CE - DPEC - Artigos publicados em periódicos
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Navegando CE - DPEC - Artigos publicados em periódicos por Assunto "ENEM"
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Artigo As questões de ciências humanas na prova do enem. O que pensam os alunos sobre elas?(Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda, 2020-04-03) Silva, Sandro Damião Ribeiro da; Santos, Raquel Basílio dos; Melo, Magda Maria Pinheiro de; Núñez, Isauro BeltránO Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), criado em 1998, foi reformulado algumas vezes e se tornou o principal exame, em grande escala, do contexto educacional brasileiro. Servindo como um instrumento avaliador de discentes de diferentes realidades, o ENEM se utiliza de competências e habilidades pré-estabelecidas para o processo de avaliação. Contudo, tal exame é, hoje, também, a principal ferramenta de ingresso em grande parte das universidades brasileiras, além de propor reflexões que apontam para uma aprendizagem mais voltada aos anseios da contemporaneidade, cujos princípios básicos são a interdisciplinaridade e a cidadania. Assim, partindo desta assertiva, este artigo buscou analisar a opinião de discentes, que ingressaram nos anos de 2016 e 2017 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, acerca das questões da prova de Ciências Humanas e Suas Tecnologias. Esta análise buscou respaldo em premissas centrais do exame, como extensão da prova, clareza, grau de dificuldade e objetividade das questões, desempenho dos discentes e dificuldades encontradas ao responder as questões. A análise se baseou em uma metodologia exploratória e descritiva, a qual possibilitou a análise dos dados numa relação direta com as proposições teóricas que nortearam o trabalho. Como principais resultados, salientam-se a satisfação dos alunos quanto à extensão do exame; à clareza quanto aos itens da prova e ao desempenho na resolução das questões; o grau de dificuldade, apontado como “mediano”, dos itens; e, as principais dificuldades enfrentadas na resolução da prova, que giraram em torno da aplicação dos temas à uma realidade concreta