Programa de Pós-Graduação em Educação
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Navegando Programa de Pós-Graduação em Educação por Assunto "Ability"
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Dissertação Projeto político-pedagógico: instrumento de ação educativa na Escola Municipal Ascendino de Almeida Natal-RN (2002-2003)(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2004-04-19) Garcia, Luciane Terra dos Santos; Queiroz, Maria Aparecida de; ; http://lattes.cnpq.br/0642511546307992; ; http://lattes.cnpq.br/2546503141542893; Santiago, Maria Eliete; ; http://lattes.cnpq.br/6348134383110052; Cabral Neto, Antônio; ; http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763455J6Nesta dissertação, investigamos o processo de elaboração do projeto político-pedagógico na Escola Municipal Ascendino de Almeida , situada na zona sul de Natal, Rio Grande do Norte. Realizamos uma pesquisa qualitativa, utilizando-nos de informações colhidas de várias fontes, a saber: entrevistas realizadas na Secretaria Municipal de Educação e na referida Escola, análise documental, e revisão da literatura, com vistas a vir a conhecer a complexidade dessa realidade particular, de modo a estabelecer uma mediação desta com o contexto social, político e econômico que a circunda. Analisamos o projeto político-pedagógico segundo a visão dos teóricos da Educação, sob o plano político-normativo e como um processo de planejamento educacional que muito pode colaborar para a introdução de significativas mudanças na educação escolar. Esse instrumento da ação educativa, como fruto da participação da comunidade escolar, pode constituir-se em um importante meio de aprendizagem da participação na esfera social, exigindo dos educadores o desenvolvimento de complexas competências para que possam construí-lo. Na análise dos dados obtidos, descrevemos e analisamos o processo de elaboração do projeto político-pedagógico da Escola referida, como se deu a construção da participação da comunidade escolar, bem como as conseqüências desse envolvimento; as competências que precisaram desenvolver, o processo de estudos e de diálogo que deram suporte a todo esse processo, pois a participação democrática no interior da escola se efetiva pela interação dialógica