CT - TCC - Engenharia de Materiais
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Navegando CT - TCC - Engenharia de Materiais por Assunto "Aços TRIP"
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TCC Análise da transformação martensítica induzida por deformação em aços com efeito TRIP(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-02-15) Mares Júnior, João Batista; Castro, Nicolau Apoena; Rodrigues, Flávio José Saraiva; Ferreira, Jetson Lemos; Peres, Maurício MhirdauiEm busca de soluções automobilísticas, os aços avançados de alta resistência (AHSS, Advanced High Strength Steels) foram desenvolvidos para substituírem os aços convencionais, já que eles apresentam melhores propriedades mecânicas, fornecendo maior eficiência e segurança aos veículos. Dentre os AHSS destacam-se os aços TRIP (Transformation Induced Plasticity), que apresentam microestrutura constituída por grãos ferríticos e bainíticos com ilhas de austenita. Uma das principais características dos aços TRIP é a ocorrência de transformação martensítica induzida pela deformação plástica, promovendo alto coeficiente de encruamento, altas plasticidade e tenacidade. Neste trabalho foram utilizadas duas amostras de diferentes classes de aço TRIP laminadas a frio, com 690 e 780 MPa de limite de resistência, com 1,5mm de espessura. As amostras foram dobradas manualmente a 90° com auxílio de uma morsa e posteriormente embutidas e preparadas metalograficamente para serem analisadas via EBSD (Electron Backscattering Diffraction). Foram realizadas análises ao longo da seção transversal da amostra na região deformada e longe da dobra, como base comparativa da evolução microestrutural do material em função da deformação plástica. Foi possível estudar o comportamento da microestrutura em regiões submetidas a diferentes níveis de tração e de compressão, dado o modo de deformação aplicado. A partir das análises via EBSD foi possível avaliar a fração de austenita presente nas diferentes regiões de deformação, além da avaliação da distribuição da deformação plástica ao longo da microestrutura dos aços. Foi possível analisar, após a deformação plástica, a transformação da austenita retida metaestável em martensita, aumentando assim as propriedades mecânicas deste material, característica essa de grande importância no controle de qualidade dessa classe de aços.TCC Estudo sobre a transformação martensítica em aços com efeito TRIP sob temperaturas sub-zero(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2022-07-04) Cavalcante, Jansen Ribeiro; Castro, Nicolau Apoena; 3740711945494961; http://lattes.cnpq.br/3740711945494961; Silva, Bismarck Luiz; 4377238190630005; http://lattes.cnpq.br/4377238190630005; Ferreira, Jetson Lemos; 7279360933683556; http://lattes.cnpq.br/7279360933683556; Rodrigues, Flavio José SaraivaO trabalho foi desenvolvido sobre aços TRIP, cujos microconstituintes são uma matriz ferrítica com ilhas de austenita retida, bainita e martensita. Este tipo de aço ao sofrer conformação mecânica modifica-se levando a austenita retida a se transformar em martensita elevando assim sua dureza e modificando suas propriedades iniciais. Devido a essa característica de mudança de fase o aço TRIP é muito utilizado na indústria automobilística revelando grande valor como um aço de alta resistência que permite aumentar a segurança dos passageiros na ocasião de um acidente, porém, devido seu alto valor de produção busca-se encontrar novas rotas de processamento com o intuito de manter as propriedades iniciais reduzindo o custo associado. Uma das formas propostas é a utilização de puncionamento criogênico para furações, porém como é sabido tal processo encontra desafios quanto ao aparecimento de defeitos e alterações da microestrutura do material devido a deformação infligida ao material e a energia de transformação com a consequente elevação da temperatura. Assim, o estudo da temperatura nos aços TRIP tem a finalidade de entender o comportamento da microestrutura em temperaturas específicas verificando seu comportamento em faixas de trabalho diferenciadas, em especial, em temperaturas criogênicas e assim apoiar um estudo futuro sobre como se dará o uso do processamento por puncionamento mecânico. A análise microestrutural foi realizada com apoio da técnica de microscopia via EBSD e visa identificar mudanças significativas do material em quatro temperaturas, a saber: temperatura ambiente, 0ºC, -80ºC e -196,15°C. Tais temperaturas foram conseguidas com o uso de ar atmosférico, água em gelo, álcool isopropílico sob refrigeração e com nitrogênio líquido, respectivamente. Com os resultados obtidos pode-se, em pesquisas futuras, avaliar o resultado de puncionamento mecânico em chapas de aço TRIP.