CCS/HUOL - Residência Multiprofissional em Atenção Psicossocial
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Navegando CCS/HUOL - Residência Multiprofissional em Atenção Psicossocial por Assunto "Health"
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TCC Formação 'no' e 'para' o trabalho do SUS: uma análise à luz da Política Nacional de Educação Permanente em saúde e da atenção psicossocial(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-12-04) Rocha, Miliane Pinheiro da; Souza, Ilka de Lima; Silva, Eliana Andrade da; Almeida Júnior, José Jailson deO presente trabalho trata-se de uma pesquisa científica de abordagem qualitativa. Utiliza o materialismo histórico crítico dialético de Karl Marx como fundamental para seu desenvolvimento. A metodologia utilizada compreende pesquisa bibliográfica, realizada através de análises de obras de autores, artigos e livros das áreas de educação e saúde. Também se caracteriza como análise documental através dos estudos nos periódicos de saúde coletiva, legislações e documentos que tangem a discussão da Educação Permanente em Saúde (EPS). Para o elaborarmos, tivemos como objetivo geral analisar como a Educação Permanente em Saúde contribui com reflexões acerca da indissociabilidade entre educação e saúde, bem como da urgência da formação ética, técnica e política conforme preconiza o SUS. E por objetivos específicos: identificar se e como vem sendo desenvolvidas propostas de educação permanente em saúde em hospitais universitários (HU); evidenciar a centralidade do papel da política nacional de educação permanente em saúde nessas instituições e analisar os desafios e potencialidades da intervenção da PNEPS quanto à formação de equipe multiprofissional na área de atuação da atenção psicossocial. Buscamos responder às seguintes questões norteadoras: como ocorre a formação da equipe multiprofissional em saúde no âmbito dos hospitais universitários? Como a EPS tem contribuído na formação multiprofissional em atenção psicossocial? A formação profissional tem utilizado um conceito ampliado sobre saúde? Logo, esta pesquisa tem como objeto de estudo a política nacional de educação permanente em saúde, tratando de uma análise de formação “no” e “para” o SUS, evidenciando a formação e ênfase na atenção psicossocial. Concluímos no estudo que a PNEPS tem potencialidade e efetividade em seus ciclos formativos nos âmbitos hospitalares, no entanto, vêm apresentando equívocos quando tem sido discutida sob um pressuposto de superação das desigualdades sociais em saúde através da atuação de uma equipe multiprofissional, sem operacionalizar o aprofundamento da discussão face à produção e reprodução do sofrimento e adoecimento humano (físico ou mental) sob modo de produção do capital. E que todos esses elementos reverberam a manutenção dos estigmas, preconceitos e resistência dessas equipes em atuar na área de atenção psicossocial.