivas vidas e para a sociedade em geral, enquanto espaço educativo, formador de profissionais e lugar de exercício profissional. Além disso, os relatos conduzem às reflexões acerca dos diálogos entre as áreas do conhecimento no âmbito da referida Escola. A partir da tapeçaria textual acerca da Escola de Ciências e Tecnologia, constituída no percurso da pesquisa, espero ter contribuído de alguma forma com as reflexões em torno das pesquisas realizadas dentro da abordagem qualitativa, de natureza narrativa, enriquecendo referenciais que fortaleçam o uso dos relatos narrativos (auto)biográficos como fonte e método de pesquisa com sujeitos biográficos, que narram e refletem acerca das suas instituições educativas e das suas próprias experiências educacionais e assim colaboram com suas percepções para o processamento de melhorias na educação brasileira.