CCET - TCC - Estatística
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Navegando CCET - TCC - Estatística por Assunto "Algorithmic composition"
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TCC Aplicação de cadeias de Markov em música(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2021-09-08) Nascimento, Ábia Mariane Aquino do; Castro, Bruno Monte de; http://lattes.cnpq.br/7341704729463131; http://lattes.cnpq.br/0101328633656615; Nascimento, Antonio Marcos Batista do; https://orcid.org/0000-0003-3874-8105; http://lattes.cnpq.br/2114720497342228; Costa, Eliardo Guimarães da; http://orcid.org/0000-0003-4528-0379; http://lattes.cnpq.br/3160805152538713A música é uma das formas de expressão artística que está presente em nossa sociedade desde muito tempo, existindo evidências de que é não apenas conhecida mas também praticada desde a pré-história. Essa forma de arte é resultante da combinação de sons e silêncios ao longo de um tempo. Embora vivamos em um mundo imerso na música, nem sempre o processo de composição musical é algo tão simples, envolvendo, além da parte artística, o raciocínio lógico e matemático. Distintos trabalhos vêm estudando diferentes ferramentas para a elaboração de composição musical algorítmica, isto é, a elaboração de músicas com auxílio de algoritmos computacionais, na qual existe uma entrada (fornecida por seres humanos), seguida da aplicação de algum conjunto de regras (algoritmo) e retorna uma nova melodia. Este trabalho tem como objetivo apresentar definições e propriedades das cadeias de Markov, além de expor um modelo de composição musical utilizando esse modelo probabilístico a partir de músicas já existentes e aplicações. Para este feito foi utilizada a linguagem R para implementação do algoritmo e obtenção da nova melodia. Verificou-se que as novas melodias geradas seguiam certa lógica na combinação das notas e não apresentavam muita semelhança com a melodia inicial. No entanto, percebeu-se que, em alguns casos, quando a melodia termina, pode parecer que foi interrompida antes da conclusão. A partir deste resultado pode-se concluir que esse modelo, de fato, é capaz de ajudar na composição de novos trechos musicais, obedecendo o princípio básico da teoria musical, isto é, com as notas dentro da tonalidade da música, no entanto pode não ser o suficiente para substituir por completo o toque artístico humano.