PROEF- Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional
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Navegando PROEF- Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional por Assunto "Abordagem crítico-emancipatória"
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Dissertação Proposta de ensino para a prática do Futebol no contexto da abordagem crítico-emancipatória(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2023-08-25) Lima, José Fábio de Albuquerque; Fonseca, Rubiane Giovani; http://lattes.cnpq.br/9797792006097741; https://orcid.org/0009-0006-2863-2626; http://lattes.cnpq.br/5894458811449628; Surdi, Aguinaldo César; https://orcid.org/0000-0002-7809-7266; http://lattes.cnpq.br/2452504102904189; Batista, Alison Pereira; Santos, Antônio de Pádua dos; Silva, Maria IoneA Educação Física escolar sofreu ao longo dos anos várias influências das práticas esportivas e de rendimento. O futebol é um dos esportes mais praticados nas aulas de Educação Física, porém sem muitas reflexões e questionamentos, e muitas vezes sem uma perspectiva metodológica clara e esvaziado de sentidos para estudantes do ensino fundamental. Sendo assim, o tema do referido estudo foi “Proposta de ensino para a prática do futebol no contexto da abordagem crítica-emancipatória”. A abordagem crítico-emancipatória visa a formação de um sujeito crítico e emancipado, que possua autonomia e consciência para compreender os fenômenos e os contextos que permeiam a sociedade e para isso planejar um ambiente educacional, onde o aluno tenha a liberdade de criar, criticar e opinar. Dessa forma, a pesquisa teve em vista refletir, para além de aspectos técnicos, o que o futebol pode proporcionar para o desenvolvimento do indivíduo, proporcionando-o por meio deste esporte, desenvolver competências de autonomia, criatividade, interação social, competências objetivas, entre outras. O presente estudo desenvolveu uma proposta de ensino do futebol pautada na abordagem crítico-emancipatória, em uma turma de 8º ano do ensino fundamental, analisando os desafios do professor para a aplicação de uma proposta de ensino crítico-emancipatória, assim como, junto aos estudantes da turma supracitada, vivenciando a prática esportiva na escola, em especial o futebol ao longo da trajetória escolar. Além disso, refletiu e discutiu sobre esta proposta e o processo de ensino aprendizagem. Desse modo, este estudo foi qualitativo, de natureza descritiva e exploratória porque se referiu à compreensão de processos que ocorrem em uma dada instituição ou comunidade. Portanto, tratou-se de um estudo de caso qualitativo, com pesquisa participante, onde há interação entre o pesquisador e os sujeitos envolvidos nas ações. O nosso universo de pesquisa foi a escola Estadual Professor Manuel João, localizada no município de Grossos-RN, circunscrita na 12ª DIREC, vinculada à secretaria de educação do estado do Rio Grande do Norte, onde fizeram parte do estudo os alunos regularmente matriculado no 8° ano do ensino fundamental. A coleta de dados foi realizada por meio do diário de aula dos estudantes, observando as atividades desenvolvidas durante as aulas na turma e registros no diário do pesquisador, com registros e anotações. Para a análise dos dados do presente estudo utilizou-se a modalidade temática da análise de conteúdo, onde as informações foram levantadas qualitativamente, através da observação dos participantes do estudo. Como desafios encontrados nesse estudo, apontamos para: dificuldade na relação de gêneros ou turmas mistas, estudantes ainda resistentes ao esporte espetáculo e relação da escola numa perspectiva crítica de ensino. Como pontos positivos destacamos a participação dos estudantes e reflexão sobre a prática docente, os resultados nos mostraram ser possível desenvolver na escola a prática do futebol com um sentido crítico-emancipatório, onde os estudantes possam dar novos significados ao seu contexto vivido, além de propiciar uma reflexão sobre a nossa prática docente.Dissertação O Voleibol nas aulas de Educação Física no Ensino Médio Integrado: uma possibilidade pedagógica a partir da abordagem crítico-emancipatória(Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2024-07-23) Araújo, João Maria Dias e Silva; Costa, Mackson Luiz Fernandes da; http://lattes.cnpq.br/7009995632636621; http://lattes.cnpq.br/4826136648336329; Surdi, Aguinaldo César; Silva, Priscilla Pinto Costa da; Batista, Alison Pereira; Ghiggi, Micheli VergíniaDentre a diversidade de manifestações culturais que podem ser tematizadas, o esporte continua com grande destaque, sendo um conteúdo que possibilita uma gama de movimentos a serem explorados e vivenciados nas aulas de Educação Física do Ensino Médio. Neste cenário, o voleibol é uma modalidade esportiva tradicional e popular entre os jovens que pode ser tematizado de outras formas, utilizando outros cenários e contextos, trazendo novas possibilidades de aprendizagem, principalmente quando trabalhado numa abordagem crítica da Educação Física, como a crítico-emancipatória, que busca colocar os alunos no centro do processo de ensino-aprendizagem e estimulá-los no desenvolvimento de autonomia, protagonismo, criatividade e criticidade. Diante do exposto, a presente pesquisa possui como objetivo geral analisar uma intervenção pedagógica materializada nas aulas de Educação Física do Ensino Médio Integrado com o conteúdo voleibol a partir da abordagem crítico-emancipatória e tem como objetivos específicos desenvolver uma unidade didática sobre o voleibol por meio da abordagem crítico-emancipatória; avaliar o processo de ensino-aprendizagem da proposta aplicada; e elaborar um caderno pedagógico com o conteúdo voleibol, através da abordagem crítico-emancipatória, como recurso educacional. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa e do tipo intervenção, tendo como público-alvo 26 estudantes do 2º ano do Ensino Médio Técnico Integrado (EMI) do Curso de Controle Ambiental Matutino do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus Natal Central, na cidade de Natal/RN. Sua aplicação foi realizada por meio de unidade didática composta por dez encontros. Para o levantamento de dados foram utilizados como instrumentos o diário de campo do pesquisador, a observação participante e o portfólio. A análise dos dados foi dividida em três tópicos principais: (1) Voleibol Conhecido: destinou-se a descrever o primeiro encontro da unidade didática e a identificar os conhecimentos prévios dos estudantes sobre o voleibol; (2) Voleibol Experimentado: destinou-se a descrever os outros nove encontros; e (3) Voleibol Percebido: relacionado à avaliação do processo de ensino-aprendizagem. Como resultados, no que tange ao voleibol conhecido pelos estudantes, identificou-se que os principais aspectos relacionados à modalidade foram sobre regras, fundamentos, situações de jogo e curiosidades. Em relação ao voleibol experimentado pelos estudantes, percebe-se que as vivências geraram oportunidades de experimentar, aprender e criar/inventar diversas possibilidades acerca do voleibol. Já no voleibol percebido, os estudantes apontaram que a tematização do voleibol foi diversa, nova, positiva e inclusiva; que a participação dos estudantes ao longo dos encontros foi considerada muito expressiva; e que a intervenção pedagógica foi importante para sua formação integral através de reflexão, satisfação e crescimento. Considera-se, assim, que a proposta da intervenção pedagógica foi bastante exitosa e a abordagem crítico-emancipatória mostra-se como uma possibilidade potente e frutífera para desenvolver qualquer conteúdo da Educação Física no EMI. Portanto, acredita-se que os resultados apresentados nesta dissertação e o produto gerado possam ser refletidos, replicados e reconstruídos por outros pesquisadores em novos contextos e com outros públicos.