FACISA - TCC - Enfermagem
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Navegando FACISA - TCC - Enfermagem por Assunto "Acidentes"
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TCC Como se encontra o conhecimento dos professores da educação infantil sobre primeiros socorros(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017-10-31) Nóbrega, Micaelly Moura de Lemos; Marinho, Cristiane da Silva Ramos; Morais Filho, Luiz Alves; Valença, Cecilia NogueiraA educação infantil tem a finalidade de proporcionar o desenvolvimento integral das crianças em sua primeira etapa da vida. A escola é um lugar propício a acidentes devido ao grande número de crianças que nele se encontram interagindo e desenvolvendo atividades. O estudo objetivou identificar o conhecimento de professores sobre a conduta nas situações de urgência/emergência no ambiente escolar. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo, com uma abordagem quantitativa, realizado em cinco Centros Municipais de Educação Infantil, no município de Natal/RN, Brasil. A amostra foi composta por 65 professores, submetidos a um questionário, coletados nos meses de agosto a setembro de 2017. Os dados foram categorizados e processados eletronicamente, analisados pela estatística descritiva e apresentados em forma de tabelas. Os resultados evidenciaram que a maior parte dos docentes já vivenciou algum acidente no ambiente escolar, se sentem mais ou menos preparados, pouco seguros, 40% já receberam alguma capacitação, se sentem bastante capacitados, avaliam como bastante adequada suas condutas e consideram de extrema importância receber orientações. Apesar da maioria dos professores já ter presenciado situações de emergência no ambiente escolar, eles não se sentem preparados para lidar com essa situação, o que reforça a necessidade de capacitação em primeiros socorros para esse grupo de pessoas. Adentrando na temática dos primeiros socorros, 70,8% (46) docentes relataram já ter presenciado alguma situação de urgência e emergência, com uma média de 2,4 vezes. Diante dessas situações, apenas 29,2 % (19) dos profissionais relataram se sentir mais ou menos preparados para agir diante as situações de urgência/ emergência que venham a acontecer no recinto escolar, e por conseguinte, a grande maioria 36,9% (24) avaliou-se pouco seguros para lidar com tais situações que venham a ocorrer.